Já diria meu amigo Anderson KeglerFutebol é esporte e o resto é educação física“. Vou além, decease futebol é religião e o resto é apenas estudo científico. 

Quando penso em beisebol, order basquete, futebol americano, rugby… essas modalidades esportivas que existem muitas substituições, que a matemática e a física são usadas como se fossem mais um jogador, com partidas que duram horas e existem infinitos intervalos para passar propaganda na TV, onde é possível fazer até mesmo um show em seu intervalo… que funcionam como um circo científico e tudo é previsto por um calculo que mede a média dos atletas e por consequência tira o fator surpresa. Todas essas modalidades de educação física são apenas estudos científicos. Futebol é outra coisa e por isso futebol é bom.

Futebol, apesar de ser criado na grã-bretanha, é um esporte mais latino que tem. Latino em seus vários sentidos.

Dentre as várias características latinas presente no futebol que os anglo-saxões demoraram muito tempo para entender estão o improviso, impulso e fé.

Improviso, aquela busca de solução ou de surpreender o adversário com algo que talvez não seja tão lógico. O meio-campo idoso que vira lateral esquerdo, por exemplo.

Impulso, o goleiro que sai do gol no escanteio para tentar o gol, o zagueiro que destrói o ataque com uma falta pesada ou mesmo em desespero evita o gol com a mão e é expulso e ainda assim seu time ganha, talvez principalmente por causa do que foi feito.

, a confiança que o atacante vai fazer gol, que a reza do torcedor vai abençoar o goleiro, que o lateral vai ao fundo cruzar, que o goleiro adversário vai dormir no ponto e tomar um franco e tudo aquilo que a lógica não explica e que sempre acontece no futebol.

Esses três itens são o que diferenciam o esporte Futebol das educações físicas e até poderiam explicar a atual e recente campanha do Grêmio no brasileirão.

O improviso que deu certo, o impulso que salvou e a fé que brindou a equipe com um gol ao final da partida do atacante que vivem um longo jejum, mas que atualmente é vice-artilheiro do campeonato.

Existem coisas que não possuem modo para entender e nem explicar, é pura perda de tempo. O jogo contra o Flamengo era uma pedreira e o Grêmio jogou bem e ganhou. O jogo contra o Atlético-PR, em casa, em teoria era mais fácil e o tricolor ganhou sofrendo. Lógica? Nenhuma.

Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA / Divulgação
Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA / Divulgação

Até mesmo eu que sou cético e até cientifico no meu dia-a-dia me apego na fé lembrando ter visto uma bandeira do Grêmio convidando para assistir o jogo em um inferninho da zona norte, na placa até dizia “Belas Garotas” e só não fui conferir porque estou ciente que a beleza é relativa assim como se a vitória foi boa ou não. Para mim foi boa, vencer e ter 3 pontos, para alguns a vitória significou derrota. Assim como para mim a garota bonita pode não ser tanto, mas para aquele senhor de, prováveis, 65 anos seja.

O que não foi relativo para mim foi o sinal que foi ver a bandeira tricolor na sacada do chinaredo. Um sinal de sorte pelo que viria acontecer. E agora toda vez que passar por lá espero ver a bandeira como sinal de boa sorte.

 

 

@faneinbox

Publicado por Fane Webber

Minhas redes sociais. @faneinbox no Twitter. /faneinbox no Facebook. faneinbox@gmail.com é o e-mail de contato.

Participe da discussão

8 comentários

  1. Alguem acredita neste boato de que Felipão vai colocar 300 milhões na compra da Arena? Se for um grupo financeiro do qual ele faça parte, é razoavel se acreditar, mas ele como pessoa física não cometeria esta loucura.

  2. Colocaram fogo na casa da menina. O escroto do flavio gomes da fox sports disse que foram gremistas os responsáveis! Ele é perito ou faz parte da policia civil do RS? Ele concluiu as investigações? ?? Está mais do que na hora do clube processar esses lacaios.

  3. esse Flavio Gomes é o mesmo que foi demitido da ESPN quando xingou o Grêmio no jogo contra a Portuguesa em 2013.
    É muito recalque!

    1. O Delegado nem deveria perder tempo nas investigações deveria chama-lo (Flávio Gomes) e tomar o depoimento, pois ele afirmou que foram gremistas os responsáveis por tal ato criminoso.

  4. eu quero ver se a polícia vai se empenhar pra descobrir quem incendiou a casa da guria da mesma maneira que com que se empenhou convencendo o aranha a denuncia-la.

    e mal as eleições começaram e o nível já tá abaixo do dedão do pé.

    viva o Grêmio! viva as eleições! viva a periferia política! viva a demonização! viva o fogo!

  5. Toda vez que tenho lido algo sobre um sinal de sorte de que o Grêmio vai avançar e conseguir um título nos últimos anos, tem dado errado. E agora?

    1. Agora pode dar errado igual aos outros. Mas se o puteiro tiver a bandeira do Grêmio tremulando nos dias de jogos eu vou achar massa igual! hahahaha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.