Quem é Votoraty Futebol Clube?

Votoraty Futebol Clube é uma agremiação esportiva da cidade de Votorantim, view no interior do Estado de São Paulo, capsule fundada a 12 de maio de 2005.

A idéia do nome Votoraty remete à história de Votorantim, já que, em Tupi-Guarani, Votoraty significa cascata branca, símbolo que deu origem ao nome da cidade. A cidade de Votorantim sempre foi tradicional neste esporte. Diz a história que o futebol no Brasil iniciou-se com o Savóia, que era o time da cidade de Votorantim ainda no início do século XX, formado dentro das indústrias têxteis de origem inglesa. Depois veio o Clube Atlético Votorantim que em muitas oportunidades travou grande duelos com o São Bento de Sorocaba/SP.

Em 2005, um grupo de empresários decide montar um time na cidade de Votorantim, nascia então o Votoraty. Um ano depois de seu nascimento, a equipe conseguiu o acesso a série A3 do Campeonato Paulista de Futebol profissional. Nos dois anos seguintes a equipe bateu na trave e não conseguiu garantir o acesso para a série A2 no último jogo do campeonato.

Após grave crise, o clube e a vaga na Série A3 foram compradas pelo Olé Brasil Futebol Clube, posse de um grupo empresarial de Ribeirão Preto. Depois da tempestade, o clube conseguiu se estruturar bem e, mesmo montando o elenco para disputa da série A3 de 2009 a dez dias do início da competição, a equipe conseguiu disputar a final do campeonato, se sagrando campeã e trazendo junto com o caneco, o inédito acesso a série A2.

No segundo semestre, para completar o ano a equipe ainda conseguiu chegar a final da Copa Paulista, vencendo o Paulista de Jundiaí por 5×1 em Votorantim, e garantindo vaga a Copa do Brasil de 2010.

Dados Técnicos

Nome: Votoraty Futebol Clube

Alcunhas: Tigre de Concreto

Mascote: Tigre

Fundação: 12 de maio de 2005

Estádio: Domenico Paolo Metidieri

Capacidade 15.025 lugares

Presidente: Maurício Poggi Villela

Competições: Campeonato Paulista série A2 / Copa do Brasil 2010

Participe da discussão

28 comentários

  1. Amigos gremistas, RESPEITO. Esse é o sentimento que temos de ter em relação ao próximo adversário. O Grêmio está ainda em fase de transição, não temos ainda a melhor escalação, tampouco todos os jogadores à disposição. Portanto temos de respeitar o Votoraty, até porque o futebol do interior de SP é fortíssimo; há forte investimento empresarial. Jamais o Grêmio poderá abrir mão da determinação, do suor e da seriedade. FORÇA, GRÊMIO!

  2. Endosso as palavras do Vitor Ruschel. Ninguém ganha por antecipação. Respeitando o adversário, o Grêmio dará o primeiro passo para conseguir um bom resultado. Temos que encarar o jogo com seriedade e determinação.

  3. quem já levou sufoco do nh, do portoalegre e do outro timeco da primeira fase da copa do brasil, não tá imune a nada.
    fora meira, fora silas!!

    cbimbi

  4. Não e questão de falta de respeito com o adversário, mas o Grêmio TEM QUE PATROLAR O VOTORATY.
    Eu acredito que isso vai acontecer.
    Hoje, contra o Santa Maria, será o momento da virada.
    AGORA VAI!!!

  5. Concordo com o Bernardon. Totalmente. Mas o que me chamou a atenção foi a capacidade do estádio para 15 mil pessoas. Neste particular fiquei pensando como o futebol do rs estacionou, parou, murchou. Tínhamos, há tempos, clubes fortes no interior do estado, Juventude, Caxias, Brasil de Pelotas, Pelotas, SC Rio Grande, São Paulo, Inter de Sta. Maria e até o RioGrandense por lá, Esportivo de Bento, sem contar com o Ipiranga de Erechim cujo estádio foi construído para toda a cidade caber dentro. Pois este futebol promissor que se vislumbrava com estes clubes fortes na epoca disputando e bem a séries b e c do brasileiro, quem sabe chegando na a, como aconteceu com o Juventude que até chegou a ganhar uma copa do brasil e participar da libertadores, acabou. Os estádios murcharam – o do Ju e do Caxias ainda se mantem a pau e corda, mais um que outro … – os cofres esvaziaram, as torcidas ficaram melancólicas, o nosso gauchão cada vez mais fraco, enquanto isto em outras praças multiplicam-se grandes estádios, olha a ARENA BARUERI, não importa se o time saiu de lá, mas construiram o estádio moderno, multiplicam-se os times, o interior do RS prometia ser hoje o que é o interior paulista, por exemplo. Sei, sei, reflexo da perda do poder ecoômico do nosso RS …. Mas a Yeda tem propagandeado que este gover é 10 em segurança, educação, estrada e saúde, o melhor nos ultimos 30 anos ????????????????!!!!!!!!!!!!!!!??????????? Será que dá prá nutrir esperanças ou a curva continua na descendente ?
    Quais clubes hoje aqui do RS quase centenários e centenários desfruam de um estádio com capacidade para 15 mil pessoas ? Dói isto.

  6. O caso da Arena Barueri é nojento: fizeram aquele estádio descoberto com dinheiro da prefeitura, enquanto ao lado há favelas e esgoto a céu aberto. Fizeram o time e o estádio pra agradar a algum empresário amigo.

    Já o do Votoraty tem capacidade p/menos de 5000 pessoas. Vai caber 15000 com arquibancadas provisórias de madeira e tubos de aço, assim como as que desabaram naquele amistoso de pré-temporada do começo de 1986 no Mariscão, em Capão da Canoa, contra o Aimoré.

    Eu estava lá. O Bonamigo ainda não havia renovado o contrato (a velha novela daquela época – todo ano era a mesma ladainha). Comprei arquibancada e fui sozinho. Tinha 13 anos. Quando vi a arquibancada de concreto vazia e que ainda não havia muita gente, me mandei pra lá.

    []’s,
    Hélio

  7. Eu imagino um 15 de Campo Bom nos bons tempos: campo perfeito, porém muito pequeno. É muito difícil entrar na área adversária.

    Embora ainda não tenhamos um padrão de jogo definido, oremos para que Silas comece a demonstrar a que veio a partir de hoje.

    []’s,
    Hélio

  8. Espero que a síndrome de não ganhar fora no brasileirão tenha ido pro espaço. Em sendo o Gremio um clube com estrutura diferenciada e salários invejáveis. dói na alma ficar preocupado cada vez que vamos enfrentar um time pequeno no interior do Brasi. Vou me abster de qualquer prognóstico sobre o resultado da partida. Me basta, num primeiro momento, que o time jogue bem e que não perca. Como segunda opção, que mesmo jogando mal também não perca.

  9. Hélio. Favelas ao lado de grandes obras no nosso país é de uma normalidade assustadora. Vide o Maracanã. A propósito, o Maracanã, de puro concreto, já desabou, lembra ? E a arquibancada superior, uma tragédia. O São Januário, do clube da segunda maior torcida do Rio, também desabou numa final nacional, lembra ? Logo …. tudo normal.

  10. Josias,

    Normal caso não tivesse sido feito com dinheiro público em uma cidade pequena já no século 21. O Maraca é de 1950 e São Janu é de 1920 e poucos. Por isso, não dá pra levar de compadre.

    No mais, só pra não perder o hábito antes de sair de casa: o Deco tá em forma, não é velhusco e tá pedindo pra jogar em qualquer grande clube brasileiro.

    Oferece um contrato de um ano pra ele e vê no que dá. No populacho, “A ‘tenteada’ é livre”.

    []’s,
    Hélio

  11. Para os Clubes do Interior, resta o quê após o Gaúcho? Outrora esse Campeonato durava vários meses, com ida-e-volta, pontos corridos. Havia disputas interessantes entre os diversos Clubes, boas equipes, salários adequados e sem o cortejo de extras (como Imposto sobre Renda, direito de Imagem, e por aí afora), participação intensa das torcidas locais. Acontece que entraram na área a Copa do Brasil, a ex-Copa Sul, o Campeonato Brasileiro de calendário (até hoje) desorganizado e com diversas divisões (estas, como querendo dar uma ajuda aos demais clubes do Interior do Brasil, mas só querendo). Típica morte anunciada. E nossa Governadora é quem leva a responsabilidade (presumo que antes não havia Governadores)…

    Isso tudo não passa de constatação e não implica em volta ao passado, até porque, como em tantas circunstâncias, imitamos (e mal) do Primeiro Mundo Europeu um calendário que serve para os países de lá, um “continente” que cabe dentro do Brasil e que não exige viagens intermináveis nem extravagantes como as nossas(um Clube joga no domingo em Roraima e na quarta-feira seguinte vem a Porto Alegre, depois volta para o Rio de Janeiro…). Bom para as Companhias Aéreas. Se ao menos alguma lógica prevalecesse na organização das viagens, já teríamos um ganho. Nem farei referência aos horários, estapafúrdios e em completo desacordo com as estações climático-meteorológicas das várias regiões do País.

  12. Epa opa epa opa epa opa Seu Raul. Leia bem o meu texto, logo o senhor que tanto pede para que seja feita uma releitura dos seus. Eu não joguei culpa por cima da ´nossa governadora` exclusivamente, é que, não por acaso pois foi eleita, mas hoje quem governa é ela. Eu apenas fiz o registro do momento e quem hoje é governo e quem apregoa o que publicita, não por acaso como disse, é a Dna. Yeda. É evidente que os ´nossos governos` possuem, aos seus grãos, graúdos ou não, a responsabilidade do caos no contexto. Não levei livre ninguem. ÔOOO Seu Raul não viaja na maionese, como no tangos e tragédias se procurar encontra a: verdadeira …. !
    Registrei o que todo mundo sabe, a perda do poder econômico ao longo destes anos todos e que atingiu a todos os setores do nosso Estado – o futebol não ficou de fora. Perdemos a concentração de riqueza em diversas áreas, não preciso ilustrar, mas vimos grandes famílias sumirem e grandes empresas se pulverizarem e desaparecerem ( os Gouveia, os Bastos, os Kessler, os Bertasos, os Fagundes de Melo, Maisonave, Chaves Barcelos, foi-se a Ipiranga, foi-se a Varig, Neugebauer, Zivi Hércules, Heberle, Hóteis Itapuan, e casas tradicionalíssimas como a Livraria do Glogo, JH Santos, Renner, Soripa, Caldas Júnior …..), grandes cidades estão virando fantasmas, a economia antes farta em Bagé, Livramento – o maior lanificio da América Latina …. enfim.
    Inegável, contudo, que ela está dando uma bela contribuição para este caos formado, e, como muitos, propagandeia uma forma ´modelo` de governar …. Não vou polemizar politica estadual aqui, até porque não sou ligado a partido algum e tampouco sou ´expert` na matéria, posso referir o que conheço e principalmente o QUE VEJO ! Sobre segurança, por ex., trabalho no centro, hoje dito histórico pelo CEP, de Porto Alegre, desde 1970, e percorro o mesmo trajeto nestes anos todos: e nunca vi tanta falta de policiamento, não me lembro qual foi a última vez que vi um policial militar num raio imenso – entre Usina do Gasômetro ( tirante o quartel do exército, claro, falo de policiamento ostensivo, de segurança efetiva ) e a Salgado Filho nas proximidades, ou limites, do viaduto Loureiro da Silva. Não me lembro com toda a sinceridade do mundo. Agora, vi velozmente proliferar a ´cracolândia`, na altura das travessas da rua da Praia, Vigário José Inácio, Mal Floriano e parte da João Pessoa – passa por ali à noite e depois me fala … ah, esta evolui a passos largos e ninguém mete a mão nisto: mas a nossa segurança, segundo o ´outdor`, é exemplar. Mas me desculpe se sem querer pisei em algum ´calo`,não tive a intenção, não enchergue ´mágica no absurdo nem lágrimas no escuro`. Para que se faça justiça, diminuiu, nos ultimos dois anos, consideravelmente, a população ´de rua`, de meninos especialmente, muito provavelmente, penso, fruto do incansável trabalho do Kevin Krieger. Então não dá prá livrar ninguém, é verdade, mas a Dna. Yeda faz parte deste ´ninguém` com contribuição bem interessante. Ah, que faz faz, e como ! Aquele outdor, me desculpa, mas é um afronta à nossa inteligência. Ou eu sou burro, o que, claro, é uma boa hipótese e alivia este governo de Detran, Merenda Escolar, Lairs, ´suicidios`, casa adquirida pela ´metade do preço` enfim !

    Mas do que falávamos mesmo ? Ah, sim, sim, do nosso pobre futebol do interior. A é, isto ! E da capacidade do estádio do tal Votara não sei o que este …. Era isto, pois é, me surpreendi, mesmo com as ponderações do Hélio, até porque o Maraca foi construído e reformado com dinheiro público, também, e o São Januário, pela torcida do Vasco, o Olimpico, pela nossa torcida e por ai vai….não deixa de ser dinheiro público !
    Bem,
    Nossa Senhora é Poderosa,
    a nossa raça é manga e rosa,
    a nossa Igreja deita e goza,
    e aonde há fumaça
    DEIXA O PAVIO QUEIMAR.
    Amém ( como o perdão do Nei Lisboa ) !

  13. aliás, com ´ch` (ÔÔÔÔ Josias ….) ninguém enxerga nada mesmo …

    mas me esqueci de citar outra coisinha: lembram quando nós achavamos uma barbaridade, ume escândalo, a prostituição infantil no norte nordeste ? Lembram ? Façam uma caminhada no calçadão de Ipanema, fim Dea Coufal, até o Espírito Santo ( deus seja louvado ) em dias de semana e vcs poderão com x enxergar os cafetões despejando nos bancos meninhas de 12 a 16 anos para entreter os turistas …. Experimentem ir no Posto da BM que existe na Déa Coufal e sugerir que um Brigadiano peça documentos por ali…no posto vc vai encontrar dois brigadianos, um que não pode sair, e outro que cobre toda a área até sabe-se lá aonde e nenhuma viatura: tem uma mas esta nunca está lá porque tem que cobrir a tristeza !
    Mas a segurança é NOTA DEZ !
    Não, não vou culpar a ´nossa Governadora`: O CULPADO É O BERNARDON !
    Durmam, enquanto eu lhes digo até amanhã ( em homenagem ao Sérgio Jockyman ).

  14. Esses times de SP, são na maioria dos casos, apoiados ou por empresários ou por prefeituras. Não são parâmetros para o modelo aplicado aqui no RS, onde os times são bancados pela sociedade das cidades do interior, na sua maioria.
    Alguns times do RS parece que começam um processo de remodelação, como o Novo Hamburgo, Pelotas e Caxias. Junto com o Juventude, pelo histórico da década de 90, temos as forças intermediárias do RS.
    São times competitivos frente aos paulistas? Não!
    Nas séries B e C invariavelmente tomam ferro.
    Infelizmente o futebol descambou para o controle de empresários e os times tradicionais estão morrendo.
    Times como Barueri (agora sem o apoio da prefeitura de Barueri mas com o de Presidente Prudente), Guaratingetá, São Caetano, Votoraty, entre outros, sem contar os times da Copa São Paulo Junior, são o retrato do modelo atual de mercantilização de jogadores e agora até clubes.

    Enquanto isso, na Inglaterra, o grande Manchester vai afundando por conta da gestão dos Glasiers, uma familia americana que adquiriu 100% do clube e ainda paga os juros pela aquisição. Cortou o investimento no futebol e vem retirando as receitas do clube para o pagamento da dívida. Agora a torcida se mobiliza por um fundo de investimento para retomar o controle do clube.

    Há anos que o futebol virou negócio. Permanecer como um clube social, nesse cenário, é algo louvável. Nesse ponto, incentivos do governo como a Timemania, para ajudar os clubes tradicionais, não são tão absurdos, ou são?

    Sobre o jogo, a obrigação do Grêmio é classificar, não importa se em 1 ou 2 jogos.
    Só não aceito derrota de times de série B e C, ou seja lá qual for a série do Votoraty.
    O campo é ruim, o horário é péssimo, mas temos que vencer!! Sem desculpas, a competição do ano é essa!

  15. Os Glazers fizeram um empréstimo pra adquirirem a maioria das cotas do Manchester United e puseram a dívida na conta do clube.

    Gringos à brasileira: aprenderam com nossos dirigentes.

    []’s,
    Hélio

  16. Ninguém pisou em calo de ninguém. Faz parte da democrática discussão de idéias.

    Aliás, se seguirem o levantamento feito por Carlos Josias, que está bem posto, não há como realizar a Copa em Porto Alegre. Ou daremos conta de tudo isso e mais alguma coisa, em três anos? Isso que nem se considerou aqui o tema transporte e mobilidade. Entre muitos outros.

  17. É verdade. Tem que melhorar muita coisa, muita mesmo para a copa sair … mas parece que isto é comum a todos os governos, tb, quando se aproximam eventos do tipo, como mágica, tudo melhora, aparecem policiais de todos os lados ( no rio de janeiro teve uma época que até os mendigos sumiram … lembram ? Brizola era o Governador … ) somem as prostitutas, etc etc etc etc …. aconteceu isto aqui no primeiro forum social, a cidade estava uma beleza, nunca vi tanto policial junto. E interessante, na ultima hora é que tudo acontece … por isto que quando o evento termina, fica a sujeira e tudo volta à ´normalidade`, retornam as prostitutas, somem os policiais, Felini adoraria ver isto. Um mal bem nosso, nada é preparado para longo prazo, tudo visa o alvo ´x`, terminou o alvo, nada fica. Isto pode até acontecer com o estádio dos novos tricolores do beira do aterro, às pressas fazem tudo para no dia estar ok … ai passa o evento, começa a desabar …. e fica aquela meleca braba ! Segura a cabeça do teu sogro.

  18. O Votoraty , atual campeao da Copa paulista,não só acho que ganha do Gremio , como pode levar este torneio. Atulamente ocupa 7-lugar da Segunda Divisão de SP e tem tudo pra subir e ser um novo São Caetano

    Vamu com tudo, meu……

  19. Olá, SrºDiretor de Futebol, sou o Éverton: Sou um Meio Esquerda Atacante, tenho 1,73 altura – peso 69Kg – 22 anos, tenho muita abilidade com a bola, jogo sempre de cabeça erguida, tenho muita visão de campo, chutes fortes com pé direito e pé esquerdo, tenho boa arrancada, desarmo e armo as jogadas, bom passes. Gostaria muito que o srº pudesse me ajudar, abrindo para mim aporta do clube do VOTORATY FUTEBOL CLUBE, para que eu possa fazer uma AVALÍAÇÂO, e se isto acontecer, darei a minha idoneidade e capacidade do meu futebol. Pois pode ter toda certeza SrºDiretor, porque não vou te envergonhar em potes algumas, sou uma pessoa Evangélico, jogo futebol desde de criança, isto é o que eu mais sei fazer. Gostaria muito que o srº me desse essa ajuda. Posso enviar por sedex10 para a suas avaliações, todos os trabalho de informações, sobre os Clubes em que passei, desde as escolas de bases até ao Profissional e a minha permanências nos clubes como: Curriculo de Minha Trajetória – Curriculo Vitae – Fotos dos Clubes – Foto dos Troféus de Artilheiros e Medalhas -Anúncios de Jornais e Revista – VÍDEO com duração de 8:26. Srº Diretor de Futebol, o meu VÍDEO já se encontra no Youtube é só por para pesquisar em (jogos do éverton), e ponha para carregar, clique na foto para abril, duração do VÍDEO é de 8:26, e se encontra também no (WWW.soucraque.com.br). A minha referência no VÍDEO são: Estou de chuteiras branca, iniciando com a camisa 9, depois a 7-11-8. Porém o VÍDEO não foi executado por um profissional deste ramo, mais foi feito dentro do melhor do possivél. Conto com o vosso apoio, estou pedindo esse seu apoio porque não tenho empresario, e atualmente estou sem contrato, e não tem vínculo com clube nenhum. Pois veja bem Srº Diretor este ano já fiz duas avaliações em clube da 2º divisão do paulistão, e fui aprovado nas duas avaliações, não pude assinar contrato porque não tenho empresario. Fui avaliado no Clube Atlético Guaçuano (SP), e no Sumaré Atlético Clube(SP). Aguardo com urgência o seu retorno. Fico na expectativa de um novo pronunciamento favorável a esse pedido, se eu fôr atentido desde já agradeço, um forte abraço de: Éverton Ponce de Souza. Três Lagoas (MS).Para o meu contato: Pode me ligar acobrar (067) 3521.8846-Cidade de Três Lagoas (MS)-ou pelo e-mail: evertonalessandra@hotmail.com.
    e-mail:frsouza1948@hotmail.com
    Obrigado pela a sua atenção

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.