Os motivos da violência.

Nunca fui a favor da violência, order nem dos quebra-quebras, no rx talvez pelo fato de ser péssimo “de soco”, como se dizia quando eu era jovem. Mas, sinceramente, entendo os jovens que protestam e se excedem. Por quê? Ora, porque não lhes foi ensinado o limite, não lhes foi ensinado a moral, não lhes foi ensinado o respeito, não lhes foi dado educação.

Como acham que um jovem, em plena formação de seu caráter, encara ou compreende o que acontece hoje no Brasil? Condenados pela corte maior do país fazem vaquinhas em sites e recebem milhares de reais de origem desconhecida e a justiça simplesmente não questiona. Ou seja, sabe-se lá quem forneceu este dinheiro e a quem interessa que os condenados tenham dinheiro, está tudo bem. A Copa do Mundo é um descaramento infinito de gastos sem controle, sem cuidado, sem respeito mínimo a qualquer legislação vigente – fica tudo no: é pela Copa, não podemos dar fiasco com a Copa, não podemos perder a Copa. E o povo, bom o povo, suas vontades, seus anseios, suas necessidades que pereçam nas filas de hospital!

Não estou aqui escrevendo mais um texto contra a Copa, textos contra a Copa são tão óbvios quanto a incapacidade dos nossos governantes em gerir o que lhes é confiado. Estou aqui entendendo o motivo que leva os jovens, e não tão jovens, a perderem o controle nos protestos. A verdade é que o total desalento causa tudo isso. Vejam bem, estamos sendo assaltados, não pela Fifa, mas pelos que trouxeram irresponsavelmente a Copa para o Brasil e não temos a quem recorrer. Os que deveriam defender o povo do abuso são os que dão guarida e apoio para os desmandos com o dinheiro público.

O caso do beira-rio é emblemático. Fala-se, agora, em estruturas temporárias. Ora, só agora fala-se nisso? Há quanto tempo sabiam que a Copa aconteceria ali? 7 anos? 30 milhões!! O clube proprietário do estádio recusa-se a pagar, embora contratualmente seja obrigado, e ainda ameaça a cidade com sua inadimplência. Ora, a cidade e o estado acreditaram na seriedade do clube em questão quando o mesmo se ofereceu para sediar o evento e agora ele age com molecagem. Os entes públicos decidiram então que colaborarão, coagidos na sua incompetência e covardia emblemáticas do “porque estamos assim”. Só que, na minha modesta opinião, existe um pequeno problema: ao que consta o dinheiro público não pode ser gasto discricionariamente ao bel prazer dos governantes. É preciso que se licite ao menos para o gasto. Vão comprar geradores sem licitação, desrespeitando completamente a lei 8666? Virou farra do boi? O prefeito, o governador e a presidente decidem o uso da verba pública como lhes dá na telha? Acho que não é assim que a banda toca, ou deveria tocar.

Agora eu penso na cabeça de um jovem que está numa sala de aula com goteiras, sem classe adequada, sem biblioteca, sem estrutura para nenhum tipo de prática esportiva, diante de um professor mal pago e cansado de uma jornada de 60 horas… Como ele encara toda essa falta de respeito com o cidadão? O que ele pensa do futuro do país? Ele acredita em quê? Em que lei, em que ente estatal, em que governante ou juiz? Ele acredita em nada! Essa é a verdade dura e seca. O jovem não tem exemplos, não tem parâmetros. Ele vê o pai e a mãe trabalhando de sol a sol e não terem o mínimo e serem violentados por um sistema que lhes dá às costas sempre que mais precisam…

Alguém durante toda essa farra das estruturas temporárias se deu o trabalho de observar a situação do HPS de Porto Alegre? Imaginem o que pensa o jovem que vai lá em busca de um atendimento.

Quando um jovem chuta uma porta de loja nos protestos, quando queimam contêiner, quando enfrentam a polícia, na minha opinião, eles estão apenas devolvendo tudo o que deram e ensinaram para ele: desrespeito, desonra e incompreensão.

Vai lá gasta 30 milhões para sustentar um esporte que paga o dobro disso só de folha salarial para seus atletas, mas depois não chame quem protesta de vândalo… Porque a lesão de quem gasta é muito mais grave, muito mais triste, muito mais profunda e muito mais vândala!

Anderson Kegler

Ps.: Hoje o GRÊMIO enfrenta o Caxias às 21h50 em Caxias pelo “xarmozu”.

Boa oportunidade para entrosar o time para a Copa que interessa.

Sempre Imorta, o blog da torcida GREMISTA!

 

 

Participe da discussão

23 comentários

  1. Desde o início dos protestos, ainda em 2013, ficou bem claro que os verdadeiros vândalos são nossos governantes. Destruir a esperança em um futuro melhor pra nossa sociedade é muito mais grave que qualquer dano ao patrimônio privado ou até mesmo ocasionais mortes, como a do cinegrafista Santiago.
    Quantas mortes está gerando o governo ao desviar dinheiro público pra copa?

  2. O povo brasileiro é vandalizado pela máquina pública há anos. Desde os mandatários com idéias e ações inacreditáveis e idiotas como esta da copa e seus desdobramentos, até o menor funcionário que faz “esquema” nas compras para faturar um “por fora” junto com seu comparsa vendedor.
    Estes anos de “oba-oba” certamente explicam toda essa violência.

  3. Eu sugiro que o prefeito e o governador façam seguinte: banquem as estruturas temporárias exigidas pela FIFA e depois cobrem na justiça do Internacional. Simples assim. Nada de acordo com esses lacaios de vermelho.

  4. Interessante como a ivi tenta esconder as coisas do aterro.
    Alguem sabia que a torcida de bons mocinhos do sci deu pau na torcida do juventude? Garanto que a maioria nao sabia.
    Apenas quem acessa as redes sociais ficou sabendo. E impressionante como essa cambada de lacaios esconde as coisas do sci.
    Se fosse a torcida do gremio, deus nos livre.

  5. vejam bem, o próprio site do mugshots diz, a prisão não necessariamente significa a culpa do indivíduo, só estou divulgando o fato.
    Mas a imagem do engenheiro do ano e futuro candidato a presidente do clube foi pra lama!
    Junto com ele vai a imagem do Grêmio…

  6. Por mais que se façam estudos sociológicos, por mais que se tente entender o que leva uma pessoa a cometer crimes, sejam elaboradas teses e mais teses para explicar o comportamento das pessoas, na minha opinião o motivo é bem simples: a miséria é a causa da grande maioria dos problemas. Imaginem o que é ser miserável e não ter comida, um banheiro, esgoto, moradia, saúde, educação decente, pais que insistam todos os dias, “escova os dentes, penteia o cabelo, toma banho, come direito, já fez o tema de hoje?”… violência tem em todas as camadas, pobre ou rico ou remediado podem ser violentos, mas a verdade é que a miséria é a grande causadora da violência.
    Junte-se a isso o desespero, o desencanto, a falta de perspectivas e dá no que dá, de um lado. De outro, a intolerância, a corrupção, o desinteresse, o oportunismo da mídia.
    Estamos vivendo um ponto de inflexão, eu acredito, tomara que daqui a algum tempo as coisas melhorem.

  7. enquanto os vermelhos se lavam nas vantagens que a politicalha lhes da, nossos ” politiqueiros ” do conselho se preocupam em pegar podres de seus colegas conselheiros-opositores . Essa fofoca eu recebi e respondi na hora, pois eu mesmo ja cometi ” delito ” e me meti em confusão no exterior … Essa politicalha que mata o clube

    1. Perfeito Bimbi!!!

      Quer apostar quanto que esse vai passar a ser o tema da IVI e dos blogues gremistas, e o absurdo das estruturas temporárias vai ser esquecido?

  8. As vezes é melhor se surdo do que escutar certaz coisas….pois hj no sala de redação o WC disse que o avanço sobre o passeio público do aterro foi por causa que quando fizeram a avenida a pmpa avançou para dentro do remedão! Pode?!

  9. O texto é bom, mas a conclusão errada: a maior parte dos protestantes é filhinho de papai, cresceu tomando todinho servido pela empregada e estudou em colégio/faculdade particular. hoje, estão ligados a partidos de esquerda (psol, em especial) e continuam sua vida de mamação, agora em ongs ou sustentados por esses mesmos partidos ou sindicatos (que, ao fim e cabo, são braços de partidos políticos).

    sobre as estruturas e a “integração” inédita entre estádio e cidade, só digo uma coisa: NUNCA ouvi um colorado falar disso em rádio. eles atuam em bloco, como diz o rw da corneta, sempre defendendo o clube.

    já no Grêmio? não tem dia que eu não ouça na rádio conselheiros, ex-conselheiros, gremistas-muito-importantes-de-grandes-serviços-prestados-ao-clube e dirigentes detonando arena, centro de treinamento, etc, tudo com o nobre intuito de atacar seu adversário político.

    e se tu reclama que tão detonando a imagem do clube aparece rapidinho uma turma dizendo que preferem a verdade, como se uma coisa tivesse ligação com a outra…

    quem sabe quando todos nos unirmos, mesmo que seja apenas para efeitos externos, pare essa enxurrada de notícia ruim e de apoio explícito de sucessivos governos ao clube do “suga o” povo…

  10. pois é, ainda vão querer nos convencer que a Padre Cacique é que avançou sobre o estádio remendado!!!!

    http://cornetadorw.blogspot.com.br/2014/02/em-nome-da-grenalizacao.html

    Avenida do Parque= “está junto a Arena”
    Beira-Rio avançando na Padre Cacique= “Integração inédita na cidade”

    Dinheiro público na Copa em 2013 = “Vergonha”
    Dinheiro público na Copa em fevereiro 2014= “O RS vai ter lucro”

    Quanta mobilização pra livrar o inter de mais um pagamento!!!!
    Já não pagaram o terreno, ganharam isenções, financiamento a juros reduzidos, avançaram sobre a rua… é muito coitadismo do clube que se diz maior da América!!!!

  11. mais uma pra balança dos isentos, alguém leu alguma linha sobre a briga de ontem em Novo Hamburgo?

    Será o mandante do jogo indiciado no tribunal?

  12. Wendell e Luan são a a única possibilidade de reversão no placar e passa por eles a salvação do Grêmio. A vitória se vier, vai ser por ali, pelo lado esquerdo. Já, no outro lado, Pará´e Ramiro pelo jeito vão ficar o jogo todo dando passe para cá e passe para lá. Até o Werley entrou nesse jogo infrutífero e sem objetividadde. A meia cancha tá dando muito espaço para o adversário e a defesa está displicente e batendo cabeça. Riveros, Zé e Edinho tem que jogar mais, senão, a coisa pode engrossar. Não dá pra brincar que uma bola enganadora pode decidir a partida. O Grêmio tem se especializado em tomar gols de cabeça. parece que o pessoal não quer aprender. Tá faltando atenção, marcação e mais seriedade.

  13. fico pensando o que seria do clube detentor da torcida mais fanatica se tivessem diretores que não estragassem o clube… esse episodio da ficha do oponente nesse momento é bem tipico: o timing da fofoca dispersa a atenção na SAFADEZA da presidenta , prefeito e governador em relação ao dinheiro publico pra beneficiar o clube que torcem ( nem o pior ditador teve coragem de fazer isso … )

    espero ainda que 2 meses pré-eleição façamos uma retrospectiva dos politicos que participaram da trampa

  14. Com relação ao futebol, Luan e Wendel podem ser a luz no fim do túnel. Precisamos mais, mas já é um começo.

    Com relação à Copa, editorial de Zero Hora, beira ao cinismo. Qualifica a participação de Dilma no construção do Beira Rio como um símbolo de persistência e negociação, quando o que vimos foi chantagem político/comercial junto à Andrade Gutierrez.

    Falando em chantagem, nosso conselheiro Fortunatti cede às chantagens vermelhas e abrirá os vazios cofres da Prefeitura para comprar mesas, cadeiras e outras bugigangas para que aspones da FIFA deliciem-se em meio de comes e bebes, tudo pago com nosso dinheiro. E eu que acreditei que não haveria dinheiro público nesta Copa……

    Com relação ao Antonini, divulgou no seu twitter serem inverídicas as informações caluniosas divulgadas. Aguardemos.

  15. Luan, que jogador!!!

    Voltei a ter gosto de ver os jogos do Grêmio. Quando eu acho que o guri vai enfeitar e perder a bola ele consegue mais um recurso e segue adiante. Ontem não perdeu um lance, não erra passes, duas assistências.

    Gostei do jogo e do time, apesar das duas falhas terríveis da defesa, principalmente no posicionamento do 2º gol. Mas o mais importante é que a bola está chegando na frente e o sinal disso é que o Barcos meteu dois e uma na trave. Acho que ainda temos uma posição em aberto, na armação. Zé Roberto até foi bem ontem, mas não inspira confiança.
    Ontem era um chance do Enderson testar uma opção ali, colocando Maxi, Ruiz ou Dudu por mais tempo, mas preferiu manter o Zé quase até o final.
    Gostei da entrada do Dudu, parece um jogador inteligente, se movimenta bem e ainda deu um belo chute de fora da área, coisa rara nesses dias.
    Ruiz entrou pouco tempo e até agora não mostrou nada, parece um tanto desligado do jogo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.