Importante lembrar que faz um bom tempo que a equipe gremista não possui uma semana inteira para se preparar para um jogo e que isso é fundamental para se ter e manter a qualidade técnica de uma equipe. Isso reforça muito como o campeonato é mal-organizado e não visa evoluir o futebol brasileiro como esporte no sentido técnico. Seu foco é apenas preencher a grade das empresas que pagam para transmitir os jogos.

A luta do Grêmio nesses últimos três jogos é se manter no segundo colocado (Cruzeiro já é campeão, generic para quem não estava nesse planeta) e adquirir sem problemas uma vaga direta para a libertadores.
Arena-do-Grêmio-e1373912151134

Porque a vaga direta é tão importante? Talvez você não saiba, não é mesmo?

O calendário de partidas normalmente já é longo e corrido. Regional, Campeonato Nacional e agora a Copa do Brasil no atual formato que vai até dezembro. Soma-se a competição continental que dura até a metade do ano. A primeira fase da Libertadores destrói com a pré-temporada de um clube brasileiro que acaba sendo obrigado a voltar de férias mais cedo. Logo depois já vem as datas do regional e suas obrigações. Em 2014 a coisa fica ainda mais complicada: Copa do Mundo irá parar os campeonatos, mas os compromissos não diminuem.
Para ter um futebol de nível exportação o Grêmio precisa além de uma boa pré-temporada, o tempo de descanso entre uma partida de oura. O ideal é uma semana, com a copa do mundo serão partidas Quarta e Domingo. O que dificulta muito as mudanças de trajetória nos trabalhos feitos em treinamento. Mudar sem tempo é muito mais difícil.
gremio-flamengo-2-cortadas-size-598

Quem ainda tempos no nosso caminho?

Ponte Preta, virtualmente rebaixada, mas fora de casa. Goiás, adversário direto e provavelmente o jogo mais importante da rodada. Para finalizar a terceira semana será contra a Portuguesa.
Mais importantes que os adversários e saber os adversários dos nossos adversários de objetivo e analisar os confrontos.
Naturalmente o Grêmio só precisa dos 9 pontos, ou seja, vencer todas. Mas no mundo do futebol nem sempre isso é possível.
Na próxima rodada o Goiás enfrenta o Atlético-MG, espero que o time mineiro se esforce para jogar, mesmo estando com a passagem comprada para o mundial e apenas matando tempo no campeonato. O Atlético-PR pega o rebaixado Náutico, jogo muito improvável de acontecer algo diferente do que a vitória do rubro-negro. Esse é o jogo que devemos ter cuidado. Botafogo vai até o Morumbi enfrentar o São Paulo, esperamos uma reação da equipe paulistana para afastar ainda mais o ex-time de garrincha da disputa do segundo lugar.
Na rodada seguinte o grande jogo é o confronto direto e difícil de Grêmio contra o Goiás na Arena. Tanto o Botafogo enfrentando o desesperado Coritiba, quanto o Atlético-PR passeando contra o Santos estarão de olho no nosso jogo. Todo cuidado é pouco.
Por fim, na última rodada enfrentamos a Lusa, o Furacão vai jogar contra o Vasco (será que estará já rebaixado?) e por fim, Goiás recebe o Santos e assim termina a rodada.
Analisando o retrospecto de todas as equipes, além do Grêmio a outra equipe com chances é o Goiás e isso reforça o fato do jogo contra a equipe verde ser o mais importante desse final de ano.
Feitoria.

Publicado por Fane Webber

Minhas redes sociais. @faneinbox no Twitter. /faneinbox no Facebook. faneinbox@gmail.com é o e-mail de contato.

Participe da discussão

1 comentário

  1. Há de se lembrar que a Portuguesa precisa decidir sua permanência na série A nos dois próximos jogos. Caso contrário, decidi-la em casa contra o Grêmio + clima de revanchismo pelo fato de eles acharem que o jogo do primeiro turno foi roubado podem complicar a nossa vida.
    No mais, o Vasco ainda precisa estar na disputa na última rodada, pois é o único jogo que poderá não ser tão simples para o Atlético-PR, que possivelmente só pegará desinteressados (não creio que o Santos ganhará na Vila).
    Triste estarmos aqui ponderando sobre combinações de resultados que renderão ao Grêmio tão-somente uma vaga. Mas se é isso que nos resta, vamos buscar. Lembremos que a Libertadores aumentará as receitas do clube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.