Nota da Geral do Grêmio sobre proibição de instrumentos nos jogos feita pela BM

Hoje foi ao ar no facebook da Geral do Grêmio uma nota oficial sobre a proibição da torcida levar instrumentos para os próximos jogos até que a investigação do que ocorreu no Grenal seja concluída.

Confira abaixo.

Na noite de quarta-feira, prostate fomos comunicados de que não poderemos entrar com instrumentos e faixas na Arena até que as investigações dos incidentes no último Gre-Nal estejam encerradas. A Geral do Grêmio vem por meio desta nota manifestar todo o seu repúdio por tal decisão.

As lideranças da torcida orientaram os gremistas que foram ao clássico para que não depredassem o Beira Rio. Mas é impossível controlar o ato de 2 mil pessoas. Que investiguem com cuidado e punam os indivíduos que erraram, ambulance não o coletivo. E não percebemos como proibir a festa irá trazer qualquer benefício à investigação. Parece-nos decisão de caráter midiático.

Pedimos para a Promotoria do Torcedor, viagra ao Comando Geral da Brigada Militar e ao Juizado do Torcedor que sejam coerentes e justos em suas medidas. O Beira Rio mais uma vez apresentou estrutura precária para receber os gremistas. Chuva de pedras na recepção, caminho do gado no brete e na escada caracol, mas tudo isso já é rotina.

O que nos chamou a atenção é que não foi pedido ingresso para os gremistas que entraram no Beira Rio. Ou seja, o clube mandante não teve nenhum controle de quem ou de qual objeto entrava na área dos visitantes. Como que uma punição é aplicada por fatos que ocorreram em área que não teve nenhum controle de acesso? Absurdo! E a negligência do Internacional não será investigada?

Na reunião em que nos foi anunciada a punição, o juiz do Jecrim afirmou que vai investigar seriamente o “arremesso das cadeiras” e que acha justa a pena, visto por ele como uma espécie de momento para reflexão. No mesmo encontro foi comunicado pela BM que os líderes da Geral colaboraram durante todo o clássico,
para organizar e evitar conflitos. Então como proíbem os materiais se foi ato isolado de poucos?

Ele foi questionado se haveria investigação e punição ao Internacional em virtude dos fatos a seguir: 1) Não ter cobrado a entrega dos ingressos na entrada dos visitantes, fato gravíssimo. 2) Por oferecer um brete e uma escada caracol de um metro de largura para a entrada de 2 mil pessoas, o já famoso caminho do gado. 3) Pela emboscada feita pela torcida deles, a já tradicional chuva de pedras. 4) Pelo arremesso de cadeiras por parte dos colorados. A resposta do juiz foi que os presentes estavam tentando desviar o assunto.

Como estes questionamentos são considerados um desvio de assunto se todos estes problemas aconteceram no mesmo jogo? O mínimo seria que os colorados também tivessem a entrada de seus materiais proibida até o fim do inquérito. E a negligência do Internacional na questão dos ingressos não será investigada? A diferença de tratamento é tão abissal que a conclusão fica óbvia: o poder público do Rio Grande do Sul claramente escolheu um lado.

Queremos somente coerência e justiça. Mas parece que o Juizado do Torcedor só é rígido quando se trata da torcida do Grêmio. O que nos entristece profundamente é o silêncio da direção do clube, que não demonstra nenhum interesse em defender a sua torcida destas punições arbitrárias e injustas.

A partida de sábado é delicada, a Arena mais do que nunca precisará do impulso da Geral para apoiar o time. Sem os materiais e os instrumentos, esta intenção fica seriamente prejudicada. E a direção parece não se importar com o fato de que estamos perdendo a força do fator local muito em função das restrições que são feitas.

Estaremos sempre abertos ao diálogo com a direção. Só queremos ter o direito de fazer a nossa festa e ajudar o Grêmio a buscar sempre as vitórias.

Geral do Grêmio

 

Veja no facebook da geral

Participe da discussão

48 comentários

  1. 300 mil pro DORIVA!!!! E ainda culpam as dividas passadas pelos insucessos atuais do clube. Vamos completar uma semana e nada das mudancas necessarias, nada de treinador e ainda por cima pagam vale pro Eurico Miranda. Caminhamos em passos largos para a serie B 2016, escancararam a precariedade dessa gestao!

  2. seria Marcelo Oliveira o novo Cocito? Luan o novo Bruno Soneca? Douglas o novo Rico? Yuri o novo Elton? Nao me parece, mas Romildo e sua trupe lembram em muito Obino & Cia. Frase marcante tb temos, “Pocao magica” tem o poder do “Buraco do amor”

  3. antes de 2014 Romildo nao era nada no Gremio, sem participacao em nenhuma gestao, sem experiencia no futebol. Hoje ele atende pela presidencia e tb pelo futebol, sozinho! O Gremio esta nas maos de um homem somente e tem como conselheiro Cesar Pacheco. Que momento para ser gremista, meus amigos!

  4. Parabéns a Direção Gremista.

    Pagaram um vale tremendo ao Eurico Miranda. O Embromildo tomou um chute nos fundilhos e saiu corrido igual a cachorro sarnento.

    Mais uma pataquada dessa direção ridícula que só paga pau.

    Embromildo + Ruim Costa + Cesar Neofito Pacheco = SEGUNDA DIVISÃO!!!!!!!

  5. Inicialmente, antes de mais nada, o Eurico Mirando não tem razão.

    Dirigente não tem que pedir permissão para falar com o treinar.

    Se fosse um interesse sobre um determinado atleta, aí sim, porque o atleta mantém vínculo e direitos federativos vinculados ao clube. Já o técnico não.

    De qualquer sorte, o post mais comprova de como essa direção é INCOMPETENTE.

    Eles não servem para defender os interesses do Grêmio. Deixa o clube sem torcida organizada, ou melhor, nossa torcida organizada não pode fazer barulho.

    Além disso, o Presidente Embromildo não sabe nem se defender. Levou uma chinelada de Eurico Miranda, um dirigente que foi assaltado, levando o dinheiro do clube, tendo a ideia de que com ele o dinheiro estaria seguro.

    Vamos para a segunda divisão. Essa direção é a cara da gestão Obino.

    eles falam em planejamento.

    Na gestão Obino Preis falava em planejamento.

    Está tudo igual. É uma vergonha!!

  6. Se o Grêmio fosse dirigido por verdadeiros gremistas, teriam vergonha na cara e TODOS ELES renunciariam aos cargos.

    Eles são INCOMPETENTES.

    O Grêmio vai ser rebaixado se não houve uma mudança drástica.

  7. Doriva deve ter se assustado com o planejamento. Disse que não tinha interesse. Percebeu que vamos cair para a segunda divisão.

  8. A propósito, se depois dessa espera toda, me anunciarem o Roth ou o Adilson, o mundo vai desabar pra torcida, hahaha. O medo que faz é o interino ir bem amanhã e ser efetivado, como foi o preparador físico

  9. R$ 300.000 para o Doriva?

    Essa é a política de de economia?

    Eles estão seguindo o planejamento estratégico de Preis: SEGUNDA DIVISÃO.

    O diabo fala macio.

    O Grêmio está sendo dirigidos por colorados.

  10. A Rainha da Inglaterra resolveu dar uma de Margaret Tachter, a Dama de Ferro e levou chinelada vexatória! Se meteu de pato (novo) a ganso e foi enxovalhado pelo folclórico Euricão. Pior é que isso prejudica a imagem do clube e todo e qualquer projeto de futebol que seja utilizado para atrair profissionais e investimentos… péssimo, tragi-cômico, deprimente…

    Esse Romildo deveria ser corrido do Grêmio antes que seja tarde, está brincando de presidente, se expôs na linha de frente do futebol e expôs todo o clube, foi irresponsável, leviano e patético, nem o Obino foi tão sem noção na sua gestão.

    O presidente tem que botar na cabeça que se não é do ramo, não entende nada de futebol deveria ao menos se cercar de quem entenda minimamente do riscado e se livrar dos estorvos e dos fracassados como o Poção Mágica e o Despachante…

    O vice e todo um novo dep. de futebol (co três nomes fortes de preferência) deveria ser anunciado antes de todas essas decisões de comissão permanente e escolha de treinador e contratações ou então começa tudo errado, tudo as avessas!!! E não há treinador que vá dar certo assim! Precisa antes reorganizar e estruturar um novo dep. de futebol nem que demore até junho pra isso ou então em julho ou agosto terá que mudar tudo de novo, aliás, pelo nível de atrapalhação e inaptidão dos envolvidos creio que isso vá acabar acontecendo…

    O Romildo vinha se escondendo bem atrás do Felipão e de seu projeto de austeridade (que não precisa ser nenhum gênio administrativo para tal, o próprio Obino e Fernando Miranda fizeram isso e não ganharam nada, um até rebaixou seu clube!). projeto de austeridade é o básico mas onde está um projeto de captação de novos recursos, investimentos para o clube?Onde está a criatividade, o arrojo e as inovação? Não vejo nada nesse sentido, nada de nada. Nem o grande lance que sugeri aqui que é de contratar ao menos um grande jogador decisivo meia ou centroavante (com o salário milionário da comissão demitida) para dar moral ao grupo e a favorecer a gurizada eles parecem conseguir colocar em prática.

    Então infelizmente essa gestão está cada vez mais parecida com a gestão Obino, um desastre…

  11. Grêmio de Obino X Grêmio De Embomildo

    Gestão Obino teve coisas marcantes:
    1) Buraco do amor;
    2) O site é o campeão;
    3) planejamento estratégico (by Preis)
    4) 5 técnicos ou mais em dois anos;
    5) Poltrona 39;
    6) contratação de jogadores ruins;
    7) ovelhinhas.

    Gestão Koff/Embromildo tem coisas marcantes em 05 meses de gestão:
    1) Poção mágica;
    2) a Arena será comprada;
    3) estamos seguindo o planejamento (Preis?)
    4) Se somarmos a gestão Koff, já estamos na busca pelo 5º técnico;
    5) Felipe Bastos fazendo leves carícias no bilau do jogador do Londrina;
    6) Contratações ruins;
    7)Chinelada de Eurico Miranda;

    Alguém acredita em coincidência?? Alguém acredita que o Grêmio não cairá???

  12. Sheik não renova com o Corinthians, logo está no mercado. É um jogador problema, é. Mas é o tipo de atacante que nao temos no plantel, pq não um contrato de 1 ano?

  13. Eles gostam de viver perigosamente. Se não ganharmos amanhã, será um tragédia.

    Se o Felipão fosse demitido, a pergunta que foi feita é quem colocariam no lugar??

    Os incompetentes pensaram em demitir o Felipão, mas não sabiam qual profissional buscar no mercado.

    Se perderem amanhã, a pressão aumentará.

  14. Notaram que Rui Costa ficou escondido a semana inteira?? Estão preservando a imagem dele para que ele possa continuar no planejamento.

  15. Uma verdade inconveniente vindo de um jornalista colorado, mas que ao meu ver é umas análises mais lúcidas feitas pela imprensa do atual momento tricolor:

    “(…) Aguardo ansiosamente por este dia. Mesmo que esta chapa vencedora da eleição do Grêmio nunca tenha nos apresentado um projeto. Mesmo que ela represente a sequência de uma gestão perdedora em 2013 e 2014. Mesmo que o Grêmio seja uma caricatura do clube vencedor, respeitado e temido em estádios do continente. Romildo Bolzan Júnior há de cumprir sua promessa realizada tão logo venceu o pleito: “Vamos transformar o Grêmio no maior clube brasileiro, sul-americano e mundial”.

    Não sei exatamente por onde ele começou esta transformação, mas é claro que vai dar jeito de cumprir a meta. Talvez o discurso esteja jogado no fundo de uma gaveta, naquilo que sobrou do que um dia foi um imponente estádio de futebol, o Olímpico. Deve estar lá, encoberto por papéis, em meio a taças empoeiradas e já batendo ferrugem. A gestão Bolzan não pode ser esta que estamos vendo aí. Um clube perdido, sem projeto, sem gestão, desamparado politicamente, desprestigiado, sem forças, que coloca em campo equipes frágeis, desorganizadas, apáticas. E que semana após semana destrói a esperança da torcida com uma sequência impressionante de barbeiragens. O Grêmio ainda não se transformou, sequer, no maior clube da aldeia. Transformou-se num time sem expressão. A gestão Bolzan é fiadora deste processo de apequenamento do Grêmio.

    Durante o processo eleitoral, no ano passado, solicitei para as duas candidaturas que me enviassem seus respectivos projetos de gestão. Sempre considerei e escrevi que o projeto da chapa de Bolzan era constrangedor. Sobre o futebol, a pasta mais importante do clube, dizia o seguinte: “Com a contratação de Felipão, conseguimos reencontrar um jeito de jogar que é nosso, da alma castelhana, da garra, da luta, da obstinação pelo resultado. Nós vamos proteger e aprofundar esse trabalho. E não há maior garantia disso que a presença de Fábio Koff e Duda Kroeff no Departamento de Futebol”.

    Pois as garantias sucumbiram. Kroeff saiu dois dias antes da posse. O ex-presidente Koff, cujo anúncio foi pilar da campanha eleitoral, também já não está mais. E nunca esteve. Ontem, Felipão foi convidado a se demitir! Ou, se a versão do presidente for a verdadeira, a situação é pior ainda: significa que a direção gremista foi passiva neste processo. E não faria mudança alguma.

    Se alguém passar os olhos na caricatura de projeto da gestão Bolzan vai entender a crise no Grêmio. Os resultados estão aí. São reflexos do projeto, ou melhor, da ausência dele. Simplesmente por que nunca houve projeto. O que houve foi a tentativa legítima e exitosa de permanência no poder do mesmo grupo político, que fracassou no futebol em 2013-14. Desde a eleição, em outubro, passando pela posse, em dezembro, a gestão de Romildo Bolzan Júnior é um desastre. Parece que nem começou. Contratações equivocadas, desperdício de dinheiro, aposta em executivo de futebol sem trajetória para o cargo, poderes excessivos ao treinador. A direção gremista parece perdida. O Grêmio é um clube desorientado. Sem rumo. Ou, pior, talvez com um rumo muito preocupante.”

    * Jornalista esportivo desde 1986, Leonardo Meneghetti foi repórter de rádio, TV e jornal e está no Grupo Bandeirantes desde 1994. Foi coordenador de esportes, diretor de jornalismo, e, desde 2005, é o diretor-geral da Band-RS. Diariamente comanda “Os Donos da Bola”, na Band TV.

  16. to com saudade do Felipao ja… hahaha. Tudo virou piada, Gremio virou clube varzeano. Alias, nem na varzea isso acontece, pois sempre tem um responsavel por organizar o futebol. Isso nao existe desde o AVM no Gremio, em 2011. Esqueceram de como se faz futebol

  17. Tudo o que o Meneghetti escreveu faz parte da análise que estamos fazendo.

    Eu escrevi em dezembro de 2014 que nós cairíamos se Rui Costa continuasse no cargo de executivo.

    Torço que eu erre essa previsão e que o Grêmio dê a volta por cima.

    Mas parece que eles remam contra minha torcida. Eles querem ver o Grêmio na segunda divisão.

    Essa gestão é hipócrita, mentirosa, incompetente e desastrosa.

    Não podem ser gremistas!! Acho que nem colorado faria tão perfeito para derrubar o Grêmio.

  18. Esse presidente é uma palhaço sem graça.

    Embromildo Bozão (bozo). Esse deveria ser o seu nome.

  19. O problema é que está crítica de um “colorado” está a cada dia mais atual… as “barbeiragens” que ele menciona simplesmente não param de acontecer… é uma atrás da outra… nós gremistas de coração precisamos urgentemente decretar “estado de calamidade pública”(ou melhor, clubística) no Grêmio e apelar a todos os gremistas que lutem para salvar a instituição das mãos desses inaptos, pois o que se vê é um TSUNAMI DE INCOMPETÊNCIA tomando forma para nos levar a segunda divisão em 2015 e pra terceira em 2016…

    Esse Romildo Bolzan precisa ser interditado urgentemente da presidência, destituído, ou convencido a renunciar ou ainda então ceder poder de decisão no futebol a uma comissão de notáveis de diferentes grupos políticos que terão que se resolver ali de uma vez por todas pelo bem do clube… que os três maiores grupos elegem seu melhor homem do futebol e os três dividam poderes de vice ou assumas os cargos de vice, diretor e executivo.

    Pois a torcida, o conselho deliberativo e todo gremista ilustre ou desconhecido deve se erguer contra essa sandice política e futebolística que se apossou do clube.

  20. Romildo Bolzan é um presidente ilegitimo pois foi eleito com uma base em um estelionato eleitoral de falso marketing, numa compra da Arena que foi dada como certa mas ainda não ocorreu e escorado nos nomes de Koff e Kroeff no dep. futebol e nem mais Felipão restou de suas vãs promessas. Tudo que começa errado, termina errado. Só um revolução clubística nos salva este ano.

    Tem que parar tudo, procura de treinador, jogadores e tudo o mais e iniciar um processo de reestruturação total e revisão de conceitos e práticas da atual gestão. Ou eles vão ter humildade pra isso e convocar todos os gremistas a ajudarem, ou Bolzan logo se verá isolado ou cercado por dirigentes tão sem noção quanto ele e não haverá poção mágica para lhe salvar, o que significa nesse caso a derrocada do clube, do nosso clube do coração.

  21. Perfeito Felipe Neri.

    Estamos em estado de calamidade clubística. Estamos diante de um Tsunami de incompetência.

    Perfeito. É isso aí.

    Com essa direção, vamos para a terceira divisão em 2016.

  22. Nestor Heins é da mesma laia. Além de bater cabeça no jurídico, ainda defendeu Rui costa como “trabalhador”.

    Eu concordo que Rui Costa é trabalhador. Mas trabalha errado e é incompetente para o futebol.

  23. Com essa gestão Obinistica estamos caminhando a passos largos para o terceiro rebaixamento. Tudo se assemelha. Projeto fracassado que insistem em valorizar, contratações equivocadas, busca por treinadores sem o mesmo perfil.
    O Grêmio e administrador ao estilo “O samba do crioulo doido”.

    A rainha da Inglaterra até agora viveu na sombra do Koff, Foi meter as unhas de fora, o Euricão as cortou e enxovalhou o Grêmio nacionalmente.

    Pobre GFPA no que estes homens te transformaram.

  24. O mais irônico na “pequena polêmica” (se é que podemos chamar assim) é que o Eurico fez a mesmíssima coisa com o Botafogo-SP pra anunciar o Doriva. O técnico já havia sido anunciado, Eurico foi lá e pegou o Doriva. Quem conhece um mínimo de futebol sabe que essa figura não leva a mínima credibilidade, inclusive sabe que ele só quer chamar atenção. Eurico Miranda falando de respeito traz vergonha mais a si do que a nós

  25. Jogo final do Paranaense. Equipe comandada por Itamar Schulle que desponta como técnico emergente assim como o Doriva. A diferença é que o Doriva venceu o campeonato paulista e carioca, duas competições difíceis.

    De qualquer forma, Itamar Schulle se mostra melhor do que Roth e sua equipe demonstra muita vontade. Para quem quiser assistir:

  26. o minimo que eu esperava do politico Romildo era uma composicao politica junto a todos grupos pra tentar apaziguar os animos e colocar as melhores figuras nos cargos. Nem isso ele fez, na area que deveria entender. Pior, impressao foi de que aumentou a divisao interna. O que esperar dele comandando o futebol, onde nao tem nenhuma experiencia?

  27. A notícia que foi veiculada ontem em alguns lugares é que o Grêmio já teria negociações adiantadas pra trazer o lateral-direito Buffarini, do San Lorenzo, com um salário na faixa daquilo que o Braian recebe. Ele viria por empréstimo. Já outras informações dizem que o contrato dele está para acabar no fim de junho, então ele viria de graça e seria nosso. Outros que dizem estar com negociações avançadas são o Rildo da Ponte e o Wagner do Flu.
    Por enquanto são só especulações, mas é só pra descansar um pouco o assunto do técnico, haha

  28. Rildo é o atacante de encher os olhos de Rui Costa.

    Jogador que joga 72 jogos e marca 07 gols, uma média de 0,09 gols por jogo.

    É bom esse Rui Costa, seguindo o planejamento a risca para nos levar a segunda divisão.

  29. Sobre esse POST referente aos instrumentos da Geral.

    Vou ser sincero, não sou fã da Geral, já fui em outros tempos, hoje a geral é cara do Grêmio e o Grêmio é a cara da Geral.
    Mas a proibição dos instrumentos para eles torcer é um afronto da BM, MP ao Grêmio.
    Que perseguição em… tem com certeza um colorado lá.

    Sobre o debate que virou o post.
    Grêmio ta ferrado a anos, não nos ajudamos e esse pior dos problemas. Dai soma nessa história uma imprensa sedenta por notícias negativas que repercutem, ainda mais se tratando de Grêmio.. o resultado disso tudo está.

    Hoje, dia 23/05/2015, o Grêmio está a mesma porcaria que estava a 10 anos atrás.
    Estamos perdidos, buscando num passado dos anos 90 a nossa salvação, quando a salvação é a INOVAÇÃO.

    Grêmio parou no tempo e com eles seus dinossauros eternos que o governam.

    Será que saímos dessa um dia ??
    Minha é opinião é que não, pois as pessoas que deveriam promover as mudanças, tem interesse que tudo continue assim.
    Algo muito semelhante a política brasileira.

    Mas,vamos indo.

  30. Na questão do Treinador, o Grêmio cometeu um erro crasso.

    Eles nomearam o auxiliar o novo preparador físico.

    Os técnicos procurados perguntam: Mas quem é Rogério??

    Uma coisa é você ter na preparação física do clube Paulo Paixão e Fábio Mahseredjian. Outra é ter Rogério Dias Luz.

    A maioria dos técnicos vão exigir o seu preparador físico.

    E conhecendo bem o histórico incompetente dessa direção, eles irão ceder.

  31. Pode ate ser arriscado, pois é um jogador problema. Mas traria por um ano o Emerson Sheik. É problemático? É. Porém é o tipo de jogador raçudo que não temos no elenco. Jogador que não tem bola perdida.

    Treinador Gilmar Dal Pozzo que está desempregado.

  32. O Grêmio está numa sinuca de bico como nunca esteve, pois:

    1- Os nomes de sempre não servem mais, devido aos 15 anos sem ganhar nada e criamos nada durante esse tempo.
    2- Nosso eterno salvador Felipão, que veio após 18 anos, não fez chover como nos anos 90…

    E ai pergunto… e agora, quem poderá nos defender ?

  33. O James Freitas tem a chance da vida de treinar o Grêmio e vai repetir o time do Felipão, pelo qual foi demitido.
    É brabo!
    Oliveira na esquerda, Galhardo na direita, DOuglas e Giuliano no meio, mais do mesmo…
    Pra que demitiram o Felipão mesmo?

  34. e claro que Everaldo vai jogar pelo Figueira contra o Grêmio, mesmo sendo nosso jogador.
    Afinal, o Grêmio é o clube dos bons moços

  35. Primeira opção para técnico de renove: Cuca, sabe trabalhar com jovens jogadores. Costuma olhar para base quando não tem qualidade no grupo profissional.

    Entre os técnicos emergentes:

    1a opção: Doriva, porque venceu o Paulista e o Carioca. Demonstra competência e o aproveitamento de suas equipes é de técnico de ponta. Mantém um aproveitamento de 65%. No carioca, chegou a alcançar 71% de aproveitamento.

    2a opção: Itamar Schulle, porque venceu o Paranaense contra o time do Coritiba. Um campeonato em que os dois grandes foram batidos.

    3a opção: Leonardo Condé: montou um time que disputou a final do Mineiro. Perdeu para o Atlético-MG que é uma equipe de qualidade e disputava a Libertadores. E disputou as finais de forma honrosa. É um técnico jovem.
    No campeonato Mineiro, esteve invicto até a segunda partida da final, tendo montado a melhor defesa do campeonato. Foram 756 minutos sem sofrer gols.

  36. Leonardo Condé está com 77% de aproveitamento com o Sampaio Correa. É o segundo colocado na série B.

    É um técnico para ser observado, porque fazer campanha no Mineiro, tendo Cruzeiro e Atlético não é para qualquer um.

    1. Bom nome, mas tu acha que alguém dessa direção sabe quem é Leonardo Condè? Acha que o trio Rainha da Inglaterra, Ruim Costa e Neófito tem visão de mercado?

      1. Eles não tem visão. E também nem sei se o momento é para técnico emergente.

        Esses técnicos emergente vem numa condição daquela do Nestor Simeonato. Ele vinha de boas campanhas com times do interior, mas não chegou a disputar títulos.

        Esses nomes emergentes estariam num estágio acima da do Nestor Simeonato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.