Invencionices, mais uma vez

Não é possível que eu tenha que sair do ocaso para escrever OUTRA VEZ sobre um técnico que faz invencionices em GREnal.

Em 2011, pharm escrevi um post sobre as invencionices do Renato, store em um GREnal, unhealthy que ocasionaram em uma derrota. Depois, em 2012, mais uma vez escrevi sobre outro GREnal em que o nosso técnico, dessa vez o Luxa, resolveu ser professor Pardal e…bom, sabemos o resultado.

Pois bem, 2014, novo (velho) técnico e MAIS UMA VEZ tenho que falar sobre isso.

“Na minha contagem particular de jogos com invencionices, estamos perdendo e parece que não temos para onde fugir”. “Vou ser curto e grosso falando que treino secreto, mistério sobre escalação, entrar todos os jogadores dentro do campo para enganar o adversário e discutir com gandula jamais ganhou jogo.”

Escrevi isso anteriormente, mas pode ser lido hoje sem problema nenhum. MAIS UMA VEZ o técnico resolveu inventar. Volante na lateral direita, lateral direito na lateral esquerda, a volta do zagueiro que falhou nos últimos grenais, um meio campo que não tinha jogado junto ainda, sem contar a escalação estapafúrdia de atletas que nem no banco estavam.

Não dá pra entender o gosto que os treinadores do Grêmio tem por inventar em GREnal, só pode ser a vontade de sofrer e chorar com o torcedor gremista. Não dá pra entender. Simplesmente não dá.

Espero que eu não tenha que fazer outro post daqui uns 2 anos, recapitulando esse. Será que dessa vez o GRÊMIO vai aprender que num GREnal tu faz o básico? Escala o certo, não improvisa, garante a compactação e vamos que vamos, não faz cagada, não tenta ser gênio, não é a hora pra isso.

Participe da discussão

33 comentários

  1. Mas até quando o blog vai criticar treinador (vários já passaram por essa direção) e isentar o presidente e o dep. de futebol?

    Algumas invenções do Felipão deram certo (Wallace, Bastos – que aliás já havia dito aqui iria melhorar a saída de bola) o que não deu certo foram os mesmos de sempre que são convicções da diretoria e donos do vestiário, possuindo prestígio no clube. Felipão mal conheceu o elenco e escalou muitos por primeira impressão ou informações de staff e diretoria.

    Não perdermos por invenções mas pela manutenção das mesmas ruindades de sempre.

  2. Invenção ou não, a verdade é que esse time não sabe chegar na área. Pelo que deu pra ver, se não tivesse invencionice, no máximo terminaria 0 a 0. Não entendo como um time que joga junto há tanto tempo não tem absolutamente nenhuma jogada. Isso passa dos limites da ruindade. Até times varzeanos têm ataques mais organizados.
    Lá atrás me parece simples de resolver. Quero ver treinar essa galera do meio pra frente.

  3. Contra o Vitória não houve invenção, o interino fez o básico, perdemos igual. Perdemos com Luxa, Renato, Enderson, o interino e agora Felipão. Em comum: a direção e Barcos, Pará, Werley…

    Hoje um anão saltou as costas do Werley Macarrão, no outro jogo um anão escalou o Gargamel, escalar quem? O estabanado Saimon? O inseguro Bressan? O ataque não faz gols, o centroavante é capitão e dono de vestiário e vive em jejum! Os volantes vinham sendo criticados, hoje foi a melhor dupla que vi no ano! O problema nas laterais é crônico, escale quem quiser! Muitos jogadores sem personalidade! Não temos bola parada e já se revezou tudo quanto é jogador ali sem sucesso!

    Vcs não querem um treinador, querem um mágico!

    Treinador sem respaldo de direção forte e atuante, fracassa! Acordem! Estão desde o incio do ano discutindo perfumaria, o problema mais grave é de direção! Esse plantel é deficitário! Foi mal montado, estou falando há tempos, não trouxeram jogadores de personalidade forte, um xerifão por exemplo e nem resolveram as laterais, o time ainda tem problemas na armação e ataque e tem de contratar e apostar mais na base, chega dos mesmos fracassados de sempre.

    É preciso um faxinão no dep. de futebol e plantel para começar a pensar 2015. Este ano já era, Copa Brasil somos zebra com esse plantel cagão. E se Koff não fizer essa reestruturação agora, que seja ele varrido nas eleições.

    Só espero que surja uma candidatura NOVA para além dos grupelhos do Odone, Koff e MGI.

  4. o biteco 2 nem joga mais, mas foi titular em toda a inter-temporada.

    o ramiro é anão e vira lateral (e, claro, não ganhou uma de cabeça).

    o pará não joga nada e nunca sai do time.

    o rodriguinho ganhou oportunidades, afundou e hoje virou solução.

    o luan, melhor expoente do Grêmio em anos, virou banco.

    o fernandinho, contratado a peso de ouro, é banco do emprestado dudu, ruim e caro.

    o werley já detonou o Grêmio em campo e fora dele algumas vezes, e nada de ser corrido do clube.

    o tinga ganhou 15 min de oportunidade no time titular. fez mais que o pará…

    o chitolina só fica no clube porque é o motorista do presidente.

    o rui costa eu seu lá porque fica, mas deve ter algo, não consegue montar um time e segue prestigiado, eu não nasci ontem. ele sucedeu o pelaipe, que dispensa maiores comentários…

    enfim, o que foi dito acima é novidade para alguém?

    será que só a torcida enxerga isso?

  5. “a volta do zagueiro que falhou nos últimos grenais (…)”

    Pois esse zagueiro é tão útil ao clube que desta vez conseguiu
    perder no cabeceio para um nanico de 1m e meio de altura.

    Já o lateral (que já é um zero a esquerda na lateral direita)
    na lateral esquerda não prefiro nem comentar.

    Aliás esse dois “grandes” atletas devem ter um “santo protetor”
    muito forte no Olímpico.

    Pq entra treinador e sai treinador e continuam como titulares
    ou voltam a titularidade como o “Xerifão” da zaga.

  6. Mais uma vez a diretoria aceita passivamente uma derrota em grenal, para eles tudo esta dentro do planejado. Indignação ZERO por parte de Rui Costa, e o Chitolina não serve nem para dar entrevistas. Qualquer diretor com um mínimo de culhão chegaria hoje pela manhã e afastaria os eméritos perdedores como Werley e Pará, para que o treinador fique impedido de escalar essas nabas. Mas esperar culhão de quem não tem um mínimo de vergonha na cara? Se tivessem entregariam o cargo ontem mesmo, mas um gosta de holofote e outro não abriria mão de um polpudo salário. Quanto ao time nada de surpresa para um elenco limitado e cheio de jogadores medianos, a começar pelo goleiro que é COMUM e compromete a cada jogo, mas que é adorado por boa parte da torcida, então não tem jeito vai continuar entregando por um bom tempo. E o felipão hein??? Que lastima..será que do banco de reservas não conseguiu perceber que o F. bastos errou TODOS os escanteios? Será que não poderia ter trocado o batedor?? E digo mais…não tem justificativa para não ter treinado o grêmio em salvador contra o vitória…num campeonato desses que estamos na rabeira não se pode abrir mão de um jogo sequer..lembro que o van gal que disputou o 3º lugar da copa contra o felipão já havia treinado o Manchester United por 4 jogos e o Felipão queria mais uma semana de folga????

  7. O zagueiro Macarrão é tão ruim que faz com que o melhor zagueiro, o Rhodolfo tenha que jogar do outro lado. Daí não joga bem por causa do zagueiro princesinha.

    Outra que descobri: o RUIM COSTA EM DUAS GESTÕES não ganhou nenhum GREnada. É a princesa virgem!!!!!

  8. Amigos,

    Concordo com vocês que a direção atual e a direção anterior erraram e feio na montagem do plantel. Contrataram jogadores por causa dos técnicos, e os técnicos foram demitidos deixando os jogadores aí para os outros técnicos não utilizarem. Falta uma análise macro em um grupo de jogadores que entre no perfil do Grêmio e não no perfil do treinador do momento.

    Meu ponto neste post, foi focar na ação de invenções em um GREnal, independente do técnico que esteja e da direção.
    Meu ponto neste post, é alertar que não importa a direção que esteja ou técnico que esteja, o CLUBE GRÊMIO jamais é respeitado. Não se olha pra história, não se aprende com os erros e seguem fazendo as mesmas cagadas que outrora deram errado.

    Custa um pouquinho fazer uma análise?
    Eu, um simples torcedor, em 3 anos já constatei que NÃO DÁ MAIS PRA INVENTAR EM GRENAL. A derrota em 90% das vezes, veio. Simples, só uma análise fria.
    Se eu sou presidente do Grêmio, agora, estabeleço no estatuto que o treinador NÃO PODE INVENTAR EM GRENAL. Deu.

  9. Eu larguei de mão. Não aguento mais perder Grenal. Não aguento mais aquele Dalebicha rindo da nossa cara! Concordo com os que falaram que falta direção. Também sou do tempo que caía o treinador e todo departamento de futebol. Esse Chitolina é um coitado. Tá sendo bombardeado e não larga o osso. Na real ele que deveria dar as entrevistas e não o Rui! Meu dinheiro não vai ajudar a pagar salário do Barcos, Pará e Werlei. Já liguei pro clube hoje pedindo o cancelamento da minha carteirinha de sócio! Se eles não nos respeitam, ao menos não farão cagadas com meu dinheiro…

  10. O problema de 2014 estar sendo cinzento e nebuloso é que poderemos ter um biênio 2015/2016 ainda mais cinzento e terminando na plena escuridão.

    De 2014 até 2016 só espero a manutenção na série A. A segunda década do século XXI me parece perdida, assim como a primeira.

    De resto, talvez na próxima década voltemos a nos organizar e a crescer. Mas é apenas esperança, o que eu vejo, ouço e leio me dá a quase certeza que muitos pensam em si e os poucos que pensam no clube são incompetentes para fazer alguma coisa.

  11. o problema não é inventar no Gre-nal, mas sim inventar em qualquer jogo!
    Primeiramente a direção tem que prover peças suficientes para todas as posições, pra evitar improvisos. Não é a nossa situação! Claramente faltou planejamento e ação para contratar laterais esquerdos e direitos e erro na avaliação dos zagueiros, centroavante e meias.
    O Grêmio gastou os tubos novamente pra trazer Giuliano e Fernandinho, dois jogadores de nível mediano, sendo que já tinha peças semelhantes no grupo. Deixou de trazer laterais e zagueiros e ainda por cima vendeu os dois laterais esquerdos do grupo em um período de 4 meses.
    Segundo que o treinador deve simplificar, mesmo tendo carências. Não deveria insistir no 4-4-2 se o grupo não tem as peças pra isso. Tite fez isso em 2001, tendo dois laterais que eram extremamente ofensivos, fechou a zaga e liberou os alas.
    Se o problema do Matias é a marcação, então fecha com 3 zagueiros e libera a lateral, junto com o Zé na esquerda.
    Já achou dois volantes que melhoram a saída de bola, bota mais o Alan Ruiz centralizado (o único do grupo que faz o time rodar) e dois atacantes, seja Fernandinho, Luan, Dudu ou Barcos.

  12. Tínhamos Luan, Alan, Maxi e Zé e foram atrás do Giuliano.
    Tínhamos Dudu, Everton e Deretti e buscaram o Fernandinho.
    Mas não temos lateral direito, esquerdo e nem um zagueiro pra jogar com o Rhodolfo.

  13. Sim, o problema do Grêmio é elenco. Exatamente. Agora, diga-me QUEM DIACHOS montou essa bosta de elenco cagão? QUEM?

  14. Os problemas do Grêmio não se restringem aos Grenais. Esta é uma visão meramente simplista da nossa realidade. Na verdade, se arrastam há anos e a causa é uma só: a falta de gente especializada na direção do futebol. Meira, Pelaipe e Rui Costa são a prova provada de que não basta ser amigo do rei para se sair bem no comando da área mais sensível de um clube. As exigências atuais são mais do que administrativas e passam por um conhecimento específico que está acima da abnegação, da boa vontade e do gremismo. Alguém aqui duvida da seriedade do trabalho dos atuais dirigentes do futebol? Creio que não. O furo, na minha opinião, é mais embaixo e é preciso ter o entendimento claro de nossas dificuldades e humildade para reconhecer onde erramos.
    Passados 3/4 do mandato do presidente Koff, os problemas no Departamento de Futebol seguem sua rotina de instabilidade e escancaram o desgaste de seus dirigentes. A falta de um planejamento consistente, esbarra na opção por uma política de futebol baseada em “convicções” pessoais, cuja eficiência tem deixado a desejar.
    Em suma: é preciso coragem para promover uma radical mudança de pessoal e métodos mesmo às vésperas das eleições presidenciais no clube e encarar, de peito aberto, os desafios que advirão. Como estão, as coisas tendem a se perpetuar, caso não haja uma pontual e imediata intervenção. Deixar nas mãos do Felipão a “batata quente”, é dar um atestado de incompetência e um desserviço ao clube.
    Sou de opinião que uma drástica tomada de posição não pode ser protelada, sob pena da mentalidade perdedora e de acomodação tomar conta do futebol, definitivamente. Aliás, pelos sintomas, parece que a enfermidade está com suas manifestações em adiantado estado.

  15. Olha aí, reportagem interessante sobre o fator psicológico e resiliência na formação desse atual elenco:

    http://rsesporte.blogspot.com.br/2014/08/opiniao-o-problema-do-gremio-e.html?spref=tw

    Certo que o problema é de formação de plantel, problema que falta competência nesse quesito ao dep. de futebol e Koff é ausente, controlando tudo a distância. Falta direção. Falta uma liderança diretiva mais forte e atuante e o time é o reflexo disso em campo.

    E já afirmei aqui e vou reafirmar: ou desembarcam jogadores de MUITA personalidade e liderança forte ou mais sanguíneos (2 ou 3 no mínimo!) que SUPORTEM essa pressão dos anos sem títulos e caguem e andem para o apoio incondicional que transformou nossa torcida em conformada com a derrota e com dirigentes de mentalidade perdedora ou contaminados pela politicagem, ou simplesmente não sairemos da fila tão cedo.

    Comecem desde já a prospectar LÍDERES, XERIFÕES, CARCAMANOS, CANGACEIROS, JOGADORES SANGUÍNEOS que cheguem vistam o manto e matem no peito e assumam em campo essa carga de responsabilidade de nos tirar da fila de títulos e até Grenais, mas tem que ser administrados não por virgens inseguras como Ruim Costa que é dirigente de gabinete não de vestiário ou Chitolina que não é do ramo, tem que ter dirigente cascudo pra matar essa empreitada no peito tb!

    Ou Grêmio forma um time de homens, ou continuaremos por mais tempo apanhando em Grenais do fala-fina e como meros coadjuvantes dos campeonatos.

  16. Sonhei essa noite em eu dando um carrinho no dalebiba e matando a jogada evitando o segundo gol dos aterrados.

    Eu olho aquele lance e o Ramiro não tem perna, não coragem ou não condições técnicas para fazer isso, pois deu um carrinho a lá bambi.

    Não consigo ver o Grêmio assim, jogadores que falam bonito nas entrevistas mas não jogam um ovo.
    Nada melhor que aprender a falar para poder se explicar e sai de fininho.

    Em determinado momento do jogo, pensei que nós íamos fazer o crime, 1×0 e fim de papo, mas esqueci do Werley em campo, que coisa, que momento, que lance de mediocridade. É de doer…

    Meter pau no Felipão, ainda não é hora, mas ele inventou e não gostei… nem ele deve ter gostado. O gringo pode estar 18 anos mais velho, mas viu o jogo e viu o Ramiro, Werley sem conseguir se impor e um Pará no auge de sua carreira de lateral comum.

    Mas vamos indo, temos que começar a ganhar e entrar na zona do conforto antes que a copa do brasil comece para nós, a fim de ter tranquilidade nos mata – mata, isso é estratégico e prioritário.

    vamo que vamo

  17. Felipe Neri
    11 de agosto de 2014 às 10:35
    Sim, o problema do Grêmio é elenco. Exatamente. Agora, diga-me QUEM DIACHOS montou essa bosta de elenco cagão? QUEM?

    Responder: Felipe Néri, pelo jeito o problema da montagem do fraco elenco é de responsabilidade tua; minha….

  18. O mais incrível é que o Walace tava ali o tempo todo, o Jardine deveria conhecer, mas precisou o Felipão vir de fora pra colocá-lo. Hoje é titularíssimo nesse grupo, sabe o que fazer com a bola.
    Vejo que Everton, Tinga, Biteco e Saimon poderiam ser titulares sem maiores dificuldades também, mas nunca estão prontos!!
    Será que o gringo vai finalmente testá-los?

  19. Eu acho que o Grêmio pode render muito mais.

    Acho que o Giuliano está no processo de adaptação entrando num time desorganizado.

    Acho que a primeira coisa que o Felipão precisa fazer é definir a base do time e dar um pouco de sequência, trabalhando algumas jogadas e o sistema de marcação.

    O Grupo do Grêmio carece de qualidade.

    Eu nem vou falar no Tinga, porque jogador tem que mostrar nos treinos. Se nenhum repórter destaca sua atuação nos treinos, então, não serve. Vai virar e, se virar, um Cézar Prates.

    Tem três jogadores da base que poderiam ser testados nos profissionais: meia Lima, lateral esquerdo Júnior Tavares e o zagueiro Mancini.

    Claro que o Felipão não colocará muitos guris de uma vez só.

    Um time que eu testaria inicialmente: Marcelo, Pará, Rodholfo, Mancini, Zé Roberto, Wallace, Felipe Bastos, Lima, Giuliano, Luan e Barcos.

  20. Sei que os problemas são vários mas olhando não só o grenal mas alguns jogos precisamos de um goleiro também.

  21. Quando a fase está ruim, tudo é questionável. Não sei se o Grêmio precisa de um goleiro.

    O Grêmio precisa de um time organizado.

    Esse negócio que o inter ganhou como quis é história. O Inter jogou muito pouco também. Bastou fazer uma jogada de qualidade que abriu a porteira.

    O Rui Costa tem aspectos positivos e negativos. Cometeu muitos erros, mesmos erros do Pelaipe. Montaou um grupo inconfiável.

    Zagueiro tem que ser bandido. E laterais não podem ser anões, exceto se tiverem qualidade técnica diferenciada.

    Penso que se o Felipão for o Felipão tentará montar uma base para depois ir complementando.

    Não é um trabalho fácil. A direção perdeu muito tempo com o Enderson, pois levar 4 a 1 num Grenal não é normal. E ontem, se o inter jogasse mais, goleava o time do Grêmio.

    Não temos ataque, meias de criação e a defesa é frágil.

    É uma coluna dorsal típica de time que tem tudo para cair.

    Se não tivesse tantos times ruins, o Grêmio seria uns dos candidatos a brigar pela ponta de baixo da tabela.

    O vestiário necessita de uma oxigenação com a troca do departamento de futebol

  22. E o pior é que esses dirigentes querem vender o Luan.

    Luan serve a seleção, mas não serve para o Grêmio.

    Não pode o treinador sacar um jogador selecionável e colocar o Rodriguinho. Aí tem que perder mesmo.

    O Mano fez isso em relação ao Anderson. A sorte é que ele colocou o garoto.

    Com 16 anos, o Anderson estreia em Grenal, marcando gol. O treinador era o Cuca. Jogador tem que ter personalidade e futebol. A idade não importa, pois que tem telento joga até os 40 anos.

  23. Uma coisa que eu não gosto e acontece sempre é que os jogadores do Grêmio ganham uma folga na segunda-feira.

    Deveriam se apresentar às 8 horas e começar a estudar o próximo adversário. Mesmo que não treinem, ao menos, já começam a se preparar para o próximo adversário.

    Parece que esses jogadores gostam da derrota, porque vão receber uma folga.

  24. E o pior é que analisando realisticamente,não vejo solução a curto prazo. A volta do Koff com 80 e tantos anos mostra nosso pauperismo em relação a dirigentes competentes.Seu nome estará para sempre na história do clube,mas que sua gestão está sendo uma tremenda decepção,isso é inegável.

    Chega a ser constrangedor a permanência dos dirigentes do futebol apôs fracassos um atrás do outro.Saudade dos anos 80 aonde depois do jogo abria-se o vestiário para a imprensa e vinha a noticia de que o dpto de futebol e comissão técnica cairam decorrente dos insucessos.

    Sobre o time,tem que simplificar: Bota 2 zagueiros(menos o werley),2 laterais de oficio,2 volantes,luan e giuliano nas meias e o fernandinho ao lado do Barcos.

    abraço.

  25. Luan vem oscilando depois que lesionou o braço, apesar de ter ido bem no torneio vencido pela seleção.
    Mas no Grêmio quando jogador da base passa por momento ruim ele é rapidamente colocado no banco.
    Já o medalhão Barcos está há 1 ano e 8 meses sem convencer no Grêmio, passando por um Brasileiro horroroso e uma Copa do Brasil sem gols em 2013 e mesmo assim nunca saiu do time.
    É essa a confiança que dão para os jovens se firmarem no Grêmio.
    Com Maxi Rodriguez foi igual, sacado no 1º jogo em que oscilou em 2014.

    Luan virou banco do Rodriguinho e todos viram o que aconteceu no gre-nal.

  26. Pois, estou vendo os preços dos ingressos para a estréia do Felipão na Arena. A cadeira gramado central está a R$ 100,00 e a corner R$ 80,00. Idosos pagam 50%, quer dizer R$ 50,00 e R$ 40,00 respectivamente
    Agora vejam bem. Sou sócio cadeira gramado e pago mensalmente R$ 220,00. Como o clube joga, na alta temporada, no máximo quatro jogos por mês na Arena, o torcedor que não é sócio e que tem mais de sessenta anos pagará, se for a todos os quatro jogos, R$ 160,00. Bem menos do que eu. Algumas partidas são contra equipes sem nenhuma expressão e não compensa sair de casa para assisti-las, tendo ainda que enfrentar horários não muito convidativos e o mau tempo que também desmotivam a ida ao estádio.
    Pelos valores acima expostos e, levando-se em consideração os preços promocionais dos ingressos, sai mais em conta para o torcedor não sócio, assistir aos jogos mais interessantes contra equipes de expressão, pagando bem menos que o torcedor associado que paga um valor fixo mensal.
    O que deve ser saudado, é a possibilidade de aquisição, pelo torcedor comum, de ingressos a preços convidativos, o que estimula a sua ida aos jogos e significa uma baita economia no bolso e uma maior receita para o clube.
    Mas, como fica então o sócio que – como eu – colabora todo mês com o clube e que no fim das contas é penalizado? Que bela maneira de garantir a fidelidade desse torcedor especial dos bons e maus momentos, que não escolhe jogo e que, em muitos casos, mesmo não indo, cumpre religiosamente seu compromisso mensal com a instituição?
    A valorização do sócio é a garantia de sua fidelidade. É bom não esquecer isso.

  27. Está na hora de levantar a bandeira e pedir para que Ruim Costa E Chitolina larguem o osso.

    Está difícil do motorista remunerado do Presidente e do executivo remunerado pelo clube largarem o osso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.