Participe da discussão

71 comentários

  1. Gostei do Grêmio, estamos evoluindo, porém alguns jogadores cometem erros primários ainda.
    Penso que estamos decolando lentamente, a hora em que todos os jogadores estiverem em sintonia o Grêmio vai ficar forte.
    Claro que eu quero a Copa do Brasil, mas já começo a ver com bons olhos o brasileirão também, estamos com jogadores novos querendo jogar e no caso do brasileirão isto é importante. Gente nova querendo jogar mesclada com experientes jogadores dá bons resultados, me lembra 1981.

  2. Marcos Almeida!
    O Mario só tem 19 anos. Não faz um ano que éstá no grupo principal. Está em formação, mas é disparado o melhor da defesa. Sua qualidade técnica é reconhecida por todos. Devemos creditar suas falhas, em parte ao desentrosamento da defesa em virtude das constantes mudanças feitas pelo treinador, e à falta de sintonia entre a meia cancha e a defesa. Quanto ao grupo como um todo, está evoluindo, mas continua cometendo os mesmos pecados de marcação, principalmente no setor de meio de campo. Creditar a alguns jogadores virtudes que na prática não se confirmam, não é uma boa política. Tá na hora do treinador enxergar o que os “leigos” estão “carecas” de perceber.

  3. Retornei ontem de viagem por terras caribenhas e fui direto pro Monumental, onde encontrei o Amigo Marcos.
    E gostei muito do que assisti, tirando o bruxinho do Silas, o Ferdinando.
    Temos centro-avante que já me fez esquecer o argentino aquele…Como era mesmo o nome dele???

    E pra voltar com força total:
    AGORA VAI!!!

  4. Perdão, mas não posso deixar de falar no MÁRIO FERNANDES.
    O guri simplesmente é o melhor LATERAL que temos hoje no Brasil. Joga demais!!!
    Pra Copa 2014 já temos 2 titulares escalados: VICTOR e MÁRIO FERNANDES.
    Mas é bom esse Mário.
    E pra não perder a oportunidade, mesmo desviando do post, alguém comentou que CONQUISTAMOS MAIS UM TÍTULO NAS BASES EM 2010??? EFIPAN.

  5. Bernardon, essa frase é do Silas na coletiva…

    absurda, inexplicável ele não pode ficar se pronunciando assim nas coletivas, já declarou que o Rodrigo chega pra solucionar o problema da defesa; ontem queimou o Vitor também, onde ele quer chegar? cadê a direção?

    está vindo um lateral direito, vão acabar pondo o Mário na reserva, pois o Rafa Marques é experiente… pelo amor de Deus

    Me apavorei de novo com a facilidade que todos times tem tido de entrar tabelando pela frente da nossa área, o Ferdinando com a camisa do Grêmio é um ABORTO, além de ruim é omisso saiu de VÁRIAS dividias pra não tomar cartão e ainda atrapalhou o Vitor no gol deles

    e o Mário arrebentou de novo

    quanto ao Jonas se comprovou a minha tese, nunca faz gols importantes ou decisivos; antes do Borges marcar o segundo, seu Jonas tinha perdido uns 3 e o jogo ficando difícil. Só joga pra ele e tenta a brilhatura pessoal.

    Douglas sensacional, de bom sem o Tcheco e o Maxi em campo o número de faltas se reduz a metade e o jogo como um todo fica mais veloz.

  6. Amigos…

    Não temos treinador, o time do Grêmio não marca ninguem… E o Ferdinando não tem culpa amigos, culpa tem o treinador em escala-lo e outra também é a Direção de futebol que não faz nada…

    Deram moral de cuéca para o SILAS está aí… Chamaram o cara de treinador experiente… ta aí… (o Grêmio parece um time que jogou todo mundo dentro de campo e disse, joguem) nada ensaiado… da para ver que em quase 2 meses não tem nada de mão do SILAS, nada mesmo… parece um time sem treinador…

    Não adianta, eu não me convenço, e o nosso time não me convence… não marca ninguém naquele meio campo, ta por demais… Isso é falta de TREINADOR…

    O Leandro está muito mal, precisa melhorar bastante, ontem estava perdidinho em campo…
    E o HUGO, Mega-SUPER-MotherFucker contratação, no banco…

    Algo para mim não parece cheirar bem…. O que temos de qualidade salva-se (MARIO, Victor, Borges)… o Resto é só promessa e esperança que vá vingar…

    Espero que muita coisa mude.

    obs.: é eu que noto ou parece que a torcida está desmotivada, pouco público, e quem vai ao estádio está com o pé atrás. Parece que não convence…

    Seja lá o que for, no meu ponte de vista se queremos ganhar alguma coisa, “TEM QUE MELHORAR”… senão não VAI Bernardon

  7. Apenas constato dois pontos: 1) nono jogo, nona escalação diversa; 2) continuo a contra-gosto com minha observação sobre o jogo contra o Pelotas.

  8. eu já disse antes e vou repetir: se não mudar o silas não dura muito. escala mal (o meio campo de ontem era lamentável, não marcava nada, só jogava do meio pra frente) e já tá começando a dar entrevistas a la juarez: atacando a torcida e sempre comentando os erros dos jogadores (menos do bruxo dele, o ferdinando “não acerto um passe de dois metros”).

    não gostei do que vi, quando o vec saiu da retranca e passou a nos atacar, quase sofremos o empate.

    não dá pra ficar contando só com o ataque, vai acontecer de um dia ele não funcionar (GREnal) ou o juiz nos garfar. e aí? o que vai acontecer?

    desculpe, mas é muito pouco. esse treinador já teve tempo de, pelo menos, mostrar uma evolução. mas que nada: mythiuê joga bem num jogo? no outro nem no banco fica. leandro tá fora há tempo? volta como titular e fora de posição. fernando melhora o passe e a marcação do meio? volta pro banco do bruxo.

    sei lá, mas simplismo do “ganhou tá tudo bem” não me serve. não quero ganhar só do vec, quero ganhar títulos. e se a coisa não mudar, acho que vamos comemorar mais uma vez apenas vitórias, não títulos.

    PS. concordo com o marcos almeida, mais uma vez: meira é um estorvo. chega! não consigo nem ouvir mais ele, porque além de falar besteiras e não fazer parte do serviço dele, parece que tem uma batata quente na boca…

  9. O Leandro tá fora de lugar, porque o sr. Jonas é Titular todo aperto de ontem se deve à beleza que perde gols feitos e não sabe jogar coletivamente. Leandro fora do time consequentemente o meio fica fraco e o Mithuye fica fora do banco…

  10. Leandro não é armador, jogamos com 1 a menos ontem. Quando o Maylson entrou o time voltou a jogar bem, com mais pegada no meio e maior capacidade ofensiva.

    Uma pena que todo o discurso do Meira de não contratar jogadores pra grupo e sim valorizar a base não é posto em prática. Maylson, Fernando e W. Magrão devem ser titulares ao lado de Douglas no meio campo!
    Ferdinando é de grupo no máximo, Rochemback não aprovou ainda e Leandro é atacante!
    Outro da base que merece oportunidades como opção de ataque é o Mithyuê.

    Roberson ta indo pro Juventude…

    Ta na hora do Silas começar a fixar um time titular, não da pra mudar a foto do time todo jogo.

  11. Ferdinando e Jonas titulares são atentados a inteligência gremista.
    O Raul escreveu que foi 0 nono jogo e a nona escalação diferente. Vou mais além, o Autuori nunca repetiu uma escalação.
    E o Bernardon voltou. Agora vai.

  12. Olha pelo que vi ontem o Leandro não está fora do lugar, ele é fora do lugar…
    Silas queimar o Victor foi o fim. O Silas como jogador nao servia para amarrar a chuteira do Victor e como técnico ele vem mostrando o mesmo.

  13. Saudade dos amigos viajados Marcos e Bernardon!

    O dever me chamou. Eis-me disponível novamente.

    Ontem, ficamos bem no meio da Social. Um ponto de vista que há muito não tinha. Só evito sentar perto da goleira da Cascatinha porque, ali, os maus resultados são mais frequentes.

    Serei breve:

    – Ferdinando e Gordo Roca: NÃO DÁ.

    – Fernando e Maylson são titulares absolutos.

    – Jonas: Grêmio ofereceu 140 e ele quer 240? Duvido que não aceite fechar por 180. Mas só se for negociado com certeza na janela de julho. Senão, tchau.

    – Leandro: não é atacante, não é para o lugar de Jonas.

    – DOUGLAS e MÁRIO FERNANDES: SOBERBOS.

    – Hugo: sem acochambrar, é o cara pra assumir o lugar do Jonas.

    – Fábio Santos: com Roth e com Rospide, jogava um futebol minimamente aceitável. Quando o técnico ou é “acadêmico”, ou não sabe se expressar nem como um mendigo analfabeto, ou ele não entende as instruções, ou ninguém entende o treinador.

    – Vou levar para o saquinho com minhas cinzas a ser enterrado dentro de uma das goleiras do estádio do Tradicional Adversário uma dúvida eterna: E SE VAGNER MANCINI TIVESSE FICADO?!

    Adoraria morder minha língua, pois o discurso que parecia “casar com o perfil” do Grêmio me encantou. Hoje, confesso estar bastante decepcionado com Silas.

    Admito que o futebol é complicado, que o plantel é outro, que as lesões e suspensões têm ocorrido com uma frequência acima do aceitável, etc.

    Porém, vocês não acham que o grande gargalo do futebol é encontrar quem saiba fazer gols e quem saiba deixar os avantes na cara do gol? Zagueiro, não sendo estúpido e tendo porte físico, convenhamos: ATÉ VILSON E JOÃO MARCELO JÁ FORMARAM A MELHOR DUPLA DE ZAGA DO PAÍS EM 1990.

    Entenderam aonde quero chegar?! A culpa de haver jogadores ruins é de quem os contrata. Mas a culpa de quem tem jogadores claramente melhores técnica e fisicamente e escala os piores quando todo o reino mineral sabe que os melhores estão à disposição é do… Técnico.

    []’s,
    Hélio

  14. Dois detalhezinhos:

    1) O Cesar Bimbi deve estar na praia, aproveitando com a família. E, embora o Maylson seja bom o suficiente pra não precisar de defensores, sinto falta do amigo pra chulearmos pelo nosso “bruxo”. Aliás, cada um tem o “bruxo” que merece: o Silas tem Ferdinando… Pior: como o Roca está em alta com o chefe, olha… Hoje, EU (que não escolho nada; não o Silas, que é quem escolhe) poria Fernando e – pasmem – Adílson voltaria nos braços do povo (pelo menos enquanto Willian Magrão ainda não tiver pegado de volta a sua antiga embocadura). O Maylson joga mais à frente, ao lado do Douglas, pois o Leandro ainda não convenceu;

    2) Mithyuê e Hugo, Hugo e Mithyuê: uma disputa sadia e interessante. Bem ou mal, nenhum conselheiro de movimento algum tem cojones pra substituir o Meira. Bem ou mal, embora eu preferisse que ele não desse entrevistas nem em LIBRAS, o cara tá sabendo montar grupo. E, diga-se de passagem, agradeçamos todos a São Irany!

    Ao pai, por ter sido bom presidente e por ter feito o filho. E ao filho, por ser extremamente competente.

    []’s,
    Hélio

  15. To chegando à conclusão de que o Leandro não é nada!
    Não é meia, não é atacante, não é testado na ala… talvez de goleiro o futebol dele apareça!

    O Muricy ta pedindo pra ser demitido do Palmeiras, a torcida odeia ele, tomou 4 em casa ontem.
    Este me serve, apesar de ser freguês em copas.

    Mas vamos dar mais um tempo pro Silas, quem sabe ele vira treinador de time grande!

  16. Hélio como assim sabendo montar grupo? estamos desde o ano passado sem lateral direito sequer pra reserva?

    Tendo o dois gRoberson, Bergson e Mithyue e Jonas ele trouxe Hugo e Leandro.

    Vendendo Léo e Thiego não podia negociar o Réver e NÃO TEMOS PRIMEIRO VOLANTE no grupo

    Quanto ao Muricy, o problema dele é que não joga noutro esquema qu não o famigerado 352

  17. Tentei lembrar a escalação do Grêmio de 1990, no Nacional mas não saiu

    Mazaropi ou Sidmar, Alfinete, João Marcelo, Wilson e ?
    Donizetti, ?, Cuca e Caio ?
    Maurício, Nílson e Paulo Egídio

  18. Lamento desapontar alguns amigos, entre eles meu fraterno companheiro Bernardon. Não gostei do que vi ontem.

    1. Repetindo. Precisamos de um 5 e um zagueiro, um deles tem que ser xerife. A zaga fica mano a mano com os atacantes. Desastre.
    1.1. Ontem, digo de novo até cansar, aconteceu o mesmo de sempre, até com aquele time ruim da Universidade foi assim. A gente tá olhando e o gol do adversário se desenhando … pinta, pinta,pinta até que … PINTA, eles fazem. E ninguém toma uma atitude. Tava pintando o primeiro gol deles quando fizemos o nosso segundo, salvos. No primeiro antes do gol eles fizeram 3 ou 4 jogadas de gol, e o time olhando. Tem que ter um cara, um xerife, que tome a frente, dê um peitaço e espante isto. Grite chega e pare os caras na marra se for o caso ( dinho,goiano… ). Enfim.
    1.2. Se notaram, o Vitor ontem ´bateu roupa` mais do que uma unica vez – quando do gol. Ele catou borboleta umas 3 ou 4 vezes. Por que ? O ataque adversário chega na cara dele toda a hora, como no primeiro gol. Sem cobertura, zaga fraca, sem zaga, goleiro apavorado ! Não tem outra.
    1.3. Já não está dando no Gauchão…na copa do Brasil nem pensar.

    2. Não adianta dizer assim: o Silas não está dando um jeito … E NEM VAI DAR, para dar o jeito tem que ter o cara que dê o jeito. E não está no olimpico este cara.
    2.1. Pensei, pensei, que fazendo a pré, viria com tudo: Tulio. Não veio. Aliás, veio … pior.

    3. Quem me conhece sabe, não sou derrotista. Não estou insatisfeito cm o ataque. Tá de bom tamanho, ontem fez 4 ( não vão querer que tivessem feito 8 né ? ). Mas a cobertura da zaga tá demais.

    Como disse no post anterior, jogos do G deviam ser proibidos em janeiro e fevereiro. Mal chegue de férias e já estou estressado.

  19. Marcos,

    Falta lateral, zagueiro e volante, sim. Essas carências são de responsabilidade da direção de futebol, sim. Mas dos meias de ligação aos atacantes, independentemente do fato de que dêem certo ou não, desde 2001 não tínhamos tanta qualidade (dadas as proporções do futebol atual, claro).

    Mérito do Meira nas posições 7, 10, 9 e 11, falha em quase todo o resto. Mas até o Cacalo montou um time ruim para a Libertadores de 98.

    Quanto ao Bergson e ao Roberson: nunca gostei do Roberson. O Bergson é bom. Mas será o suficiente? Irá vingar?

    O Fernando tem 17/18 anos e entrou direto no time, sem tremer. Quase não erra passes. Desarma na bola. O Silas não tem desculpas pra escalar o Ferdinando.

    Hoje, Thiego faz falta. Perto da ruindade do Rafael Marques, faz falta. Não é mau jogador: o problema é que só sabe jogar pelo lado direito da zaga sem a menor possibilidade de mudar de lado ou de ser improvisado como volante ou lateral.

    A negociação de Léo foi inevitável a fim de manter o condomínio de credores em dia. E é um jogador emocionalmente instável, que praticamente acabou quando não foi convocado para as Olimpíadas. Bom, porém muito menos do que já foi.

    []’s,
    Hélio

  20. Amigo Josias, não é de agora que escrevo, digo e repito que o Grêmio precisa de um BANDIDO. De preferência um centromédio das antigas, um verdadeiro número 5.
    Mas me preocupei com a notícia de que o Mário esteve com o Jorge Machado e representante de clubes europeus conversando…

  21. Pasmem: vi o primeiro jogo do Grêmio inteiro! Me irritei quando teve uma falta na entrada da área, ótima pro Douglas e aparece aquele imbecil do Jonas e pede prá bater. Duvido que essa uva treine faltas! Isso é treinador! Se fosse eu o técnico e já nem voltava do intervalo! A escalação do Ferninando me lembra as teimosias do Juarez. Ontem ficou bem claro (quem assiste no estádio percebe bem melhor que nós na tv) a falta de marcação dos volantes. Estoura tudo na zaga. Vai vai até q vaza! Rochembola não tem condições!! Não marca nem a vó dele e o Ferninando (bruxo do home) tem muitas dificuldades! Acho que nem prá grupo serve! Todo treinador tem um bruxo. Lembro do velho Chiquinho e seus bruxinhos Jorge Anadon, Toquinho, Rubem, dentre outros (todos jogaram no Inter-SM e o Chiquinho levava-os para todo clube que fosse).
    Senhores, se por ventura viesse o Muriçoca o Borges iria pro banco!!
    Começo a concordar com os críticos do Silas! Tomara que eu esteja enganado…
    Abraçoss

  22. Então estamos concluindo que os jogadores não são os responsáveis; logo, os problemas estão um tanto acima. Se assim for, tais problemas já vem de tempo: Roth, Autuori, parcialmente Rospide. E apenas nessa circunstância, sendo verdadeira a afirmação, parece que as dificuldades estão um pouco mais acima ainda.

    Enquanto isso… mais abaixo, a base vem de sucesso em sucesso. Só espero que não trilhem o caminho acima.

  23. Quando eu falei a tempos que o SILAS não presta me chamaram de LOUCO, me lembro bem o Josias (ignorância futebolistica).
    A casa ta caindo com esse SILAS, que é BRUXO do DUDA (ele falou que estava trazendo um treinador de experiência para o lugar do Rospide).

    E o MEIRA, ahaaaaa esse meira ta na hora de pegar seu baquinho junto com o SILAS e debandar do Grêmio.

    O Sr. Presidente DUDA, tem que ver as coisas, ou ele é louco ou ele é cego mesmo e não entende nada de futebol.

    Hélio, o que tu esta constatando eu ja falo desde o segundo jogo do gremio na temporada.

    E JOSIAS, tu ficou preocupado com o que viu ontem, é amigo, to preocupado desde o primeiro jogo contra o Pelotas.

    Tomara que o que o PAI de Santo e o Bernardon falam seja certo, ou senão amigos, não vejo um ano muito agradável.

    Quanto aos jogadores tenho minhas observações:

    Jonas, com Jonas em campo não tem taça no armário, é a mesma coisa que o Palmeiras acha que será campeão de alguma coisa com Cleiton Xavier no time. São jogadores de segunda linha com soberba de 1ª, aí para mim não dá mesmo.

    Maurício, levou porrada do OBINA e hoje eu vejo que foi com razão mesmo, o cara não joga nada e tem que levar bronca mesmo e no jogo de ontem ele ja estava arrumando encrenca.

    Ferdinando, o cara não tem culpa, culpa é do SILAS que coloca o cara. O cara é limitado, o treinador deixa no time, daí é isso que vimos ontem, o cara sendo vaiado por culpa de um treinador sem experiência.

    Leandro, ta perdidinho da SILVA, será que é por isso que estava no Japão. Isso é estranho, quem vem do Japão não da para dar muito credito. Pode ser que jogava muito, mas ta brabo de ver.

    Hugo, não ha meio termo, gastar o que gastamos e na reserva, onde ta o MEIRA.

    Fabio Santos, em um time arrumado, é um PATRICIO 90%, da pro gasto, mas com um time desarrumado, é sacanagem…

    Rochemback, é meia armador, tem que disputar posição, pois não marca ninguem.

    Mario Fernandez, tem que ser zagueiro, joga muito, e um bom time começa sempre pela defesa.

    Borges, simplismente foda, matador.

    MEIRA, omisso… simplesmente AFUNDANDO o Vestiário do Grêmio.

    SILAS, é o treinador com experiência que nosso PRESIDENTE DUDA achou. É o AUTUORI sem GRIFE. (ja falei isso antes e fui pedalado)

    DUDA, esse ainda ta la na epoca da eleição, KOFF ganou e DUDA assumiu. Ta deslumbrado com o cargo. Ainda bem que fim do ano tem eleição.

    Abraço a todos…

  24. Qual dos últimos treinadores do Gremio teve nas mãos um plantel como o atual? Digo, sem errar. Nenhum. Logo…

    Josias! O William Magrão não poderia ser o tal nº5? Será que o Gremio tem grana para buscar no mercado alguém melhor que ele?

    Hélio! O Meira contrata muito e acerta pouco. Pelo menos melhorou nos acertos. Borges é dez!

    Já dizia o general Osório: É fácil comandar homens livres, basta mostrar-lhes o caminho do dever!

  25. Darcilio.
    O Willian Magrão talvez, não sei te dizer, mas ele vem tendomuito azar este rapaz, com sucessivas lesões. Dinheiro ? O Grêmio nunca gastou muito para obter um jogador para a posição. O Dinho era bi do mundo e da libertadores e veio por um preço excelente. O Sandro Goiano: o Renato Moreira assumiu num dia e no outro me ligou dizendo, Josias, preciso trazer um 5 e não acho o Odone, chega nele, preciso de no minimo 150 mil e trago o cara que vai ajeitar o nosso meio campo …perguntei quem: Sandro Goiano tá lá no … ( já não me lembro se era Remo, Payssandu, não me lembro, deu branco … mas o valor era esse …) e o Mano é quem tá pedindo … Tínhamos levado 4 na estréia do Mano. Bem o resto da história vcs conhecem.
    Então te digo: tem que procurar e dinheiro não vejo problema.

    SIDNEI. NÃO TE CHAMEI DE LOUCO. Localizei os nossos debates aqui, queres ? Eu trago e colo. Minha posição cm relação às tuas foram bem claras. A minha preocupação sempre foi a mesma, desde o inicio, não vou citar jogador por jogador mas tenho sido coerente, não saio atirando feito metralhadora giratória e então vou de novo dizer:

    a) precisamos de um zagueiro – reclamo disto desde o inicio, desde o jogo cntra o Pelotas Sidnei que teve coisa boa lá sim, Borges foi uma …

    b) precisamos de um 5, desde o inicio estou dizendo isto,

    c) precisamos destes dois infinitamente mais do que laterais, embora hoje temos a realidade da lesão do lucio

    d) sobre o SILAS já falei tb aqui seu Sid, e dezenas de vezes, treinador novo, chegando time grande, precia de homem forte no futebol da direção para orientação e colocar o cara nos trilhos, como acontecue com o Felipão e com o Mano: o Silas é responsabilidade do vestiário, tem que ser comandado ao estilo Grêmio pelo cara do futebol, como o Cacalo fez com o Felipão, como o Renato e depois o Pelaipe fizeram com o Mano; se o cara do futebol não fizer o papel dele frita o Silas que é bom treinador e sofre do mesmo mal que sofria os dois acima citados, insegurança ….

    d) sobre o Meira … meu Deus eu realmente falo Grego, já falei aqui também ( acho que vou fazer como no caso ARENA, largar e não falar mais ), já fiz um topico sobre isto que saiu no GRÊMIO COPEIRO enxugado daqui
    colo mais uma vez, dá uma olhada e se souberes suprir o meu questionamento, volta aqui e dá a solução:

    http://gremioimortal.blogspot.com/2009/11/reflexao-sobre-um-dos-temas-cruciais.html

    e) ignorância futebolistica alcança muitas coisas, loucura não !

    abraço

  26. Um acréscimo, amigo Bernardon.
    O Mário tem uma habilidade espantosa. Ontem fez um gol de talento. Nunca vi zagueiro fazer gol assim. Ele dribla com facilidade, se desloca com inteligência, tem velocidade, impulso, olha bem o jogo, e, repito, meteu um gol de …. puta merda, vou dizer : atacante ! Será que esse guri como zagueiro não é um desperdício ? Como lateral …. ? Esse menino tem tanta facilidade para jogar ali perto da intermediária para a frente….e chegando lá em riba …. eu vi esse guir jogar nas bases e ele sempre teve intimidade com a linha adversária ….como se não bastasse tudo isto Bernardon, se é para ter empresário por perto que pensem em alguém que custe mais caro … e os homens de frente custam muito mais caro do que os de trás …..

  27. ah, PELO AMOR DE DEUS = O ROTH NUNCA GANHOU ABSOLUTAMENTE NADAAAAAAAAAA !!!!!!!!!!!!!!!! ESQUEÇAM ESTE SENHOR POR FAVOR !!!!!!!!!!!!!! E, esqueçam, ao menos por hora, o Rospide, até porque NEM ELE QUIS, ELE NÃO QUIS, ENTENDERAM ? É, ele, o Marcelo Rospide, perguntado, revelou, não, não quero, se quiser será mais adiante. Por favor senhores vamos ter calma, muita calma nesta hora !
    O Roth, já fiz um tópico sobre isto, faz parte daqueles mistérios do esporte, que enriquece e ou torna milionarios muitos fracassados como ele, o barrichelo, enfim ! Parem !

  28. Josias, deixar o Mário como zagueiro é perder um jogador com talento extraclasse. Ele tem que jogar como lateral. Avançando com o talento dele, teremos muitos gols do Mário ao longo da temporada.

    Agora, alguém lembrar do Celso Juarez nesse momento é sacanagem. É coisa de canela…

  29. Mário pode ser líbero ou o 5 como queiram não como xerife mas útil.
    Sobre Meira qualquer pensamento lógico indica que dali não sai nada, pelo perfil, pelo conhecimento, pelo discurso modorrento e principalmente pela maneira como ascendeu ao cargo. Ele era assessor do Krieger com Odone e o ABSURDO MAIOR FICARAM na troca do Presidente. O Duda até hoje não montou seu DF !!!!! Como isso pode dar certo? Cenário futuro de derrota no GRENAL (toctoc):
    cai só Silas= errado pois jogaram o sofá fora
    cai só Meira=errado pois um futuro vice herdaria crise com esqueleto.

  30. Darcílio: sim, Meira contrata muito e só passou a acertar agora. Muito tempo e dinheiro perdidos e muitos erros de avaliação por termos o homem errado no lugar errado e um monte de corneteiros internos que não apontam a solução nem chamam a responsabilidade para si.

    Marcos: hoje, no Palmeiras, caíram o técnico e o diretor de futebol. Sem fazer terra arrasada e lembrando que nenhum conselheiro de nenhum movimento quis assumir a bronca, a pressão sobre Meira só terá sentido caso alguém se apresente. Como bem lembraste, havia esquecido do 352 eterno do Muricy. Até segunda ordem, prefiro ter um pouco mais de paciência tanto com o técnico como com o plantel.

    Bernardon e Josias: Nunca fui louco de queimar a biografia do Autuori e tampouco deixaria de dar ao Roth a última chance dele em um clube de ponta. Contudo, isso não quer dizer que eu os considerasse ideais para o Grêmio: queria ser otimista e dar um voto de confiança. Porém, acho que Silas não passa de um Zetti ou de um Bonamigo. Afinal de contas, todo apoio tem limite.

    Não conheço o Guerra, mas ele deve voltar para o Jurídico, onde muitos dizem que ele é brilhante. É como pôr o Mário na zaga.

    Sobre o Meira, repito: não posso querer mal nem dar rasgados elogios a ele. É um gremista que se incomoda bastante e quer ajudar. Com todo o respeito, seu histórico no futebol sempre me preocupou. Ou muitos esquecem que ele foi diretor de futebol quando o vice era Guerreiro e o Grêmio estava na Série B em 1992?

    Falando em 92, gostaria de registrar que nunca entendi o que houve com Rafael Bandeira. Ele teve cargos importantes de meados da década de 1970 com atuação bastante destacada. Trabalhou com Dourado, Facchin, Koff, Odone… Montou times vitoriosos, era excelente nos microfones… Tenho a impressão de que, apesar do rebaixamento, está longe de ser tão nocivo ao clube como o foi Guerreiro.

    []’s,
    Hélio

  31. Josias meu nobre…

    Foi como exemplo e nada como magoa.

    Só citei as coisas para mostrar que minhas teorias conspiratórias estão se desenhando.

    Grande abraço.

    obs.: O Silas não presta, é um Autuori sem grife, a única diferença é que ele faz gestos na beira do campo e faz propaganda para companhia telefônica. Pois o time ta perdidinho assim como ele.

  32. hélio:

    não sei se é verdade, mas meu pai sempre me disse que isolaram o bandeira, por isso o Grêmio caiu. depois de caído, voltaram a dar um pouco de força. repito, não sei se é verdade nem de onde meu pai tirou isso, mas como ele sempre conta a mesma história, deve ter um fundo de verdade nela…

    e o mário é zagueiro. não se iludam com o gol que fez, porque se tirarmos o gol a atuação na quarta não foi das melhores. se temos uma excelente promessa de zagueiro, pra que desperdiçar na lateral, onde ele vai ser no máximo bom?

    essa história do mário parece aquela de quando surge um volante que sabe jogar bola e marcar. logo a imprensa, o treinador e parte da torcida querem ele jogando mais a frente, porque é um desperdício ele jogando na marcação. resultado – o cara vira um meia medíocre, mas se tivesse ficado na dele teria sido jogador de seleção…

  33. Quase desanimo ao ver tanta corneta.
    Até parece que alguns estão torcendo contra. Ao “palpitar” estão revelando o desejo de que as coisas afundem.
    Crítica é uma coisa. O que está sendo tentado é DESTRUIÇÃO.
    Principalmente porque se dá por gente que nunca pisou num vestiário ou, se pisou, nunca teve sucesso. E se vê que são pseudo-entendedores de futebol.

    Estou querendo ensinar? Não. Fico na minha. Aquilo que não conheço, respeito a opinião de quem conhece.SE NÃO CONHEÇO VESTIÁRIO NÃO VOU FICAR AQUI ENSINANDO OS OUTROS.

    Ainda bem que temos, aqui, alguns textos lúcidos. Alguns muito lúcidos.
    De gente que, talvez até não tenha trabalhado no futebol, mas já compartilhou momentos e decisões importantes e construção de times e vaias em treinadores iniciantes.

    Os destruidores não venham depois que com a desculpa esfarrapada de que são muito gremistas e ficam nervosos. Controlem-se

    NÃO ATRAPALHEM. POR FAVOR. NÃO ATRAPALHEM.

    Mais do que nunca, este é o momento de ajudar. Depois que o time se consolidar, NÃO PRECISA MAIS.

  34. Exatamente: Mário Fernandes é zagueiro. Aliás, deu no CP de hoje que Ferdinando passa mal a bola porque profissionalizou-se tardiamente, já aos 21 anos, e não passou adequadamente pela base.

    Ora, convenhamos: independentemente da indicação do técnico, um dirigente de futebol precisa ter esse detalhe nada desprezível em sua cartilha para vetar esse tipo de contratação.

    Túlio e Rafael Marques são dois derrotistas que passaram por Goiás e Botafogo. O primeiro é muito baixo, lento e leva cartões em excesso. O segundo, só conseguiu jogar bem quando Réver estava no auge: é o típico caso do jogador ruim que engana quando a parceria é boa.

    Não há lateral-direito. Lateral-esquerdo há, mas ainda não amadureceu (Bruno Collaço; Fábio Santos, a meu ver, é um reserva melhor do que Lúcio, cuja contratação sempre fui contra por ser um apoiador que não marca e por estar ‘bichado’).

    O primeiro volante é o menino Fernando e Adílson é o único reserva aceitável para a posição. Porém, é preciso ter um nome intermediário, pois essa posição é a mais passível de lesões e suspensões. Não pode ser qualquer um para compor grupo, pois trata-se do setor mais importante na marcação e no contra-ataque.

    E o Pelaipe não quis o Guiñazu…

    []’s,
    Hélio

  35. Hélio Paz,
    Tenho acompanhado atentamente as tuas participações. Tens mostrado sabedoria. Porém não posso concordar com a tua idéia de que o assessor do futebol, Alberto Guerra, deve retornar ao jurídico. Acho que ele é ótimo no jurídico (fomos colegas na gestão Cacalo),mas é necessário renovação.
    Do jurídico já sairam para o futebol: Cacalo, Raul Régis, Maineri, Evandro Krebs (perito assistente), André Krieger, Renato Moreira e outros tantos. Acredito que ele pode realizar um trabalho proveituoso a favor do nosso Grêmio.

  36. Marcos:
    Não critico pessoas. Respeito todos.
    Estou me referindo a comentários. “Vaias”, pelo teclado, a meu juízo precipitadas e prematuras. “Ninguém presta, está sempre tudo errado”(?!) Basta ler.

  37. Está explícito: o time está sem proteção e com uma defesa fraca. Falta um volante nr. 5 (cinco), falta a rescisão de contrato do gordo, lento e enfeitado (erra passes infantis) Rochemback, falta organização tática, FALTA COMANDO DE VESTIÁRIO. E pensei que o Paixão trabalharia forte no vestiário. Pelo visto, Paixão tb está faltando para com o Grêmio. Concordo com aqueles que entendem que Hugo disputará posição no ataque. De bom, ficam a boa atuação de F. Santos, as atuações de Douglas e Borges e o futuro promissor de Mário Fernandes. Victor: com a fragilidade da defesa (meio e zaga), até Victor mostra-se “fora de tempo” (saindo mal do gol e aceitando gols estranhos). CONCLUSÃO: contratar um grande volante e mais um zagueiro. Talvez mais um lateral esquerdo.

  38. Marcos,

    Acredito que foi para mim o “destruidores”.
    É que o Carlos deve estar bem satisfeito que desde 2001 não ganhamos um título de expressão, essa deve ser a satisfação dele como Gremista.

    Sou Gremista e o que não acho bom, eu meto o pau mesmo, não me considero o entendedor big mega sabe tudo, mas não precisa conhecer muito para ver que muita coisa anda errada e que várias escolhas estão erradas.

    Torço que meu time ganhe alguma taça, seja campeão. Mas o Carlos acredito que gosta deste comodismo de só participar, de só quase deu, de só ficar alí na beira da praia. Eu não, quero ganhar alguma coisa, to com saudade de título, to com saudade de comemorar.

    E vejo que muitos gremistas estão perdendo o tesão da coisa, olhe o estádio quarta, olha a vaia, a insatisfação. Mas acredito que o Carlos goste disso mesmo, de morosidade.

    Enquanto eu for Gremista e achar que estão estragando com meu clube do coração e meu time Carlos, vou meter pau, se acha que ta doendo ou que estou destruindo, entenda como crítica de alguem que ta cansado de ficar na fila.

    Abraço a todos

    FORA MEIRA E VOLTA ROSPIDE.

    OBS.: ATÉ O TIO JOEL COM SUA PRANCHETA É MELHOR QUE O SILAS, O “TREINADOR COM EXPERIENCIA SEGUNDO DUDA”

  39. acho q nao podemos arriscar outra vez a ter um aprendiz de autuori em 2010. assumo que e chamem de derrotista, podem chamar , mas lembrem que o sr meira entrevistou adilson batista q ” nao o convenceu ” sic.
    foi a floripa e aì encontrou o Silas q o satisfez plenamente. assim como Paraiba, Gilberto, nao o satisfazem. Me lembro da declaraçao do Maxi, de que parecia q a declaraçao do Mira no vestiario era gravada, ois era sempre a mesma coisa.
    resumindo:
    è um absurdo uma populaçao de milhoes de gremistas ficar a merce desse senhor.

    cbimbi

  40. Marcos,
    Se os clubes pequenos se impõe perante ao Grêmio com essas escalações do Silas, pensa no SCI.
    Eu to preocupadíssimo Marcos.

    E Outra, ja que perdemos o Grenal que podia, agora vamos ter que decidir na casa do SCI. Será mais um ano sem Grenal no Olímpico, pelo gauchão. O DUDA deve estar satisfeito, pois agora nenhum Grenal da para perder.

    Deus nos ilumine.

  41. Concordo com o Carlos, aliás faço minha as palavras dele, ao ler os comentários me deu vergonha alheia, me fez pensar qual foi o time que foi remontado e que em dez jogos se acertou, me lembrou o corneteiros da social do Grêmio quando Enio Andrade foi contratado, nada era certo, todos sabem como foi em 1981, depois lembro do Espinosa em 83, mais uma vez a corneta rolou solta no social, construir? nem pensar… destruir é barbada, então me diz um treinador que esteja pronto pra treinar o Grêmio, diz e assume, este negócio de terra arrasada vem daqueles que só querem o ovo, não sabe do esforço que o ganso faz pra bota-lo.(Antes que alguém tente me interpretar eu já digo que é ganso mesmo e não gansa)
    Me chama a atenção que nestas horas a gente pode ler no Josias um alento, as coisas são localizadas, mas por exemplo os fãs do cabeludo loiro(como é o mesmo nome dele?) já o esqueceram, evoluimos, e não vai ser em 10 rodadas que todos os problemas de uma decada serão resolvidos.
    Ao Josias eu pergunto: não te pareceu que o time está torto ao atacar?

  42. Roberto S:

    engraçado que esses dois anos que tu citou (81 e 83) o Grêmio ganhou títulos. e o time de 95 foi todo construído no início do ano (vieram, entre outros, paulo nunes, jardel, dinho, goiano, arce, adilson, rivarola, alexandre xoxó, romagno – lembram dele?) e não demorou muito os resultados começaram a aparecer.

    pex, o primeiro jogo da libertadores foi no parque antártica e perdemos roubados, nos sonegaram um penalti clamoroso. quando esse jogo aconteceu, não deviamos ter disputado mais que 5 jogos.

    o que eu tô vendo acontecer (nesse blog é novidade, mas nos blogs de gurizada é comum) é um patrulhamento da torcida sobre a torcida.

    existe uma certa cartilha a ser seguida, senão tu merece torcer pro Grêmio. e a maioria que prega isso tem no máximo 20 anos e nunca viu o time vencedor. eu nunca poderia ser torcedor do Grêmio pra essa gente: eu não vaio, mas gosto de ver o jogo sem ouvir rádio e quieto, observando as coisas. nunca gostei de ficar pulando e, sinceramente, não acho que quem fique pulando saiba o que acontece no campo…

    em parte concordo com o que escreve o sidnei (acho que é ele): chega de ser figurante. quero título, e não mais quase chegar lá, quando conseguimos o quase.

    e não é derrotismo, é constatação: lá se vão 9 anos desde nosso último título importante. é muito tempo, nasci em 77 e nunca tinha ficado tanto tempo sem títulos. não aguento mais.

    então, finalizando, entendo quem tá de saco cheio e fica vaiando e corneteando. uma hora a paciência acaba…

  43. nesse último jogo, fiz algo que não fazia há tempo, vi e ouvi o jogo pela Gaúcha; é incrível como a reportagem incita e manipula o torcedor.
    Primeiro eles escolhem o Cristo…
    Duas são as maneiras, potencializar os poucos que vaiam chamando-os de “torcida” a (TODA) torcida do Grêmio está vaiando a outra é entrevistar gente escolhida a dedo, entre a torcida.
    Eles conseguem com isso criar um clima hostil no estádio, outro artifício é o microfone aberto e a criação de uma expectativa criada em cima do anúncio de time, banco e técnico nos alto-falantes…. isso encoraja a turma da corneta
    Basta observar a volta e ver direitinho quem repete o que os caras dizem no rádio…

    Quando a poder ou não criticar isso é balela, a censura acabou e o principal o TIME NÃO ESTÁ BEM, sinais disso a intranquilidade cresente do Vitor, o número de vezes que os FRACOS adversários entram na nossa área com bola DOMINADA, e o fraco e autista discurso de vestiário

  44. Descreveste com precisão cirúrgica o acontece no Estádio.

    Quanto ao último parágrafo, concordo em parte.

    Só acho que o discurso de vestiário é o menor problema. Não que não considere. Mas discurso não resolve os problemas.

    A questão importante é a identificação e a correção dos defeitos.

  45. Gostei muito do comentário a seguir:
    18 de fevereiro de 2010
    Ferdinando não é Nunes e Silas não é Roth
    Depois de quase 5 anos, as vaias aos jogadores do Grêmio fizeram parte de um jogo no Olímpico. Não a vaia ocasional, mas aquela continuada.
    Está certo que o ano passado é um ano para ser esquecido, mas também não é motivo para histeria.
    E também não é hora para comprar insinuações maldosas dos isentos da imprensa. Hoje um abobado escreveu que discutiram quem é melhor: Nunes ou Ferdinando. Eles são oportunistas e estão sempre maquinando. O que me admira são torcedores do Imortal ainda entrarem nesta.
    Quem acompanhou a trajetória do Ferdinando no Avaí, está vendo o mesmo filme. Começou mal e foi se firmando.
    Quem acompanha os jogos do Grêmio este ano, como o de ontem, está vendo um filme novo. Um marcador apenas no meio de campo e 5 jogadores que não marcam e nem cercam, do meio para a frente.
    Peguem o jogo e olhem os primeiros 20 minutos, período em que o Grêmio jogou bem. Ferdinando não errou um passe. Depois, esbagaçado de ser o único a correr atrás da bola, ainda tentava construir, mas faltava força e fôlego.
    Ele tem que ser titular? A meu ver não. Quando Adilson estiver bom e William Magrão completamente recuperado, ele será um bom jogador para o grupo.
    Isto, é claro, se o torcedor parar de ler besteiras e não for ao campo contaminado.
    ____

    Outro isento começou uma campanha sistemática contra o Silas. Depois da entrevista pós jogo ele falou que devia ter visto um jogo diferente do jogo que Silas havia assistido. Depois começou a concordar com quase tudo que o treinador do Grêmio falou.
    O time está longe de jogar o que se quer, mas contra o bom time do Veranópolis, não levou nenhum susto. Levou um gol em impedimento e no segundo Victor já estava pensando no jantar. Ou alguém viu mais alguma chance de gol para o time da serra?
    Silas está procurando o melhor e se tem que fazer experiências, estas tem que ser agora. Não é hora de terra arrasada.

    Só um lembrete, portanto: calma e caldo de galinha não faz mal a ninguém. E vaia, tem que ficar para o pós jogo, se as coisas derem erradas.

    Postado por seu Algoz às 23:15 Comments (18)

  46. Caríssimo Artur,

    Agradeço pela tua apreciação sobre vários temas que costumo discutir. Eu apenas vi o Sr. Guerra em um churrasco do Marketing para os blogueiros do Exército Gremista.

    Em momento algum fiz qualquer crítica pessoal ou profissional a ele. Se o interesse é de renovação, ótimo. A minha intenção foi a de sugerir o a volta do envolvimento dele mais frequente com o Jurídico em função dos elogios que ouvi.

    Espero que não tenhas pensado que o coloco no mesmo nível de crítica com o qual me refiro à atuação do diretor Meira. Inclusive já deixei bem claro que compreendo que ele não erra porque quer, que é bem intencionado e costumo citar os seus acertos. Não o considero ideal para o cargo, mas pondero muito sobre algo importante que o Josias já mencionou: muitos o criticam, mas ninguém tem coragem de substituí-lo.

    []’s,
    Hélio

  47. meu sonho é ver esse tal de Edilson acertando a lateral direita, o Rodrigo se acertando com o Maurício na zaga e o Mário sendo testado como o 5 que nos falta.
    Quero ver esse time em campo:
    Victor
    Edilson
    Rodrigo
    Mauricio
    F. Santos
    Mario
    W. Magrão
    Douglas
    Hugo
    Mithyuê
    Borges

    Mas acho que o Silas não vai me dar esse prazer…

    Sonho também para que o Novo Hamburgo faça um crime domingo, pois senão tudo indica que seremos derrotados novamente em um gre-nada… nada mais evidente diante da fase de indefinições que o time passa…

  48. Artur.
    O cargo do futebol hoje é de Assessor do CA, caso do Meira. Na Vice do CA o Guerra o era comandante do Meira que, para este efeito, era seu assessor. Quando o Guerra, Vice do CA, deixou esta de Vice e foi assessorar o Meira, ele abdicou de ser comandante e foi ser comandado do antigo assessor …
    O Guerra comandava o Juridico na terra em que sabia e sabe como poucos. Nem acho que haja queixas pela sua ausência lá, porque o Rui dá seguimento ao trabalho com extraordinária capacidade. Mas um Vice assumir o papel de assessor do assessor, me perdoas, mas se não soubesse da capacidade dele, Guerra, como advogado, diria que não estava preparado para o cargo de Vice, porque ninguém deixa um cargo maior para ser subordinado de um subordinado anterior. To louco ou foi isto ? Respeito até o eventual altruismo do Guerra e deixar o cargo maior para assessorar o assessor e assim zelar pelo bem do clube. Mas ele está comandado do Meira. Por melhor que possa ser o Meira – sem entrar no mérito – hoje ele comanda quem deveria ser o seu comandante.
    Ah, por favor ! Me desculpem, mas isto é surreal. Torço pelos dois, mas eventual sucesso, até agora por acontecer, está longe da composição havida. Se o Guerra tivesse ido para o Futebol para COMANDAR o MEIRA ( e no passado teve Vice Presidente que assumiu o Futebol, lembra 2001, e assim, foi diferente, deixou o Gabinete para mandar no vestiário ) eu compreenderia. Como aconteceu, pode dar certo, T O M A R A, mas se der, repito, não foi pela operação, foi e será por acaso, a operação está errada na sua concepção.
    Se der certo, é como naquela história da medicina que inventam um remédio para próstata e depois descobrem que ele não resolve o problema da próstata mas faz crescer cabelo e então se usa prá isto … Se der errado ….. tinha tudo para dar errado.

  49. Dr. Carlos Josias:
    Na análise racional e convencional estás 100% certo. Me fiz, tb, as mesmas perguntas.

    Fico, porém, com o altruísmo e, como tu, torcendo para dar certo.

    Vi e vejo, no gesto do Dr. Guerra, atitude humilde, pensando no Clube sem soberba pessoal. Interpreto, ainda, como a atitude de quem, desejando trabalhar no futebol, mas, sem a certeza de que tivesse conhecimento prático suficiente, foi primeiro conferir, se integrar para descobrir, na prática, esse novo mundo.

    Nesse deserto de pessoas aptas a dirigir o futebol, saúdo o acontecido.
    Cumprimento também a grandeza da tua análise.

    Sem esquecer que o sujeito que reúne inteligência e humildade (tb não pode ser demais) acaba por discretamente, e ao natural, comandando.

  50. Caro Bimb,somente que não o conhece chamá-lo-ia de “destruidor por teclado”. Aliás, mesmo discordando de algumas críticas negativas e injustas, jamais duvidaria do gremismo de todos que aqui se manifestam. É a conhecida história e ou cultura de que participação na Instituição Grêmio aceita-se desde que “sejamos conhecidos e ou famosos”. Particularmente, refiro que minha paixão pelo CLUBE GRÊMIO é INCOMENSURÁVEL! Critico algumas atitudes do momento, pois pretendo (com todos os equívocos de pensamennto e ou entendimento que tenho) um futuro BREVE de vitórias. Estou com Duda e demais vices, todavia meu COMPROMISSO, por pura paixão, é com o GRÊMIO FOOT-BALL PORTO ALEGRENSE. Por alguns “posicionamentos senhorios” é que constato o quanto necessitamos de RENOVAÇÃO, mantendo, no Conselho, os gremistas verdadeiramente comprometidos e que trabalham pelo GRÊMIO; PELO BEM DO GRÊMIO. Embora discordando, não li um único comentário que tenha, como objetivo, DESTRUIR O GRÊMIO. Sim, alguns oportunistas, mas DESTRUIR O GRÊMIO? Vamos escrever com seriedade e respeito a TODOS!!

  51. Joao Luiz:
    Sim ganhamos títulos nestes dois anos, mas depois de uma derrota de virada para o Brasília em pleno Olímpico a torcida queria a cabeça de Enio Andrade, era logo no início do ano.
    Em 83 houve a famosa tragédia diante de Ferroviária no campeonato brasileiro, jogo que levou a contratação do Mazaropi.
    Em 95 o time podia ser novo, mas o treinador era o mesmo Felipão que só ficou pq o Koff disse que eles só sairiam juntos.
    Então depois de tudo que ocorreu fica difícil saber se teríamos estes títulos se a voz da corneta das sociais tivessem vingado. Felizmente naquelas vezes não vingaram.

  52. já penso que a Corneta existirá sempre…
    sobre ela, estádio com 5 mil espectadores nem que TODOS vaiassem, opde ser considerado como TORCIDA do Grêmio

Deixe um comentário

Deixe uma resposta para Carlos Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.