Participe da discussão

19 comentários

  1. Fiquei preocupado com a atuação de ontem. Percebe-se qualidade técnica no time, todavia penso que, tanto o esquema de jogo, quanto o posicionamento de alguns jogadores, terá de ser revisto por Silas. Chama-me à atenção os 2 (dois) jogos ruins do Réver. Será “cabeça longe do Olímpico” ou início de temporada. Ontem Réver parecia um zagueiro sem a mínima vontade de jogar. No mais, entendo que deva vir um grande zagueiro, caso o Mário vá para a lateral; temos de recuperar Willian Magrão URGENTE e apostar tb no Matheus Magro, pois o Adilson continua alternando bons e maus momentos durante o mesmo jogo. Com a vinda de Doulgas, com certeza, Silas terá de usar apenas 2 (dois) meias, do contrário a vulnerabilidade do sistema defensivo nos levará a várias derrotas. Dito isto, encerro registrando que grupo o Grêmio montou. Cabe agora ao Silas organizar o time e aos jogadores determinação e orgulho por vestirem uma camisa tão gloriosa e vencedora; a mais conhecida, NO MUNDO, do Sul do Brasil!!

  2. O ataque está muito bom. Gostei muito do que eu vi ontem a noite.
    Mas sigo dizendo que falta um bandido e que o Adilson não pode fica sozinho.
    No mais, AGORA VAI!!!

  3. Concordo em grande parte com o Vitor. Porém, Silas deixou claro que, contra adversários muito fortes e, principalmente, fora de casa, irá escalar apenas três dos cinco homens de qualidade que ele possui do meio para a frente; na maioria das vezes, escalará quatro. Ontem, foi uma experiência porque – creio – subestimou os adversários do Gauchão, pondo a maioria deles em uma vala comum em comparação ao fraquíssimo Pelotas.

    Ontem, o Valdir Espinosa (o próprio – não é fake; assumidamente cariúcho e rico, quando não está a fim de trabalhar, agora fica em casa assistindo e comentando todos os jogos de futebol possíveis via Twitter @valdirespinosa) disse o seguinte:

    – Com a contratação de Douglas, tenho medo de que o Grêmio passe a jogar com apenas um atacante.

    Talvez não seja o caso. Mas tenho um cutuque de que o clube teme que Rochemback não vingue e que Willian Magrão não seja mais um jogador de alto nível.

    Não temos laterais: ambos os esquerdos são fracos. Ou aquele menino no qual tantos apostavam vinga (Bruno Collaço), ou devemos ir às compras. Direito, simplesmente não temos.

    Com dois laterais, também gostaria que houvesse mais um centroavante, desta vez alto – seria um bom reserva pra podermos utilizar a bola aérea eventualmente.

    No mais, tenho muita esperança do meio para a frente – Leandro e Hugo jogam O FINO do futebol. Agora, temos a temível jogada do Arsenal e do Manchester United (dadas as proporções) – o cruzamento para trás de dentro da pequena área.

    Quanto à defesa, se Adilson joga sozinho sem outro centromédio (pra mim, volante é bilhete pra apostar nas loterias da Caixa) e a permanecer sem laterais, a dupla de zaga é a menos culpada.

    []’s,
    Hélio

  4. Correto, prezados Helio e Bernardon! Falta-nos laterais (direito e esquerdo) e os dois segundos volantes referidos são incógnitas: o Rochemback por estar fora de forma e talvez sem vontade, o Magrão em função do joelho (será q volta a jogar e como antes? tenho sérias dúvidas tb). Ainda acho que o Souza ou o Leandro poderiam fazer a ala e o Mário jogar na zaga. Gostaria tb de ver o Matheus Magro jogando com o Adilson (embora ele não seja segundo volante – atrapalha-se com a bola qdo avança). Eu gostaria de ver o meio assim: Matheus Magro (este não é do da Copa SP – q é muito fraco – é o do Sub 20 – lesionou-se antes do final), Adilson (Magrão), Leandro ou Souza (um dos dois na ala) e Douglas (Hugo). Na frente penso que HOJE seria Jonas e Borges, mas não descartaria Borges e Willian (mais fixo), pois o Jonas não é tudo isso, embora entenda que sim deve ficar e que é um bom atacante (mas, por favor, a impressão q tenho é que estamos acreditando q se trata de um novo Nilmar. Menos, amigos, menos!).

  5. o time marca bem e sem fazer faltas, a ausencia do Tcheco fez com que o ritmo seja mais veloz e acabaram-se as cavadas de faltas…

    O Jonas é um trapalhão com sorte

    O Silas vai ter problemas pois pra mim entre Souza, Douglas, Leandro, Hugo e Douglas só podem jogar dois

  6. Não gostei do time ontem, jogou muito aberto e desorganizado. Menos mal que o Silas já anunciou que não vai jogar assim.
    Do ataque, gostei de Jonas e Borges, formam uma dupla interessante. Souza e Hugo são ótimos meio campistas e aliados ao Douglas formarão um grupo de respeito.
    Leandro tem se esforçado bastante, é um jogador muito técnico, mas pra mim, seria reserva nesse time.
    Na volância, Adilson não pode jogar de primeiro volante, pois não é da posição e jamais pode jogar sozinho. Com Ferdinando jogando na 1ª função fica mais equilibrado.
    Gostei do Ferdinando aliás. Mesmo de lateral, conseguiu uns bons cruzamentos.
    Segundo o Meira e o Duda, dificilmente virá um lateral direito pro Olímpico e o Mário provavelmente vai jogar ali. Ok, mas se for assim, precisamos contratar um zagueiro!
    Fábio Santos e Lúcio foram mal. Só não entendo a pegação no pé do Fábio, sendo que o Lúcio errou tanto quanto ele.
    Assim, a escalação que acho que o Silas vai firmar será Victor, Mario, Rever, Rafael e Fabio Santos, Ferdinando, Adilson, Souza e Hugo, Borges e Jonas.
    Eu prefiro o Mario na zaga e o Maylson ou até o Ferdinando na lateral, entrando no meio o W. Magrão ou Rochemback depois.

  7. Quando o Lúcio entrou o time melhorou, além de ele ter acertado o primeiro cruzamento de um lateral (qualquer lateral) do Grêmio em pelo menos um ano!

    Não entendo essa pegação toda no pé do Lúcio, os dois jogos que fez esse ano mostraram uma evolução em relação ao ano passado…

    Quem não dá é o Fábio santos. Êta cara ruim! É bola nas costas e lerdeza na passagem o jogo inteiro! Não marca, não cruza, não chuta, não se posiciona, não nada!

    E concordo totalmente com o Marcos: Jonas não passa de um trapalhão com sorte… Mas tomara que essa sorte continue por muito tempo!!!

  8. Gauchão não pode ser levado a sério, o Grêmio errou ao colocar o Jonas à disposição do Silas.

    Domingo ele se escalou pra bater o penalti, reserva, não bate penalti. Jogando contra morto fez gols e ontem o Benfica no pós-jog escancaradamente fez campanha pró aumento GRANDE, valorização para o Jonas; jogador quepode ser negociado ou está em tratativas de renovação tem de ser encostado e esfriado agora arrumaram confusão

    Com ele jogando o time tá errado, pois o Hugo vai pra meia o Lenadro vai pro lado e o ….e o….

    Era hora de por o Bergson a jogar

    Quanto ao jogo duas coisas me chamaram atenção, apesar de não ter volante o time marcou bem a saída do adversario e sem cometer faltas e o Vitor melhorou muito a reposição de bola

  9. Até concordo que o Lúcio não está bem ainda, mas a diferença dele pro Fábio Santos é que ele pode até errar, mas tenta, não se omite, já esse Fábio Santos é um covarde, não tem índole para jogar no Grêmio. Escuto que a direção quer renovar os contratos do Fábio Santos e do Rafael Marques, eu sinceramente, não acredito nisso, será que não estão vendo os jogos? Um é ruim e covarde, e outro é apenas mediano, não passa de um jogador de grupo, e para isso, temos os garotos da base.

  10. Souza, hugo, douglas e leandro = 4 jogadores para duas vagas. Mas tanto o leandro quanto o hugo podem jogar como primeiro atacante (jamais como centroavante). Jonas e Borges podem jogar como atacantes ou centroavantes.
    Agora, vamos considerar que destes 6 jogadores, há 4 vagas. Por exemplo: sem o boges, a frente pode ser formada com souza, douglas, hugo (ou leandro) e jonas. Sem o Souza, o time ficaria douglas, hugo, jonas (leandro) e borges.
    São muitas combinações que se pode fazer. E isso que ainda há o Willian, Bergson, Roberson de atacantes, e como meias o mithyuê, maylson. O grupo tá bem qualificado e numeroso, mas tá de bom tamanho, pois temos muitos jogos esse ano.
    Tenho certeza que todos serão úteis e as proprias circunstancias como lesões, suspensões, farão com que dê para se acomodar bem todos eles.
    Agora, falta um lateral direito titular e colocar o Mario na zaga, cumprindo aquela função, eventualmente.

  11. Enquanto o Grêmio ganha, no lados dos secadores de canela não surge nenhuma manifestação.
    De certo estão esperando a primeira derrota pra cornetearem, pois torcer pela lesão do Leo não dá.

  12. Trago algo mais importante e muito mais sério para a direção se preocupar em relação à Brigada Militar (muito embora ontem, milagrosamente, eu tenha sido revistado pelo único policial educado e atencioso com quem cruzei a catraca do portão 1 ou as imediações do posto arrendado em ANOS) mas, principalmente, no que toca ao atendimento ao associado: http://colunas.globoesporte.com/minwer/2010/01/22/torcedor-em-casa-um-esforco-conjunto/

    Gostaria que o Mello, o Kaspary e a Márcia vissem com carinho essa questão, pois não dá mais pra pôr a culpa nos bancos de dados misturados entre o Exército Gremista, os cadastrados no site sem ser sócios nem do Exército e também os puramente sócios cadastrados nesse site ruim.

    Com todo o respeito, o trabalho do Grêmio em TI deixa muito a desejar e, por mais preocupação e envolvimento que haja no Quadro Social, aqueles guichês ali ao lado do Marketing e Comunicação parece que só servem pra empurrar o associado pra algum lugar sem resolver o problema.

    Mesmo que Porto Alegre esteja jogada às traças assim como o RS, o Grêmio possui muita intimidade com os partidos e com as pessoas que detém a hegemonia do poder público atual. Portanto, questões como a levantada pelo Bonatto em relação à Carris (eu não dirijo e pego ônibus todos os dias – sei muito bem que os horários diminuíram e que as pessoas são tratadas como latas de sardinha, mas isso é uma outra conversa) podem – E DEVEM – ser discutidas, a fim de se obter um melhor tratamento para o associado e para o torcedor em geral, que é, acima de tudo, um cliente que gasta dinheiro como clube porque quer e deve ser bem tratado.

    O serviço, em geral, é precário. Infelizmente, parece que, no Grêmio, tudo funciona de duas maneiras: ou na base ou do cobertor curto (melhora uma coisa e piora outra), ou é quando algum problema bastante grave ocorre com alguma pessoa “graúda” (ou com uma quantidade enorme de pessoas sem poder e fama).

    Não vou dizer que isso não aconteça pela cidade inteira em diversos tipos de eventos. Porém, o futebol é mais frequente e usualmente mais barato. Este foi apenas o primeiro jogo de 2010. Teremos pelo menos mais uns 30. Estamos em janeiro, há muita gente em férias, Gauchão não vale nada…

    …Mas a Copa do Brasil vem aí. O Brasileirão, também. Mais adiante, a Sul-Americana (que deve, SIM, ser levada a sério).

    Tudo isso representa desilusão, falta de confiança e de respeito. Diminui o valor de marca do clube. Faz com que muita gente ou não se associe MESMO, ou fique inadimplente.

    É preciso que o alerta seja dado ainda agora, antes que seja tarde: ora, em um campeonato pífio desses, deixar que a RBS e a FGF empurrem goela abaixo jogos ou às 21:50h ou às 19:30h é um absurdo. O tamanho do Grêmio é muito maior do que o dessas duas instituições.

    Independentemente do dinheiro que entra, pergunto:

    – AFINAL DE CONTAS, QUEM É QUE MANDA NA SUA CASA: É MESMO O GRÊMIO?

    []’s preocupados e severos,
    Hélio

  13. O horário das 21:40 nas quartas até se entende pela grade de transmissão da TV aberta, que bem ou mal, paga 15 milhões pelo brasileiro e 4 milhões pelo gauchão. Esses valores não são nenhuma mixaria nos dias de hoje.
    Domingo às 19:30 no verão é aceitável, pois muita gnt volta da praia no fim da tarde.
    Porém, jogos nas terças ou quintas às 19:00, 19:30 ou 21:40 não têm lógica.
    Ou dificultam o acesso ou dificultam a saída.

    Ontem teve Avenida x São Jose às 19:00 e o Grêmio às 19:30. Por que não colocar os jogos 20:00 e 20:30?

  14. Rafael,

    É simples assim? Aceitar como o modelo nos é imposto e concordar que os fins justificam os meios em toda e qualquer situação?!

    Enfim… Se não o fez ainda em termos de televisão porque, além de ser o maior beneficiário, não possui estádio próprio, pelo menos o Flamengo subverteu um pouco essa lógica ao mandar a Nike passear. Se ele tem maior poder de barganha que o Grêmio, em princípio, sim. Porém, é importante refletir e preparar-se para antever um contexto no qual seja propício ousar.

    Não é apenas com um estádio novo, com uma revisão meramente pro forma do planejamento estratégico ou com uma gestão que consegue pagar contas e montar um bom time que se verifica o quão evolui uma instituição. A mentalidade tem sido muito lenta.

    []’s,
    Hélio

  15. Esse brunetto é viúva dos noviços. Vira e mexe ressuscita os caras aqui no blog.

    Agora que o clima está ficando bom, tranquilo e sem ronhas esse cara vem botar lenha na fogueira. Depois vem corneta do lado de lá e pronto, o clima bélico está instaurado novamente e quem sai prejudicado é o Grêmio.

    Se tu tens algum problema com eles faz como o Marcelo Aiquel, dê as caras e vá conversar com eles.

  16. Pode parecer loucura,mas eu pelo menos testaria esse time:

    Victor, Maurício, Mário Fernandes e Réver. Leandro, Ferdinando, Souza, Douglas e Hugo. Jonas e Borges.

    Leandro e Hugo nas alas, já jogaram desta forma, Souza de segundo volante, já desempenhou essa função no São Paulo, Douglas na armação com Jonas e Borges na frente. Sei que é um time ofensivo, mas treinado poderia pelo menos construir, de forma coletiva mecanismos de marcação, e agregaria no time todos os jogadores de qualidade do nosso plantel. Não sei se daria certo, mas gostaria de ver esse time treinado uma semana em algum jogo no Olímpico contra algum clube do interior, só para tirar a febre.

  17. O plantel melhorou muito em relação a 2009.
    Não entendo a ronha prá cima do Lucio, concordo com o André.
    jogadores q não fazem juz a vestir a tricolor:
    Grohe, Fabio Santos, Rafael Mques, Rochembach, Joilson.
    pedindo chance pela direita, sempre entra bem sai da defesa e chega no ataque com velocidade: MAYLSON
    acho que o Silas já tá vendo isso.

    cbimbi

  18. o que atrapalhará a formação do time é considerar o Jonas titular, não se enganem com ele. Essa vaga é do Leandro ou do Hugo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.