[ESPECIAL] Grêmio na Copa do Brasil – 1989

No ano de 1989, viagra order na primeira Copa do Brasil, o Grêmio tratou de levar o primeiro troféu para o estádio em campanha invicta.

1° Fase

Jogo de IDA. Ibiraçu-ES 0×1 Grêmio-RS – Engenheiro Araripe.  Gol de Alfinête 07 do 2º tempo.

Jogo de Volta: Grêmio-RS 6×0 Ibiraçu-ES – Olímpico. Gols de Alfinête 03/1T, Paulo Egídio 44/1T, Paulo Egídio 04/2T, Cuca 18/2T, Adílson Heleno 41/2T, Kita 45/2T.

Na primeira fase já se percebe o que vai ser o Grêmio no resto da Copa, com uma vitória magrinha fora de casa, na volta ao Olímpico e com a torcida apoiando o Grêmio tocou SEIS gols no time do Espírito Santo, garantido assim a ida para a segunda fase.

Oitavas de Final

IDA: Mixto-MT 0x5 Grêmio-RS – Gov José Fragelli. Gols de Nando 08/1T, Cuca 13/1T, Alfinête 29/1T, Nando 07/2T, Assis 11/2T (pen). (veja os gols aqui)

VOLTAGrêmio-RS WxO Mixto-MT Olímpico.

Esse jogo tem uma curiosidade, o Grêmio foi até Cuiabá e tocou cinco no time Mixto. Para o jogo de volta  a diretoria da equipe mato-grossense resolveu escapar de um vexame maior, alegou à CBF que não conseguia passagens de avião para chegar a tempo ao jogo em Porto Alegre. A CBF aceitou e deu a vitória por W.O. ao tricolor de Porto Alegre, oficialmente o jogo foi 1×0.

Quartas de Final

IDA: Bahia-BA 0×2 Grêmio-RS – Fonte Nova. Gols de Cuca 31/1T, Kita 23/2T.

VOLTA: Grêmio-RS 1×0 Bahia-BA – Olímpico. Gol de Edinho 40 minutos do primeiro tempo.

No jogo de ida o goleiro do Bahia, Ronaldo,  convence o cartola do time que o jogo não pode ser realizado na Feira de Santana, temendo o time gaúcho alegou: “O péssimo gramado do Fonte Nova será nossa arma contra o Grêmio“. Não deu certo, o Grêmio foi forte e marcou dois gols, na volta em sua casa marcou mais um, não era um gramado ruim que seguraria o time gremista nessa competição, foi o que o imortal ensinou nas quartas de final.

Semi finais

IDA: Flamengo-RJ 2×2 Grêmio-RS – Maracanã. Gols de Sérgio Araújo(FLA) 03/1T, Nando(FLA) 15/1T, Paulo Egídio(GRE) 41/1T, Luiz Eduardo(GRE) 09/2T.  (Gols do Jogo – Narração flamenguista)

VOLTA: Grêmio-RS 6x1 Flamengo-RJ – Olímpico. Gols de Cuca(GRE) 23/1T, Paulo Egídio(GRE) 04/2T, Almir(GRE) 05/2T, Cuca(GRE) 28/2T, Paulo Egídio(GRE) 31/2T, Renato(FLA) 35/2T, Assis(GRE) 42/2T. (Compacto do Passeio    –  JOGO INTEIRO AQUI )

Aqui foi o belo exemplo da força do Grêmio daquela época, fora de casa começou perdendo, mas no final do primeiro tempo Paulo Egídio começou a reação, no segundo tempo Luiz Eduardo empatou logo no inicio e assim assegurou o empate fora de casa.

Na volta o Flamengo se viu em maus lençóis, aos 23 minutos da primeira etapa Cuca faz, o único gol do primeiro tempo. Parecia que até dava para o Flamengo, mas Telê Santana – técnico do flamengo na época – não esperava tomar cinco gols em 45 minutos.  Você pode ver aqui os gols dessa partida.

FINAL

IDA: Sport 0×0 Grêmio-RS – Ilha do Retiro, Recife-PE.

VOLTA: Grêmio 2x1 Sport Recife – OlímpicoAssis 09/1T, Mazaropi 31/1T (contra), Cuca 07/2T.

(Compacto do Jogo )

Na ida o Sport Recife pressionou, pressionou, mas parou na forte marcação e defesa do Grêmio. Na volta o resultado de zero a zero levava para as cobranças de penalidades e empate com gols dava o título ao Sport Recife, empatar não era bom para o Grêmio. A torcida sabia disso e queria ver o Imortal campeão. Resultado, compareceu em peso ao Olímpico. Os jogadores gremistas estavam bem marcados, principalmente Assis que quando esteve “solto” no primeiro tempo (aos nove minutos) em uma bola espirrada, guarda no fundo das redes com um chute no canto, um a zero Grêmio e o título tornando-se próximo.

O Grêmio dominava a partida, mas aos 31 em cobrança de escanteio, Mazaropi ao espalmar uma bola pega mal e faz contra. O temido empate que dava o título ao time de Recife.

No Segundo tempo, o Grêmio buscou o gol aos sete minutos, com Cuca. Em levantamento de bola de Luiz Eduardo, Lino encosta e sobra para Cuca, livre para marcar o gol, de primeira, chuta forte e alto, é o gol do título.

O Grêmio recua, mas ainda domina a partida e até faz alguns chutes a meta do adversário.

ACABOU. GRÊMIO CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL.

Festa Tricolor, campeão da nova Copa do Brasil.

Confira os melhores jogos da Copa do Brasil em um vídeo!

Publicado por Fane Webber

Minhas redes sociais. @faneinbox no Twitter. /faneinbox no Facebook. faneinbox@gmail.com é o e-mail de contato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.