Eu sabia que seria um jogo difícil, malady o Santos é uma equipe com bons jogadores e no jogo da Copa do Brasil mostrou o que pode fazer. Além do mais o Santos é uma daquelas equipes que está acostumada a apanhar e resolver nas poucas chances que possui, cialis se defende com qualidade e tem uma qualidade no ataque. É uma equipe que defende muito bem.

Foi com essa visão que cheguei para assistir o jogo e ela se confirmou parcialmente. Parcialmente porque novamente o Santos defendeu-se muito bem quando foi exigido, help mas felizmente não conseguiu marcar gols.

Barcos lesionado ficou de fora e quem entrou e não fez feio foi Lucas Coelho. Zé Roberto também ficou de fora pelo terceiro cartão amarelo e quem jogou foi Pará em seu lugar, na direita entrou o Matías Rodrigues.

Foto: Marcos Ribolli
Foto: Marcos Ribolli

Os melhores do jogo para mim foram Lucas Coelho e Dudu. Apesar de não saído gols, Coelho tentou muito e também Dudu.

O Grêmio mantem a série de jogos sem perder e agora é quinto no brasileirão.

A briga contra o fantasma do racismo

Até o momento eu não toquei no assunto aqui na internet, até porque pessoas mais inteligentes (e uns que se julgam mais) comentaram à exaustão o assunto. Minha opinião não é muito diferente do que eu considero comum também, mas hoje vou escrever um pouco sobre isso e até peço desculpas para quem está cansado do assunto.

Honestamente eu estava com um pouco de medo que algum perdido da torcida fosse fazer merda. Felizmente não aconteceu e vou até dizer, quase me faz acreditar na humanidade um pouco. O Aranha era um personagem grande na partida, seu caso era até maior que a partida em si. O episódio triste, idiota, ignorante e atrasado que alguns torcedores gremistas protagonizaram contra o atleta na copa do brasil é lamentável. Espero inclusive que o racismo seja combatido dentro do futebol em todo o país e não apenas no Rio Grande do Sul porque é um estado visto como arrogante pro resto do Brasil.

Um destaque positivo para toda essa história foi o tomado pelo Grêmio. Não ignorou o fato, não deixou dúvida da sua intenção e não tentou fazer relativismos morais. Admitiu o erro dos pontuais torcedores flagrados pelo sistema de segurança, identificou eles e colaborou com a justiça. Com essa atitude o Grêmio deixou, ao menos para mim, a clara mensagem: O Grêmio não é racista, o Grêmio não concorda com e nem vai ajudar a encobrir atos de racismo. Infelizmente não foi isso que no centro do país foi divulgado. As atitudes do tricolor foram ignoradas e o Grêmio foi posto no mesmo patamar racista que os ignorantes e influenciáveis torcedores que cometeram o crime. O Grêmio foi julgado e foi punido pela justiça representada pelo STJD.

No retorno do Santos à Porto Alegre, agora competindo pelo campeonato brasileiro, o goleiro recebeu o tratamento que um adversário simbolo do clube que representa recebe, foi vaiado. Foi vaiado como adversário, assim como qualquer outro grande adversário é vaiado na Arena. Grandes atletas adversários do Grêmio são vaiados na Arena. A Arena vaia quem não é gremista e quem enfrenta o Grêmio. É justo, é legal e é o direito do torcedor gremista.

O Grêmio propôs ao goleiro um momento para separar o goleiro do clube adversário, do ser humano que foi vitima de racismo. Foi proposto uma homenagem e uma reafirmação pública junto ao goleiro de que o Grêmio não concorda e não tolera racismo. No seu direito de negar, Aranha negou.

O problema começa, no meu ponto de vista, quando o Aranha ignora que toda a justiça foi e está sendo feita e começa a usar de generalizações. Jogador foi, novamente no meu ponto de vista, infeliz ao ignorar tudo que foi feito para tentar amenizar e fez seu julgamento de valor de forma pública.

Segundo o site do globoesporte.
Sempre procuro respeitar o adversário, a torcida adversária. É triste (o comportamento da torcida do Grêmio), eles (torcedores) parecem que concordam com tudo o que aconteceu (injúrias raciais). Tenho de fazer minha parte. Estou tranquilo, sou profissional. Mas que é triste, é triste. 

E continuou:

“Tenho de fazer o meu trabalho, mas é triste. Se tiver de dar desculpas para esse povo não vou dar, não”

É muito triste ver que o goleiro do Santos resumiu o seu caso que foi de importância para debater o tema de racismo no futebol à um preconceito generalizado ao povo gaúcho e a torcida gremista. Aranha não foi desrespeitado mais que qualquer outro grande atleta que foi adversário do Grêmio e age como se o racismo tivesse passado impune.

Aranha disse na beira do gramado que sentiu que as vaias foram diferentes, fazendo uma alusão de que vaiavam a sua atitude e não apenas ele. Quando perguntado em que sentido ele viu a vaia de forma diferente, perdeu a paciência e novamente generalizou.

Você sabe por quê? Por que foi diferente? Foi diferente por tudo o que aconteceu. Você concorda? Você concorda? Nunca me senti tão mal jogando em um lugar como me senti hoje. Cobraram o perdão, mas não tem como perdoar um pessoal desse. Muita gente morreu, muita gente sofreu, muita gente lutou bastante pelos direitos. Fazer o quê? Paciência. Eu vim, joguei futebol, dei o meu melhor, lutamos. Tudo o que aconteceu era tudo o que se esperava. Eu, sinceramente, esperava ser recebido de outra maneira, porque acreditava que a grande maioria do torcedor gremista tinha repudiado, mas, pelo que vi hoje, eles concordam

Infelizmente o goleiro iguala o ato de vaiar com o ato de apoiar o racismo. Aranha esqueceu que trabalha e é atleta em um esporte competitivo. Em sua generalização o jogador se aproxima um pouco da ignorância dos coitados imbecis do último jogo que já estão sendo julgados.

Um acontecimento triste desse poderia ter um desfecho melhor e que construísse um futuro baseado em exemplo e combate a ignorância, mas que foi deixado de lado por um julgamento precipitado do jogador.

 

Publicado por Fane Webber

Minhas redes sociais. @faneinbox no Twitter. /faneinbox no Facebook. faneinbox@gmail.com é o e-mail de contato.

Participe da discussão

27 comentários

  1. Esse cara fala coisas desconexas, argumentos fracos. Cabe a qualquer do povo asionar o Aranha na Justiça, no momento em que ele chama toda a torcida de racista. Ele generalizou, ontem.
    Não queria vaias? Queria o quê? Ele agora sabe diferenciar vaias?
    Ele disse que não queria encontrar a menina. Ele não aceitou a homenagem que o Grêmio iria lhe fazer, pois segundo ele não queria aparecer. Aparecer é o que ele mais fez. Ontem, falou por mais de 20 min na coletiva. Teceu teses de racismo de dar inveja a Martin Luter King e Mandela.

    E tem mais, Leo Bertozzi, Milton Leite assinaram em baixo que as vaias tiveram tom racista pela torcida do Grêmio.
    Eu penso que chega, tem que assionar esses caras na justiça, pq já passou dos limites todo esse enchovalhamento que esses jornalistas e esse goleiro fazem com a instiuição GFPA.

  2. Certo é o Peninha, Eduardo Bueno, que no programa de domingo passado no Sportv, chamou esse goleiro mequetrefe de Cretino! Ontem, ele mostrou efetivamente quem ele é. Um lacaio, sem vergonha!

  3. O mais grave é que esse goleiro declarou TEXTUALMENTE que “todos sabem que existe problemas internos, que o racismos existe internamente no Grêmio”. O CA tem o dever de demandar judicialmente esse cara. Na boa: caráter não tem qq relação com cor, raça, credo…..Esse cara é um bom goleiro, mas tenho dúvidas em relação ao seu caráter…QUE O GRÊMIO VÁ À JUSTIÇA CONTRA ESSA ARANHA!!

  4. O pior de tudo é que a imprensa do centro do país, tinha certeza que a haveria mais insustos contra o Sr. Aranha. Mas como não aconteceu absolutamente nada. A imprensa, em especial, ESPN, FOX Sports estão interpretando Vaias. A que ponto chegam quando querem criar factóides. Se a torcida do Grêmio tivesse APLAUDIDO, GRITADO O NOME DO ARACNIDEO a imprensa e o cidadão Aranha iria dizer que estavamos sendo hipócritas e debochados.

  5. esperando que a direção tome uma medida forte contra esse escroque que joga no gol do santos.

    não dá pra deixar barato, esse imbecil passou de todos os limites.

    ps. tem cretino, se dizente gremista, defendendo esse pulha e atacando o Grêmio. não estamos nessa seca de merda por acaso…

    1. Um dos maiores cretinos é um glorioso chamado fagner , esse cara so fode o gremio com suas teses sociologicas infudadas .. tem muita gente usando o gremio pra ganhar notoriedade de alguma forma , é lamentavel mesmo , muitos “gremistas” usando o gremio , e nao é so na politica interna do clube nao e sim de maneira geral , muitos blogueiros ditos “gremistas” que so usam o gremio pra ganhar notoriedade..

  6. Gente, nós somos uns babacas mesmo, caímos na armadilha da imprensa, do aranha etc etc etc..

    Todo mundo sabia que a arapuca estaria montada, que as cameras estariam direcionadas a todos.

    Sei que a torcida não é racista, sei que o grito foi para provocar o aranha…

    Grêmio não tem sossego, Grêmio um eterno calvário, imposto por tudo e todos.

    Tinha que ter ficado quieto ontem, ainda mais no momento que o aranha pegasse na bola… SILENCIO ABSOLUTO..

    Esse seria a melhor resposta, IGNORAR O ARANHA. Ele quer holofote e DEMOS o que ele queria.

    Agora a merda foi atirada no ventilado, ESPN, globo, sportv, bicho ta pegando para o nosso lado.

    Nós precisamos ganhar urgentemente um título para nossos hormônios se acalmar, senão não sei o que vai acontecer.

    E o jogo, que jogo, tavam filmando a torcida.

    E o Felipão contribuiu para o resultado ontem. Nem todo dia é domingo, nem todo dia fazemos gols aos 46min.

    E vão aprender a bater escanteio…

  7. Discordo do texto no que diz respeito ao Santos ser uma equipe com bons jogadores. O Santos é um Inter piorado, não por acaso está estacionado indefinidamente no meio da tabela.
    E, por falar em Inter, colocaram na primeira página hoje do globoesporte.com um post de um blogueiro colorado chamando a maioria da torcida gremista de racista. Então, de repente, a voz dos colorados oportunistas virou a voz do povo?

    http://naofo.de/1e9b (post em questão, caso o tirem da primeira página quando visitarem)

    (Nota de Fane Webber. Substituí o link para o artigo para esse outro que não dá acesso ao blog, não acho correto dar audiência para essas merdas)

  8. Foi o que disse anteriormente, acabei de escutar o lacaio da Fox Sports Dizer que se a torcida tivesse ficado calada era sinal de que estava concordo com os atos racista do último jogo. Ou seja, se vaiar e ficar quieto e a mesma coisa qual seria entao a medida a tomar? Querem nos fuder quietos ou vaiando.

    escrotos ESPN, FOX, GLOBO.

    O Flávio gomes avabou de dizer que toda a torcida e racista.

  9. Isso tudo vai dar o que falar… imprensa não perdoa… o Grêmio vende notícias, vende acesso…

    Grêmio é um clube carente de títulos, com uma torcida gigantesca e apaixonada… falar mal de nós é como mexer num abelheiro..

    É o que está acontecendo. Notícia ruim vende muito mais do que notícia boa.

  10. por que a direção está quieta? tem que começar a botar a boca nessa gente nojenta, em especial nesse goleiro de merda!

  11. A Globo não pode dizer que não se responsabiliza pelas opiniões emitidas pelo blogueiro, já que colocou espontaneamente o post dele na página principal. Com isso, passa a mensagem de que concorda

  12. Campanha forte da Fox Sports….vaia agora é sinal de racismo velado. Mais um lacaio que enxovalha o Grêmio, o tal de Jose Ilan.

    Por que a DIREÇÃO NÃO REAGE???????

  13. 23hrs04min

    Capa da globo.com

    Torcedor do Grêmio chama Aranha de “fedorento”. Assista ao vídeo

    A que ponto nós chegamos em. A globo descobriu que num estádio as pessoas se manifestam dessa maneira.

    Quero ver essa mesmas cameras e microfones final de semana no jogo do cortintia, fluminense, SP….

    É brincadeira isso em

    1. Como não houve absolutamente nada, os meios de comunicação se apegam nisso…federento, alemao, branca de neve. No site da Espn a manchete é: ARBITRO NAO RELATA VAIAS A ARANHA.

      Relatar vaias????

  14. Não esqueçam que a Globo é inimiga de Fábio Koff. Ficou ao lado do Teixeira e do gangster do ex-Presidente do Corinthians.

    Isso vem desde os tempos dos anos 90 quando o Grêmio batia em todo mundo e era considerado o time mais violento.

    Aquele Galvão Bueno narrava um gol: “- Goool, é, é, é do Grêmio”. Em favor do adversário do Grêmio: “- Goooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooolllllllllllll. Éééééééééééééééééééeéééééééééé do Palmeiras!”

    Essa era a diferença.

    O Grêmio precisa resgatar não apenas a raça, o espírito de luta, a força, mas principalmente a qualidade do futebol.

    Cada vez que vejo o Ramiro jogar, sinto saudades do Itaqui.

    Pensei que o Juventude não fosse produzir para o Grêmio um jogador inferior ao Itaqui.

  15. Gostaria de deixar clara aqui uma coisa simples e óbvia.
    Uma torcida normal e fanática, apóia seu time e apupa seus adversários.
    Foi isso oque aconteceu ontem na Arena do grêmio, simplesmente isso!!!!!
    Não foi apoio as manifestações de injúria racial, não foi revanchismo com o goleiro Aranha, simplesmente foi apoio incondicional ao Clube Tricolor, pelo qual os torcedores, que foram lá, como diz o nome para TORCER e tentar ajudar seus atletas que estavam dentro do campo, até a VITÓRIA e era só esse objetivo que nos unia e importava !!!!!!!!
    FUTEBOL NÃO É TEATRO, É UM MOMENTO DE IRRACIONALIDADE, FESTA E EXTRAVASAMENTO DAS MAZELAS DO COTIDIANO !!!!!!!!!!!!!
    Vamos parar com a patrulha !!!!!!!!!!!
    DÁ-LHE GRÊMIO e era isso !!!!!!!!!!!!!

  16. O fato é que a instituição Grêmio deveria se preparar ( se já não está ), para o pior. Estamos na mira da globo, espn, fox etc…

    Os meios de comunicação, principalmente a TV, tem muito influencia na opinião pública.

    Está na moda a globo fazer novelas com temas homofóbicos e racistas, não tenho nada contra isso, acho que campanhas sempre são bem vindas. Mas surgir algo nesse sentido na vida real, contribui muito para sucesso desses programas.

    Quando vi ontem de noite a tirada na globo.com, no topo da página (quanto mais pra cima, mais atenção chama), de um torcedor gremista chamando o aranha de fedorento e isso virando manchete nacional, pensei, a que pontos chegamos nesse assunto.

    Porque a globo não vai entrevistar a família do garoto (boliviano?), que a torcida do corintians matou ??

    Vão ficar filmando o que a nossa torcida fica falando ?

    Que fase vivemos, que momento é esse…

  17. E segue a faze interminável de 13 anis perdendo! Atrás “deles@, um time devum jogador, agora dois! Infelizmente mais um ano de diminuição! Pior gestão de futebol desde 1997! E amanhã somente com uma atuação “superior” a mediocridade desse puir time de talvez todos os tempos para cencermos!

  18. …. Vencermos o brioso time da Chapecoense! Pobre Grêmio! Futebol nas mãos de 2 dos piires dirigentes …..zJuntos são mais incompetentes do q Meira! Prova? Mathias Ridrigues!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.