E A RÁDIO GRÊMIO FM?

Em maio do ano passado, purchase os moderadores do Blog GRÊMIO SEMPRE IMORTAL postaram uma nota dando conta que em breve os torcedores gremistas poderiam acompanhar os jogos do Grêmio  através de uma frequência exclusivamente tricolor.

Na ocasião, pharm a informação foi transmitida pelo conselheiro Alexandre Aguiar, componente do Comitê de Marketing criado para auxiliar o Depto. de Marketing do Clube.

Até o momento, quase alcançando 1 ano da informação, não tivemos mais notícias. Cremos que as negociações envolvendo a liberação de uma frequência FM para uso do Grêmio não tenham alcançado o seu intento. Mas mesmo assim, podemos esperar uma manifestação oficial. Afinal, se a SOGIPA possui uma radio FM, o Grêmio também merece. Ao menos para poder usar nas transmissões dos jogos.

Relembre o post:

Rádio Grêmio FM

08/05/2009

No post que trouxemos – Direto do Grêmio Sempre – o conselheiro tricolor e integrante do Comitê de Marketing Alexandre Aguiar apresentou uma crítica que é comum entre todos nós quanto a forma como a imprensa trata os assuntos gremistas. 

Pois naquele mesmo post, respondendo ao comentário do nosso leitor César, Alexandre Aguiar nos apresenta uma informação excelente, que passamos a reproduzi-la. 

“O Comitê de Marketing do Grêmio teve reunião com a equipe da Grêmio Rádio/TV e um dos assuntos que foi discutido muito foi justamente levar o sinal da emissora gremista para sinal aberto. A obtenção da frequência depende de parceria, o que é matéria de negociação.” 

Ou seja, muito em breve, ressalvando que o assunto depende de negociações, poderemos ter a Rádio Grêmio FM. 

Nós que somos críticos da “atuação” do marketing gremista, saudamos a iniciativa. E que ela venha rápido. E nos colocamos a disposição do Comitê de Marketing para divulgar entre nossos leitores ações desse tipo.

ATENÇÃO, NÃO DEIXE PARA ÚLTIMA HORA: ANTECIPE-SE E FAÇA HOJE MESMO O CADASTRO DOS MENORES PELOS QUAIS VOCÊ É RESPONSÁVEL. A PARTIR DE 03/02 SOMENTE OS CADASTRADOS TERÃO ACESSO AOS JOGOS.

Participe da discussão

7 comentários

  1. Olá !! Estou em Santana do Livramento a trabalho, mas li a chamada para o post na newsletter do blog pelo correio eletrônico. A sugestão foi, de fato, apresentada em reunião do então Comitê à equipe da Grêmio Rádio hã um ano. É do meu conhecimento que o Haroldo Santos fez vários esforços para tentar levar o sinal da rádio do Grêmio para uma frequência aberta, sobretudo FM, tendo, inclusive, conseguido a transmissão de alguns jogos pela Rádio Pampa no horário noturno. Acredito que a Rede Pampa, no meu entendimento a melhor alternativa de mercado, não tenha tido receptividade à idéia de transmitir todos os jogos, o que ao meu ver é um erro de avaliação deles. Seria importante que a Assessoria de Comunicação do Grêmio pudesse ser entrevistada para oferecer detalhes sobre a viabilidade ou não da sugestão nos dias de hoje, uma vez que matéria exclusivamente afeta a eles. Tenho convicção que se dependesse da vontade da ACS, a Rádio Grëmio já estaria em sinal aberto nas jornadas esportivas. Abraço gremista.

  2. O Grêmio necessita com urgência uma rádio aberta, pois as que transmitem os jogos do Grêmio não da mais para ouvir, a critica é muito grande, e só elogios para os colorados, o treinador e o grupo é novo, não faz um mes que iniciaram os trabalhos e ja querem ver jogando como se estivessem atuando a muito tempo. Mas esbarramos em um detalhe, o Grêmio tem um depto. de marketing? Se tiver marketing é péssimo, ou as pessoas que lá estão não entendem nada de marketing. Pois a marca Grêmio é muito forte, e não conseguir nunhm tipo de parceria ou patrocinio para a rádio, é sinal que não temos marketing.

  3. Embora pareça antiético, não estou fazendo crítica pessoal alguma mas, sim, à formação dos departamentos de marketing e comunicação do clube.

    Não gosto de comparações – ainda mais com o Tradicional Adversário. Porém, como desconheço na prática quem trabalha e como são organizados os setores de marketing e de comunicação de outros clubes (à exceção do que realmente interessa ao associado e ao simpatizante em geral, que é o fruto do trabalho a olho nu), vou me valer deles.

    Que ninguém me entenda mal, por favor. Mas, neste caso, quem colabora com tais departamentos no Grêmio não pode ser apenas abnegado ou conselheiro: tem que ser especialista. A despeito da boa intenção de todos, ninguém ali é do meio.

    (Parênteses: nem tentem comparar a boa vontade daqueles que colaboram com o marketing atualmente ao Paulo Deitos: são casos diametralmente opostos. Deitos fez curso de gestão esportiva, viajou muito para conhecer pessoalmente as categorias de base de clubes importantes do planeta e trabalhou talvez naquele que já foi um dos maiores celeiros de craques do continente, o River Plate. Mesmo que Deitos não fosse do MGAT e fosse remunerado, igualmente ele seria altamente qualificado.)

    Concordo com o fato de que marketing e comunicação possuem uma intersecção necessária. Todavia, não se pode confundir uma coisa com a outra.

    O marketing é um conjunto de técnicas mais vinculadas à Administração de Empresas e à Economia do que à Comunicação Social. De maneira muito resumida, trabalha com técnicas que definem estratégias para se adquirir e reter consumidores, aumentar o lucro e reduzir as despesas.

    O composto de marketing é composto pelas variáveis Produto (qual, características, subdivisões, nichos de público, tempo de vida), Preço (popular, médio, premium), Distribuição (Logística, posicionamento estratégico para aparecer mais nos pontos-de-venda) e Promoção (Publicidade e Propaganda, Assessoria de Imprensa, Relações Públicas).

    O T.A. possui conselheiros que são executivos de marketing consagrados em grandes empresas. A Comissão de Marketing deles possui um vice-presidente e mais seis ou sete diretores. Ninguém é remunerado. O herdeiro da Gang é (ou o foi durante um bom tempo – pelo menos até o ano passado) o responsável pelas negociações dos contratos com os franqueados da marca deles, enquanto os demais diretores tinham outras atribuições específicas.

    Os dois coordenadores da Assessoria de Imprensa deles trabalharam durante uma ou mais décadas na grande imprensa esportiva. Alguns de seus subordinados trabalharam em produtoras de vídeo e outros já dominam a linguagem e a técnica da Comunicação Digital.

    Isso não quer dizer que eu apoie ou defenda demissões. O que eu vejo é que falta muitas especialidades e que falta treinamento e investimento sério em equipamento de ponta – que, por incrível que pareça, não é exatamente caro.

    Percebo neste blog a preocupação excessiva (e, muitas vezes, absolutamente desnecessária) com algo que nunca existiu e jamais existirá na humanidade, pois só os oportunistas e os hipócritas não declaram de que lado estão. Mesmo quem está do lado de fora possui valores pessoais que impedem que exista isenção.

    A vantagem do T.A. em relação a nós nesse quesito é grande porque eles tem maior facilidade de realizar contatos e parcerias. Ao mesmo tempo, mesmo que não haja má fé, a cobertura da mídia corporativa sobre o Grêmio é desparelha não apenas em função dos resultados de campo acumulados mas, sim, porque as pessoas que dirigem esses setores lá do outro lado possuem uma rede social mais ampla. Muito se consegue na base da credibilidade em função das relações pessoais.

    Não julgo se todas as ações deles são bem-sucedidas ou interessantes. Falhas acontecem e, certamente, ninguém fica sabendo das grandes burradas do lado de lá. Porém, eles fizeram um foguetório e atraíram uma multidão para a contagem regressiva do centenário e obtiveram mídia nacional gratuita com direito a mais de um repeteco com programas de 1h de duração sobre o centenário tanto na ESPN Brasil como no SporTV.

    Na época do nosso centenário, esses departamentos eram rudimentares. Foi uma falha gravíssima, pois a esmagadora maioria dos clubes já os possuía. Essa preocupação mundial no futebol não é recente.

    Já tivemos uma TV na Net. O que hoje chamam de Grêmio TV e Grêmio Rádio via internet possui bastante material produzido pela equipe do Haroldo Santos e sei que o trabalho é, em termos jornalísticos e de assessoria, bom e confiável. Contudo, não vejo repercussão e tampouco promoção dessa programação em uma posição de destaque do site do clube.

    Aliás, o site… Bem… Ele só ficou um pouco mais bonito, mas não possui muitas informações diferentes da versão anterior. O que poderia ser um canal bastante funcional de contato constante entre o clube, o torcedor, fornecedores, parceiros e a imprensa é, infelizmente, uma ferramenta sub-utilizada.

    Voltando à rádio: é um canal interessante e barato de se manter. O que não se sabe é a quantas anda o processo de autorização da mesma, pois o espectro de ondas de radiodifusão (rádio AM, FM, OC e TV VHF e UHF) é muito limitado em termos de quantidade de emissoras disponibilizadas de forma que o sinal de uma não interfira no das outras. É o Ministério das Comunicações quem define essas concessões, que precisam passar pela Câmara dos Deputados.

    Voltamos novamente à questão da importância das redes sociais.

    []’s,
    Hélio

  4. Esse teu comentario é perfeito, Helio e acho que mereceria uma entrada especifica.

    Mas chamo atenção apenas para um outro aspecto que me parece importante, muito importante: a falta completa de Força Politica do Gremio, em Brasilia. Até prá conseguir um FM que a SOGIPA consegue…. ou que qualquer bispo consegue tbém…

    Sabe-se que qualquer grande empresa, clube etecetera que não disponha de contato no Detrito Federal fica em 2o plano. O TA está bem calçado, tem uma gang forte começando pelo Beto Mallandro, Deputada Oi-Beleza, Olivio Dutra ( padrinho do Carlos Simon ) et caterva…

    OU não é ESTRANHO que o Remendão tenha sido escolhido estadio da Copa direto, com todas benesses correspondentes, mesmo que o Gremio construa um estadio maior em tempo hábil!??

    cbimbi

  5. Os moderadores do Blog GRÊMIO SEMPRE IMORTAL seguindo a sugestão do nosso comentarista Alexandre Aguiar já enviaram email com questionamentos ao responsável pela Comunicação Social do Grêmio, Haroldo Santos.
    Aguardaremos pelo retorno e posterior publicação em nosso Blog.

  6. [blue]♥♥♥♥♥♥[blue/]eu amo o grêmio[blue]♥♥♥♥♥♥[blue]
    / O
    ♥♥♥♥♥♥♥ ♥♥♥♥♥ ♥♥♥♥♥ ♥♥ ♥♥ ♥ ♥♥♥♥♥♥
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    ♥ ♥♥♥♥♥♥ ♥♥♥♥♥ ♥♥♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    ♥♥♥♥♥ ♥ ♥ ♥♥♥♥♥ ♥ ♥ ♥ ♥♥♥♥♥♥ O O O

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.