Direto do Grêmio 1903: Camisas do Grêmio 2010

Apresentados os novos modelos para a temporada 2010, click já podemos partir para a análise. Quando vi a camisa listrada, health por um momento ela me lembrou a camisa do centenário, prescription pela distribuição das listras pretas no tronco e no ombro. Já a segunda camisa seguiu o padrão das vestimentas usadas nas seleções africanas, embora seja pouco visível, pois a camisa é toda branca, com finas linhas horizontais em azul.

A camisa listrada tem qualidades positivas e negativas. Gostei do tom de azul e acredito que esse seja o ideal. Achei interessante o escudo grande (embora muitos possam discordar) e o patrocinador Midea não polui muito a vestimenta.

Apesar disso, a minha crítica vai para a falta de equilíbrio entre o azul e o preto. Talvez até por isso que o Banrisul esteja em preto atrás, assim como a numeração, para compensar a falta da cor na camisa. O mesmo penso quanto aos shorts.

As camisas mais bonitas do Grêmio eram equilibradas entre as listras azuis e pretas, assim como havia maior participação do branco, mostrando que, de fato, se tratava de uma camisa tricolor. A falta dessas características se torna o grande pecado desse modelo. Por essa razão, mantenho a opinião de que a Puma somente acertou em cheio com a camisa tricolor em 2005 e 2009 para Libertadores.

Nem por isso o novo uniforme é feio, pelo contrário, considero bonito e muito mais aceitável do que o anterior. Mas fiquei sim um pouco decepcionado, principalmente porque esperava algo parecido com a camisa da Libertadores de 1995, feita pela Penalty.

Por mim, a camisa branca está totalmente aprovada. Fora a tricolor, o segundo uniforme pode seguir o padrão de qualquer fornecedora, que pouco me preocupará. E a única possibilidade de aceitar o design adotado nos uniformes das seleções africanas seria na camisa branca. Comparada à vestimenta alternativa anterior, que é muito feia, essa me agradou muito.

Somente questiono a razão das fontes dos números da camisa tricolor e da camisa branca serem diferentes. No entanto, este é um detalhe supérfluo. Ao contrário da camisa tricolor, a branca me passou uma agradável surpresa, pois esperava pouco dela. Apesar disso, ainda nem se compara à camisa branca de 2005 e a rugby da Libertadores 2009.

 

Fonte: http://gremio1903.wordpress.com/2010/03/07/camisas-do-gremio-2010/

Participe da discussão

46 comentários

  1. O principal que se deve EXIGIR daqui pra frente de todos os fornecedores é que não se mude a proporção entre as listra, seu tamanho e o tom de azul e também o distintivo

    Variem de ano a ano a simetria, as mangas, punhos, tecido, número…

    Nesse aspecto acho o modelo de 2008 bom o problema dele foi o perfex

  2. Respeitando todas as opiniões em contrário, mas eu gostei da camiseta 2010.
    A cor está melhor, o distintivo melhorou, o patrocínio da Midea não poluiu a camiseta…
    Mas é como eu escrevi no texto de um post, conheço quem tenha gostado da camiseta do Kiko. Gosto é gosto.

    Não sei se eu fui no momento errado na Grêmio Mania no final do jogo, mas os comentários que escutei da maioria dos tricolores foram favoráveis ao fardamento.

    Mas independente disso, fecho com o Hélio. É necessário a definição de manual de identidade visual para que não tenhamos surpresas negativas em novos lançamentos de fardamentos.

    E pra finalizar, eu gostei das meninas dançando antes da apresentação da camiseta. Só achei que ELAS é que deveriam ter mostrado as novas camisetas.

  3. Não aprovei as novas camisas.
    A branca, nada de mais. Não se compara com a da LA 09 e de 2005.

    A tricolor,não aprovei. Isso que é tradicional? aonde está a nossa camisa tricolor com listras verticais. Daqui alguns anos vai ser BICOLOR.
    As listras pretas e azuis deveriam ser a mesmas e o branco um pouco mais largo.
    Esperava bem mais.

  4. Bernardon,
    comparada à camiseta do Quico, qualquer uma fica bonita.

    Concordo com o Hélio na descrição da camiseta ideal. Tá na hora de a Puma parar de inventar moda no manto sagrado. Nossa camiseta não pode servir de laboratório de tendências de moda. UMA listra preta com listras brancas quase imperceptíveis é pra matar… sem falar no logo do Banrisul que é branco na frente e preto nas costas.

    Sou bicolor de coração… [2]

  5. Acompanhem os posts de hoje comentando vários detalhes de diferentes modelos de camisetas nº1 do Grêmio. Não possuo uma vasta coleção, pois, à medida que crescia e, mais tarde, por superstição (quando o Grêmio passou por longas fases ruins, preferi me livrar dessas camisetas e comprar uma nova quando acreditava em uma mudança de ciclo) doei algumas e troquei outras.

    Aliás, espero que essa seja uma construção coletiva. Por isso, quem tiver camisetas Penalty nº1 (as reservas não servem) e quiserem tirar fotos dos detalhes das mangas, dos ombros, das costuras laterais (vestindo-as, c/o braço esticado) e também frente e verso (bem esticadas sobre alguma superfície plana) com boa iluminação e me mandar, seria sensacional! ;)

    Inicialmente, irei postar as considerações no meu blog http://heliopaz.com/

    Caso os moderadores queiram, obviamente estão liberados para postarem aqui no Sempre Imortal, também.

    Apesar da iniciativa desse trabalho, não posso ser autocrático e preciso determinar uma certa flexibilidade, que já está prevista.

    Estou trabalhando com o tamanho M para determinar tamanho do distintivo; cor e espessura do fundo e do contorno do número; largura e quantidade de listras; tom de azul devidamente especificado; nunca fazer prevalecer branco ou preto mas, sim, o equilíbrio ou, no máximo, uma pequena vantagem para o azul; jamais encostar preto e azul sem ser divididos pelo branco.

    Seguindo esses passos, até mesmo os modelos da Puma teriam sido todos aceitáveis.

    O clube pode impor isso a qualquer fornecedor e, ao mesmo tempo, vender muito em cortes totalmente diferentes ano após ano.

    2010 já está quase morto. Diria que só se salva se fizerem uma camiseta igual à branca 2010 só que celeste e com a manga direita preta – ou, ainda, puramente celeste.

    Então, o meu objetivo é de futuro. Oxalá com orçamento, disposição e prioridade absoluta para transformar a Comunicação (que é uma coisa) e o Marketing (que é outra coisa) em departamentos essenciais.

    []’s,
    Hélio

  6. Amigos

    Qualquer camiseta (eu disse QUALQUER!!!) é mais bonita que a usada na temporada passada. A da gola do Kiko do Chaves…

    Pontos importantes desse lançamento:

    (POSITIVOS)

    1) Escudo maior, mais encorpado e agressivo;
    2) O tom de Azul ideal pra mim é esse. Bem “celeste”…;

    (NEGATIVOS)

    1) Disparidade entre o tamanho das listras. O Preto é tão importante quanto o azul…Não menos;
    2) “Mexicanização” da camisa, com excesso de patrocínios. Parece macacão de fórmula 1….;
    3) Numeração preta fica estranho. A tradição exige números brancos;

    Acho muito válida a idéia de criação de um manual padrão com relação a camiseta número 1 , lá no Conselho Deliberativo. Tamanho mínimos e máximos de listras, tonalidades, etc…

    Além do mais, a meu ver, a “culpa” (se é que podemos chamar assim….) não é da Puma, nem do Marketing, mas sim, do CONSELHO “OMISSO E CANSATIVO” !!!

    Esse sim, o verdadeiro culpado por essa bagunça toda…

    ALGUÉM DISCORDA ?

    Abs

    PS: Eu não compro !

  7. Esta camisa ficaria muito mais bonita se aumentase a lista branca, e a lista azul e preta fosse menores, ai ela pereceria tricolor, assim ficou muito mais bicolor, a branca tudo bem. Tá na hora de definir um padrão de camisa, estão sempre mudando inventando e vem perdendo a caracterista da famosa tricolor, ela que já foi escolhida a camisa mais bonita entre todas as equipes de futebol.

  8. Senhores, não sejamos tão radicais, por favor! A nova camisa nr. 1 é bonita. Concordo com o Bernardom. Sim, tb acho q a mais bonita dos últimos anos foi a da libertadores 2009. Belíssima! No entanto, penso q temos sim de inovar para vender nosso produto. No ano que vem teremos novo modelo. Enquanto isso bateremos novo recorde de vendas, pois “feia ou bonita” é A CAMISA MAIS LINDA DO MUNDO!! Pensem comigo: como o TA inovará em termos de camisa? Mudando listas? Claro que não! A única forma é clarear sua cor: de encarnado, para morango ou rosa choque!! Sejamos menos intransigentes, parceiros!! Quanto às manifestações insistente contra o DUDA, apenas um registro: há muito não ouvia um Presidente ser tão claro e brilhante quanto foi o DUDA qdo entrevistado, após o RIDÍCULO JOGO de sábado. Querem maior clareza? Para o mandato fechar com chave de ouro, temos de vencer a COPA DO BRASIL, O GAUCHÃO e a SULAMERICANA, além de irmos bem no Brasileirão!!! DUDA, estou contigo, criticando SIM (e muito), mas reconhecendo tudo que estás fazendo pelo MAIOR CLUBE DO SUL DO BRASIL!!

  9. Tá difícil a coisa!! O Brum escreveu que “tá na hora de a Puma parar de inventar moda no manto sagrado”. Concordo em parte, pois eu acho que tá na hora da Puma sair do Olímpico!! Quantas pessoas aqui escrevem e se dão conta de uma série de coisas e como que ninguém no Grêmio vê essas atrocidades??? Isso que não entendo!! E acho que ninguém consegue entender também!! A camiseta de 2005 deveria servir de modelo para todas! Mudem outras coisas, mas aquele padrão devia ser seguido!
    Tá difícil desse jeito…
    Abraçoss do gremistão
    ANDRE

  10. Galera, tá todo mundo PESSOALIZANDO as críticas no Pacheco.
    Pô, o cara tá lá trabalhando pra fazer o melhor. Ou alguém duvida disso? Algumas pessoas parecem que tem problemas pessoais com ele e ficam destilando ódio a todo o momento. Reclamam da largura das listras, da cor, dos patrocínios, dos produtos da loja, das meninas que dançaram no estádio, das mulheres que apresentaram as camisetas. Até do óculos do Pacheco falaram.
    Deixa o homem trabalhar.

  11. Olha, sou mais do terninho do Kiko. Que coisa bagaceira essa camiseta nova. O número atras é horroroso, muito grande, preto com borda branca. E a fonte é horrível, parece gorda. E o banrisul não poderia ser maior ali atrás.
    A da la 2009 é a mais bonita dos ultimos 10 anos. Porque nao tornam ela o padrão, so variando poucas coisas?

  12. Qualquer camisa do Grêmio é bonita, mas se poderia ser perfeita, porque não exigir isso da Puma. Todo mundo concorda que as mais belas camisas tricolores dos últimos anos foram as de 2005 e da Libertadores 2009 (desde com um azul mais escuro) e, portanto elas deveriam servir de base para os próximos anos.

    Que a Puma exerça anualmente toda a sua capacidade criativa nos uniformes números 2 e 3, mas não na camisa tricolor, umas das marcas do clube.

  13. Paulo M, se não devemos colocar o novo uniforme na conta do Pacheco, então tu concordas com ele que o uniforme é mais tradicional e lembra o de 1995?

    Se ele evitasse este tipo de comentário, quem sabe essas críticas quanto à camiseta seriam atenuadas. Eu esperava um modelo tradicional, não esta camiseta

  14. Bem, que não se compre a camisa. Talvez assim Grêmio e Puma aprendam. A última comprada por nós foi a da Libertadores.

  15. Hélio Paz, imagine quantos pedidos de camisetas o Grêmio deve receber todos os dias?
    Se o Pacheco autorizasse essas doações, iria faltar ternos de camisetas até para jogarem.

  16. 08/03/2010 – 17h06
    Depois de Rodrigo Caetano, Vasco contrata segundo diretor do Grêmio
    Do UOL Esporte
    Em Porto Alegre
    Depois de levar Rodrigo Caetano, o Vasco da Gama contratou outro executivo do Grêmio. Trata-se de Cristiano Koehler, que há cinco anos atuava na diretoria de Planejamento e Administração do Grêmio.

    Koehler será diretor geral do Vasco. Ele será responsável pela implantação de um projeto de modernização da gestão do clube carioca, ao lado do ex-diretor do Grêmio, Rodrigo Caetano, responsável pela reestruturação do futebol profissional e categorias de base do clube gaúcho entre 2005 e 2008. Caetano é apontado como um dos responsáveis pelo retorno do Vasco à primeira divisão do futebol brasileiro em 2009.

    Koehler atuava também no projeto da futura Arena do Grêmio. Também incentivou a implantação de um programa de qualidade total no Grêmio.

  17. 08/03/2010 | 14h42min

    Grêmio deve lançar votação do terceiro uniforme em abril
    Camisa tricolor e branca foram apresentadas no último sábado
    Ana Maria Acker
    ana.acker@rbsonline.com.br
    O Grêmio apresentou no último sábado, no jogo contra o Porto Alegre, o primeiro e o segundo uniforme para a temporada de 2010. A terceira camisa será escolhida pelo torcedor por meio de eleição no site. A votação deve começar na segunda quinzena de abril, conforme Caco Keller, gerente executivo de marketing.
    – O pessoal da Puma ficou de nos entregar os layouts disso no início do mês que vem. Vamos colocar no site na segunda quinzena de abril. Nossa ideia é oferecer quatro opções para os torcedores: duas azuis e duas pretas – explicou.
    Questionado sobre a aceitação do novo uniforme, Keller salientou que o clube obteve retorno no Olímpico sábado, com a forte movimentação na loja após a apresentação das camisas:
    – É difícil agradar a todos, alguns falaram da listra, que poderia ser mais fina. Mas nossa preocupação é atender a massa e teve grande aceitação – comentou.
    O vice-presidente de marketing do Tricolor, Cesar Pacheco, afirmou que mais de 2 mil peças foram vendidas “no escuro” e a comercialização na loja do clube também cresceu:
    – Aumentou bastante o faturamento da loja. Domingo, que geralmente é um dia mais fraco, teve grande procura. A camisa está muito bonita. Manter a tradição não é ser sempre igual – salientou.

  18. bah, revoltante o texto que o hélio colocou no link.

    pô, será que custa tanto assim fazer agrado a um torcedor? podia ser mentira, é verdade, mas não custava agendar uma audiência com o torcedor, ver da veracidade e dar a camisa ou não.

    mas simplesmente negar é patético e bisonho.

    mas o mkt deles funciona, o nosso não, todos sabem.

    tenho uma historinha tb: um amigo meu que não gosta de futebol nem torce pra nenhum time um dia me aparece com uma carteira de sócio do inter. eu comecei a xingar ele, óbvio, mas ele me respondeu: virei sócio porque me dá desconto no plano de saúde. além disso, dá desconto em várias lojas e restaurantes. me diz, o Grêmio oferece o mesmo? tive que engolir e dizer que não, mas dá 5% de desconto na lojinha e 50% de desconto no ingresso… quase morri de vergonha.

    será que custaria tanto oferecer mais coisas ao associado? eu sei que esse meu amigo não se importaria nem um pouco de virar sócio do Grêmio se tivesse algo em retorno. sei tb que o clube quer agregar sócios que são efetivamente torcedores, mas acho que a longo prazo essas ações deles podem até inverter o quadro atual de torcedores, porque acabam angariando mais simpatizantes pro lado deles.

    desculpem o longo desabafo, mais uma vez, mas acho que o Grêmio podia começar a pensar em uma maneira de arrecadar não apenas sócios para irem aos jogos, mas também aqueles que querem vantagens com isso. a imagem do clube melhora muito com isso, sem contar o caixa, não acham?

  19. João Luiz, concordo com tudo que colocaste aí. Mas o lance da UNIMED tbém vale prá sócios do Gremio, justiça seja feita.

    cbimbi

  20. Cesar,

    Quem sabe dos benefícios? Quem os divulga? Como comparar se os benefícios que o Tradicional Adversário são maiores/menores ou melhores/piores do que os que nós oferecemos?

    Cadê a assessoria de imprensa?!

    Cadê a agência de publicidade?!

    É fácil de buscar essas informações no site? Elas estão lá? Se eu preciso parar pra pensar em aonde encontrar esse conteúdo, dificilmente irei encontrá-lo.

    Cadê o endomarketing para fazer com que os funcionários tenham a cultura do clube tão impregnada dentro de si a ponto de cada um saber responder a qualquer associado ou potencial associado sem que este precise pensar em perguntar?

    Eu quero ajudar muito. Porém, a estrutura que se apresenta é desoladora.

    E eu baixo tanto o pau no ambiente que, sinceramente, não sei se haveria diálogo.

    Não tenho má vontade contra ninguém. Mas sou muito pessimista em relação a ser surpreendido ou a não receber uma avalanche de desculpas como resposta.

    A personalidade e o desdém da cúpula se refletem na qualidade da atuação do setor.

    []’s,
    Hélio

  21. Além da UNIMED, o UNIFICADO também dá desconto aos associados.
    O Mello poderia citar outros convênios que favorecem o associado.

  22. Luiz Zini Pires tá fazendo uma enquete no blog dele querendo saber qual a camiseta da Puma é a mais bonita. Acho que ele deveria colocar qual a menos feia! Óbvio que a de 2005 é a melhor (na minha opinião, claro). Simples e sem frescuras!!
    Abraçoss

  23. Sem a inteção de “pegar no pé”, acho que os responsáveis pela preparação física do Grêmio, pai e filho, têm a obrigação de vir a público explicar a origem da série de lesões musculares: Leandro, Borges e Hugo. Início de temporada? Isso é brincadeira? Veja o “co-irmão”!! Estou aguardando as devidas explicações!!!

  24. Tudo no Grêmio está no futuro do passado, antigo condicional: poderia, deveria, gostaria, faria, ajudaria, melhoraria, SE…

  25. ontem vi a camisa ao vivo. Tive a oportunidade de colocá-la ao lado da camisa kiko e realmente a 2010 é muito mais bonita que a 2009.
    As cores mais vibrantes, o tecido melhor, o corte do tecido melhor adaptado e o simbolo maior.

    Inegável que melhorou, com excessão das falhas já descritas aqui…

  26. Faltou coragem de gremista histórico para manter a correta camisa da Libertadores 2009, a torcida amou a camisa e comprou muito,e rasgaram o Estatuto primeiro com a horrorosa Brasileiro 2009, com azulão de péssimo gosto e longe do artigo 113. Parece que a imensa maioria da torcida não interessa, tem que se agradar uma minoria pouco entendida de Grêmio, com gosto duvidoso, mas influente, aparentemente.

  27. Eu nem precisaria responder ao PAULO M ( de que seria esse M ? ) porque já foi bem respondido, mas eu gostaria,porque achei interessante, que ele me disesse em que eu deveria pessoalizar a quesão MKT = no Chefe da Segurança ? No porteiro ? Ou quem sabe no seu João da Lojinha ?

    Olha, eu infelizmente, não sei desenhar( até porque soubesse desenharia muita coisa aqui prá quem, como o P M esse, não entende ). Tivesse no meu forte o desenho, faria a caricatura em charge. Mas ao caricaturar alguém, o chargista toma os traços mais acentuados exagera, esta é a norma. Assim se o cara tem uma bochechinha, a lápis forma um bochechão, e por ai vai. Eu fiz uma caricatura em prosa do seu Paqueco, mas o P M

  28. … MAS O P M não entendeu. Mas foi isto o que fiz, e todo mundo sacou … Um cara que vai prá a ZH e se auto promove às custas do clube dizendo que a marca Gremio cresceu 240 vezes nos ultimos 4 anos – tempo da péssima gestão dele – em que o MKT foi uma droga e tanto, como já se viu se sabe e é unanimidade ou quase isto, não iria querer ser pintado com traços leves e suaves: por isto, seu P M, o desenho em prosa do óculos, do cabelo, da barriga, tá entendendo ´cavalo cagando`? ( ou tu vai querer que eu te desenhe a piada do cavalo cagando … ? )

  29. A camisa foi descaracterzada de novo, eu não consegui comprar ainda, não por falta de dinheiro e sim por falta de vontade. Ao contrário de muitos que querem ver a camisa do Grêmio uma reedição das camisas das seleções derrotadas aqui do lado, eu prefiro uma camisa com azul mais escuro e de 3 cores. Como a camisa que o saudoso Dener e o Pingo ganharam o gauchão de 1993.

    Obs: na camisa branca, o azul “desapareceu”,a Puma num dos seus raros acertos em 2008 deveria ter mantido aqula reserva.

    Penalty >>> abismo >>> marca diabo >>>> Puma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.