Direto do Correio do Povo: Vem aí o novo uniforme

A camisa tricolor do Grêmio em 2009 não agradou a boa parte da torcida. Por isso, cialis o modelo 2010 será mais tradicional, com o azul mais claro, lembrando o utilizado na conquista da Libertadores de 95.

“A gola será redonda e o número às costas um pouco mais vistoso”, diz o vice-presidente de marketing do Grêmio, César Pacheco, sem querer adiantar outros detalhes do novo uniforme, que deverá ser apresentado no início de março.

Após o Carnaval, estarão disponíveis no site do clube quatro modelos como sugestão para o terceiro uniforme. Durante 15 dias, o torcedor terá a possibilidade de votar e escolher o preferido, podendo inclusive optar por uma camiseta preta, desejo antigo de muitos torcedores.

“O estatuto não fala em predominância de alguma cor e sabemos que o preto faz sucesso junto à nossa torcida”, afirma Pacheco, relembrando um outro modelo fabricado, mas que não foi usado em jogos.

A camiseta reserva também está definida. Será toda branca com detalhes azuis no ombro esquerdo, seguindo o padrão das camisas das seleções da Copa do Mundo, que possuem o mesmo fornecedor de material esportivo que o Grêmio.

O goleiro Victor irá vestir um uniforme idêntico ao que o goleiro Buffon, da Itália, irá usar durante o mundial da África. O camisa 1 gremista também solicitou ao fabricante a confecção de um segundo modelo igual à camisa reserva usada na última Libertadores, com listas horizontais em azul e branco.

Fonte: http://www.correiodopovo.com.br/Impresso/?Ano=115&Numero=137&Caderno=0&Noticia=99066

Participe da discussão

16 comentários

  1. vai vazar na internet pelo terceiro ano seguido? pelo menos não vai ter cor de caganeira como o do inter no ano passado.

  2. O essencial é a presença do azul celeste do estatuto, artigo 113. A opção de uma preta com detalhes em celeste me agrada.

  3. Concordo que o uniforme branco é comum a vários times. Celeste com detalhes em branco e preto com detalhes celestes são combinações raras e lindas.

  4. Primeiramente: que o azul seja o celeste(estatuto)
    Que o número de listas, sejam no máximo de seis/frente e mesmo número nas costas.
    Que a gola seja em V-branca e branco na ponta das mangas, como sempre foi a camisa tradicional.
    O segundo uniforme todo celeste, com detalhes brancos e pretos.
    Chega de inventarem uniformes, se “outros”clubes quizerem inventar que inventem, pois a macacada aceita tudo, até banana vencida.
    A Direção, o CD e a torcida, devem saber, que não tem
    outra equipe no mundo, com uniforme igual ao nosso.
    O Uniforme do Grêmio é único neste planeta.Vamos preserva-lo, se possivel junto a FIFA, como marca registrada do Grêmio.

  5. ALBANO. TENS TODA A RAZÃO.
    A CAMISA DO GRÊMIO, EM 2004, FOI ELEITA, SIMPLESMENTE, A CAMISA DE CLUBE DE FUTEBOL MAIS LINDA DO MUNDO, POR UM GRUPO DE DESIGNERS EUROPEUS. FOI OBJETO, A ELEIÇÃO, DE DIVERSAS REPORTAGENS JORNALÍSTICAS INCLUSIVE FORA DOS ARTIGOS DE FUTEBOL, EU POSSUO UMA DELAS QUE FOI VEICULADA NA REVISTA DA NET, JÁ EM 2005. EM TIME QUE ESTÁ GANHANDO … BEM A PUMA COMEÇOU A INVENTAR E O GRÊMIO A PERMITIR ATÉ QUE EM 2009 CHEGAMOS NO ÁPICE DA BRINCADEIRA: ESTA CAMISETA HORROROSA QUE HOJE LEMBRA O KIKO DO CHAVES. LAMENTÁVEL. EU JÁ FALEI ISTO E DE NOVO VOU REPETIR. EM 2005, 2006,PRINCIPALMENTE, E 2007, A PUMA APRESENTAVA AS CAMISAS E NOS DO CA APROVÁVAMOS OU A REJEITÁVAMOS, NÃO TINHA ESTA DA PUMA QUERER ASSIM OU ASSADO. ESPECIALMENTE EM 2005 E 2006 VÁRIAS VEZES HOUVE REJEIÇÃO. QUANDO APARECEU ESTA CAMISETA REPULSIVA APROVADA PELO CA DE 2008, OUVI DA VICE PRSIDÊNCIA QUE ISTO ESTAVA ATRELADO A UMA CLÁUSULA QUE AUTORIZAVA A PUMA A ESCOLHER. REPLIQUEI NA HORA: OU É MENTIRA OU ALTERARAM O CNTRATO. POR UMA OU POR OUTRA JAMAIS PODERIA TER SIDO PERMITIDO A CAMISA QUE HOJE OS JOGADORES VESTEM, RIDICULA. ANTES DELA JÁ HAVIA UMA PORCARIA COM UMA FAIXA AZUL NA BUNDA QUE ERA UM PAVOR.
    QUE BONS VENTOS VOLTEM A SOPRAR. EU TENHO TODAS AS CAMISAS DO GRÊMIO DE 1983 PARA CÁ, GUARDADAS, COLEÇÃO: ESTAS DUAS ME RECUSEI A COMPRAR, O INVENTOR, O MENTOR, DELAS E O ´APROVADOR` QUE AS GUARDEM SABEM AONDE ….

  6. UHAUAHUAHUAHUHUAHUA
    Muito bom, Josias!!
    Desculpe se vou cometer uma injustiça, mas na minha opinião, o Cesar Pacheco é o grande responsável pelas atrocidades que foram cometidas no manto! Me parece ser um senhor tipo o meu pai, sem gosto para as coisas e que tudo passa pelo seu crivo! De repente, na cabeça dele, a camiseta é maravilhosa! Vai saber!! É isso que dá uma única pessoa decidir…
    Abraçoss

  7. Josias, no Conselho Deliberativo – ASSUNTOS GERAIS – nunca ocorreu nenhuma cobrança ou pedido de explicações sobre essas viagens da Puma?

  8. Albano,

    Não existe um padrão de azul, de largura das listras nem a denominação correta da fonte (tipo de letra) do distintivo devidamente votado, homologado, registrado e definido nem no Estatuto do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, nem em um cartório de registro de marcas.

    O profissional do marketing do Grêmio responsável por isso insiste em me dizer que esse padrão existe, mas duvido que exista.

    Quando fiz parte do MGN, desenhei um padrão de camiseta do Grêmio com todos esses detalhes definidos, como um manual de identidade visual. Porém, isso não foi oficialmente divulgado ou proposto na época (lá por março de 2005, quando recém se havia fechado com a Puma).

    Infelizmente, estou em dificuldade de recuperar esse material. Tão logo o possua, pretendo oferecê-lo para apreciação do CD.

    Pessoalmente, adianto que o clube deveria mandar no seu uniforme e não o fornecedor. A desculpa de que manter o padrão que a fornecedora impõe a vários clubes e seleções é mais vantajosa na sua economia de escala e na preservação da identidade de marca da fornecedora é inaceitável. Afinal de contas, a tecnologia têxtil e de impressão podem proporcionar uma escala altamente lucrativa sem seguir o mesmo design da concorrência. Ou o Grêmio não fez a Penalty vender mais de 600.000 unidades em 1996, fazendo do Grêmio o clube que mais vendera camisetas oficiais NO MUNDO naquele ano?!

    O corte e o molde do Grêmio acabaram virando produto de custo quase zero em comparação com clubes pequnos de resultados pífios também patrocinados pela Penalty.

    Quanto à questão do azul: isso vai dar pano pra manga. Pessoalmente, pra mim o azul ideal para o Grêmio é aquele que o presidente Hélio Dourado pesquisou em Santa Catarina, quando exigiu que fosse um “AZUL TESÃO”.

    Esse “AZUL TESÃO” é o azul dos fardamentos nº1 fornecidos pela Kappa: não é o “azul calcinha” que foi vitorioso nas décadas de 1950 e 1960 e vingou até meados da década de 1970, com um infeliz retorno a partir da Penalty (que chegou a fazer um azul tão claro que quase virava branco sob a luz no tecido brilhoso em 1993 e um horrendo azul marinho que coroou o nosso primeiro rebaixamento em 1991).

    A Kappa foi o único fornecedor que manteve o azul constante no nosso uniforme nº1. A Puma também tentou, mas não consegue porque muda a concentração de tinta e muda o tecido quase todos os anos. Diria que acertou a mão somente em 2005.

    O tom de azul é o mesmo. Porém, ele parece mais saturado ou mais escuro de 2006 pra cá em função dos diferentes tipos de tecido de lá pra cá.

    Considero repetir o azul de 1995 um retrocesso.

    E isso prova que não existe padrão cromático no estatuto.

    []’s,
    Hélio

  9. Bruneto. Se o designer da camisa não ofende o Estatuto, a executiva tem poder para definir. Na era F Kof certa vez o Grêmio usou uma camiseta promocional com o logotipo do globo terrestre, duplo, em sequencia ao distintivo. O então cnselheiro Nelson Olmedo numa reunião do CD se manifestou duramente porque ofendia o estatuto ( aliás os macacos nos copiaaram nesta também, vi um adesivo deles na praia no mesmo estilo … ) e o time nunca mais entrou com ela. E não havendo ofensa ao Estatuto o máximo que dá prá fazer é berrar, mas não ´barrar`. Berrar, O MUNDO GREMISTA berrou, mas tivemos que engolir estas duas ultimas edições da camisa que ficaram HORROROSAS !

  10. Concordo com o Helio sobre Kappa e o fardamento 2005 da PUma. E a meu juízo, disse isto ano passado, a Puma já virou o fio !

  11. Mas é verdade que já renovaram com a Puma por mais 2 anos? E com o Banrisul, já foi renovado também?
    Abraçoss

  12. André,

    Sim, o Grêmio renovou com a Puma por mais dois anos.

    Não tenho nada contra a Puma: tenho, sim, contra a falta de um manual de identidade visual, de pulso e de interesse por parte do marketing e da direção (passando pelo CD) em relação ao nosso uniforme.

    Por mais que um determinado fornecedor pague e por maior que seja o volume de peças incluídas no contrato, o Grêmio age como se deixasse a visita mudar a posição dos móveis da sala.

    []’s,
    Hélio

  13. la vem mais uma aberração…
    a segunda camisa (branca) será no estilo das camisas africanas, toda branca e com uma faixa azul em uma das mangas, um horror!
    A terceira camisa pode vir a ser azul celeste ou preta.

    Pra mim, as camisas deveriam ser sempre:
    1- tricolor
    2- azul celeste
    3- preta ou branca
    Camisa branca todos têm, chega a ser cansativo. Mas uma celeste impõe respeito!!

  14. acho ridículo camisas listradas com faixas estreitas!!
    as camisas do gremio cada ano q passa piora…o azul mais claro,da ultima libertadores ( bandeira oficial) q é sem sombra d dúvida mais bonito,com as faixas mais largas, (o azul claro e o preto),ficará show!!Vi
    defeitos na tricolor da libertaderes recente,q foram
    as faixas muito estreitas e aqueles deltalhes em dourado!!As mais bonitas da historia do gremio foram nº 2 da libertadores,com faixas azul horizontais e a celeste de 2006.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.