De Colaborador: Que tipo de Marketing você prefere?‏

Existem momentos na vida que precisamos fazer auto criticas, cheap só assim conseguimos, doctor as vezes, perceber novas oportunidades ou rever conceitos, percepções, etc.
Existem momentos na vida que de tanto falarmos sobre um assunto ele torna-se tão verdadeiro que nenhum argumento, prova ou fato nos faz mudar de idéia. Se quer nos demos a chance de pelo menos suspeitar, afinal se todos pensam/falam/gritam/escrevem assim é porque é assim.
Parando de “filosofar”, e indo para o que interessa. Estou me referindo ao Marketing do Grêmio.
Só continue lendo se você se permitir ter opinião própria, ler dados e fatos e repensar seus conceitos, percepções, etc. Senão, deixa pra lá, pois você será mais um que duvidará das informações ou dirá que isso não é marketing, ou que prefere o marketing que nós não temos e que não vamos (Grêmio) fazer.
Diria o professor Tadashi: PERMITA-SE.
 
Vivemos de comparações com os vermelhos, achamos o “marketing” deles o “máximo”, a pergunta é: PORQUE VOCÊ ACHA ISSO?
 
1) Porque todos falam isso…?
2) Porque usam os “100mil sócios” como marketing…?
3) Porque vendem jogadores com valores maiores…?
4) Porque o faturamento com marketing é de…?
5) Porque…?
É difícil achar um porque pelo simples fato de que você não sabe, as reticências são justamente porque em nenhuma delas você (nem eu) temos certeza. Criou-se esta idéia errada, ela firmou-se e fez com que todo o restante fosse inferior. E mais, qualquer coisa boa que acontece “foi o marketing”.
E o marketing do Grêmio? Alguns adjetivos que usamos (sim, não me escondo que também uso alguns destes): inexiste, inoperante, amador, não sabe comunicar, sem estrutura, etc, etc, etc.
Vejamos então 15 FATOS:
 
1) O Marketing do Grêmio é composto por 6 colaboradores, contando o Caco;
2) O Marketing do Grêmio não gasta dinheiro para iludir o torcedor nem para agradar/manipular a imprensa, muito menos tem como objetivo fazer marketing de jogador;
3) O Marketing do Grêmio preocupa-se em como fazer dinheiro com dinheiro, mas sendo prático, honesto com seu cliente e sincero;
4) O Marketing do Grêmio fatura mais que o Marketing do co-irmão (essa você não sabia né?) e gasta muito menos (esta, claro, você sabia né?).
5) O Marketing do Grêmio se preocupa em gastar menos para sobrar mais. Pequenos exemplos como o de conseguir um fornecedor de sacos de lixo economizando R$ 1.800,00/mês até um parceiro para pintar o Velho Casarão (Olímpico) economizando (deixando de gastar) +- R$ 100.000,00 em tinta (sim vamos deixar nossa casa bonita, independente da ARENA);
6) O Marketing do Grêmio se preocupa em buscar parcerias com empresas de renome de mercado, para beneficiar o seu associado (EM DIA). A partir de Abril haverá divulgação, e já contamos com 17 empresas que estarão interligadas com o quadro social. Os benefícios vão desde descontos, juros menores em crediários, parcelamentos maiores em crediários, etc. Alguns exemplos: Lojas Colombo (RS, SC, PR e SP), UNIMED (POA, Interior e Nacional), SENAC (RS), Unificado (RS), Etc.
7) O Marketing do Grêmio, juntamente com as finanças, firmaram convênio com o Banrisul/ICATU e será lançada em abril uma espécie de título de capitalização, com previsão de receita de 7milhões/ano. O Banrisul terá direito a +- 4.000 cadeiras no Velho Casarão, em contrapartida se obrigará a conseguir pelo menos 30.000 títulos ao valor de 24 x R$ 20,00. Quem adquirir concorrerá a prêmios e terá direito a cada 8 meses a uma camisa oficial da campanha (não é a de jogo). Toda rede Banrisul se tornará um ponto de cadastramento ao Exército Gremista e/ou de associação, pré-requisito para compra do título.
8) O Marketing do Grêmio, está concluindo o contrato com a Claro, o que impulsionará o aumento do quadro social e a fidelização. A Claro terá direito a 1.200 cadeiras no Velho Casarão, em contra partida toda a rede de lojas da Claro se tornará um ponto de cadastramento ao Exército Gremista e/ou de associação, pré-requisito para o benefício que ainda esta por se definir, mas será algo como aparelhos e planos mais baratos, sendo que todos estarão vinculados a uma conta mão do próprio Grêmio;
9) O Marketing do Grêmio se comprometeu fechar 2010 com 75mil sócios (EM DIA), portanto agora teremos meta clara a ser cumprida. E as ações citadas acima é que impulsionarão este incremento, além de ações dirigidas ao Exército Gremista em parceria com o Quadro Social, como por exemplo a criação de uma modalidade de mensalidade inferior com benefícios diferentes do desconto de 50% do ingresso.
10) O Marketing do Grêmio, desenvolveu junto ao departamento consular, o Consulado Nota 10, e dará total apoio aos consulados, seja com materiais impressos para divulgação, divulgação de notícias, construção de vídeos motivacionais, auxílio na organização de eventos promocionais; Com isso, o Departamento consular definiu metas para seus consulados baseados em estudos científicos, e isso fez com que o Departamento consular também irá trabalhar com metas de associação e alistamento no EG, passando então a meta para 2010 de associados para 102mil (EM DIA).
11) O marketing do Grêmio faturou em 2009 32milhões, ou seja, aproximadamente 1/3 da receita do Grêmio.
12) O contrato com a PUMA foi renovado até 2014 pelo dobro do valor (+- 7milhões/ano). Acrescendo a isto o Grêmio é o único time no mundo patrocinado pela Midea (maior fabricante de split do mundo com sede na China e com mais de 100 mil funcionários);
13) O Marketing do Grêmio é responsável pelo licenciamento da marca Grêmio e não para de crescer, já é o 2º maior do Brasil e em 2010 passará a ser o maior do Brasil. Hoje o Grêmio tem mais de 1.500 itens licenciados resultando quase 5 milhões em royalties/ano;
14) O Marketing do Grêmio estará viabilizando o “tour tricolor”, ando o objetivo é utilizar o ônibus oficial do Grêmio para que o visitante possa conhecer o CT Helio Dourado, Cristal e a ARENA.
15) O Marketing do Grêmio permite que a loja GremioMania fature em 2009 mais de 10 milhões e meio. Poucas lojas de varejo deste segmento têm este faturamento; Além disso, somente com as 39 lojas licenciadas são quase R$ 600 mil em royalties/ano.
Cada fato deste você pode achar defeito e virtudes em cada um, mas não pode negar que possuem potencial de acerto elevado, sendo que eles terão ampla divulgação, apropriada a cada uma delas.
Caco Keler que está 6 meses frente ao Departamento de Marketing sabe que o marketing tem um potencial gigantesco na geração de receitas e está estruturando o Grêmio para aumentar ainda mais, mas ele também sabe que gastar milhões em propaganda apenas para “aparecer” é jogar dinheiro fora.
A marca Grêmio cresceu 218% em valorização nos últimos anos, o maior crescimento dentre todos os times do Brasil e também do Mundo. Adicione isto ao 15º Top Of Mind da revista Manhã da marca Grêmio de forma consecutiva (15º, por isso elenquei 15 fatos).
O primeiro marketing pelo jeito não dá resultado, apenas o faz pensar que dá.
Eu prefiro o marketing do Grêmio, que está se estruturando para ter consistência naquilo que “marketear”, e isso as vezes significa não fazer barrulho, propaganda, etc.
 
Se acha que o Marketing não está bom, mande email ao Caco (caco@gremio.net) ou vá ao departamento de marketing pessoalmente e todos os 6 colaboradores estão lá para lhe ouvir, pois se levares algo que traga benefício para o Grêmio eles serão os primeiros a apoiar sua idéia, crítica ou sugestão.
Encerro com uma frase que ouvi do Caco Keler: “Nós não estamos preocupados com o que pensam do nosso departamento, a nossa preocupação é desenvolver um trabalho profissional e que renda resultados positivos para o clube. Não queremos elogios individuais. Queremos é a valorização da marca Grêmio.”
 
E ai, Que tipo de Marketing você prefere? Deixe seu comentário!
E tenho dito!
Paulo Sponchiado

Participe da discussão

50 comentários

  1. após ler esse post, resolvi “abrir a cabeça” e enviei um e-mail para o caco, com uma pequena sugestão que tinha para o mkt (e que enviei pro site do Grêmio e nem abriram).

    tomara que minha expectativa não se fruste, e que minha empolgação com o texto não se mostre mais adiante uma mera ingenuidade….

  2. Sobre este texto eu havia postado comentário no post do VITOR A MURALHA. Como o assunto aqui ficou concentrado estou colando o que fiz lá:

    carlos josias Disse:

    30/03/2010 às 14:57

    Sponchiado: Belo e instigante artigo. De uma outra forma, bem mais breve, bem menos rica em conteúdo e menos luzente em texto, fiz algo parecido por aqui quando me referi a atividades do MKT colorado como os 100 mil sócios, dos quais no mínimo 2 são cachorros, os funcionários ganharam títulos – para aumentar o n. – atletas e ex atletas idem etc. Disse aqui que o nosso MKT era ruim, muito ruim, mas NÃO ERA MENTIROSO. Talvez eu tenha exagerado, poderia dizer, NÃO TÃO MENTIROSO. Neste aspecto tens toda e total razão e o teu texto capta muito bem o assunto. Eles são uns enganadores.

    Mas foi bom ter tocado no assunto porque me esqueci de registrar:

    segundo o Presidente Duda e o Irnay estamos com 53 mil sócios ATIVOS, ou seja, 53 mil sócios em dia.

    Neste item impecável foi a Gestão Odone lá em 2005 quando resolvemos fazer uma campanha incendiária para recuperar o orgulho perdido e que começava pelo associado. Tínhamos menos de 6 mil sócios e talvez nem a metade estava em dia, um horror, uma catástofre. Naquele ano – ao Imperador o que é dele, como costumo dizer – o P Odone entendeu de investir com tudo nisto, e a iniciativa fo dele, sem dúvida, nós do CA demos apoio e nos entregamos na campanha de todos os modos. O Reinaldo Lopes foi um grande articulador do esquema publicitário e nota 1000 para ele nisto – a propósito o Reinaldo sempre foi discreto, nunca foi para os jornais cantar marra e falar sobre sua atividade e sobre seus empreendimentos no clube. O primeiro comercial que tinha o De Leon o M Sergio e o Odone saindo do vestiário e entrando em campo foi um primor. Grandes promoções foram feitas e o Haroldo da Assessoria de Imprensa foi incansável, os prêmios eram divulgados durante a semana e as entregas eram documentadas. Eu perdi as contas de prêmios que entreguei a torcedores em meio a jogos, dentro do vestiário, nos estúdios da TV, tanto eu como meus colegas de CA. Foi talvez a coisa mais importante daquela gestão, foi lindo de se fazer e ver o resultado.
    E registre-se o trabalho do SÉRGIO BOMBASSARO no quadro social que foi exemplar. Ali todo mundo pegou junto.

    Se hoje o Grêmio tem 53 mil sócios ativos, em dia, sem dúvida nenhuma, isto é resultado do trabalho daquele ano, claro, com a manutenção dos demais até hoje. Mas foi ali que começou esta grande caminhada.

    Mais uma:

    São 185 mil inscritos no Exército Gremista. Aqui é que eu aguardo saia alguma coisa da cabeça dos homens do nosso MKT.

    O Reinaldo faz falta, mesmo que como já disse tantas vezes, não seja o MKT a área dele – como tb não é do atual – ele era um publicitário espetacular, conhecia todos no ramo que devotam a ele quase que um caráter reverencial – ele é infinitamente superior a qualquer um que veio ao depois, com sobra. Ponto para o P Odone nisto, sem dúvida alguma.
    Só não sei porque e não entendo ainda não se socorrem dele ao menos para publicidade.
    Quer dizer, sei sim: a velha ciumeirinha, a velha inveja, a velha mania que se instaurou no G há anos e que não sai e enquanto não sair o clube paga o pato:imagina se vão consultar um cara que vai aparecer mais ….porque vai fazer mais …. então se fica sem fazer nada, só aparecendo…. ÔOOOOOOOOOOOOOOO Grêmiooooooooooo

    ——————————————————

    Mas vou complementar com algumas diferenças ainda que pude constatar na postura do Reinaldo. Como disse, ele conhecia todos da área de publicidade e MKT ( já contei aqui que ele queria um profissional de primeira linha remunerado mas que não lhe foi dado isto … e dei também os motivos …. vcs devem lembrar anda em posts lá atrás …. ) e transitava solene nos meios mais seletos disto e junto aos grandes homens da comunicação do centro do país com ´intimidade`, se me entendem, intimidades daquelas que conhece o n. do telefone que ninguém tem, de quem é convidado para a festa de anviersário do filho, do cachorr, e que é referido com orgulho por quem o conhece, orgulho de o conhecer. Em suma é outro nível. O homem tinha postura para o ramo, desenvoltura para tal, status e respeitos conquistados. Mas ai vc entra na sala dele, na empresa dele, e vê o bom gosto, a organização, a distribuição de tudo cuidadosamente alinhado. Estes dias um amigo nosso, bem comum a todos, conhecido aqui do blog, comentarista assíduo e de mão cheia, me revela que tempos atrás foi visitar o nosso responsável abnegado pela área. Entrou na sala dele. Eu sabia o que vinha. Se apavarou, a sala lembra um desorganizado entulho de almoxarifado …. Vcs estão entendendo o que eu quero dizer ? O que eu quero dizer é simples, não basta querer, tem que Poder ! Poder e Querer. Não se retira os adjetivos que forem devidos, abnegação, dedicação etc quando presentes, mas se cobra o que falta e no caso além da ignorância do ramo ausente a essência para que se possa ter vínculo com o exito no que se quer fazer. Por isto repito, o Reinaldo não era ainda o cara do MKT mas nos deu o caminho para tê-lo, o CA que não seguiu, culpa nossa, sim. Mas ainda que ele não fosse o cara do MKT pois era publicitário, tinha ´estirpe` para tal, tinha ´pedigree`, e com ele tocou uma campanha maravilhosa que culminou com estes 53 mil sócios e colocou o clube em meio à grande fluência do meio marketeiro …. depois ele saiu e este trabalho ficou prá trás. Por isto digo e repito. FAz falta o Reinaldo ou pelo menos faz falta um cara assim. Não se quer tirar ninguém do clube, mas quem está no lugar errado, tem que encontrar o seu lugar adequado se pretende continuar. E quem está lá hoje, no MKT, não está confortável e nunca ficará porque não é a praia dele. É só isto.

    No mais o texto do Spo é elogiável e não deixa de, tb, ter razão. Mas eu não quero, como o Helio afirma muito corretamente, competir contra eles. Eu quero que o Grêmio se atenha à sua grandeza. E é isto.

  3. Se os planos são do Marketing, por que é o Vice Irany que fala sobre eles e apresenta no Conselho?
    Pelo que sei, os planos são das Finanças.

    No fim e al cabo pouco importa quem foi o pai da criança desde que o Grêmio seja beneficiado.

    Mas é feio furtar paternidade.

    :P

  4. mudem o nome de marketing para departamento comercial.

    Concordo. E além do mais, esses números ventilados, sem nenhum base de comparação me dizem muito pouco.

    Isso sem falar na questão das camisas, na inexistente exploração da imagem do Victor, e etc..

    Fosse Marcelo Dourado gremista nossa camiseta apareceria em rede nacional?

    Acho que a coisa não é por aí. Camisa era de 2003. Tiveram que esconder o símbolo da Topper

  5. O marketing do inter é melhor, mas nao é pelas alternativas que colocaste.
    É melhor, pq o inter é um clube MENOR, com MENOS TITULOS e MENOS torcida e que ainda assim passa impressao de ser maior do que o Gremio pelas suas ações marketeiras.
    Isso que é marketing. ENGRANDECIMENTO de um PRODUTO.
    O Gremio foi campeao de tudo umas 3X. Quem ficou com a “marca” foi o internacional. O Gremio tem A MAIOR torcida. Quem tem mais sócios é o internacional. Isso sao provas que temos problemas no marketing.
    Nos ultimos 3 anos, o marketing colorado inventou umas tres marcas: “triplice coroa” (tb ja temos umas 2 ou 3, “campeao de tudo” (fizeram do limao sul-americana, uma limonada)e o “mundial fifa” (que cá entre nós, é ridiculo, mas dentro de um marketing dirigido para a torcida da muito certo).
    Completamos recentemente 50 jogos invictos em casa. Não tivemos nenhuma camiseta que fosse. Tenho ctz que o marketing colorado tiraria desse limao, uma limonada.
    Somos o maior clube do sul do país, temos que saber usar isso. Podiamos fazer uma marca, p ex. “O MAIOR DO SUL”, “GREMIO: Mais titulos e mais torcida”. “O MAIOR DO SUL DE FATO”, etc. Somos muito grandes para a marca que transparece no nosso marketing.

    Ps. Qto ao aumento das receitas, ok. Mas para mim marketing é mto mais do que isso. Nao adianta p.ex. aumentar a receita com a Puma e deixar ela fazer esses modelos “modernos” com nossa tradicional camiseta; eu e a maior parte de meus amigos gremistas nao aprova e nao gosta dessas camisetas com um “perfex” nas costas, gola de marinheiro na frente, etc. A melhorcamiseta que fizemos desde a celeste de 95 foi a preta, que veio da torcida e nao do nosso marketing.

  6. Retificando: A melhor TERCEIRA camiseta que fizemos.
    E sobre marcas, as grandes marcas que fizemos foram a NADA PODE SER MAIOR e aquele distintivo triplo com o globo terrestre.

  7. Existem diferenças entre ações de planejamento e departamento comercial e marketing…

    Acho que o Grêmio está evoluindo até no marketing, mas vamos combinar que vende bem porque tem a torcida mais fanática do mundo.

    Isso deveria ser mais bem explorado, o fanatismo pela marca GRÊMIO.

    Creio que esse lance do exército é um dos caminhos, acredito também que seja possível chegar próximo às metas informadas de associação (sem que se aceite cachorros e papagaios como sócios).

    Agora, a terceira camisa de clube mais encontrada pelas ruas da América Latina (dados empíricos) deveria ser mais bem divulgada, com campanhas extra mampituba, o que não se vê.

    O Grêmio é o clube com maior torcida fora do eixo rio-são paulo, um time que lota o espaço para a torcida adversária qdo joga fora de casa, seja onde for e seja qual o espaço destinado (normalmente algo entre 500-1.000 ingressos).

    Quem faz isso?? No BR o curintia e o framengo.

    A mobilização sempre parte dos torcedores fanáticos e tantas vezes esquecidos pelas direções que se sucedem. Faltam campanhas para cativar o torcedor do RS e de fora do RS (atualmetne não existe mais a modalidade de associado do interior!!!)

    Lembram do jogo contra o cruzeiro, o duda não podia falar sobre o assunto porque estava na atmosfera do jogo enquanto isso a torcida tomando pancada da doce brigada militar…

    O marketing tem que visar aproximar o torcedor, que é o cliente maior da marca Grêmio, bem como transformas em torcedores uma multidão de simpatizantes espalhada pelo MUNDO.

  8. Fiquei preocupado com uma coisa….

    A PUMA RENOVOU ATÉ 2014

    ATÉ LÁ NUNCA MAIS VEREMOS UMA CAMISA TRICOLOR TRADICIONAL… TA FODA…
    O PROBLEMA É QUE A PUMA TA SEMPRE INVENTANDO MODA EM VEZ DE FAZER O BÁSICO QUE ELES SABEM FAZER BEM…

    CONCORDO COM O ALMEIDA, TROQUEM O NOME PARA DEPARTAMENTO COMERCIAL E FINALMENTE INAUGUREM O MARKETING DO GRÊMIO

  9. Campanha incendiária?? Quando? Quem?
    A campanha de associação a que o Josias se refere foi TODA ela feita pela torcida, apesar da direção. A direção do GRÊMIO, no que tange essas ações, é sempre um problema, raramente uma solução.
    Quem viveu 2004/2005 nas arquibancadas e principalmente na GERAL sabe do que eu estou falando. A campanha era na base da intimidação, no deboche. Se tu dissesse que não era sócio todo mundo perguntava: “Por que? Como assim não é sócio? O que tu ta fazendo aqui se não é sócio?”
    A campanha de associação vinha dos blogs, sites, bares. Foi uma verdadeira onda de fora para dentro no OLÍMPICO. O quadro social era a mesma coisa de hoje… Lembro da cena clássica de ver um torcedor que se associou pela Internet e que não ganhou um brinde (camiseta eu acho) porque o brinde era só para quem se associava ali..
    Se existiu essa campanha da direção, coisa que ninguém viu, ela deve ter acontecido como tudo no marketing do GRÊMIO, de maneira silenciosa e discreta.
    Essa de comparar com o marketing do “nal” foi de última. E eu lá quero saber do marketing deles?
    Vamos acordar, todos. Nós temos na mão o produto mais fácil de vender que existe. Nossa torcida é apaixonada, é maluca pelo GRÊMIO. Se fizer errado vende, se fizer certo vende aos milhares. É o caso da camiseta. Imagine se ela fosse uma camisa tradicional, bonita mesmo…
    Não justifica o valor pago pela Puma os absurdos que ela tem feito. Mas é aquilo, eu não devo ter razão!
    As vezes eu acho que se deixassem a torcida participar mais, deixassem as opiniões do torcedor terem algum valor as coisas seriam mais fáceis. Mas o que esperar de uma direção que lutou bravamente contra a sua torcida.

  10. Michel, muito bem. Sidnei, tb tenho o teu receio. E muito. Mas deves te lembrar que a direção se tiver pulso firme – e bom gosto – não deixa a Puma fazer o que bem entende. O Grêmio é o dono do Grêmio, não a Puma, ela é que tem que fazer nossa vontade, não nós a dela. Por isto que com o Reinaldo Lopes funcionou, houve modernização, houve mudança, houve adaptação à designer avançado, mas sem descaracterizar o manto sagrado. Este é o cerne da questão.
    Diego, o Al Cabo matou a pau !

  11. viram a ZH e o CPovo de hoje?
    anúncio de página inteira (vulgo abafador de notícia)sobre a batalha contra o poderoso CERRO…

    ISSO É MARKETING

  12. mudem o nome de marketing para departamento comercial.[3]

    Mesmo escrevendo para o Grêmio, respirando Grêmio, inclusive ter entrevistado o MKT do Grêmio não tive acesso à metade das informações listadas. Acredito que muitos que aqui leem e comentam também não tenham todas essas informações. Realmente são muito boas as vantagens de ser sócio. Só me digam onde achar essas informações no site do Grêmio. Onde está a divulgação? Qual a política de comunicação com os sócios e cadastrados no EG?

    Das duas uma: ou o problema está no MKT, ou na Comunicação Social. Espero que não nos dois.

  13. Finalmente os números do marketing. Segundo a (AMA – American Marketing Association – Nova definição de 2005), Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a COMUNICAÇÃO e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado. São números interessantes, mas, que foram sonegados, por muito tempo, em sua amplitude, ao consumidor. Colaboradores aqui do blog tem demonstrado sua preocupação com o hiato que se estabeleceu entre as ações de marketing e sua comunicação. Concordo com a política de não valorização da MENTIRA como ferramenta de sedução, mas porque não investir na divulgação da VERDADE de forma ampla e contundente? Penso que a exposição que aqui está sendo feita, já deveria estar circulando por aí numa campanha que lhe desse a visibilidade que merece. Com a divulgação das ações de marketing, seus números atuais e projeções futuras, dar-se-ia um grande passo para estreitar ainda mais a confiança entre a marca GREMIO e o consumidor.

  14. Meus cumprimentos ao Sponchiado por nos informar! Meus parabéns ao Grêmio, ao trabalho de união, à construção dos projetos de MKT pelas Finanças e o próprio Depto de MKT em relação de parceria. Congratulações ao Caco,ao Pacheco e ao estimado parceiro Iranyzinho (nosso Ronaldinho das contas). Fico contente com o que acabo de ler. Claro que o MKT tem de crescer muito ainda, mas, como no futebol, penso que estamos encontrando o caminho. Então, caros gremistas, critiquemos sim, apontemos os defeitos ou equívocos sim, mas não podemos deixar de reconhecer as coisas boas que acontecem no clube. Nâo torço para dirigente ou conselheiro, torço para meu Grêmio. Quero o melhor para meu Grêmio, mesmo que eventualmente algum Diretor ou Gestão não seja de minha simpatia. O QUE IMPORTA É O GRÊMIO!! Vamos crescer pouco a pouco em nr. de sócios, pois o crescimentento será permanente, com base na fidelidade e na paixão, em elementos passionais, mas tb racionais. MInha convicção hoje é de que o clube avançará 10 anos em 2. Criticarei sempre, mas jamais deixarei de externar elogios aos acertos. Para encerrar, destaco 2 afirmações feitas acimas: 1) temos de aproximar o torcedor do clube (sócio ou não); 2) temos de DIVULGAR nossas ações (de todas as áreas). VAMOS JUNTOS TRABALHAR PELO GRÊMIO! AH, ANTES QUE ME ESQUEÇA: FICA VICTOR!!

  15. Paulo! otimo deu texto, etc…. só uma questao, o marketingo do gremio nao teve participacao na elaboracao e captacao do convenio com o banrisul. Tampouco no assunto da claro. Tudo isto foi iniciativa unica, em ambos os casos da vice-presidencia de financas. Estou até para te dizer que em alguns casos até algumas pedras este pessoal teve que tirar para levar em frente, inclusive, até o momento, a contratacao da consultoria nao é bem engolida pelo dr. Pacheco.
    att

  16. 1) O Marketing do Grêmio é composto por 6 colaboradores, contando o Caco;

    Gostaria de saber quem são estes 6 colaboradores…

  17. As informações que publiquei foram expostas na convenção consular domingo passado, tentei resumir claro.

    Quanto as parcerias (Banrisul, Claro, Etc), com certeza não é do Marketing, alias quem as apresentou foi o próprio Irany (baita dirigente). Ocorre que pra mim o MKT está sempre junto em todas as áreas, e neste caso estou me referindo como Marketing a equipe que o Minwer citou acima (acho que tem mais uma colaboradora na equipe, talvez ainda nao esteja no site).

    Enfim, que bom que pelo menos serviu para reflexões, e reptio, pra mim independe se é o MKT, Finanças, QS, EG, Futebol, Consular, Presidência… seja quem for que tome a iniciativa, pra mim é o GREMIO, além do mais uma coisa sempre esta junto com a outra, e espero que os departamentos continuem tentando cada vez mais trabalhar juntos: O GRÊMIO AGRADECE.

    E tenho dito!

  18. SO TEMOS A TE DAR OS PARABENS.

    OTIMO, QUANDO É PRO TODO ACHO 10.

    COMO TU MESMO FALA – O GREMIO ACRADECE.

    PARABENS.

  19. Muito Obrigado pelas informaçoes,eu já sabia que o marketing do Gremio é muito mais honesto com os torcedores que o do inter, mais muitas dessas informaçoes eu nao sabia.
    O que me deixa feliz é saber que o gremio faz essas campanhas pensando tambem no torcedor enao iludindo-os como o inter fez com aquela campanha dos 100mil socios, que eles pagariam todas as contas. eu mesmo nem sabia que eles tinham uma meta tao alta.
    abraço.

  20. O texto não convence, com o respeito q me deve o autor.
    qdo diz

    Marketing do Grêmio é responsável pelo licenciamento da marca Grêmio e não para de crescer, já é o 2º maior do Brasil e em 2010 passará a ser o maior do Brasil. Hoje o Grêmio tem mais de 1.500 itens licenciados resultando quase 5 milhões em royalties/ano;”

    ISSO NÃO É POR CAUSA DO MKT. ISSO É A PROPRIA TORCIDA QUE É DEDICADA E FANATICA PELOS PRODUTOS COM A MARCA DA SUA PAIXÃO. SÓ FALTAVA DIZER Q A TORCIDA GERAL SE CRIOU POR CAUSA DO MKT

    COMO VAI DAR CERTO UM DEPTO VITAL QUE É CONDUZIDO POR UM POLICIAL FEDERAL APOSENTADO ( gremista de valor, é verdade, mas leigo ) E UM MARKETERIO QUE NÃO É DE PONTA NO MERCADO?

    outra:
    14) O Marketing do Grêmio estará viabilizando o “tour tricolor”, ando o objetivo é utilizar o ônibus oficial do Grêmio para que o visitante possa conhecer o CT Helio Dourado, Cristal e a ARENA.
    [ESTARA VIABLIZANDO, CHEIRA A PROMESSA DE POLITICO]

    15) O Marketing do Grêmio permite que a loja GremioMania fature em 2009 mais de 10 milhões e meio. Poucas lojas de varejo deste segmento têm este faturamento; Além disso, somente com as 39 lojas licenciadas são quase R$ 600 mil em royalties/ano.
    RIDICULOUS…
    a loja vende independentemente do mkt, nada aver

    cbimbi

  21. E falando em ação do marketing, elogiável a publicação nos jornais chamando para o jogo de hoje.

  22. Com todo respeito que merecem todos, especialmente os que trabalham para o Grêmio, mas concordo integralmente com o que escreveu o Cesar aqui acima.

    Poxa, é óbvio que qualquer benefício ao Grêmio deve ser exaltado, mas dizer que qualquer coisa é graças ao marketing e por isso esse não deve ser tão severamente criticado, isso já é brincadeira!!

    Também acho que a crítica não pode ser pessoal, muito menos agressiva, afinal é o Grêmio!

    Entretanto, se tantas pessoas criticam o marketing do Grêmio é por entender que esse departamento pode e deve dar maior contribuição ao clube, a exemplo do que fazem outros setores do clube!

    Por isso digo, como tantos, que o departamento necessita ser conduzido por um executivo com experiência na área.

    Imaginem se o diretor jurídico do grêmio fosse um puclicitário, um médico ou um jornalista, o que diriam os amigos???

    Ps: O avaí ganhou do coxa ontem, vai ter jogo do TRICOLOR aqui em floripa!!!!!

  23. Isso mesmo, Michel. Isso me lembra um candidato a reeleição para prefeito que se atribuia realização sua o Por do Sol do Guaiba.
    É óbvio q a s vendas de camisetas e outros itens é só pela paixão ao clube, sacanagem querer pegar prá sí isso.
    Por outro lado, um médico, um advogado, um policial federal tomando conta do mkt já revela o atraso em que nos encontramos, não culpa dessa gestão é verdade; sempre foi assim.
    Mas tem q mudar!!

    cbimbi

  24. Salvo raríssimas, honrosas e incrivelmente preparadas exceções na teoria e na prática, o especialista em Marketing precisa ser um executivo experiente – de preferência com formação em Administração + pós em Marketing. Recentemente, tem-se verificado que profissionais de Relações Públicas, Publicidade e Propaganda e Ciências da Computação têm procurado aprender a trabalhar na área.

    Acredito que tenhamos tal perfil em alguma quantidade dentro do Conselho Deliberativo. Pode até ser que tais conselheiros não tenham tempo para assumirem uma vaga no Conselho de Administração ou até mesmo não tenham interesse em ao menos conhecer o setor ou servir de intermediários para a necessária prestação de contas do setor ao CD. Nesse caso, que entreguem suas carteirinhas pretas, que não servem para outra coisa senão como símbolo de status.

    Com alguém especializado dentro do CA ou, então, com uma comissão verdadeiramente especializada dentro do CD, certamente o setor trabalharia melhor.

    O Marketing é apenas um exemplo que demonstra na prática o fato de a extinção artificial das vice-presidências especializadas no Estatuto foi extremamente prejudicial porque, independentemente do tempo de serviço prestado ao clube ou da disponibilidade de tempo de alguém para assumir a bronca, ao invés do bom exemplo do abnegado que se especializa como Paulo Deitos, temos o clássico exemplo da máxima do pato: nada, voa e “canta”, mas faz as três coisas muito mal.

    Irany nas Finanças, Moreira no Jurídico e o pessoal que trata do Planejamento Estratégico têm lugares de fato e de direito rumo à boa organização do clube. Fora isso, temos meras ocupações políticas de cargos sem o devido conhecimento de causa.

    []’s,
    Hélio

  25. CAI SENTADO HOJE QUANDO ME LIGARAM PARA ME DIZER QUE A COLUNA DO WANEY DE HOJE TACHAVA O SR. PACHECO COMO ´CRIATIVO` E RASGAVA ELOGIOS AO MKT GREMISTA. ONTEM NA COLUNA DO HILTOR MAIS ELOGIOS DO SPO. INTERESSANTE, 4 ANOS DE MANDATO E NADA. ÁS VÉSPERAS DE TROCAR O CA COMEÇAM A SURGIR NOTICIAS ´AGRADÁVEIS` DO MKT. MUITO OPORTUNO ISTO. FARDAM-SE PARA MAIS UMA GESTÃO OU QUEM SABE PARA ALGO MAIS ….

    SOBRE O WIANEY DUAS HORAS DEPOIS ME CAIU A FICHA:

    HOJE É PRIMEIRO DE ABRIL ! AHAHAHAHAHAHAHAHAH E EU IA QUASE CAINDO.

  26. Pessoal, esta no orkut comunidade da arena.

    Anuncio de hoje na Zero Hora, alguns vao dizer , grande anúncio, bonito, etc….

    MAS PARA QUEM É DO MARKETING, DEEM UMA OLHADA NA FOTO – FOTO VAZIA, DE UMA ESTÁDIO SEM NINGUEM…..

    PARA MIM ESTA CERTO O JOSIAS – TEM GENTE SE ALINHANDO, SE FARDANDO…… TEM ELEICOES AI NA FRENTE…..
    MAS PELO AMOR DE DEUS, ACHAR QUE O PACHECO É CRIATIVO, AI SÓ PRIMEIRO DE ABRIL MESMO.

    SAUDACOES

  27. MNWER

    OLHA A RESPOSTA DO WIANEY PRO MEU EMAIL =

    —– Original Message —–
    From: “Wianey Carlet” wianey.carlet@zerohora.com.br
    To: cajosias@terra.com.br
    Cc:
    Sent: Qui 01/04/10 14:20
    Subject: Fwd: RES: pacheco criatividade e primeiro de abril

    Adivinhão!

    ________________________________

    De: cajosias@terra.com.br [cajosias@terra.com.br]
    Enviada: qui 1/4/2010 14:08
    Para: Wianey Carlet
    Assunto: pacheco criatividade e primeiro de abril

    custei a entender a tua coluna de hoje/; tachar o Pacheco de criativo foi demais….ai me caiu a ficha: hoje é PRIMEIRO DE ABRIL
    ah, agora tá

    carlos josias

  28. olha a resosta do wianey

    ——————————————————-

    De: “Wianey Carlet” Enviado: Qui 01/04/10 14:20

    Para: Prioridade: Normal

    Assunto: RES: pacheco criatividade e primeiro de abril

    Alerta: O endereço de e-mail foi adicionado a Lista de Contatos

    Adivinhão!

    ________________________________

    De: cajosias@terra.com.br [cajosias@terra.com.br]
    Enviada: qui 1/4/2010 14:08
    Para: Wianey Carlet
    Assunto: pacheco criatividade e primeiro de abril

    custei a entender a tua coluna de hoje/; tachar o Pacheco de criativo foi demais….ai me caiu a ficha: hoje é PRIMEIRO DE ABRIL
    ah, agora tá

    carlos josias

  29. Quando escrevi em nenhum momento lembrei do Pacheco….

    Pra mim, o MKT hoje é tocado pelo EXECUTIVO Caco Keller. Não sei se tem ingerencia do Pacheco.. enfim, como já disse, eu penso GRÊMIO e não nas pessoas.

    Em nenhum momento disso que é graças ao MKT que tudo aquilo se realizou ou estão se realizando, apenas disse que o MKT está envolvido como obviamente deve ser.

    Novamnte fico feliz que despertou a reflexão, mas por favor, não levem para o lado político, caso contrário meu Blog terá que ser “fechado”, pois falo bem do Grêmio, e isso envolve falar de Finanças, Categoria de Base, Mkt, QS, EG, etc etc etc.

    Gremio x AVAI – A Festa será grande aqui em Floripa, Michel entra em contato, vamos nos organizar forte aqui. AGUARDEM! :))

    E tenho dito!

  30. Se isso tudo for verdade, esse, aí, é cobra. Assessor do Irany

    02.04.10

    Grêmio: Dá-lhe Gilmar! É Fera!

    Tricolor

    O Grêmio vai exportar mais um de seus talentos. O assessor de Finanças Gilmar Machado está deixando o clube. Será contratado para trabalhar na Copa do Mundo. Na África do Sul, vai ser um dos 16 executivos da empresa Match, credenciada pela Fifa para atuar no setor de serviços em todas as cidades-sede. Gilmar é especialista em marketing esportivo e tem experiência internacional na organização de eventos. Vai ficar quase dois meses em Johanesburgo.

    ZH, Coluna Informe Especial de Túlio Milman

    Gilmar Machado tinha sido indicado para o Comitê de Marketing.do Grêmio

    É especialista em Gestão Empresarial (PPGA – UFRGS 1992).

    Graduado em Administração de Empresas e Analise de Sistemas na PUC-RS.

    Graduado em Educação Física na UFRGS.

    Atuou 8 anos como supervisor da Federação Internacional de Tenis-ITF e responsável pelos eventos profissionais de tênis na América Latina.

    Organizou a Copa Davis Brasil x Espanha no parque Moinhos de Vento em Porto Alegre-RS e outras em SC, SP, AL e RJ.

    Participou da organização do Campeonato Gaúcho de Futebol de 2000 e 2001.

    Especialista em eventos e marketing esportivo.

    :)

  31. HÉLIO, faça e apresente o MANUAL VISUAL. Qdo apresentares, vamos tentar dar publicidade ao fato, a fim de dizermos a todos que a torcida está com o Grêmio; que para trabalhar pelo Grêmio não é necessário ser dirigente ou conselheiro. PARABÉNS PELA INICIATIVA, HÉLIO PAZ!

  32. A questão do patrocinio da Puma é ridicula, até 2014 por 7mi por ano…
    A Olympicos paga 21mi pro Flamengo…

    Outra: Marketing cuidando da pintura do Estádio??? Ta certo, daqui a pouco vão colocar como atribuição do marketing a troca de telhado do David Gusmão, o conserto da caixa dágua, etc.

    Mas esperar o que do Pacheco, só piada de 1º de abril.

  33. 100% de aumento em relação ao ultimo contrato….

    Sobre o Flamengo, é preciso considerar que ele tem 5x mais torcida e descomunal diferença de exposição na mídia (Globo e afins)… então acho que ou o Gremio ganha muito ou o Flamengo ganha pouco, mas comprar os dois contratos não me parece correto, até pelas diferenças das obrigações.

    Prefiro dizer que é justo para ambos, apesar que desconheço o contrato do Flamengo.

  34. tem de ser visto todo contrato
    por exemplo um contrato que paga 7 milhões pode ser pior do que um que paga 3 milhões, se esta preer prever participação nas vendas… se prever total gerência sobre o design et , etc, etc

  35. Imagem é tudo. Para o marketing, vale mais o valor que as pessoas dao ou acreditam que o valor real.
    Resumo, é importante formar uma imagem, criar impressao de sucesso, grandeza, poder. Para transformar isso em dinheiro que bem administrado transforma-se em verdadeira grandeza e poder. Eles foram campeoes do mundo e que falsa mas poderosa frase campeoes de tudo.
    O marketing do Inter é vitorioso porque a IMAGEM que temos dele é a do sucesso e todo patrocinador quer ter a sua empresa associada com o sucesso.

  36. em 2007 no primeiro jogo da libertadores, encontrei um diretor do gremio no NY, dei minha opinião do estado em se encontrava o estádio e perguntei se não tinha como o clube fazer uma parceria com uma empresa de tintas cedendo um certo espaço para publicidade da empresa dentro do estádio em troca de tinta para a pintura do olímpico. Escutei um simples “não vale a pena” a arena vem aí. estamos em 2010, e agora é q se tocaram q mesmo a arena vindo, tb é necessário fazer uma manutenção no olímpico…..pelomenos para o torcedor não achar q esta entrando num muquifo caindo aos pedaços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.