De Colaborador: Manto Sagrado 2010, EU VI EM 1ª MÃO!!!

Pois ontem, buy sexta-feira, cure foi um dia especial.

Através de alguns contatos estabelecidos ao longo das últimas semanas, me dirigi a um determinado local da região metropolitana onde na tela de monitor de 20″ acompanhei todos os detalhes do Manto Sagrado 2010: o tricolor e o branco.

Confesso que fui preocupado, considerando principalmente os fardamentos 2008 (PERFEX) e 2009 (KIKO), apesar das informações de que para este ano o Manto Sagrado Tricolor não teria nenhuma aberração proveniente da cabeça de algum estilista afetado da Puma. Além disso, a possibilidade do novo patrocinador (MIDEA) poluir o Manto era algo que estava na minha cabeça.

Ao adentrar ao local marcado para que pudesse ver as fotos das camisetas já prontas e com todos os seus detalhes (inclusive com os logos da Midea), tive que deixar o celular desligado e a máquina fotográfica em outro ambiente. Afinal, este ano a preocupação com possíveis vazamentos das imagens está maior.

Mas vamos as impressões iniciais sobre o fardamento 2010:

1 – voltamos ao azul anteriormente utilizado (lembra muito os anos de 95 e 96);

2 – o escudo tricolor aparentemente está com um tamanho maior, apesar das fontes utilizadas (letras/números) ainda não serem as corretas;

3 – não existe NENHUMA referência as camisetas africanas da PUMA utilizadas na CAN 2010, felizmente;

4 – a camiseta tera duas faixas azuis mais grossas, em destaque, tanto na frente como nas costas;

5 – apesar de ser um entusiasta de uma camiseta limpa, sem patrocínios, mesmo sabendo que isso AINDA não é possível, financeiramente falando, ao gregar mais um patrocínio (Midea), não ficou poluida a camiseta. O logo da empresa ficou bem incorporado no Manto Sagrado, acima do distintivo e do logo da Puma;

6 – falando em logo da Puma, não teremos mais um monte deles como na camiseta do Kiko. Será apenas um, no lado direito da camiseta;

7 – como a maioria dos tricolores, me acostumei a ver os nossos atletas usando um fardamento tradicional como os da Penalty e da Kappa, sem “invenções de estilistas”, como os últimos modelos da Puma. Apesar de ainda não ser um modelo dito “tradicional”, apresenta um padrão interessante;

8 – a gola da camiseta não apresentará nenhuma novidade que nos assuste. Não será gola polo e, principalmente, nada de gola de marinheiro;

9 – a camiseta branca é branca e ponto final. Apenas a gola terá uma divisão entre azul e preto. Mas como deverá ser em breve substituida pela camiseta preta a ser escolhida pelos associados, azar dela. Finalmente poderemos ver o Grêmio entrar em campo com uma camiseta preta escolhida pela sua torcida.

Bem, quem me conhece sabe o quão crítico fui em relação aos 2 últimos fardamentos da Puma. Apesar de gosto de ser algo muito relativo e pessoal (PASMEM, CONHEÇO QUEM TENHA GOSTADO DA CAMISETA DO KIKO!!!), posso dizer que teremos uma surpresa agradável no dia do lançamento do fardamento 2010. EU GOSTEI BASTANTE.

Tenho que criticar quando acho que é necessária a crítica, mas o elogio neste momento é minha obrigação. Parabéns ao Grêmio e todo o depto. de marketing por essa camiseta que estará em março sendo utilizada pelos nossos atletas. Ao sair do local onde vi as dezenas de fotos, me dirigi ao Olímpico para assistir o final do treino de sexta-feira e aproveitei para ir na “Lojinha” ver como estavam as vendas no escuro da nova camiseta. A informação que me passaram davam conta que nesse 1ª semana mais de 1.000 camisetas ja haviam sido vendidas.

Enfim, se alguem está em dúvida se deve comprar ou não essa camiseta mesmo no escuro, eu digo que compre!!!

Saudações tricolores.

Eduardo Bernardon

Sócio Patrimonial – Um dos milhares de DONOS do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.

 

 

Participe da discussão

38 comentários

  1. Os números e as letras ainda não são os corretos?
    Mas é difícil hein???
    As vezes eu tenho a impressão que esse pessoal que trabalha com a produção das camisetas e no marketing da Pumanão entende nada do que faz…
    Eles conseguiriam bater um recorde se fizessem uma camiseta direito. UMA!! Mas não… tem sempre que inventar.
    Camiseta TRICOLOR não é enredo de escola de samba pra mudar todo ano!

  2. Anderson, são as letras/números do distintivo que ainda estão diferentes do que todos nos acostumamos a ver no fardamento Penalty. As fontes eram mais encorpadas.
    Mas esse é um detalhe que não desmerece a qualidade do fardamento de 2010. Ficou muito bonito mesmo.
    Brunetto, nem sob tortura diga onde foi que vi as fotos. E é como eu escrevi, não pude tirar nenhuma fotografia.

  3. duas listas mais largas? pelo amor de deus

    quanto ao segundo uniforme o Grêmio não pode mais aceitar o simplismo do branco, é pobre demais. A preta é muito bonita pra passeio em campo, tenho minhas duvidas, quero a celeste de volta

  4. Também quero a celeste de volta. Acho preta linda para ´passeio`, para entrar em campo e jogar, por favor, acho-a horrorosa, já no Botafogo e ficou tétrica, o Corinthians tb passou pela experiência, filme de terror. Mas parece que até a seleção vai nos impingir este sacrilégio – como não sou brasileiro, sou gaúcho, e como não gosto de futebol, gosto do Grêmio, minha preocupação é com o tricolor: digam o que quiserem, camiseta Preta é invenção que a mim não passa.
    Mas
    parece que a tricolor, pela discrição do Bernardon, ao menos é mais tradicional do que as de 2008 e 2009 que entram pra história do clube, junto com seus INVENTORES e APROVADORES, como as mais horríveis já concebidas.
    Em sendo assim, e como é a n. 1, menos mal que se aproxima daquela que se consagrou como a mais linda camiseta do mundo, outro título que nosso MKT se encarregou de derrubar ! Derrubou a mais linda do mundo e criou as duas mais horrorosas da história do clube. E ainda posa na foto cantando marra ! Santo Deus. Misericórdia. Não perdoa eles senhor, eles não sabem o que fazem, mas deveriam saber que não possuem competência para fazê-lo.
    Me desculpa Bernardon, mas este depto não merece parabéns, deve ser reinventado, nascer de novo, e por outras mãos, estas estão encacacadas !

  5. Josias,

    A sócia da distribuidora da Puma me disse ontem, no almoço, que a Puma impõe apenas dois (no máximo três) moldes para todos os clubes e seleções. No máximo dos máximos, costumava misturar elementos dos dois moldes em casos eventualíssimos. P. ex.: gola do 1 com as mangas do 2, etc.

    A Adidas também engessa seus patrocinados nessa economia de escala, porém menos. A Nike é a mais flexível em relação às necessidades dos clubes. Porém, por trabalhar com n moldes diferentes, suas duas principais marcas são as mais caras (Nike e Umbro).

    BERNARDON: o distintivo dos tempos da Penalty era não apenas feio, como também totalmente equivocado. E o azul tesão do qual fala o dr. Hélio Dourado é o azul da Kappa.

    O Azul de 1995 é pasável e não é feio, mas é claro demais e não é uma cor chamativa. Ele é um meio-termo entre o “tesão” e o calcinha (pavoroso, horroroso, pálido, brocha) do começo da década de 1970.

    O artigo do Estatuto que fala em “azul celeste” é de uma ignorância atroz: azul do céu de que posição do sol? De que posição da lua? De qual latitude? Com o reflexo de muitas nuvens, poucas nuvens, nuvens cinza-chumbo, nuvens cinza de cigarro ou brancas?!

    Eu fixaria na escala CMYK 100% Ciano, 0% Magenta, 0% Amarelo, 0% Preto.

    Também poria no Estatuto a largura das faixas em mm e a proporção das listras pretas e azuis (SEMPRE na mesma largura) em relação às listras brancas.

    E mais: poria ainda que o distintivo precisa estar sempre sobre uma listra azul e que sempre deve haver uma listra branca no meio, nunca uma azul ou preta.

    Gola V (manga curta, verão) ou pólo (somente no inverno) sempre branca, mangas curtas ou compridas SEMPRE com punhos brancos. Manga sem punho ou com gola e punhso pretos ou azuis, JAMAIS.

    Outro elemento que deveria ser absolutamente proibido: meias pretas. Meias somente brancas ou azuis.

    No mais, apesar de pequenos, os distintivos da Kappa e da Puma sempre refletiram corretamente as fontes do material oficial que, pra mim, é o que consta na coleção de revistas com a história do Grêmio distribuídas na época da promoção dos sócios dos 80 anos, que tenho guardadas.

    []’s,
    Hélio

  6. SENHORES.
    ME PERDOEM SE TROCO O ASSUNTO MAS NÃO SEGUREI. RECEBIUM TELEFONEMA INDIGNADO DE UM GRANDE AMIGO, O JULIANO FERRER, SOBRE O QUE ESTÁ SENDO VEICULADO NA ZERO HORA – ESTE JORNALECO METIDO A SÉRIO QUE EU ME RECUSO A LER QUANTO MAIS A ASSINAR ESTA COISA – QUE ESTAMPA UMA MATÉRIA QUE É UM DEBOCHE COM O GRÊMIO E SUA TORCIDA SOB O TITULO O QUE ERA CAFEZINHO VIROU COPA DO MUNDO,IRONIZANDO O A DISPUTA PELO TÍTULO DE CAMPEONATO GAUCHO QUE A RIGO SEQUER ACONTECEU.
    QUEM ASSINA A MATÉRIA ?
    ESTE ARREMEDO DE JORNALISTA, FRUSTRADO, SENHOR DIOGO OLIVIER,
    O MESMO QUE SECRETARIOU O BENFIQUINHA – ESTA VEREDADEIRA PÉROLA DE PROFISSIONAL – QUANDO DO CASA DAS OVELHINHAS, ATÉ HOJE A ´MAIS SIGNIFICATIVA MATÉRIA` QUE REALIZARAM.
    DESTINO CERTO: OS DOIS, COMO JÁ DISSE E REPITO À EXAUSTÃO, VÃO PASSAR A VIDA TENTANDO ACHAR O CACO BARCELOS DE BINÓCULOS ( ALIÁS AS FACULDADES DE JORNALISMO PARA ALGUNS DEVERIAM ENTREGAR JUNTO COM O DIPLOMA UMA LUNETA, FRASER DO GILBERTO CERQUEIRA QUANDO O ´ANDRÉZINHO`, MINI REPÓRTER, DISSE O QUE DISSE SOBRE O CACALO ).
    E ESTA PORCARIA DA ZH JÁ COMPLETA DÉCADAS SEM ATRAVESSAR TORRES. NINGUÉM NO RIO E SP SABE O QUE ELA É OU VEM A SER ! INDAGAR NO RIO E SP PELA ZH PARA QUALQUER UM É O MESMO QUE PERGUNTAR SE CONHECEM DISCO VOADOR. E INDAGAR PARA QUALQUER JORNALISTA BRASILEIRO DE CLASSE E SUCESSO QUEM SÃO BENFIQUINHA E DIOGO OLIVIER É O MESMO QUE PERGUNTAR EM LONDRES SE CONHECEM
    O CACHORRO QUENTE DO BIGODE.

  7. Marcos, não, nenhuma das camisetas do link são parecidas.

    Josias, essa do cachorro do Bigode em Londres foi muito boa.
    Concordo com o que tu escreveste, também não leio e nem faço questão de acompanhar esse jornaleco chamado zh.

  8. Há muito penso numa campanha com trapo na geral dizendo: Gremista NÃO LE zero hora, NÃO VÊ, tv gaucha e com, NÃO ESCUTA, rádio gaúcha.
    Nós somos muito maiores do que este grupelho, e muito maior que esses ratões que se dizem jornalistas de lá. Se a torcida fechar a porta prá eles eles morrem de fome. Se bem que pelo que sei o salário que pagam aos ratinhos são de fome mesmo. Fico sabendo que o Benfiquinha faz a mesma coisa há 20 anos sem evoluir. Pobreza de espírito e ambição levam a este recalque todo.

  9. Josias!
    Tens toda razão. Os jornalistas por ti referidos e outros tantos que nós conhecemos muito bem estão acusando o golpe. Quem acompanha a programação esportiva de algumas emissoras locais, percebe um crescente desconforto e até uma não bem explicada dose de agressividade nas intervenções de alguns repórteres e comentaristas “isentos”, quando flagrados e cobrados publicamente pela torcida gremista, pela parcialidade de suas opiniões que visam, via de regra, desmerecer o irreversível momento de ascensão da equipe e do clube. Agora, descontraindo e brincando com a tua frase final: os ingleses podem não conhecer o cachorro quente do Bigode, mas, nós que o conhecemos, sabemos que na comparação com os oportunistas, inssossos e tendenciosos comentários dos referidos jornalistas, esbanjam qualidade… Todos ao Olímpico, amanhã! Dá-lhe Gremio!!!

  10. Putz, fiquei preocupado com isso: “a camiseta terá duas faixas azuis mais grossas tanto na frente como nas costas”.
    Como é isso? Só duas listras mais grossas que as demais?
    Ai, ai, isso tá me parecendo com a de 2007, que tinha as listras de tamanhos diferentes…
    Na boa, que gremista ainda lê, ouve ou assiste o que a imprensa vermelha faz?
    CAMPANHA PRA BOICOTAR JÁ!
    Um amigo meu conta que cancelou a assinatura dele da zh e até o lacaio do david coimbra ligou pra que elE voltasse a assinar! RSRSRS.
    ABRAÇO!
    Abs!

  11. O tal de WC também tirou onda no sala de redação a respeito do cafezinho, os amargos pelo jeito estavam com esta mágoa desde 95, bota rancor!!!!
    Não sei por que, mas estou achando que os ares começam a mudar em prol do TRICOLOR, para o desespero dos amargos vamos começar com o cafezinho e depois vamos rumo ao banquete…

  12. amanha seria uma excelente oportunidade de ao final do jogo deixa-los falando sozinhos que o acessor de imprensa anuncie nao havera coletiva e qqeer tiipo de entrevista por isso isso e isso…convidamos aos torvedores gremistas que oucam as vozes do vestiario via radio gremio e site oficial…
    Mas o Duda é muito cavalheiro para isso acontecer

  13. Marcos,

    A mídia corporativa é ultradependente da agenda política e econômica de seus patrocinadores. Como o Brasil aceita (há muitos governos, diga-se de passagem) a ILEGALIDADE de manter as concessões das ondas de radiodifusão (frequências de rádio + TV) nas mãos de apenas 11 famílias e seus afiliados pelo país inteiro (sendo que quase metade dos congressistas possui concessões), temos um pensamento único.

    A TV digital (c/cerca de 400 canais por satélite) e a popularização da banda larga são a grande chance de as pessoas poderem fazer a sua própria mídia a baixo custo sem depender de burocracia ou de terceiros. Além disso, nunca houve uma lei que responsabilizasse os jornalistas por omitir, desvalorizar argumentos, supervalorizar outros, fazer propaganda velada, não dar o mesmo peso a vozes antagônicas e assim por diante.

    Se um engenheiro calcula errado uma viga e ela cai, acabou. Se um cirurgião fura uma artéria, babaus. Por que diabos um jornalista ou um publicitário (e, sobretudo, seus editores e os proprietários dos veículos de comunicação ou das agência para os quais trabalha) quase sempre se safa?! Pior: quase sempre se safa até mesmo de processos comuns por calúnia, difamação ou injúria.

    A proposta do Conselho de Comunicação não visa nem nunca visou nem a censura e tampouco criar um espírito “chapa branca”. Na verdade, essas 11 famílias (Frias, Marinho, Sirotsky, Civita, etc.) querem é liberdade de empresa e não liberdade de imprensa: o que eles querem é não precisar assinar a carteira, pagar apenas RPA ou que os funcionários tenham contratos de prazo curto e funcionem como empresas.

    Hoje, com a internet, é impossível uma falcatrua não se tornar conhecida. Porém, o brasileiro em geral é refém da mídia corporativa: desinformado, pouco letrado, corporativista e classista (tanto na base como no topo da pirâmide: uns por ignorância, outros por canalhice).

    É por isso que eu admiro a Argentina: lá, a recente Ley de los Medios simplesmente obrigou toda a indústria da Comunicação a dividir IRMAMENTE o espectro da radiodifusão em 1/3 para o setor privado, 1/3 para o governo e 1/3 para o setor público. A Cablevisión e o Grupo Clarín chiaram, mas o Governo Kirschner comprou-lhe os direitos televisivos do Apertura e do Clausura e passou a transmitir os jogos em TV aberta.

    Aqui, fora do âmbito da Comunicação, seja o setor governamental, o setor privado ou o setor público (público e governamental são coisas totalmente diferentes – o público são ONGs, associações de bairro, clubes, entidades patronais, sindicatos, etc. de todos os vieses), todos ou querem aparecer na Globo, RBS, Record, Band, SBT, Rede TV, Rede Vida, Folha ou Abril, ou morrem de medo desses grupos.

    Apesar do chapabranquismo (o Grêmio jamais irá falar mal dele mesmo), certamente há um ENORME espaço para que o clube tenha uma TV, uma rádio digital e pode faturar alto na Cauda Longa (isto é, cobrando MUITO BARATO para MILHÕES de assinantes) caso trate o seu site com o respeito que ele merece.

    Temos saudade dos ídolos do passado. Queremos rever jogos históricos. Há centenas de ex-dirigentes que têm uma vida inteira que vale um documentário para cada um. Estamos carentes de conhecer mais a fundo as nossas categorias de base. Além disso, precisamos estabelecer um canal efetivo de RELACIONAMENTO onde o associado e o torcedor em geral possa se sentir como um PARTICIPANTE ATIVO de um processo de CONSTRUÇÃO.

    Assessoria de imprensa e mídia própria em tempos de internet não se refere mais a uma atividade dominada por especialistas: eles simplesmente PRECISAM da informação que os anônimos podem lhes fornecer. Por exemplo: não é interessante sabermos que há N casas no interior do RS, SC, PR, MS, etc. com as cores do Grêmio? As fotos e os relatos dos donos dessas casas geram tráfego, geram audiência. Incentivam outros gremistas com experiências semelhantes (como a dos carros personalizados já expostos na pista atlética do Olímpico) a mostrar o seu gremismo. Estreita laços com os consulados e com o público do interior, que terá ainda mais motivos para permanecer gremista mesmo sem dinheiro ou muito distante de Porto Alegre.

    Enfim… Há espaço. Investir é necessário, pois o retorno é bárbaro. Não em termos financeiros em um primeiro momento mas, a médio e longo prazo, com certeza.

    Em termos de repercussão, aí, sim, trata-se de menor necessidade de gastar com marketing e publicidade.

    []’s,
    Hélio

  14. post especifico – talvez mais resumido – para que possamos discuti-lo.
    Eu tbém acredito na força potencial do futebol e nas mudanças sociais q poderiam ocorrer através dele, mas nunca tinha visto quem expusesse de forma concreto como fizestes no caso da comunicação social e imprensa, Hélio.

    cbimbi

  15. Diga não ao grupelho RBS. Diga não aos benfiquinhas, aos diogos, aos wiados carlet ( o antonio augusto disse no programa dele que aos temos da guaíba o wiado antes de ser colorado era ANTI GREMISTA )aos zé albertos vesgos, aos gnomos andrézinhos anões, aos pedros carmen club denardin, aos batatas pimentões, aos programinhas fuleiros que incentivam a prostituição. Ratatulhada Brasileira do Sul, a imprensa que não sai daqui porque não ultrapassa torres. Nosso time já atravessou o mundo, inscreveu a cidade no papa mundo do futebol, e eles fazem o que ? Fofoca, intriga, mentira, ironia, sacanagem, e jornalismo de baixissima qualidade. Grupelho de mal formados.

  16. Infelizmente, como disse o Flavio Tavares quando lançou um livro na Feira faz poucos anos, quem conta a história são as pessoas como a Xuxa, Faustão, etc.
    O máximo que a gente consegue fazer, e tem que fazer, é criticar e tentar melhorar, escrever algo aqui e ali,como ele fez.
    A imprensa faz fofoca e intriga porque a sociedade se alimenta disso, e porque a informação é produto, precisa ser vendida, mas às vezes também fazem coisas boas.

    eu quero saber da camiseta feminina, tem???

  17. Hélio!
    O César tem razão. Este teu comentário merece uma chamada especial no blog. Tenho certeza que destes a partida para uma ampla e oportuna discussão dadas as pertinências do assunto e de tuas colocações. O potencial de mercado da marca Gremio se ressente de uma qualificada e bem elaborada estratégia de exploração de suas possibilidades, principalmente se levarmos em conta que tanto o marketing quanto a comunicação (cada qual com suas especificidades), tem como público alvo (e porque não dizer, cativo), uma massa de sete milhões de gremistas só no Rio Grande do Sul. Se levarmos em conta que este publico representa duas vêzes a população do Uruguai, dá para considerar como modesta a taxa de retorno que o clube consegue amealhar deste imenso

  18. continuo…
    e quase que inesgotável manancial. Este teu comentário, Hélio, nos dá a certeza de que bastaria um pouco de organização, profissionalismo e competência aos dirigentes para que o Gremio hoje estivesse navegando em águas mais tranquilas.

  19. A minha ansiedade na espera dos uniformes é grande! Achei que iriam vazar como no ano passado, mas pelo que escrevestes parece que este ano não vão… Queria eu ter a sorte que tivestes de já ter visto o uniforme antes de todos os outros. Espero que este ano a Puma acerte e faça algo marcante, que seja referência se falando de uniforme do Grêmio, como para muitos são algumas da Kappa, da Penalty e a de 83 da Adidas. Eu, acho que pelo fato de ser colecionador, gostei de quase todas da Puma (tirando a de 2007), mas sei que eles podem fazer melhor e espero que este ano o façam.
    Só nos resta esperar. Ainda bem que falta pouco… Uma semaninha e serão divulgados…

    Abraços, Diego.

  20. O fato de eu ter dito que: “bastaria um pouco de organização, profissionalismo e competência aos dirigentes para que o Gremio hoje estivesse navegando em águas mais tranquilas”, não significa que eu não reconheça em suas ações: desprendimento, dedicação e gremismo. Mas, são coisas distintas e como tal devem ser entendidas e avaliadas.

  21. A princípio não me soa bem essas “duas listras mais largas” (fico com a imagem de uma camiseta desproporcional). Mas vamos esperar para ver.

    Quanto à camiseta preta como uniforme de jogo, discordando da maioria, sou favorável à ideia. Aliás, acho a camiseta do botafogo, toda preta somente com a estrela solitária, uma das mais bonitas feitas no Brasil. Se nao me engano, uns dois anos atras, a seleção de portugal apresentou um uniforme todo preto (ou era um cinza bem escuro) muito bonito.

    De qualquer forma, isso é subjetivo. Mas concordo que seja estabelecido um PADRÃO, como o tipo da fonte, a cor das meias, tom do azul, etc., para não ficarmos nas mãos dos “estilistas” modernos.

  22. Eu estava em dúvida sobre comprar noescuro, mas depois deste post, to acessando osite do imortal agora mesmo para comprar. não tendo invensões idiotas, deve estar muito bonita mesmo.

  23. Bernardon

    Me explique uma coisa:

    “2 – o escudo tricolor aparentemente está com um tamanho maior, apesar das fontes utilizadas (letras/números) ainda não serem as corretas;”

    O que são as fontes corretas ?

    As que eram utilizadas pela Penalty ?

    Bah, sinceramente……….se vc acha aquilo CERTO, vou ter que nascer de novo, pois não entendi nada até agora.
    Sério…….é isso que vc quis dizer ?

    Esse aqui, até onde sei, é o escudo OFICIAL ATUAL DO GRÊMIO. Estou errado?

    LINK: http://gremio1903.files.wordpress.com/2008/09/gremio_1_1600x1200.jpg

    Abraço

    R

  24. Se vier com o azul celeste, só conheço um, como só há um grená, o do Flu, será bonita e de acordo com o Estatuto. Preta, com detalhes em celeste,incomum e de bom gosto. Celeste Olímpica, camisa muito máscula. As cores fortes do arco iris saõ símbolos gays. Nada a ver tom com ser mais másculo…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.