De Colaborador: “Hino Argentino”?

´ZÉ` ALBERTO ANDRADE. ENTRE A PALHAÇADA E CANALHICE – QUEM NÃO CANTA É AMARGO – HÁ COISAS QUE ATÉ UM SURDO ESCUTA, O QUE DIRÁ UM VESGO!

Contei aqui, faz algum tempo, o que me revelou um amigo, cujo nome fiz como os jornalistas adoram fazer, ou seja, não declinei, segurei a ´fonte` – mas que é muito bem conhecido de todos nós e da mídia, acerca do que lhe revelou o Sr. Diogo Olivier quando foi convocado, pela ´casa`, para deixar o setor da política e ingressar no de esportes: ” vou para a boca do lixo do jornalismo “.

Eu divirjo frontalmente dele, conheço excelentes profissionais do ramo que enobrecem a profissão, mas ele deve ter lá os seus motivos ( ? ) para pensar assim e hoje conviver no meio deste setor ´boquense`. Quando explodiu o caso das ´ovelhinhas` eu tachei o episódio de antijornalismo, e tive o prazer de dizer a um dos dois que cobriram o caso ( casualmente o Diogo foi o outro … ), pessoalmente, que ele para enxergar o Caco Barcelos ( gaúcho do partenon e a quem entreguei em mãos o prêmio direitos humanos ao tempo que fez um dramático e explosivo livro sobre Rota que Mata, por projeto meu no MJDH ) teria que adquirir um binóculos: depois o Professor Ruy chamaria a ´reportagem` de PATIFARIA.

Muito bem humoradamente, aqui, o Bimbi ou o Marcos Almeida, não me recordo exatamente, salientou que o Andrézinho deveria ter recebido o diploma – o qual alega ter pago tanto na faculdade – juntamente com uma ´luneta`, diante daquele monte de asneira que ele proferiu sobre o Cacalo no caso do Palhaço.

Pois neste caso, vamos recordar, ao alvorecer do ano, o Cacalo fez um comentário brincalhão, uma flautinha, bem tocada por um dirigente do Grêmio não identificado, de que se havia ganho o primeiro Gre-Nal do ano, referindo-se a um bate bola da direção do clube com a imprensa. Quem foi o palhaço, rugiu o ´Zé`, que para descortinar o ´Zeca Camargo` também vai ter que adquirir um equipamento de lentes potentes. O restante da conversa e a análise deste blog, seguiu-se num post muito bem elaborado pelos moderadores, com a foto de um alegre figurante circense, e o título QUEM É O PALHAÇO, aonde deu para esticar bem aquela imensa estupidez praticada primeiro pelo Zé, e no rastro dele, do Andrézinho, outro míope. Ponto.

Quem não se lembra, foi numa invasão de Gremistas, aos milhares, às pencas, em Criciúma, num jogo de vida ou morte, que pela primeira vez o torcedor tricolor entoou emocionado o Hino Rio Grandense numa demonstração de amor nunca antes vista numa torcida que pela primeira vez no Brasil – e não creio que no mundo tenha havido igual – cantava o hino do seu próprio Estado.

O Rio Grande e o Brasil se quedaram comovidos, e a notícia correu mundo, com o Fantástico e todos os programas de esportes do país noticiando o feito histórico. PVC, ESCOBAR, KFOURI e outros jornalistas de escol (que os aqui citados miram pela telinha, não mais do que isto…) cantaram em prosa tal façanha que recebeu do Grande Armando Nogueira uma dose poética de referência. Depois dali, ficou marca registrada da torcida tricolor gremista (sim, porque hoje tem tricolor colorado também, eles encaparam o ‘cinza’) cantar o hino Rio Grandense nos jogos do nosso Grêmio e há um trapo enorme na Geral que diz: SIRVAM NOSSAS FAÇANHAS DE MODELO A TODA TERRA.

O co-irmão rejeitado, como não poderia deixar de ser, tempos após, passou a entoar também o hino do nosso Estado (eles sabem copiar direitinho, isto tem que ser dito) pela sua não menos copiada Popular! O fato indesmentível é que o torcedor do Grêmio entoa, EM TODOS OS JOGOS, o hino do Rio Grande, inclusive no seu decorrer, entre tantos cânticos – e quem não canta é amargo, como diz o refrão. 

E ISTO ATÉ UM SURDO SABE, O QUE DIRÁ UM VESGO ! 

Prá quem não sabe, e prá quem se lembra, no inicio a Geral do Grêmio foi chamada de Alma Castelhana. Quem lhe atribuiu este apelido foi o Sr. Pedro Ernesto Denardim. Hoje ninguém diz isto, não interessa. Mas foi, conheço bem a geral, desde a fundação, conheço bem os seus integrantes e líderes, inclusive os que hoje lá não estão mais, e conheço bem a banda. Pois a Geral rejeitou este apelido e nunca gostou dele, tanto que se firmou como GERAL DO GRÊMIO, aquela que canta o Hino Rio Grandense. 

Pois no maldito jogo contra o Pelotas, enquanto o hino do Rio Grande era tocado, e o bom Marcão se preparava para narrar o jogo e comentou sobre ele, houve breve referência sobre a ignorância de alguns jogadores sobre sobre a letra e a que se referia, segundo o Sr. Zé Alberto Andrade – tudo como se fosse a primeira vez que este hino estivesse sendo entoado no inicio do jogo e como se fosse a primeira vez que a torcida do Grêmio o cantava. Terminado o hino o ‘ZÉ’ ( que muito provavelmente só conhece o hino da globo de final de ano, já que dela nunca passou de repetidora…aquele ‘hoje é um novo dia de alegria…e segue-se aquela coreografia ridícula e abichornada…) referiu: 

Aqui, só ouviremos todos cantando quando tocarem o hino ARGENTINO !” 

Como se chama esta atitude deste moço?

 Bem, o fato inegável é que é impossível querer que a torcida seja simpática, ou veja com simpatia, grande parte da mídia, quando deixam que referências como estas transitem livremente pelas rádios. Canalhice ! 

E eu pergunto prá voces o seguinte: para onde mandamos este senhor ?

Sinceramente ? Quem diz uma barbaridade desta referindo-se a um clube centenário, com uma torcida de mais de 7 milhões de apaixonados, e na casa dele, morada de sócios, conselheiros e dirigentes, merece exatamente que resposta? Merece respeito este moço? Nem de luneta, nem de binóculos, este moço irá enxergar qualquer jornalista razoável. Este foi outro que, se pagou faculdade, pôs fora o seu dinheiro. Está no lugar e na profissão errada.

Me digam mais: quem chama um profissional, jogador, de perna de pau, um dirigente de caótico, neófito, um treinador de vigário, e tantos outros adjetivos que escutamos todos os dias em diversas rádios, merece ouvir o que de troco? Merece respeito? Quem escreve uma crônica como já comentado aqui, aludindo sobre as pseudo peripécias promíscuas da esposa de um jogador, merece o que de volta? Quem atira a pecha de nazista e racista a toda uma nação de torcedores, assunto também já debatido aqui, merece o que?

DENÚNCIA AO TORCEDOR É O QUE MERECEM ESSES CARAS. PORQUE ISTO É CANALHICE, NÃO TEM OUTRO NOME. 

Mas não vamos desanimar. Não é só de cegos, vesgos e desaforados que o nosso jornalismo esportivo é feito. Tem muita gente boa e que não merece ser confundida com estes mocinhos de plástico. Não todos, é verdade, mas alguns MERECEM o que GANHAM! Literalmente! 

Carlos Josias Menna de Oliveira
OAB/RS 16.126

46 thoughts on “De Colaborador: “Hino Argentino”?

  1. Sobre o tema de forma ampla

    http://impedimento.wordpress.com/2008/04/08/756/

    http://sempreimortal.wordpress.com/2010/01/13/eu-acho-que-e-um-palhaco/

    http://sempreimortal.wordpress.com/2010/01/12/1%C2%BA-grenal-2010-vencido-pelo-gremio/

    http://sempreimortal.wordpress.com/2010/01/14/de-colaborador-jornalista-esportivo-gaucho-este-infeliz/

    O caso do Palhaço até hoje ficou em aberto, quem era o palhaço? Culpa da direção que aceitar esses sujeitos, no estádio, lá no Beira-Rio não aceitam e vetam o Benfiquinha pois sabem a índole dele…

    Era de processar até que o Zé Diagonal, afirmasse quem era o palhaço !!!

    Pois ontem os irmãos benfica, hávidos por sangue; aguardavam ao vivo, no esportes ao meio-dia a liberação (estranhamente demorada) da súmula do jogo com o Pelotas. A dita súmula saiu e o Benfiquinha disse: “A súmula INCRIMINA Paixão e Douglas” Isso mesmo o sujeito teve o desplante de chamar os profissionais do Grêmio de CRIMINOSOS, não souu advogado mas o mínimo que conheço diz que a súmula indicia ou denuncia. Atitude antiético(ou típica) do dito jornalista. Ficaram um bom tempo repercutindo, o assunto ampliando o problema, quando o Dalessandro fez o papelão na final da Copa do brasil, NADA disseram.

  2. Aliás, Palhaço está muito mal colocado, porque se trata de profissão tão nobre quanto a minha ou de quem quer que seja. A palavra será outra, certamente.

  3. será que, na condição de sócios, não poderíamos ingressar conjuntamente com uma ação de danos morais contra esses “jornalistas”?

    eu me sinto ofendido sabendo disso, e acho que muitos também, então não era o caso de nos unirmos, juntando a maior quantidade de sócios possíveis, e ingressando com uma ação contra esses palhaços?

  4. Apóio o João Luiz. Quem sabe o Dr. Josias examina esta possibilidade da ação? A única coisa que invejo nos vermelhos é a postura do Dr. Siegmann com a imprensa: olho por olho dente por dente. Saudades do Dr. Josias vice-presidente. Naquela época não tinha sarro para os Farid, Boaz, Denardin, Benficas, Zés da vida. Nâo se engolia sapo com medo desses vigários.

  5. Cada vez tenho mais orgulho de ser GREMISTA, infelizmente despertamos inveja, ou seria ADMIRAÇÃO, não sei, somente sei que sou FELIZ com o time que torço. Nem sempre se ganha, as vezes se perde, porém não somos AMARGOS, NÃO VIRAMOS DE BUNDA PARA O TIME EM CAMPO.
    AMARGOS da imprensa, ninguém nos tira o prazer de ir ao Olímpico, tomar uma cerveja bem gelada nas redondezas do Olímpico, cantar forte em dia de jogo e até em treinos, não somos patifes, SOMOS DE GRÊMIO.
    GRÊMIO, NADA PODE SER MAIOR!!!!
    GRÊMIO NÃO É TIME DE CAGÃO!!!!!!!
    Adios amarguitos, ou melhor, macaquitos… hahahahahahahaahahahahaah
    GRÊÊÊÊMIOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!

  6. OFF-TOPIC

    eu não sei se alguém aqui lê o blog do vidarte. eu leio de vez em quando, e faz algum tempo que ele tá dizendo que o inter não para de tirar jogadores da base do Grêmio, quebrando um “acordo de cavalheiros” entre os clubes.

    pergunto a quem tem trânsito na direção: essas informações são verdadeiras? estamos mesmo perdendo jogadores pro TA? e, principalmente, os jogadores que perdemos sairam por que?

  7. Baita texto. E dessa vez nem precisou desenhar pra mim Josias… E vou te dizer, esse sujeito não vê o Caco Barcellos nem de telescópio.
    João Luiz: não sei se podemos fazer isso, mas eu adoraria ver a direção fazer algo nesse sentido.
    É muito má índole da “imprensa” esportiva.

  8. Este Zé tem que comentar é futebol de botão. E olhe lá! Realmente ele só sabe o “hino da Globo” e, também, se fosse dirigente não deixaria este tipo de jornalista entrar no nosso Estádio Olímpico. Não merecemos esse tipinho lá dentro.
    Temos garra, determinação, força e coragem prá vencer…não vão ser estes medíocres que vão nos abater. Saudações Gremistas!

  9. Joao Luiz:
    eles tão tirando – o nome certo é roubando – um sub-17, nivel de seleção, atacante… é através do pai do gurí.

    eu andei apurando e foi o máximo que consegui, mas já passei a inf pro pessoal da base.

    se acontecer, acho que o caminho é facil: pega o melhorzinho da base deles e põe 300 mil na mão e traz pro Olimpico. chega de bancar o trouxa, chega de ser bonzinho com eles.

    aliás: escreví materia sobre isso no blog mas não foi aprovada, ao que parece ( mais uma )

    cbimbi

  10. João há que se considerar que mesmo na base existem jogadores profissionais e MUITOS nem dqui do RS são, foi-se o tempo.
    Hoje se não acertar com o empresário….
    Eles da mídia já estão fazendo um escarcel por caus ado EVERTON, que não joga nada, e está indo lá pro aterro e que o Grêmio perdeu, perdeu nada foi mandado embora

  11. Excelente comentário. Zé Alberto vem passando do limites da sua “isenção”, assim como outros ditos “jornalistas”. Mas tenho certeza que o Grêmio é muito maior que isso e a torcida cantará cada vez mais forte.

    Venceremos na bola, contra tudo e contra todos.
    Vamos buscar o penta da Copa do Brasil e fazer história novamente.

  12. o Grêmio é o time dos bons moços. O Sao Paulo e os macacos fazem o que querem com nossos jogadores e nada acontece.
    A imprensa fala o que quer e ninguém rebate (com excessão do Josias).
    Que falta que faz um desajustado no Grêmio, estilo Pelaipe, pra fazer o que é preciso fazer!

    Sobre o Everton, joga mais que o Taison, isso eu tenho certeza. Também não fica muito longe do Romário, digo Walter…

  13. Rafael: tu falaste tudo!!
    é clube d bons moços, polidos. levamos ironias e provocações ” nada como um grenal prá arrumar a casa ” do piffero e do pres. guampa e ficamos quietos…
    pqp!
    ou o Josias, que sei que não pode, mas quem sabe o Kegler de diretor de futebol prá arrebentar com eles?

    cbimbi

  14. sou contra a violencia mas acho que até o John Lennon ou o Ghandi não resistiriam em dar um cascudo com força naquele baixinho metido a sêbo, zé das couve, depois de ouvir tanta besteira

    cbimbi

  15. Toda a postagem feita aqui no blog vira e mexe e PAU NO MEIRA e PAU NA IMPRENSA. Não tem alguma coisa errada? Como é que a imprensa fuxiqueira não critica o Meira? Será que ele é tão ruim mesmo ou o FOGO AMIGO está pegando pesado?

  16. Sem nada a acrescentar. O Josias conseguiu resumir em fatos o que todos sabíamos. Belo texto. Fico no aguardo do convite para desmoralizar publicamente este cidadão.
    []’s,
    -Brum

    PS: fecho com o Rafael Targanski. Tá na hora de ter um destemperado no corpo diretivo do Grêmio pra terminar com essa palhaçada.

  17. Escutei esse reporterzinho dizer esta asneira e juro que se encontrasse ele vomitaria em cima. Fiquei com nojo deste cara. Troquei na hora de rádio. Me admira esta empresa que se diz familiar permitir que este tipo de jornalismo seja feito, sem respeito, sem falar no incentivo a prostituição e a promiscuidade que alguns programas deste rede proporcionam. Estes carinhas ganham pouco mesmo, por isto este recalque todo, esta revolta que eles transpiram, e por isto os jabás que são obrigados a fazer para se sustentar tendo que a todo momento fazer publicidade de prostíbulos como a tal de tia carmen. Nojento.

  18. Muito pior que uma grosseria, o funcionário da gaúcha cometeu um baixaria. Mas eu já estou acostumada a isto, os programas esportivos em geral, e principalmente desta rádio, são recheados de baixarias. Mas dizem que a rede é familiar.

  19. O esporte apenas reflete o que o grupo midiático mais mentiroso em termos de política e economia costuma fazer. A RBS raramente pratica jornalismo: notícia é notícia. Opinião é opinião. Um fato precisa ser apurado dando idêntico tratamento às visões antagônicas que o cercam. Isso jamais aconteceu em uma corporação que cresceu puxando o saco da ditadura militar.

    O máximo que pode acontecer é esse tipo de episódio servir de lição para que a direção do Grêmio tenha mais cojones. Quanto a processar o dito cujo, há muitos comentários aqui que também poderiam ser passíveis de processo.

    Infelizmente, quem tem mais chance de pagar uma indenização gorda? A RBS ou os moderadores e o comentador identificado?!

    A Justiça, sobretudo no RS da direita reacionária yedista, só vale pra PPP: pretos, pobres e putas.

    []’s,
    Hélio

  20. mas essa desse mané eu já havia escutado também do João Garcia, outro ninguem lá da band. No jogo contra o Novo Hamburgo ele ficou brabinho pq a geral seguiu cantando seus canticos durante o hino do brasil e acompanhou só o hino rio grandense. Fez um comentário que a geral só cantaria se fosse o hino da argentina.
    Parece que combinaram a amargura! É muito sentimento ferido, imagina só. O cara que faz comentários desse tipo é amador, é papo de buteco!!!

  21. “Gregório Staczynski Disse:
    13/04/2010 às 17:57
    Toda a postagem feita aqui no blog vira e mexe e PAU NO MEIRA e PAU NA IMPRENSA. Não tem alguma coisa errada? Como é que a imprensa fuxiqueira não critica o Meira? Será que ele é tão ruim mesmo ou o FOGO AMIGO está pegando pesado?”

    FINALMENTE ALGUÉM TOCOU NESTE ASSUNTO QUE EU NÃO CONSIGO (OU CONSIGO, MAS NÃO GOSTARIA DE) ENTENDER:
    POR QUE O MEIRA JAMAIS É CRITICADO PUBLICAMENTE PELOS JORNALISTAS, QUE FORA DO MICROFONE NÃO SE CANSAM DE METER O PAU NO CARA?

    ALGUÉM SABE DIZER?

  22. Bem feito pra quem escuta esta radiozinha fuleira e que tem esses bundinhas de repórter. O João Garcia saiu corrido de Pelotas, devendo uma vela prá cada santo, os próprios colegas dele contam isto. O Hino dele é da Santa Edwiges.

  23. Senhores, já que, neste tópico, comentam sobre Meira, aproveito para lhes colocar o seguinte nome para “Gerente Remunerado de futebol” (espécie de R. Caetano ou M. Galvão: DANRLEI! Ontem à noite, lendo aqui e ouvindo ali, pensei exatamente em DANRLEI. Explico: além de seu passado VITORIOSO (para mim, o maior goleiro da história do Grêmio – nosso Pelé do gol), da sua explícita PAIXÃO pelo clube (q inclusive o prejudicou na profissão, pois, não tenho dúvida alguma em afirmar que, não sendo tão identificado com o Grêmio, seria o MAIOR GOLEIRO DA SELEÇÃO BRASILEIRA), da sua IDENTIFICAÇÃO com a torcida (é uma BANDEIRA TRICOLOR), da sua boa forma de EXPRESSÃO (boa oratória) e do seu TEMPERAMENTO PASSIONAL , espécie de “GREMISMO DESESPERADO”(sua sangue pelo Grêmio, seus gestos eram de pura raça durante os jogos, suas inúmeras lágrimas derramadas em cada decisão e conquista emocionavam a todos nós,..) e do RESPEITO que todos os jogadores devem ter por ele (é um LEVANTADOR DE TAÇAS, MULTICAMPEÃO, foi um CRAQUE do gol,…), penso que DANRLEI teria o perfil para trabalhar dentro do vestiário, a fim de MOBILIZAR PERMANENTEMENTE CADA JOGADOR DO GRUPO GREMISTA. Penso inclusive que, caso o Meira não peça para sair, DANRLEI trabalharia normalmente com eles e tb o GUERRA (Guerra tem um admirável perfil de racionalidade, moderação, tranquilidade,..). DANRLEI portanto tem o perfil e a capacidade necessária para MOBILIZAR O VESTIÁRIO; sacudi-lo e transmitir determinação e espírito de luta, pois seu passado no Grêmio o avaliza. Acho que o COMANDO DE VESTIÁRIO estaria reunindo os perfis certos para o atual momento do Grêmio. DANRLEI inclusive já manifestou que um de seus sonhos é o de ser PRESIDENTE DO CLUBE. Então acredito que, caso DUDA faça o convite, DANRLEI aceitará. Amigos, temos de vencer o Gauchão e a C. do Brasil! Temos de ir bem na Sulamericana e tb no Brasileirão (vencê-los!?). Poso estar redondamente enganado, mas acredito que DANRLEI tornaria o vestiário motivado sempre!!! O que acham?

  24. Ruschel. Vi e ouvi uma entrevista do Danrlei num programa do canal 20. Fiquei impressionado como este rapaz evolouiu (ou era assim e a gente não sabia, eu pelo menos) culturalmente e de conhecimentos em várias áreas. Ele deu um show de marketing e neste aspecto fez uma análise do Grêmio de fazer inveja sobre o setor. Acho que comentei o assunto aqui, mas ele demonstrou conhecimentos sobre a matéria como rarissimos no ramo. Parece, entretanto,que ele tem outros planos, como carreira politica. Não sei te dizer, mas o fato é que o DANRLEI tinha que ser aproveitado no clube em alguma área, com certeza. E no vestiário a tua idéia é ótima, ta ai um nome de ponta.
    Eu só fico pensando uma coisa, me ajudem, estou tentando refletir. A gente fica aqui todos entendendo que o Meira não possui um discurso que inflame os jogadores. E nisto lhe acompanharia o Guerra. Mas me cutuca uma indagação: e o Paixão ? Ele não foi contratado também com esta grande esperança ?

    obs.

    1. pessoal, vou me atrasar um pouco para chegar na metrópole ( alô Anderson chego depois mas chego ) pq faço o cadeira cativa hoje, então acho que deve estar aportando lá pelas 21 horas ).

    2. qual será o hino que o zé alberto andrade vai cantar antes da programação hoje ? quem sabe ele canta algum em homenagem à mamãezinha ? dele, claro !

  25. Acompanho o Vitor, Danrlei é um grande nome e ainda creio que será um grande presidente do Grêmio.
    Outro que merece em breve uma oportunidade é o Roger, vem se especializando…
    O Bimbi também citou o Iura, outro gremistão.

  26. Roger, Iura, China, Sandro Goiano, Dinho, Goiano… é só questão de querer e ver quem desses se adapta ou não. Alguem que não sofra de DSE ( Doença do Sono Endemica ), por favor!!

    aliás, vou fazer um desabafo: tô torcendo que volte o Odone, sei que vou levar cacête por aqui ( acho q gosto de apanhar… ) mas existe uma adinamia por lá q é insuportavel

    cbimbi

    cbimbi

  27. ô cesar, já fiquei roco dizendo isto, minha questão com ele é pontual no caso brito e pessoal no caso com meus familiares, o Odone peca quando a vaidade sobe a cabeça mas reconheço as qualidades dele, se ele tiver alguém que ´segure` o egocentrismo dele e não incentive ( como o CArioca fazia e faz ) ele é quase perfeito; já disse que ele revolucionaria o vestiário; ele é perfeito para pegar a coisa ´lá embaixo`, o problema dele começa quando tudo fica lá em cima: ai ele fica acometido da síndrome de deus, este é o calcanhar de aquiles; mas é um baita dirigente; pessoalmente eu jamais vou perdoá-lo, é um legitimo FDP, mas não ponho as minhas questões pessoais acima do G, e ele pode sim ser muito util ao clube desde que o clube saiba fazer com ele o que ele faz com o clube: use-o na medida do necessário. Ele sabe usar o clube para proveito próprio de forma magnifica, e até dá prá deixar a rédea correr…só tem que puxá-la quando ele tiver ficando em surto de desmando, porque ele sabe usar e no auge ele extrapola, só usa …. Sabendo dosar o limite dele, seria excelente. Não pode é deixar ele de rédea solta, porque não tem limite. No mais, apenas engolir o Carioca que nunca foi assessor dele, mas é uma espécie de ´cia.` que ele não dispensa:digamos uma dama de cia. Muito espirituosa, é verdade.

  28. Quero deixar claro que, além de CAPACIDADE DE MOBILIZAÇÃO (passar emoção, garra,…, algo que, com razão alguém daqui citou, o Paixão já deveria estar fazendo), o Depto de Futebol necessita tb de CAPACIDADE TÉCNICA OU CIENTÍFICA, pois creio que o SILAS, como ex jogador, dificilmente a terá. Conclusão: unir vínculo institucional, técnica/ciência e emoção no futebol!!!

  29. O Silas é um técnico puramente boleiro. Independentemente do quanto venha a evoluir em sua carreira e se irá ou não se consagrar aqui no Grêmio, sem nenhum preconceito, ele tem dificuldades até mesmo de expressão.

    Danrlei é um nome interessante, desde que me convença de que terá maturidade, autoridade e distanciamento suficiente para não se tornar amigão nem um sargento – os dois extremos passíveis de acontecer com quem possui pouca experiência.

    Roger me parece nada incendiário. Ele pode inclusive vir a ser um bom técnico entre o boleiro e o estudioso, mas não aparenta possuir agora nem experiência, nem perfil de liderança.

    O próprio Valdir Espinosa, com quem tenho mantido um contato esporádico via videoconferência (o Minwer certamente tem até mais contato com ele do que eu), é muito experiente e muito bem intencionado. Todavia, ele pretende mudar de posição sem o devido preparo técnico gerencial.

    Outros nomes identificados com o clube são culturalmente muito fracos. Podem e devem ser aproveitados em palestras de motivação, em viagens do Consular, como vetores de arrecadação de associados (se a Grêmio Empreendimentos e a OAS permitirem novas associações, claro), etc. Mas apenas aí.

    Eu mesmo havia sugerido o Espinosa. Hoje, após conversar com muitas pessoas, me convenço de que precisamos realmente de pessoas preparadas não apenas na vivência de campo de 10, 20 ou 30 anos atrás mas, sobretudo, de pessoas bem articuladas e preparadas. É preciso unir o espírito do abnegado ou do profissional da era romântica do futebol com um profissional preparado que contenha em si a cultura do clube.

    Devido à escassez dessa necessária formação, realmente é muito difícil podermos preparar o terreno para essa profisionalização. Poderia ser Danrlei, poderia ser Roger. Mas daqui a pelo menos cinco anos, já tendo passado pelas categorias de base ou por clubes menores.

    []’s,
    Hélio

  30. Roger não creio, acho-o muito tímido para exercer cargo do tipo, mas posso estar enganado. O Danrlei pelo que assisti dele e pela entrevista que me referi, olha … acho que entra ali dando risada, mas …. Sem contar que se não entrar ali, pega uma assessoria marqueteira e toca em frente, não digo que seria já ´o cara` do setor, mas pode muito bem receber uma assessoria e ir treinando ! Ele me pareceu muito mais do que merametne articulado, ele me pareceu muito bem preparado INCLUSIVE conhecendo e muito bem a legislação atual que gira em torno do esporte, do marketing esportivo, etc.

  31. tenho medo de colocar lendas gremistas no comando ( Portaluppi, Danrlei ) com medo da sindrome De Leon, ou seja: a torcida acaba tendo restrições ao cara pelo que fez como treinador.

    No mais, se o Danrlei for a deputado federal, dá um banho de votos.

    Josias, falei no desepero, pois não aguento toda adinamia ( prá usar um linguajar médico no lugar do termo menos digno q estava pensando ) que grassa no Gremio, diretoria, treinador técnico e aqueles 2 jogadores q a gente não suporta.

    Certo presidente americano uma vez, foi alertado por um assessor que o ditador Somoza, aliado americano, era ” um filho-da-puta “… ao que , respondeu:

    “sim, mas é o NOSSO filho-da-puta”

    Um pouquinho disso tinha que ter na diretoria nossa.

    cbimbi

  32. Cesar, ok, entendi mas, mesmo assim, acho que o Danrlei …..
    Me lembro uma vez no vestiário que o Danrlei andava puto com o Farid. O Farid, que todo mundo conhece, pegava no pé dele até não puder mais pq o Danrlei tinha o ótimo hábito de não levar desaforo para a casa. Ai de tanto encher o saco do cara, o anão um dia tomou uma corrida. O Danrlei foi pra cima dele no vestiário prensou ele numa parede e deu um toquezinho: te manda daqui tampinha. Como diria meu pai, ele saiu ´cagando azeite` e parou de torrar o saco do goleirão. Obs. No vestiário tinha um ou dois dos nossos é o tampinha. Ia ficar ruim pra ele contar a história.
    Falta um cara assim no Grêmio. E na imprensa, o tampinha não deixou saudade embora tenha deixado ´alguns secretarios`, entre eles esta figurinha circense objeto do post.

  33. Aliás, por falar nele, eu nunca vi o programinha dele de TV e soube que o da rádio que tb nunca escutei ´fracassou, mas do esporte ele foi corrido e me dizem que ele posa de ´pastor`. Acho que achou o lugar certo, agora só falta pagar os empréstimos que fez com meio mundo, até no bar do portuga !

  34. Grande Josias! Aqui no sul a imprensa costuma se auto-elogiar por ser isenta, exiginte e não revelar o time que torce, sendo assim muito séria e profissional. Isto é risível, pois basta ouvir rádio atentamente( os espaços esportivos são grandes) para sentir o time que torcem e o caráter de cada um. Tem alguns que dão vontade de vomitar pela repetição de comentários tendenciosos. Sito aqui o meu “asco” gremista por figuras como Zé Alberto, Wianey Carlet( esse quis botar os vermelhos na libertadores via sul- americana, Benficas, Batista, p. Brito, Denardin, Boaz,Gabardo, J.Garcia, Cabral,Xandão, Ribeiro Neto,Rech( bah! esse nenhum gremista merece),Edgar Schimit,Mombache e outros não recordados no momento.

  35. Hoje o vesgo pigmeu na gaucha estava falando sobre racismo no futebol. Acusou o golpe o idiota. Eta radiozinha bem fuleira esta. Mas tem que escutar para ver o que os canalhas falam e denunciar estes bundinhas. Sim, bundinhas, é tudo inha, o zezinho, o andrezinho o benfiquinha e vai por ai … a rádio do inhos e inhas !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *