De colaborador: Afinal, quem é o pai da criança?

AFINAL, thumb QUEM É O PAI DA CRIANÇA?

Minha perplexidade, nesse assunto, é com a permissividade que está instalada no Grêmio.A “farra” dos “não pagantes” em jogos do clube como mandante, não é uma benesse promovida exclusivamente por esta direção, diga-se de passagem. É prática rotineira e se renova a cada gestão. Somos obrigados a “engolir sem cuspe” e a assistir passivamente essa falta de consideração e o uso indevido do patrimônio que é de todos os gremistas.Nós, associados, delegamos aos dirigentes o direito de nos representar. Afora as responsabilidades e compromissos de ordem institucional, esperamos, dos mesmos, o cuidado redobrado no trato de questões sensíveis que possam causar desconforto e/ou mal estar entre os torcedores e esta é uma delas.

O número de “convidados” ou de “não pagantes”, como queiram, salta aos olhos e depõe contra a conduta dos responsáveis pela excessiva e injustificável  liberação de passes livres.Por isso, quando o locutor informa, na Arena, o número de não pagantes, ouve-se um Óhhhhhhh… uníssono de desaprovação ou de indignação com o fato e que suscitam os mais controversos comentários.

Se o Grêmio e a OAS possuem acomodações exclusivas (camarotes e tribuna) para receber seus convidados, o que se justifica, em parte, do ponto de vista do relacionamento institucional, causa espanto, ainda assim, a média de 2000 (dois mil) não pagantes a cada jogo – que em alguns jogos significa de 10% a 15% do público total – quando o discurso oficial é de que na Arena “ninguém entra de graça”. Isso tudo soa como uma piada de mau gosto e zomba da nossa inteligência. 

Ao fim e ao cabo, nós, associados e torcedores gremistas, que pagamos regiamente nossas mensalidades, que compramos os produtos do clube e que pagamos ingresso caro, estamos subsidiando o acesso de toda essa gente “apadrinhada”, pois, como diz o nosso presidente, a Arena agora é do Grêmio, e, se somos o Grêmio, cabe a nós pagar a conta, sem chiar…

Darcilio Eduardo Messias

 

Participe da discussão

30 comentários

  1. Ontem saindo da geral comecei a conversar com um piazão, q eu não conhecia, sobre o jogo…fomos indo e lá pelas tantas, nem lembro pq, ele disse q não pagou ingresso, q a sogra dele trabalha com construção civil, conhece um pessoal da OAS e consegue o ingresso qdo ele quer. Perguntei se somente pra geral ela conseguia, ele disse q não, q em outros jogos já foi pra outros setores tbém. Cara, vários sócios não conseguindo comprar pra geral pois disponibilizam muito menos do que a capacidade do local, e ainda por cima distribuem ingresso pra entrarem de graça, é muito revoltante.

  2. Comentário que eu ouvi de um conselheiro ontem no quarto anel: “bah, agora nos tiraram a tribuna também, que merda, tô tendo que vir aqui.”

    é, agora se entende a corrida desenfreada para ir para o conselho, com mais de 1000 concorrendo…

    ps. até o capitão desse site já entrou convidado na arena, segundo ele próprio relatou. minha pergunta é: por que só eu nunca entrei de graça, e por que continuo pagando uma fortuna pra ver as mais variadas pessoas, das mais variadas tendências, entrando de graça?

    e mais: como acabar com isso? ou pelo menos, como diminuir isso?

  3. minha dúvida é se o pessoal que trabalha nos jogos (imprensa, fotógrafos, federação…) conta como não pagante também, pois uma média de 10% por jogo é muita gente!
    Diminuiu em relação ao Olímpico, mas ainda é um número muito alto.

  4. Nesta campanha para o Conselho, muito se falou em transparência. Com a palavra os conselheiros, para que seja esclarecido:

    Quem são estes convidados?
    São do Grêmio, da OAS ou da ArenaPoa?
    Quais e quantos locais são reservados para eles?

  5. Esse assunto se extende muito mais.

    Há muitos sócios que não vão aos jogos e emprestam suas carteiras de sócios para outros entrar.
    “Aaaa, mas o sócio paga mensalidade e não está indo, então outro vai no seu lugar… Do mesmo o Grêmio está ganhando por ele pagar mensalidade!!”

    Falsa verdade essa. A verdade é que o Grêmio ganha com a mensalidade, mas perde e muito na venda de ingressos para NÃO sócios.

    E ainda, esse “empréstimo é um mercado”, pois há quem empresta e ainda ganha uns troco em cima.

    Tem muita gente que entra dessa maneira, pagando para o sócio e não para o Grêmio.

    Ter 2000 por jogo que não pagam ?? Acho que temos muito mais gente que esses 2000 que não pagam para o Grêmio.

    Por isso repito, esse problema se extende MUIIIITTTTTOOOOO mais.

    E é claro, os conselheiros, OAS, direção também estão nessa de entrada free.

    Futebol é uma máquina de dinheiro. Imagina fazer uma gestão com 100% das pessoas engajadas em fazer tudo funcionar, que sonho em !!!

  6. DECLARO 1 forte CAMPANHA == ” C P I no QUADRO SOCIAL JAAAAAAAA ” . entao !!!!!! para envestigar este ABUSO , com os OUTROS ne . ( vamos FAZER um ABAIXO ASS. ) ja OK . nao sou obrigado a PAGAR pra OUTROS ” malandros ” .

  7. João Luiz. Este conselheiro não deve ser do grupo da atual direção, os conselheiros amigos do Rei continuam indo nas Tribunas de Honra com convites. Me permitem fazer uma foto de onde eu sento na cadeira gramado e vou colocar aqui no site os ditos conselheiros sentados nas tribunas?

  8. Recebi a seguinte explicacao:
    Como, na Arena, o Grêmio não pode liberar as catracas, tratou de conseguir cadeiras que não podem ser vendidas.
    Pra dar pros correligionários.

  9. Como essas cadeiras que custaram caríssimo pro clube são usadas ninguém soube explicar.
    Sou a favor de uma investigação desde a origem.

  10. Pena que tem muito time ruim esse ano, senão o glorioso cocolorido descia para segundona..

    Mas infelizmente não será esse ano, pois ainda tem uns times que merecem mais.

  11. Parabéns Renato.
    Ramiro em campo e Zé no banco é coisa de quem tem visão e coragem.
    Agora creio que é mesmo por convicção e não pelo acaso.
    Mas que a lesão do Zé ajudou, não tenho dúvida.

  12. Parabéns à direção do Grêmio pela contratação do Rhodolfo.
    Que seja adquirido definitivamente. Com ele começa um grande time.
    É um achado.

  13. O Kleber tem deixado a desejar, mas mil vezes ele, brigador incansável, do que muitas nabas estreladas que passaram pelo Grêmio nos últimos anos.

    Tuta
    Luisão
    Marcel
    Perea
    Alex Mineiro
    Herrera
    Maxi Lopes
    William
    Borges
    André Lima
    Miralles
    Marcelo Moreno e outros

    Só tenho saudade mesmo é do Jonas. O goleador mais espezinhado pela torcida na história do Grêmio.

  14. João Luís
    Não concordo com o amigo. Muitas vitórias do Grêmio foram motivo de intensos comentários neste blog.

  15. marcos:

    olha o número de comentários em derrotas e em vitórias. não é invenção minha, é só constatação…

  16. Já vi muita vitória bastante comentada, mas talvez tu estejas certo. As derrotas talvez ganhem maior destaque.
    Entretanto, como interpretar esta situação. Minha leitura é a seguinte:

    Nas derrotas todos estão contrariados e descontentes e querem manifestar suas críticas e sugestões.

    Nas vitórias, quando se vê que foi muito ajudada pela sorte, mas o time jogou mal, a situação é a mesma.

    Se o time ganha jogando bem, a coisa muda. Aí acho que ninguém quer se mostrar otimista. Somos uma torcida já traumatizada, com medo de colocar muita esperança e se frustrar. Ninguém está disposto a acreditar antecipadamente. O mito da imortalidade não funciona. É fantasioso. Estamos outra vez brigando por vaga.

    Tome como exemplo o Felipe Neri. Considero suas análises e comentários muito inteligentes. Ninguém neste blog fez mais propaganda pró Koff do que ele. Todos os dias escrevia um texto largo. Parecia até que fazia parte da turma do koff. Hoje é o mais frustrado com as falhas da atual direção. E sua frustração domina a sua escrita. Tenho certeza que quando o Grêmio ganha jogando razoavelmente bem ele se alegra. Mas cadê otimismo para comentar esta boa atuação? Tu estás otimista com este time? Se alegrar com vaga é tudo o que nos restou?

    Estamos ressabiados, meu caro. O Koff era a nossa última esperança de lucidez. Mas se subjugou ao Luxa e deu no que deu. Uma multidão de atacantes caríssimos e nenhum meia armador inquestionável. Nem parece mais o velho Koff.

    Resumindo: Tá todo mundo com medo de ser otimista e pagar de otário.

  17. Nossa! O blog está às moscas.
    Grêmio com cara de Grêmio. Vitória na pura raça + golaço do Alex
    Renato tem que desistir do Barcos urgente.
    Contra o Criciúma tem que ir com meia armador. Jogo para o Maxi.

  18. Pragmatismo, realismo …
    Estilo Roth, com o carisma do Renato, aceitação do torcedor …
    Preparação física espetacular …

  19. Este é outro sinal de que começamos a ser o Grêmio de novo.
    Há quanto tempo não ganhávamos jogando contra juiz e tudo mais.
    Bandidagem aquela expulsão do Kleber.

  20. Marcos disse tudo.

    Sigo acompanhando e satisfeito com esse Grêmio guerreiro que estamos vendo.

    Sou a favor do que Renato está fazendo de encher o time de volantes zagueiros devido as carências de plantel e o elenco mal formatado em termos de personalidade que se não joga com 3 zagueiros e 3 volantes, fica frouxo na marcação.

    No entanto, esta estratégia defensivista ao extremo faz com joguemos pouco futebol e os nosso times campeões do passado faziam as duas coisas, marcavam muito e jogavam bola.

    Infelizmente creio que vamos perder o título devido a esse fator e é o que mais me entristece pois alertei aqui sobre essas carências.

    Temos uma base de time pro ano que vem mas seria preciso contratações certeiras para praticamente todas as posições como zaga, lateral direita, volância, meias e atacantes, centroavante…

    Por aí se vê que Renato vem sendo o grande destaque dessa campanha em 2013. Está tirando leite de pedra, essa que é a verdade.

    O que me desanimou um pouco de comentar foi a distância pro líder Cruzeiro e não encher o sado de todos sendo repetitivo sobre os jogadores que me desagradam como titulares, ex Pará, embora reconheça seu esforço e que seja um jogador pra grupo.

    Assim, as coisas agora estão mais desenhadas, o time é esse aí, Renato vem usando os mesmos, até do banco, dando chance pra gurizada e vamos lutar por essa Libertadores, espero que pela vaga direta e de repente Copa Brasil, correndo por fora atrás da raposa pelo título Brasileirão mas contra todas as probabilidades pois o time deles é bom, tem jogadores experientes e a não ser que resolva subir no salto, vai ser difícil deixar escapar o caneco.

    Mas, esperança nunca via faltar, essa sempre vai ser a última que morre. Vou acreditar até o último instante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.