Participe da discussão

124 comentários

  1. Escapamos, agora é gre-nada.
    Pensando em domingo, o time precisa de mudanças.
    Vamos sem Douglas na meia. Leandro parece que ta com a cabeça longe do Grêmio e há quem diga que vai ficar fora do jogo.
    Não temos muitas opções pra meia, teria que ser Mithyue ou Hugo mesmo. Acho que o Silas vai de Hugo.
    Não vejo como esse time possa se impor no beira-lago, assim eu escalaria um time bem mais defensivo, pra levar o resultado pro Olimpico.
    Na direita o Edilson merece um banco. Ali colocaria o Mario ou até o Ferdinando, puxando o Rafa Marques pra zaga ou o Adilson pro meio.
    No lugar do Leandro, colocaria o Fernando. Acho que o Silas vai de gordo Roca.
    Fecha o meio com 3 volantes e mais o Mithyue pra puxar contra-ataque. Libera um pouco mais o Mario e joga nas costas do Kleber.

    Estou muito preocupado com o nosso lado direito, visto que todas jogadas deles passam por Kleber e Guizadu.
    Leandro e Edilson jogaram terrivelmente ontem!

  2. Buenas,

    Com relação ao jogo de ontem algumas observações:

    1) Vitor – Mais uma vez salvou o time do que seria uma tragédia (duas defesas incríveis) sempre ele !

    2) Zaga – ligação direta com o ataque! A bola não chega ao meio campo (Douglas)

    3) Leandro – gostaria de saber se acertou algum passe ! O pior em campo ao lado do Edilson.

    4) Magrão – a pior partida com a camisa tricolor

    Gol salvador do Rochembola !!!!!

    Não quero aqui ser taxado de pessimista, mas somos um time sem estrutura tática, falta mecânica de jogo. Falta comando: no banco e em campo (um número 5).

    Seguimos peleando !

  3. O Leandro anda desligado porque tava preocupado com o amigo Indio que cortou a mão… Esse cara por mim podia ser corrido do GRÊMIO!
    o time não jogou bem. O “SuperJonasContraoBaixoAstral” ta virado em raça, o cara marca gol o tempo todo.

  4. O C. Pacheco dando entrevista antes do jogo, o TIME do OSILAS “jogando” contra o vento e sem documento,digo, sem identidade e por fim o Senhor Meira indignado com o time que ele montou…NÃO TEM PREÇO, NÃO VALE NADA. O que estão fazendo com o clube, com a torcida que não tem emoção, vontade, esquema de jogo, raça, lideranças em sua equipe. 2008, 2009, 2010 VIVENDO DOS MILAGRES DO VICTOR E PARECE QUE ISTO BASTA! E o huguinho hein? será que este atleta vai ficar o resto da vida encostado no Grêmio? que tristeza…

  5. Pelo jeito, a cada jogo será: É HOJE! Continuo com a mesma impressão do primeiro jogo em Pelotas. Sem evolução, sem padrão de jogo, sem jogadas ensaiadas, sem cobrador de escanteios, um eventual cobrador de faltas (Jonas e Fábio), sem uma equipe constante (alguém pode dizer qual a escalação para domingo?). E recebendo cartões amarelos sem nenhuma necessidade. Quase dá para dizer: sem técnico.

  6. na segunda reposição de bola do Vitor deu pra ver que o vento estava forte a ponto da bola não cruzar o meio do campo

    mas mesmo assim, essa do vento não cola é desculpa esfarrapada.

    o Silas trabalhou ali naquele estádio por quase dois anos!!!! se o vento foi fator contra nós ou ele não orientou o time ou o time não seguiu a orientação dele…

    se tem vento coloca a querida no chão, sabem aquela do Saldanha? Fulano a bola é feita de couro, o couro vem da vaca, a vaca gosta de grama…

    o time vem em nítido decréscimo de produção e o que mais me assusta é a inoperância do Silas em agir durente o jogo….

  7. é injusto criticar o Magrão ele é o único que se compromete com o time e por isso corre feito um doido, tenta desarmar e fazer coberturas, aparentemente saiu cansado

    Já notaram que qualquer adversário do grêmio evolui com a bola da defesa ao ataque e invariavelmente termina o lance na nossa área, o time não desarma, não cortam, não bota a bola pra fora, não faz falta…

  8. sobre o Jonas, não mudo um milimetro minha opinião
    NÃO FAZ GOLS DECISIVOS, faz gols que se diluem num todo

    o jogo aqui do olímpico estava 3 a zero e ele perdeu gol, um a zero contra o Pelotas e ele perdeu gol…

    ontem 1×0, 2X0 e 2X1 eram nossos

    qunado estava 1×1 ele perdeu dois contra ataques, é um câncer pro time, ele e o Ferdinando que só entra em campo

    mas 3X1 não era nosso, o gol DECISIVO foi o do Roca. PONTO

  9. Eu acompanho futebol há muito tempo. Muito tempo mesmo! Tempo do Olímpico que não era Monumental, tempo dos Eucaliptos, da Colina Melancólica. Do Milton e do Elton no meio campo tricolor. Cheguei a assistir o Gessy dar show. Vi Pelé e Coutinho; Airton “pavilhão”; Juarez “tanque”; Alcindo…..

    E as desculpas esfarrapadas de perdedor são as mesmas desde aquele tempo, sabiam?
    Esta do vento deu vontade de rir. E só não o fiz pela extrema irritação que me invadiu ao assistir o jogo, cuja atuação do nosso time poderia se materializar no programa “PÂNICO NA TV”.

    Sem entrar no detalhe de organização coletiva (que não há) ou desempenho individual, gostaria de chamar a atenção para um sintoma que venho notando faz várias partidas do nosso Grêmio:

    Será que só eu enxergo o nosso treinador(?) passar mais tempo falando no celular desde os primeiros minutos de cada jogo? Ontem, cada vez que a TV focava o cara flagrava ele falando no aparelho. No Olímpico, último jogo, eu vi (ninguém me contou) que AOS 5 MINUTOS DE PARTIDA o “pastor” já trocava idéias via celular.

    Para mim, este “sintoma” não é algo normal.

    Assim como absolutamente ANORMAL é cada atuação do time. Quem almeja levantar taças precisa de MUITO MAIS do que isso.

    Inclusive saber jogar contra o vento!

  10. Até quando vamos ter que aguentar os espetaculares da base UM DIA DESPONTAREM William Magrão, Adilson ( desde 2007 ), quem sabe vamos esperar mais uns 5 anos, até se firmarem.

    Acho que deveríamos colocar o Mário na lateral direita, pois rende mais do quena zaga e o Edilson já está deixando a desejar.

    Lateral esquerdo é bem fraco e se fosse eu o diretor de futebol não renovaria com ele.

    Urgente um camisa 5 e 8.

    Douglas joga muito, mas tem que ser mais decisivo.

  11. Aiquel em uma das entrevistas pós jogo (Pelotas) o Silas disse: Vou rever a partida amanhã poruq ali de baixo não dá pra ver muita coisa (!!!!!)

  12. se o Leandro estava com o Indio nesse episódio, tem que ser mandado embora! É maçã podre!!!

    Quando o craque Walter, o novo Romário, teve aquele chilique e desapareceu, o Leandro se mostrou seu amigo, o aconselhou. Agora essa do Indio. Essa cara ta muito chegado aos coloridos, que palhaçada!

    Na hora de jogar é aquela podridão de ontem, que se repete desde que chegou, há 4 meses. Até agora nenhum resultado, nenhuma atuação digna, e ainda fazendo papelão na noite, era só o que faltava!

  13. De bom ontem, só a festa wue fizemos na torcida e a classificação.

    De resto, novamente fica o alento para que no próximo eles joguem!

    GREnada do dia 2 estarei no Olímpico!

    E tenho dito!

  14. Não sei o que se passa com esse Grêmio.

    Ou é um time extremamente pragmático, sangue frio que joga só o que precisa para atingir seus objetivos, salvo escorregões como frente ao pelotas, ou é um time ruim.

    Ruim e caro, o que é pior!

    Ontem, novamente, entrou em campo apático. Alguns jogadores estiveram abaixo da média. Outros estiveram como mal sempre.

    O que me irrita é que a qualidade do time como um todo está inversamente proporcional ao alto custo.

    Porém, quando precisou, correu um pouquinho e fez os gols.

    Sei lá, vai ver é pragmatismo mesmo…

    Esperemos o Gre-nada!

  15. Existe algo de muito nebuloso no monumental, o pastor Silas se preocupando com o Fossati (falou na rádio que iria convidar para um jantar), o Leandro é conselheiro e parceiro de Walter e Índio…

  16. O importante com certeza foi a classificação, mas ontem ouvi as mesmas promessas que foram ditas pós gremio x pelotas . . . aprender com o erros para não mais levar sustos como o de ontem, mas parece que não aprenderam, será necessário o que mais?!

    E pra fechar, novamente entra hugo e o garoto mithyue no banco assistindo!

  17. O brabo é que de onde se deveria esperar um diferencial devido ao investimento feito pelo clube é de onde menos vem qualquer contribuição.

    Afinal, deve-se esperar alguma coisa de quem ganha altíssimos salários e chegou com status de grande jogador.

    O Grêmio investe alto para manter Rodrigo, Rocca, Lucio, Fabio Santos, Leandro, Douglas, Hugo, Souza, Borges e para manter o Jonas. Deve gastar perto dos 2 milhões por mês com esses aqui.

    Desses, quem está correpondendo às expectativas?

    Douglas, Borges e o Jonas (há quem não concorde com esse). Isso é muito pouco.

    Jogadores como Ozeia, Edílson, Ferdinando, Henrique, William nunca se esperou nada, foram apostas.

    E apostas indevidas, desperdício de dinheiro, mas não adianta reclamar destes, pq nunca mostraram nada diferente.

    Já os medalhões são os que me causam indignação.

    Gastamos muito para pouco retorno desses.

    E essa conta, não tem jeito, é da direção.

  18. SOBRE JONAS …..EU ERA PEQUENO, TINHA UNS 12 ANOS DE IDADE E MORVA PRÓXIMO DA MINHA CASA O MAIS VELHO TAXISTA DE PORTO ALEGRE, DE SOBRENOME MONDADORI. PAI DE 3 FILHOS DOS QUAIS DOIS GRANDES AMIGOS MEUS, O MAIS VELHO FICAVA NA ÉPOCA EM IDADE DISTANTE DE MIM. ELE ERA TAMBÉM CONHECIDO COMO O MAS VAGAROSO MOTORISTA DO MUNDO, ANDAVA A 10 KM POR HORA. UMA TARDE, ELE VINHA NO SEU PASSO DE 10 KM POR HORA PELA PRAIA DE BELAS E NA ESQUINA DA BARÃO DO GRAVATAÍ BEM NA FRENTE DE ONDE EU MORAVA SE LOALIZAVA, E SE LOCALIZA, O QG DA BRIGDA MILITAR. HAVIA UM GUARDA UM BRIGADIANO NA ESQUINA, DE GUARDA. ELE VINHA VINDO LENTAMENTE. UMA SENHORA FOI ATRAVESSAR A RUA E CAIU NA FRENTE DO TÁXI DO SEU MONDADORI. ESTENDIDA NO CHÃO ELE FREIOU E NÃO ATROPELOU A COITADA. FACERO ELE PÔS A CARA PARA FORA E GRITOU PRO POLICIAL: VIU, SE EU ANDASSE RÁPIDO TERIA MATADO ESTA SENHORA. AO QUE O GUARDA RESPONDEU: SE TU VIESSE EM VELOCIDADE NORMAL, JÁ ESTARIA NO CRISTAL, TINHA PASSADO POR AQUI HÁ MAIS DE UMA HORA.

    ESTE É O JONAS E OS GOLS QUE ELE JÁ FEZ ATÉ AGORA…..

    OBS.: torço que faça todos os decisivos daqui prá frente, especialmente no Grenal.

  19. É SIMPLES CARLOS JOSIAS: TIRA OS GOLS DO JONAS DO CONFRONTO CONTRA O AVAÍ E VERÁS ONDE ESTARÍAMOS AGORA…

    NUM MATA-MATA, COM PLACAR AGREGADO, TODOS OS GOLS SÃO DECISIVOS, É TÃO SIMPLES DE ENTENDER ISSO, CLARO, PRINCIPALMENTE QUANDO NÃO SE TEM RANÇO CONTRA NINGUÉM… ALIÁS, RANÇO É COISA DE CRONISTA GAÚCHO, NÃO DE GREMISTA!

  20. AOS QUE NÃO GOSTAM DO JONAS: QUEM JOGARIA NO LUGAR DELE? O WILLIAM? O BÉRGSON? O HUGO? AH, TEM QUE CONTRATAR UM MELHOR, SIM, SERIA O IDEAL SEMPRE CONTRATAR UM MELHOR, MAS E O DINHEIRO? E ONDE ESTÁ ESSE JOGADOR? TAMBÉM NÃO ACHO O JONAS UM CRAQUE, LONGE DISSO, MAS DENTRO DA CONJECTURA ATUAL DO FUTEBOL BRASILEIRO, ELE É SIM, UM BOM ATACANTE. PONTO.

  21. Acho que o nosso Primeiro Ministro de Futebol Onofre
    Meira com seu discurso forte tem a ver com a apatia do time.
    O lateral esquerdo é um fenomeno, como consegue a titularidade tanto tempo!! fazendo de conta que joga.
    Vou declarar: tô arrependido de ter votado nessa direção; qdo votei jamais me passou pela cabeça que um Meira acabasse sendo escolhido prá verdadeiramente MANDAR no futebol , escolhendo jogadores, salarios, demitindo quem não gosta e tudo q tem direito

    esse gol do gordo vai sair caro, pq agora vai ser mantido mais uns 3 meses

    pergunta que não quer calar: porque de uns tempos prá cá parece que tem imã de pateta no Gremio?!

    cbimbi

  22. DESEHANDO. TIVESSEMOS EFETIVIDADE COM O JONAS, COMO TEM DE TER UM ATLETA QUE JOGA NUM CLUBE COM A GRANDEZA DO NOSSO, JÁ EM PORTO ALEGRE O JOGO ESTARIA MAIS DO QUE LIQUIDADO, PODERIAMOS TER POSTO OS RESERVAS NA RESSACADA E NÃO IRIA NINGUÉM, PORQUE COM OS GOLS QUE ELE PERDE JÁ ESTARÍAMOS LONGE …. NÃO SÓ NA COPA DO BRASIL COMO NO GAUCHÃO JÁ PODERÍAMOS ESTAR COM O TÍTULO.

    AQUI UM REGISTRO ELOGIOSO, PORQUE TAMBÉM NÃO DÁ SÓ PRÁ DAR PORRADA. O GREMIO TEM EFETIVIDADE DE CONSTRUÇÃO DE JOGADAS PARA FINALIZAÇÃO O QUE ONTEM FOI UMA ESPECIAL EXCEÇÃO. O JONAS PRECISA TER DE 07A 10 OPORTUNIDADES POR JOGO, CLARAS, PARA MARCAR DOIS GOLS. SE NÃO TIVER MAIS DO QUE CINCO NÃO MARCA, SALVO TB EXCEÇÕES ESPECIAIS. ELE PERDE GOLS DE MAIS E INCRIVEIS. SE ELE MERECE SER CRITICADO POR ISTO, E DEVE, NÃO MENOS VERDADE QUE ALGUÉM COLOCA ELE A TODO INSTANTE NA CARA DO GOL. ONTEM, REPITO, FOI EXCEÇÃO, MAS CONTRA O PELOTAS ELE PERDEU 3 GOLS IMPERDÍVEIS, CONTANDO COM AQUELE DE CABEÇA QUE NÃO DÁ PRÁ ENTENDER COMO ELE ERROU = LOGO, FOSSE ELE EFETIVO, TINHAMOS GANHO O JOGO X O PELOTAS ATÉ COM CERTA FACILIDADE. ONTEM NÃO FUNCIONOU ESTA CONSTRUÇÃO, MAS TIVESSE ELE FEITO OS GOLS AQUI TERIA SIDO QUANTO MESMO ? 5 OU 6 X 1. MAS DE NOVO, ESTA CONSTRUÇÃO PRECISA SER ELOGIADA. EXCEPCIONALMENTE ONTEM NÃO FUNCIONOU MAS VEM FUNCINANDO DURANTE TODO O ANO, JOGO APÓS JOGO E SÃO 7 8 10 OPORTUNIDADES CRIADAS. ORA, ENTÃO NÃO VIVEMOS SÓ DE DEFEITOS. SE NÃO ESTAMOS MARCANDO E FACILITANDO MAIS OS RESULTADOS, É PORQUE TEM UM PERDE PERDE LÁ EM CIMA. ESTA DE TIRAR O JONAS PARA VER COMO FICAMOS FUNCIONA MUITO MENOS DO QUE TIRA O VITOR …. TIRA O JONAS E PÕE ALGUÉM QUE BOTE A BOLA PRÁ DENTRO E JÁ ERAMOS CAMPEÕES GAUCHOS E JÁ ESTAVAMOS NA PROXIMA FASE DA COPA ANTES DE ONTEM. CLARO, TEM QUE TER ALGUÉM PARA POR NO LUGAR DELE. VJEA A LESÃO DO BORGES, QUE FICOU 10 JOGOS SEM JOGAR E O JONAS SÓ LHE ALCANÇOU DEPOIS DE NOVE JOGOS. AQUELE MONTE DE GOLS QUE ELE BORGES FEZ NÃO CAIU DO CÉU, ALGUÉM METEU A BOLA PARA ELE POR PRÁ DENTRO. ENTÃO OS MAIS PESSIMISTAS ME DESCULPEM, MAS TEMOS MUITOS ERROS SIM MAS TEMOS MUITOS ACERTOS. NOS FALTOU UM MATADOR, NA AUSÊNCIA DO BORGES E ELE AINDA SE RECUPERA DA LESÃO. VÃO DIZER QUE SOU SAUDOSISTA MAS GOSTARIA DE VER O MAXI LOPES NO LUGAR DO JONAS JOGANDO COM O BORGES TIVESSE FICADO O GRINGO E O JONAS TAVA FORA. O JONAS É UM HERRERA PRÁ PERDER GOLS, IMPRESSIONANTE. TOMARA QUE MUDE LOGO.
    MAS ENFIM, VOLTO A DZER, NÃO DÁ SÓ PRÁ DAR PORRADA EMBORA TODAS SÃO MERECIDAS, MAS QUE SE DIGA TAMBÉM QUE TEMOS CRIATIVIDADE PARA CHEGAR NA FRENTE DO GOL. ONTEM NO PROGAMA DO CADU EU SÓ TINHA UMA CERTEZA NO JOGO DE HOJE: NOS FARÍAMOS GOLS ! ERA A ÚNICA CERTZA QUE EU TINHA. ATÉ AGORA SÓ NÃO FIZEMOS GOL DO GRENAL….. SE O JONAS REZAR MUITO …. EU E O MARCOS VAMOS VIR AQUI E DIZER

    SALVE SALVE ALELUIA !

  23. Bom, vejo que ja tem gente concordando comigo…Por isso vou se chato!
    Mario na lateral direita, onde foi varias vezes o melhor em campo.
    A defesa tem que melhorar nas bolas paradas!
    E o Rodrigo tem que ser o capitao!
    Abracos a todos!

  24. Fui ontem à Ressacada com outros amigos tricolores. Na saída, caminhando pelas ruas curvas perto do estádio um catarina de camisa do avaí veio conversar conosco.

    O que surpreendeu foi ouvir o catarina dizer que é uma vergonha um time como o Grêmio tomar aquele sufoco do “avaizinho”.

    Realmente, isto é uma vergonha.

    Avaí, na Ressacada ou na Lua, é adversário para o Grêmio passar por cima sem tomar conhecimento.

    Senão, o que dirão do Flu no Maraca ou do Santos na Vila???

    Sinceramente, também torço para que os jogadores que criticamos joguem bem, decidam as partidas pró Grêmio e mereçam elogios, que também serão devidamente creditados à conta da direção!

    Mas por enquanto não é o que estão fazendo por merecer.

  25. Grande frase do Anderson Kleger:
    “Deus escala mas o Grêmio não aprende”
    Por linhas tortas a escalação ideal do Grêmio tinha aparecido, até os reservas que entravam estavam dando conta. Ai os medalhões começam a voltar, um a um, e viram titulares, apesar do rendimento pífio.
    Contra o Pelotas, o Leandro se escalou no banco e o Mithyue sobrou. Saiu puto da cara do Olimpico.
    Incrivelmente o time vem caindo desde a saida do Maylson e entrada do Leandro. O meio campo deixou de ser combativo e perdeu velocidade. Douglas e Leandro sobrecarregam os volantes e ontem o Magrão deu sinais claros disso.

  26. Tá na hora de botar o Saimon e repassar o Mario Fernandes prá lateral direita. Ou então testá-lo no lugar do Imexivel Ferdinando.

    lembro que temos que fechar os finalistas do concurso Jornada Esportiva do Pavor 2010; exerçam a cidadania e votem!

  27. André, deixa eu ver se entendi quem é rançoso não é gremista é isso? Se eu execro a presença do Jonas no time, sou rancoso? Logo não sou gremista?
    É isso? E quem pensa parecido como o Josias também não é Gremista? É isso?
    ENTÃO NÃO VEM COM INDIRETAS E DIZ CLARAMENTE.

    Prefiro ver o que está errado e falar a ficar apoiando incondicionalmente, o time vem mal desde o início do ano e particularmente não fosse o SCO ter ficado fora da final da taça APRENDIZ estaríamos de mãos abanando e INCOMPETÊNCIA impera, e esse treinador não TIRA mais nada desse grupo.

    O GRÊMIO ganhar o grenal domingo será um ABORTO da natureza, a tendência não indica sequer o empate.

    Estamos discutindo o Jonas que não pode ser titular do Grêmio, ponha-se mais um volante no time qualquer coisa menos o Jonas ,que ainda teve novelinha pra renovar

    ERROU a direção no início do ano, podíamos ter visto outros jogarem, deixar os guris entrar, NÃO o seu MEIRA conseguiu deixar o técnico usar um jogador que estava negociando contrato, fez gols contra times MORTOS e a imprensa tratou de valorizá-lo MAIS ainda. Quem conheçe futebol sabe que dali NÃO sai nada.

  28. Quanto ao Jonas de fato não é um grande jogador, mas é comprometido com o time e sim tem feito gols importantes.
    O foco deve ser outro – a falta de comando (no banco e no campo) e o investimento em jogadores que não estão de forma alguma dando resposta.

  29. Detalhe, acho perfeitamente possível ganhar o Gre-nada, afinal o SC 2006 não tá jogando nada, time fraco como todos os outros que enfrentamos até agora.

    O primeiro desafio digno vai ser o Santos ou o Galo/MG nas semi da Copa do BR, isso se chegarmos lá…

  30. Apesar de tudo, o Jonas faz gol!!!
    A discussão não pode ser se o Jonas deve jogar ou não, afinal jogo após jogo ele deixa um e cala os argumentos. Não é o 7 ideal, mas ta jogando bem! Além do mais, não há reserva a altura. Mithyue eu gosto, mas hj poderia ser melhor opção no meio, onde está o verdadeiro problema do time.
    Douglas é titular, não se discute. Pode ser lento, as vezes sem vontade, mas joga muito.
    Ferdinando e Magrão são titulares por hora. A questão é o terceiro homem. Maylson é titular mas ta machucado. Leandro não disse a que veio ainda. Hugo é atacante, não sabe armar. Rochemback poderia jogar, mas não convence a ninguém. Sobra o Fernando, que, para o Silas, joga justamente nessa posição.
    Por que não o guri no gre-nada?

  31. Vejam o que eu venho falando, a responsabilidade pelos jogadores caros que não estão dando resposta é da direção.

    O Grêmio, segundo o Meira, tem a oportunidade de mandar o hugo embora sem pagamento da multa rescisória, liberando o jogador ao Atlético/PR. Se ficar com o Hugo, é responsabilidade do Meira, que deveria pagar o salário do jogador do próprio bolso!!!!

    http://www.finalsports.com.br/03/comando/headline.php?n_id=129746

    Futebol Grupo fechado

    Atlético-PR tenta liberação de Hugo, mas diretoria do Grêmio não aceita

    22/04/2010 – 11:38:16 – por Fernando Soares / Final Sports – Crédito: Guilherme Araujo

    O assessor de futebol do Grêmio, Luiz Onofre Meira, confirmou, em entrevista à rádio Bandeirantes, que recebeu sondagem do Atlético-PR sobre o meia Hugo. O clube de Curitiba pediu a liberação do atleta, que não vinha sendo aproveitado pelo técnico Silas, desde a chegada de Douglas e a boa fase de Maylson. Entretanto, após a lesão do jovem meia e com o discurso de que o grupo está fechado, o dirigente tricolor não quis negociar.

  32. Ja que o Mauro Cezar Pereira da espn brasil tambem concorda comigo, peguei uma parte postada em seu blog:

    O Avaí mandou em praticamente todo o cotejo. Tirando cerca de 15, 20 minutos na segunda etapa, quando empatou e até pressionou, o Grêmio foi um time sem agressividade e vulnerável na defesa. No jógo aéreo os avanianos ganhavam quase todas e o lateral-direito Edílson foi uma avenidaça.

  33. NÃO FOI INDIRETA, FOI DIRETA MESMO. NÃO TE CONHEÇO PESSOALMENTE PARA FAZER UM JUÍZO DIFINITIVO, MAS ME PARECE QUE TENS RANÇO DO JONAS MESMO, TU E O DR. JOSIAS. ALIÁS, PARA VER COMO O RANÇO ESTÁ CEGANDO, NO CONFRONTO CONTRA O AVAÍ, PELO QUE ME LEMBRO, ELE TEVE 5 CHANCES DE GOL, FEZ 4, UM ANULADO ONTEM, BEM DIFERENTE DO EXAGERO DO DR. JOSIAS, QUE DISSE QUE ELE PRECISA DE VÁRIAS OPORTUNIDADES PARA FAZER UM. REPITO, NÃO ACHO ELE CRAQUE, MUITO PELO CONTRÁRIO, MAS CREDITAR AO JONAS ALGUMA CULPA PELO PÉSSIMO DESEMPENHO DO GRÊMIO É BRINCADEIRA. PONTO.

  34. Rafael, a tua opinião sobre o Jonas procede.
    Respeito as opiniões contrárias, pois são grandes gremistas e inteligentes.Porém, o jonas faz gols, dá assistências, e luta como poucos. Ele procura jogar e sempre busca entregar filés ao Borges, que é um excelente atacante. Preferia o Alcindo com 20 anos, mas o Bugre já largou.
    Tem gente que joga pouco, e ninguém lembra. Se o Jonas aproveitasse todas as chances, em breve vestiria a camisa da seleção e estaria na Europa. Qual o atacante que não perde gols?
    O gol do Rockembach lembrou gols do Dinho.

  35. Dados concretos sobre Jonas:

    1) No cômputo geral, possui um equilíbrio maior do que o do Maxi López na relação gols x assistências: Maxi era mais eficiente em assistências e, mesmo sendo um dos goleadores do time, sua quantidade de gols não se aproximava nem daquela média de centroavante matador, que gira em torno de 0,7 a 0,8 por jogo. Maxi fazia entre 0,5 e 0,6 – o que dava uma média de segundo atacante. Útil, sim. Importante, sim. Técnica e fisicamente superior a Jonas, sim. Porém, era uma dupla de dois segundos atacantes porque o Grêmio, depois de muitos anos, só conseguiu um homem de área agora (Borges);

    2) Se é pra pensar como o Marcos (um critério de considerar como decisivo apenas o gol que define uma vitória ou uma não-derrota), o Maxi errou exatamente o gol que não poderia errar – mais decisivo do que todos os que o Jonas perdeu, que foi o do Mineirão contra o Cruzeiro quando estava 1×0 para nós. Se ele custou tão caro, não quis ficar e o Grêmio não foi campeão de nada, mesmo apesar dos técnicos e de uma “parceria” fraca, se ele fosse mesmo “o” cara, sua relação custo-benefício para o clube teria sido muito mais favorável e não o foi;

    3) O Jonas começou a jogar aos 21 anos. Ele vinha do futsal e chegou até a pensar em parar de jogar bola. Estava trabalhando – se não me engano – como pedreiro. Portanto, por uma falha de formação na base, ele não possui muitos fundamentos apurados. Porém, ele não é medroso e arrisca bastante. Possui velocidade, é bom de assistências e prende bastante a bola na linha de fundo. Esse último quesito ele cumpre com mais eficiência do que o argentino Maxi López. Portanto, dado esse histórico, considero-o admirável, à medida que muita gente dita “genial” já passou pelo Olímpico com um aproveitamento pífio. Nas CNTP, Jonas seria reserva. Porém, dos 10 melhores plantéis do país na atualidade, afirmo que ele seria titular em pelo menos metade deles. Portanto, para o padrão atual (baixo), ele está bem cotado;

    4) Alguém acha que Jonas é pior do que Lambari ou Alexandre Xoxó, campeões da América?!

    5) Jonas não precisa de cinco chances para marcar apenas uma: a razão é menor – gira em torno de três para uma. Pode parecer muito e muitos podem dizer que se trata do inexpressivo Gauchão e das fases iniciais da Copa do Brasil. Mas como é que ele foi no último Brasileirão, mesmo? Foi o artilheiro com 14 gols do clube que terminou na medíocre oitava colocação. Ele fez apenas cinco gols a menos do que Adriano Imperador. Além disso, Jonas passou pelo menos cinco rodadas lesionado;

    6) Sobre o “SE” Jonas não tivesse perdido um ou dois gols contra o Pelotas ou sei lá quem mais: a temporalidade do que ocorreria após ele porventura ter convertido alguns de seus gols perdidos JAMAIS SERÁ SABIDA simplesmente porque ela NÃO TEM COMO EXISTIR. No ponto em que uns dizem que o Grêmio teria ganhado, também há o contraponto de que poderia ter havido uma briga e teríamos terminado com dois expulsos, o Victor poderia ter tido um lapso, teríamos levado um gol e outro na saída de bola por um Mandrake geral ou um adversário poderia ter quebrado em dois o Douglas ou o Borges. Enfim… Como conjecturar sobre aquilo que não ocorreu?!

    Podemos discutir se um jogador sem formação adequada de fundamentos técnicos poderia ser contratado ou não. Podemos quase afirmar que o fulano, o beltrano ou o ciclano (todos selecionáveis ou quase) fariam mais gols e dariam mais assistências do que Jonas. Porém, não se pode reclamar de falta de empenho nem de uma efetividade acima da média atual do futebol brasileiro.

    Vamos lá: como vai o Império do Amor, com N passagens pela Seleção, fama na Itália e na Rússia, mais de um milhão na folha de pagamento do Flamengo?! Washington e Dagol?! E a campanha do Corinthians na Libertadores, que é muito boa e NÃO SE DEVE a Ronaldo?!

    O Fluminense tem apenas Fred. O Botafogo, em um campeonato mais fraco que o Gauchão, apresenta Herrera e Loco Abreu, com um excelente menino da base que é melhor do que os dois. O Vasco tem um excelente meia que está emprestado pela Inter de Milão (Fellype Coutinho – infelizmente, é assim que se escreve), mas não tem atacantes decentes.

    O Palmeiras está mais perdido do que minhoca em galinheiro. O Galo tem apenas Obina – que é de fases.

    Enfim… Me parece que apenas três clubes brasileiros possuem um ataque melhor do que o nosso. Cruzeiro, Tradicional Adversário (Walter ou Valter e Alexandro ou Alexsandro são eficientes e muito bons MESMO). Porém, disparadamente melhores do que Jonas e Borges, temos apenas os meninos da Vila André e Neymar (Paulo Henrique Ganso é um excelente meia que chega com facilidade, mas estou falando apenas de duplas de ataque).

    Me apresento como alguém que entende as restrições sobre Jonas mas que, ao mesmo tempo, considera excesso de impaciência, excesso de irritação e uma tendência a enxergar um copo com água pela metade no caso desse jogador sempre como “meio vazio” ao invés de “meio cheio”.

    Há ainda uma questão final: por acaso vários dos gols perdidos também não foram porque quem o lançou poderia ter lançado outro homem em posição mais livre?

    Convenhamos: há coisas muito mais sérias na vida com o que se indignar, sejam elas relacionadas ao Grêmio ou à sociedade como um todo…

    []’s,
    Hélio

  36. O Hélio consegue, por escrever mais e melhor do que eu, colocar a questão do Jonas em outro parâmetro o ponto chave:
    “O Jonas começou a jogar aos 21 anos. Ele vinha do futsal e chegou até a pensar em parar de jogar bola. Estava trabalhando – se não me engano – como pedreiro. Portanto, por uma falha de formação na base, ele não possui muitos fundamentos apurados. Porém, ele não é medroso e arrisca bastante. Possui velocidade, é bom de assistências e prende bastante a bola na linha de fundo”

    A complacência com os insuficientes é que está nos mantendo sem ganhar nada, jogador mediano vira fundamental e temos que aceitá-lo? E empenho é obrigação de quem é contratado e MUITO BEM PAGO; não vale como argumento.

    Erro de avaliação da direção trazer e manter por tanto tempo assim o o JONAS vai pra QUARTA temporada no Grêmio, QUARTA; sem acrescentar NADA de concreto, estamos jogando contra NINGUÉM e ele enganando e tirando a chance de outros jogarem.

    MInha crítica é simples, clara e muito direta o Jonas não pode jogar no Grêmio, ele não merece sequer ser criticado quanto mais defendido;

    André na boa, vir aqui pra lista acusar os outros de não ser Gremista por não concordar com o Jonas é CRETINICE.

  37. Respeitando as opiniões em contrário, e é quase um milagre eu pensar diferente do que o Marcos Almeida costuma escrever, digo que sou fã do Jonas. Acho mais. Acho que poderia se cogitar de botar ele de capitão do time. Nosso problema não é o Jonas. Abração e vamos meter eles no grenada.

  38. A culpa da desorganização tática com que o Grêmio jogou o primeiro tempo é do Jonas. A falta de vontade, a apatia, o Grêmio jogar acoado no seu campo, aceitando a proposta de jogo do Avaí, é toda, mas toda do Jonas.

    Perdemos para o Pelotas porque o Jonas perdeu um gol e porque o Victor falhou, mas não porque o Grêmio jogou mal. Tomamos um sufoco ontem, por culpa do Jonas. ok!!

    Ahhh, façam-me o favor…então, vamos tirar o Jonas e tudo será melhor na vida do Grêmio.

    Também não gosto do Jonas, tenho sérias restrições ao seu futebol, mas o Grêmio não está mal por sua causa. O problema do Grêmio está dentro de campo (falta de organização) e fora dele também, principalmente fora das 4 linhas (não tem comando). Leiam as declarações dos dirigentes e do Silas. Ou melhor, não leiam, pois é de estressar até o mais paciente dos seres.

    Mas, seguimos…
    Cláudio Medeiros

  39. Pq OSILAS não promoveu alguma mudança tática durante o primeiro tempo? Falta coragem? Conhecimento? Falta oq?
    Acho que para o Grêmio falta treinador e para OSILAS falta pouco para sair do clube e levar junto seu celular, seu irmão(verdadeiro treinador), rochembach, hugo, leandro, souza…chega de palavras! Parece que estou vendo após o GREnal, “dirigentes”…”vamos para o tudo ou nada em casa, podemos reverter, o GRÊMIO é um time de tradição, essa jaqueta”…tudo isso perfeitamente correto, mas tudo isso tb sem alma, identidade, vontade, tática, atitude!
    Me sinto envergonhado de estar falando, escrevendo tudo isso, mas senhores uma coisa é o time ser fraco, estar em uma má fase outra é ter comportamento apático…nunca vi um time tão fraco de espírito como esse atual do Grêmio e olha que teve o time de 2004, rebaixado, que era fraco mas os caras se atiravam de cabeça na grama e não faltou vontade, faltou futebol. Neste falta vontade dentro e fora de campo! E olha que se o time jogar com vontade pode até não ganhar, mas se seguir no rumo certo desta virtude com certeza será campeão de algo. Neste nosso time só somos campeões de salários e nomes. Futebol é jogado e não “jogada”. Como ando triste, cade o Grêmio! Grêmio onde tu tá…me ajuda…PÔ GRÊMIO NÃO ME DEIXA NA MÃO, MIMHA MÃO ESTÁ ESTENDIDA PARA TI…VAMOS PORRA! VAMOS LIMPAR ESSA M… CHEGA DESTES MESMOS!

  40. MARCOS ALMEIDA, NÃO DISSE QUE ALGUÉM AQUI NÃO É GREMISTA, SEI QUE TODOS AQUI SE PREOCUPAM COM O BEM DO GRÊMIO, MAS ACHO MESMO QUE TENS RANÇO DO JONAS, TUDO BEM, É A TUA OPINIÃO. ME DESCULPE SE TE SENTISSE OFENDIDO, NÃO FOI MINHA INTENÇÃ0, SEI QUE ÉS UM GREMISTA ATUANTE.
    QUANDO SE DIZ QUE FULANO FEZ UMA BURRICE, NÃO NECESSARIAMENTE ACHAMOS O FULANO BURRO, É ALGO PONTUAL, NÃO DEFINITIVO.
    REAFIRMANDO, NÃO VIM AQUI FAZER JUÍZO DE GREMISMO DE NINGUÉM, SÓ ESTOU INDIGNADO COM A FALTA DE RAÇA DE ALGUNS JOGADORES ONTEM, E ACHO QUE O JONAS, FOI UM DOS POUCOS QUE SE EMPENHOU O JOGO TODO, DEU COMBATE ALGUMAS VEZES NA LINHA DE FUNDO DEFENSIVA DO GRÊMIO NO PRIMEIRO TEMPO, SEM FALAR QUE DOS 5 GOLS MARCADOS PELO GRÊMIO NO CONFRONTO CONTRA O AVAÍ, ELE FEZ 3, SE ISSO NÃO É SER DECISIVO…
    NÃO ACHO JUSTO COLOCAR SOBRE OS OMBROS DO JONAS ALGUM TIPO DE CULPA, CULPA TEM ESSE TREINADOR E ESSA DIREÇÃO QUE NÃO TEM PULSO FIRME NEM COM O GRUPO DE JOGADORES, NEM COM A IMPRENSA.

  41. Jonas é o melhor atacante do olímpico, mas a torcida implica. Só não admite quem é teimoso.
    É o “nosso” Alecsandro.

  42. E ESSA DO LEANDRO, AMIGUINHO DO ÍNDIO, CONSELHEIRO DO WÁLTER, AH SE FOSSE O CACALO O ASSESSOR DE FUTEBOL, DUVIDO QUE ISSO ACONTECESSE.
    ALIÁS, O CACALO ESTÁ TRAVANDO UMA BATALHA DIÁRIA CONTRA ESSES CANALHAS DA IMPRENSA, QUE FALTA QUE ELE FAZ DENTRO DO GRÊMIO. AINDA MAIS O INTER CONTANDO COM O ROBERTO SIEGMANN, QUE ME IMPRESSIONOU NO PROGRAMA DO VIDARTE. QUANDO TEREMOS ALGUÉM ASSIM NOVAMENTE NO GRÊMIO?

  43. eu coloco a culpa em quem contratou o Jonas, se esforçou para mantê-lo e quem o põem no time, só isso e não sou insano de pensar que por passe de mágica a saída dele fará do Grêmio O TIMAÇO, o JOnas reperesenta com categoria,o nosso momento ruim.

    e André o que foi escrito por ti:
    “RANÇO É COISA DE CRONISTA GAÚCHO, NÃO DE GREMISTA”

    por isso a minha reação

    Saudações Tricolores

  44. Grandes gremistas. Cada um com a sua opinião.
    Hélio, tu estás com uma idéia sobre o Jonas semelhante à minha. Acredito que estou evoluindo.
    Alexandre Aguiar, curto e certeiro.
    O gol do Rockembach foi maravilhoso. Quando ele entrou o meu filho fez cara de desaprovação. Eu disse :” Esse cara tem um chute maravilhoso”. Como dizia o pres. Cacalo:”Violento é o chute do Dinho”.
    Vamos continuar divergindo. Faz parte da democracia e da vida.

    o

  45. Dado o contexto, já disse que nem Maxi López vale o que ganhava, nem Jonas. Essa questão foi levantada pelo presidente Fábio Koff já em 1995-1996 ao meu irmão Ricardo, quando este colaborou voluntariamente com o Grêmio na troca do gramado do Olímpico Monumental, convidado pelo então diretor de patrimônio Felix Peter:

    – Os salários, o passe, os custos do futebol só irão aumentar. E muito!

    Pode parecer o óbvio ululante, mas não é. Vejamos:

    – Borges é importantíssimo para o Grêmio e é nosso melhor atacante. Porém, já tem 29 anos, era reserva no São Paulo, nunca jogou na Seleção e teve uma brevíssima e obscura passagem pelo exterior, em um centro inexpressivo. Vale o que ganha?

    – Souza: a contratação de um jogador de 30 anos com clara dificuldade de adaptação no exterior por má vontade e por ignorância pelo custo que representou faz com que ele valha o que pagamos por ele? Mais: se – concordando com o Marcos – não se pode contratar um jogador como Jonas, poderia se contratar um jogador sem mercado para o caso de ele não corresponder às expectativas?!

    Muitos dizem que, quase em uma semifinal de Libertadores e caso o Grêmio perdesse sem Souza, a torcida iria cair em cima da Direção. Contudo, o Grêmio perdeu para o Cruzeiro com Souza. E aí? 1,5 milhão de euros + 200 e tanto contos por mês durante alguns anos até admito que faz parte do risco. Porém, a equação idade + inadaptação constitui um mau critério para a aquisição de um jogador desse porte por esse valor. No mais, considero Souza um jogador útil. Não fundamental e longe de ser medíocre. Porém, está longe de ser completo e realmente participativo.

    Enfim… Mais uma para a conta do Meira e do Duda.

    A partir dessa constatação, retomo a fala do Cesar Bimbi, que comentou estar arrependido de ter votado em Duda.

    Pessoalmente, considero que o tipo de gestão proposta pelos movimentos MGI e MGN (que, a bem da verdade, à exceção do fator amizade, faixa etária, relacionamentos profissionais e familiares anteriores ao Grêmio, poderiam muito bem constituir um único movimento por votarem quase em uníssono – e isso não é ofensa nem crítica, pois poderia dizer o mesmo da maioria dos grupos do atual G6) é altamente perigoso.

    Perigoso por que? Porque implica em contratar consultorias e em terceirizar a maior parte dos serviços do clube a meu ver sem critérios. Uma análise criteriora e não-liberal de uma série de empresas públicas e privadas aponta para uma realidade bastante perigosa para quem está endividado, como é o caso do Grêmio: a profissionalização externa quase sempre implica em uma relação fria, baseada apenas no dinheiro, que não garante um vínculo afetivo e emocional nem mesmo entre os clientes, consumidores e aficcionados em geral. E, quando o profissional que presta um serviço ao clube recebe uma oferta melhor, vai-se embora levando tanto o know-how como os melhores colaboradores a ele subordinados. Nesse ponto, a reconstrução de um clube amplamente terceirizado é mais frequente e mais perigosa do que a troca de presidente a cada dois anos, pois as consultorias podem ir e vir a cada seis meses ou um ano.

    Pior do que isso, a terceirização de todos os departamentos é muitíssimo mais onerosa do que contratar funcionários de carteira assinada ou, então, aumentar os salários e fornecer cursos de capacitação aos profissionais mais antigos. O custo com consultorias triplica e, a exemplo das críticas ao funcionalismo público, também acabam se tornando um cabide de empregos de amigos.

    As atuações técnicas e profissionalizadas de Paulo Deitos, Marcos Hermann, Irany Sant’Anna Júnior e do pessoal do Jurídico contradizem a política defensora incondicional das terceirizações. Contudo, apesar da vantagem de podermos contar com outros abnegados por serem verdadeiramente gremistas e de ser aposentado ou profissionais liberais com tempo e – em alguns casos – até mesmo com a vida ganha, infelizmente alguns ou não são devidamente especializados, ou se preocupam em defender amigos que têm feito um trabalho insuficiente.

    A grande falha é que, em todos os regimes, infelizmente existem pessoas ou pouco dedicadas, ou esforçadas na prática porém desinteressadas em adquirir maior conhecimento técnico ou, ainda, contaminadas mais pela amizade do que pelo profissionalismo. E, em TODOS OS LADOS, é muito fácil torrar o dinheiro do Grêmio: afinal de contas, o dinheiro não é do próprio executivo nem da sua turma.

    Termino afirmando que estou convencido de que Silas e Meira são pouco competentes e possuem um currículo muito inexpressivo para trabalharem num clube do porte do Grêmio.

    []’s,
    Hélio

  46. AH! A coisa tá ficando divertida: O Fluminense está quase acertado com Muricy Ramalho e Andrade será demitido no Flamengo até o final da semana, quando deverá ser apresentado… CELSO ROTH!!!

    []’s,
    Hélio

  47. Vou terminar por aqui a questão das diferenças de IDEIAS e de PROPOSTAS da atual oposição e da atual situação com uma questão que não é mais determinante como era antigamente na questão da manutenção do poder nas mãos dos mesmos.

    O Cesar Dias é um cara excelente, que ainda será um dirigente de valor. Ele é do MGI e seu pai também já prestou serviços relevantes ao clube. Não pode ser excluído de nenhum processo eleitoral por causa do grau de parentesco. Também temos os irmãos Karan no MGN, que são caras responsáveis e inteligentes, independentemente da opinião de outras pessoas possam ter a seu respeito.

    Segundo o Josias, em quem confio, o filho do Cacalo já prestou bons serviços ao Jurídico. E, a olhos vistos, considero valiosíssimas as contribuições do Juliano Ferrer e do seu pai Paulo Roberto para o nosso tricolor.

    Há, portanto, quatro casos bastante importantes – dois na oposição e dois na situação – que contrariam todo o argumento anteriormente simplista da “hereditariedade” per se que fundou o combativo MGN do qual já fiz parte.

    Todavia (e, por favor, ponho esses nomes em dúvida justamente por desconhecê-los, jamais por haver alguma crítica a eles ou a seus parentes), temos, se não me engano, filhos do Preis (Felipe) e do Koff (Fabinho) no CD. Há também um parente do Evandro Krebs (Apolinário, se não me engano) e outro do Saul Berdichevski. São parentes de homens muito competentes e possuem boa formação. Porém, na prática, até onde se deu a sua colaboração para o clube? Não falo por mal, pois os desconheço. Talvez já tenha até cruzado com algum deles e sido apresentado em alguma conversa bastante divertida em algum churrasco.

    Enfim… Há muita gente nova querendo prestar serviços e obter um poder de voto mais intensivo dentro do Grêmio. Porém, creio que, em sua maioria, quem puder entrar no CD e, depois de um bom tempo, puder pôr seus filhos, sobrinhos, cunhados, irmãos, pais, etc. tanto para aumentar a sua “bancada” como por confiança em seu caráter, no seu trabalho e no seu gremismo, o fará.

    Por outro lado, convidar amigos de infância e colegas de trabalho pode, muitas vezes, se constituir em um amancebamento bem mais grave do que o nepotismo – dependendo do grau de atuação de cada um.

    Em função disso, considero que esses critérios são completamente subjetivos e que eles se refletem por toda a sociedade.

    Gostaria muito de conhecer a opinião dos amigos acerca dessa delicada questão.

    []’s,
    Hélio

  48. Jonas é um jogador frágil, não puxa contrataques. ao contrário, nos contrataques o que mais faz é perder a bola pro adversário, que retoma.
    Não tem força fisica.
    depender de um jogador assim pr´´a ganhar campeonato é suicidio. enquanto ele fica alí enganando, não se experimenta outro.

  49. “RANÇO É COISA DE CRONISTA GAÚCHO, NÃO DE GREMISTA”

    E continuo achando isso Marcos, mas acho que és pontualmente rançoso com o Jonas, não uma pessoa rançosa. Como escrevi antes, podemos achar que uma pessoa em determinada situação comete um burrice, nem por isso, achamos tal pessoa burra, repito, é algo pontual, não definitivo.
    Não te acho menos gremista, só acho que PONTUALMENTE, na questão Jonas, tens um ranço contra ele, normal.
    CRONISTA GAÚCHO, com raras excessões, é rançoso sempre, te cito dois exemplos: ZINI PIRES e CLÁUDIO CABRAL. Um gremista e outro colorado, os dois, possuem ranço permanente do Grêmio.

  50. olha que o Roth vai acertar o Flamengo hein!!
    Não é tão dificil assim eles classificarem na libertadores. Ai o Roth vai engrenar e classificar até as finais, mas vai perder, como sempre.
    Dai no Brasileiro vai entrar prestigiado, apoio da torcida, fé no trabalho, vai fazer boa campanha, lider até o final do 1º turno… mas vai perder o gás…
    Final do ano ele é corrido da gávea e segue a enganação

  51. O que alguns gremistas ilustres e do mais alto nível moral e intelectual exigem do Jonas, não foi nem exigido de grandes craques.
    Faz gols, é solidário, dá assistências, é participativo, muitas vezes ajuda a defesa.Erra e acerta. Mas parece que só ele erra.
    Eu tenho um primo que culpou o Jardel pela perda do Mundial em 95. O argumento é que Jardel perdeu gols na final. Eu o lembrei que sem o “cabecinha de ouro” o Grêmio não chegaria lá.
    Alexandre, aparece com mais frequência A NOS GUIAR.

  52. Marcos Almeida, pelo que eu sei, a da vaca, couro,grama e bola é do Gentil Cardoso e não do grande J. Saldanha ( aquele que enfrentou o tirano).
    Se alguém tiver uma informação mais exata gostaria de aprender.

  53. Vou polemizar então, se tivéssemos o Jonas em 2008 não perderíamos aquele Brasileiro!

    Marcel e Soares/Perea/André Luis

    ataque de asma!

  54. Concordo Rafael, o Jonas estava na Portuguesa e fez 12 ou 13 gols no campeonato brasileiro 2008, contra equipes grandes. Olha, se o Grêmio tivesse em seu elenco, ou a capacidade de contratar jogadores do nível do Kléber do Cruzeiro, do Dagoberto do SP, do Diego Tardelli do Galo, do Neymar, do Robinho do Santos, tudo bem, concordaria com quem não acha o Jonas capacitado para jogar no Grêmio, mas temos que nos ater a nossa realidade, quem jogaria no lugar dele? O Mithuyê? que parece bom, mas não é atacante, o William? O Bérgson? Aí é brabo concordar com isso.

    “O que alguns gremistas ilustres e do mais alto nível moral e intelectual exigem do Jonas, não foi nem exigido de grandes craques.” Artur Ferreira.

    PERFEITO.

  55. Artur, Rafael e André,

    Concordo 100% com vocês. Jonas sempre teria tido lugar em qualquer plantel campeão da história tricolor, mesmo como reserva quando os dois ou três titulares do momento fossem craques e ídolos incontestáveis.

    Vou mais além: é muito provável que o único jogador com quem gostaria de tirar uma foto e que tenho absoluta certeza de que não faria um sorriso falso seria Jonas.

    Tá na hora da Geral fazer um trapo pra ele.

    []’s,
    Hélio

  56. Tcheco jogou muito em 2007. Jonas é o goleador do momento. ~
    Mas dos ultimos atacantes o jonas é um dos melhores…
    Quem já teve nando labada, mauricio pantera, afonsão…
    hahahahaha lembramo do Marcos Paulo?

  57. Helio – Para conhecimento: os 2 conselheiros abaixo sao membros do Grêmio Sempre, sendo que o Apolinário é personagem super conhecida, desde a famosa mesa 1, com uma vasta folha de serviços prestados ao clube. Membro ativo do Grupo Gremio Sempre onde comparece a praticamente a todas às reunoes semanais do grupo.

    Apolinário Krebs Martins Cardoso (nao é parente do Evandro).

    Sócio desde 1965 e Conselheiro desde 1974.
    Colaborou no Depto. Jurídico de 1969 a 1975;
    Secretário Geral da Gestão do Dr. Irany Sant’ana;
    Secretário do Conselho nas gestões dos Presidentes Dagelmi Macedo Silva e Oli Fachin;
    Participou em várias comissões, tais como : Eleitoral, Estatuto, Regulamento, Tributações e outras.
    Advogado.

    Felipe Preis: filho do Presidente da Gremio Empreendimentos Dr. Adalberto Preis, tem colaborado nas questoes juridicas, nas avaliacoes contratuais e auxiliado de maneira muito colaborativa com a GE.

    Sócio desde 1983.
    Conselheiro suplente de 1998-2004 e titular desde 2004.
    Formado em Direito (UFRGS) e pós-graduado em direito das finanças e da economia pela FGV-RJ
    Advogado.

  58. A questão Jonas nas óticas do Hélio e do Claudio Medeiros me parecem bastante convincentes. O Hélio ilustra sua tese com dados históricos e estatísticos interessantes, quando compara a performance do atleta com a de outros atacantes. Já, o Claudio, ressalta a regular efetividade do atacante e a sua utilidade para a equipe, em contraponto às criticas que somente enxergam seus defeitos. Ambas são pertinentes no meu ponto de vista. Se olharmos a concorrência veremos que o nosso tão depreciado atacante não fica devendo nada aos seus colegas “estrelados”. Jonas não é nem será um craque, todos sabemos. Mas é bom jogador, sim senhor. Vem cumprindo seu papel com regularidade. Na minha opinião, no plantel e na sua posição, não tem ninguém melhor. O Hélio disse à seu modo e eu repito o mesmo com outras palavras: Se o “SE” não fosse o principal motivo dos questionamentos quanto à utilidade do Jonas para a equipe, talvez pudessemos reconhecer o seu empenho em campo e aos muitos gols que vem fazendo e que tem sido de vital importancia na atual campanha do Gremio.

  59. Bah Anderson, eu lembro do Marcos Paulo, se não me engano, veio do Joinvile de SC, era goleador por lá, e foi uma missa para contratá-lo, o Grêmio pagou R$ 300 mil por 50% do passe, na época, 1997, isso era um dinheiro considerável no meio do futebol. Chegou aqui, e não jogou nada, era alto e muito magro, em dia de vento, não conseguia ficar de pé! ehehe
    Mais uma lista de centroavantes que “marcaram” na história tricolor:

    Danlaba Mendi
    Ozías
    Ciro
    Charles
    Clóvis
    Silva

  60. Tenho acompanhado “de longe” este debate sobre o craque Jonas.
    Mas, depois de certas coisas que li por aqui, não posso silenciar:
    1) Jonas na Portuguesa em 2008? 12 gols? Contra os grandes? E o time do canindé tirou penúltimo (se não me engano) lugar entre os 20. Foi sumariamente rebaixado.
    2) Dizer que ele tem que jogar porque não dá prá buscar outro melhor? Isto é data vênia, se contentar com a mediocridade.
    Puxa vida, vamos somar o salário dele (170 paus), mais o do William (80 paus), sem falar no grande Hugo (+ de 300 paus, com as luvas) e poderíamos contratar qualquer avião nº 9. Eu disse QUALQUER!!!

    Esclareço que não acho o Jonas o culpado pelo péssimo futebol do Grêmio. Já disse que o problema está no treinador do celular e no chefe do vestiário.

    Mas, ficarmos discutindo se o Jonas é “o cara”, me desculpem, é muita perda de tempo.

    O buraco é mais embaixo. Bem mais embaixo.

  61. Aiquel. 550 mil reais por JOnas, Willian e Hugo ? Puta que pariu, me perdoem …. Mas acho que dava para repatriar o Julio Batista. É Marcos, realmente tem grandes, ilustres e intelectuais gremistas que … ah, deixa prá lá !
    De Marcelinho Paraíba para Borges, vcs tem idéia de quantos estão no meio deles estes anos todos ? Marcel, Herrera, Lipatin, Ricardinho ….. esse negócio de elencar porcaria leva tempo e espaço … Não é só treinador que tem ´bruxinho`… a torcida também tem ! Tá bem ! Fiquem com estes três !

  62. ATLÉTICO-PR quer Hugo? Sugestão: Hugo por Alan Bahia – primeiro volante e Márcio Azevedo – lat. esquerdo (ex Ju). A não ser que Hugo volte a ser o de 2006. LEANDRO: com a bolinha q está jogando, tb seria uma ótima para o clube e grupo que houvesse sua saída. Boa noite!

  63. Não Carlos Josias, sou um estudande de Direito de Rio Grande, por enquanto, sou apenas um torcedor “comum” do Grêmio, mas quero,no futuro, dar a minha contribuição para o clube que tanto amo.

    Marcelo Aiquel, mais mérito para o Jonas tu dá com tua informação sobre a Portuguesa, o cara fez 12 ou 13 gols em um time ruim como o da Lusa, disputando a série A, contra os grandes sim,e se não me engano, fez um golaço contra o Flamengo no Maracanã, por exemplo, fez muito mais que nosso ataque de asma de 2008.
    Muita bonita a tua engenharia financeira para a contratação de outro atacante melhor que o Jonas, mas e isso na prática? E pagar as recisões? E competência da diretoria para isso? Esquece.

    Também não acho o Jonas um craque, gostaria que o ataque do Grêmio fosse Dagoberto e Borges por exemplo, mas não é possível, não sei porque custa tanto para admitirem que o cara tá numa fase boa, ah, deve ser pelas dancinhas ridículas…
    Bom era o Maxi López que perdeu o gol do ano contra o Cruzeiro no Minerão e saiu dando uma banana para a torcida do Grêmio!

  64. Mudando de assunto, já que esse papo do Jonas não vai levar a lugar nenhum, olhem estes links e fiquem pasmos como eu fiquei:

    http://www.espbr.com/noticias/gremio-convoca-exercito-para-eleger-musa-tricolor

    http://www.internacional.com.br/pagina.php?modulo=2&setor=18&codigo=11103

    ANA PAULA CONSORTE DOS SANTOS.

    Segunda colocada na eleição para musa gremista do gauchão 2010, aparece, como por mágica, como musa colorada do gauchão 2010, e se dizendo colorada.

    A pergunta que fica:

    SE INVENTAM ATÉ MUSA DO GAUCHÃO, NÃO INVENTAM TAMBÉM NÚMEROS DE SÓCIOS??

  65. Aiquel
    Acho que ninguém ta dizendo que o Jonas é “o cara”, longe disso. Só que hj não há ninguem melhor para a posição dele no Olimpico.
    Que o Grêmio deveria ter buscado uma alternativa quando montou o grupo é evidente, como diria o Meira.
    Não buscou porque o problema do Grêmio não é o Jonas e sim quem o comanda e quem monta o grupo que não dá opções suficientes nas laterais, na meia e no ataque.
    O grupo do Grêmio foi formado em torno do Leandro, do Hugo e do Borges. Depois veio o Douglas, mais por ocasião de negócio. Mas a ideia primeira era ter a sustentação do time em cima do Hugo na meia com o Souza e o Leandro no ataque.
    Tudo errado, ta ai o resultado.
    Ai a opção que sobrou para o ataque foi o glorioso Willian, que nem precisava ser testado para fardar no Grêmio, todos sabiam que não joga nada, só o Meira não.

    Quanto a musa deles, me caiu os butia!!!
    Detalhe que ela foi chamada pelo marketing deles, vai ver ninguem tinha se apresentado para concorrer…
    mas a camisa ela não vestiu né!

  66. Comentei no blog “Clube da bolinha” a questão das musas, a repórter Tati Lopes até escreveu sobre o fato, mas como era de se esperar, deu uma minimizada e “absolveu” o Inter.

    SE INVENTEM ATÉ MUSA DO GAUCHÃO, NÃO INVENTAM TAMBÉM SÓCIOS?

  67. Marcelo!
    Também acho que estamos perdendo muito tempo discutindo o Jonas. Mas, cá pra nós, tem tanta gente pior do que ele no plantel jogando de titular e eu não vislumbro a mesma “patrulha” sobre eles. Se formos avaliar, um por um, os defeitos da grande maioria dos titulares, veremos que os pecados de Jonas são veniais se comparados aos do Fábio Santos, por exemplo, ou do Edilson, ou do gordo Roca, ou do Hugo, ou, ou… Aqui dou por encerrado o caso Jonas, pelo menos, para mim. Ficarei aguardando alguém que venha para o Gremio e faça mais gols do que ele tem feito. Ganharemos todos com isso. Clube e torcedores poderão então se sentir plenamente realizados com a aposentadoria do malfadado “SE”…

  68. Darcílio, concordo contigo em gênero, número, grau e nomes das “nabas” que tu relacionou.

    André Marins, meu jovem, eu não disse que se deveria mandar embora os que estão aí para buscar um “bola cheia”.
    Talvez eu tenha sido muito sutil para, nas entrelinhas, comentar que ANTES DE TRAZER (e ou renovar com) ESTAS RECONHECIDAS MEDIOCRIDADES, se poderia usar a grana preta que eles custam para comprar SÓ UM ÓTIMO ATACANTE. Mas aí já estamos no terreno da competência e planejamento, coisa que não existe no comando do nosso futebol.

    Resumo da ópera: quem escolhe mal, investe mal e paga mal, não pode pretender sucesso.

    E para terminar, plagiando o Cesar Bimbi: NUNCA VI “PATETA” SER VENCEDOR. NEM POR ACASO……….

  69. Eu entendi Marcelo, por isso me referi a incompetência da diretoria. Talvez tenha sido muito sutil também.
    Ah, já tive oportunidade de te escutar em programas esportivos, parabéns pela tua combatividade na defesa do Grêmio, eu odeio quando conselheiros bonzinhos escutam as coisas dos colorados e cronistas nos debates e ficam quietos.
    Saudações tricolores.

  70. http://www.gremio.net/news/view.aspx?id=10473&language=0

    O Departamento Jurídico do Grêmio, sob o comando de Rui Costa e a equipe de Cláudio Batista, obteve uma vitória junto ao Tribunal de Justiça Desportiva na noite desta quinta-feira.
    O meia Douglas, expulso na partida contra o Pelotas pela Taça Fábio Koff, foi absolvido em julgamento realizado no TJD. Com este resultado, o atleta cumprirá a suspensão automática no clássico Gre-Nal do próximo domingo, no Beira-Rio, e estará à disposição do técnico Silas para a grande final no Olímpico.
    Dos quatro auditores que participaram do julgamento, dois votaram pela condenação de 180 dias e dois pela absolvição. O meia acabou inocentado pelo voto da presidente da 5ª Comissão Disciplinar, Teresinha Irigaray.
    O volante Gavião, do próprio Pelotas, testemunhou em defesa de Douglas.

    Parabéns ao competente departamento jurídico gremista.

    da-lhe, excelente noticia!!

  71. JONAS hoje é um jogador importantíssimo para o Grêmio. Perto de jogadores como Edilson, Joilson, F. Santos, Ferdinando, Hugo, Willian Batoré, Rochembach e Hugo (não o de 2006) ele é UM NILMAR. Não entro na questão da remuneração, pois, se fôssemos fazer uma relação custo x benefício, em TODA A INSTITUIÇÃO, não teria fim o assunto, tampouco a discussão. Encerro com uma constatação: temos de CONTRATAR, COM URGÊNCIA, 2 LATERAIS (direito e esquerdo ou achar na base), OUTRO PRIMEIRO VOLANTE E UM OUTRO CENTROAVANTE DE ÁREA. Do contrário, faremos um papel de “coadjuvante”, no máximo, ou de “figurino” no BRASILEIRÃO, ou ….Não gosto nem de pensar. O banho de bola que levamos do Avaí (q mostrou sim muita organização, posicionamento, variação de jogadas e ….RAÇA ESPETACULAR) referenda o que estou escrevendo. Foi humilhante e constrangedor o MASSACRE a que o Grêmio, durante pelo menos 70 minutos, foi submetido. E não vamos justificar essa humilhação com o mau árbitro Héber (velho conhecido por nos prejudicar) e o vento SUL. Por favor, temos de saber as verdadeiras razões para esse FIASCO!

  72. quem fez o gol decisivo ontm foi o roca … o jonas ainda não fez um gol decisivo, tm razão o marcos almeida, espero que faça nos grenais, vou torcer, muito, vou rezar, vou fazer promessas,juras, etc… mas até agora, até ontem, decisivo o Jonas não fez … até o gorda Roca já fez, ele não, aliás, eu diria o seguinte:

    ELE PERDEU GOLS DECISIVOS, COMO CNTRA O PELOTAS !

  73. RAFAEL. TE ESQUECEU DE DIZER QUE O RELATOR DO PROCESSO E O MAIS EXPERIENTE DOS AUDITORES, AO QUAL A MAIORIA SEGUE ….. FOI …. FOI ….

    O JULIANO FERRER !

    Os dois votos contrários foram de 2 auditores colorados !

    É bom por os pingos nos ´is´ volta e meia.

    Na audiência, o Dr.
    Cacalo.

    Abraços.

  74. SÓ MAIS UM DETALHE. O PROCURADOR QUE OFERECEU A DENÚNCIA É GREMISTA. PODERIA TER OFERECIDO UMA TRANSAÇÃO, MULTA, E LIVRAR O ATLETA ATÁ DA AUTOMÁTICA … MAS ….. NÃO NÃO FEZ ISTO.

  75. André Marins: não entendi o teu `sou apenas um torcedor comum….` pergutei se eras que eu pensava por curiosidade…não tinha necessidade de fazer este destaque, até porque se fosses o filho do Maguila, seria tb um torcedor comum porque o filho do Maguila é um torcedor comum.
    Ademais não me considero um torcedor ´incomum`, já disse dezenas de vezes que o orgulho é ser gremista e não conselheiro.
    Mas, todavia, porém contudo, segue o baile André Marins !

  76. Destaquei o “torcedor comum”, porque já ouvi alguns conselheiros qualificarem assim torcedores que não são conselheiros do Grêmio. Daria até nomes aqui, mas não quero causar polêmicas,e esse assunto não tem tanta importância assim.

  77. Pelo pouco que conheço do JULIANO FERRER, tenho certeza que o seu relatório foi elaborado dentro das mais estreitas regras do direito desportivo; com base, portanto, nos elementos de prova (vídeo, testemunhas,..). A denúncia foi um exagero (180 dias), todavia, por desconhecer o rito processual, não tenho como comentar a propositura do senhor Alberto Franco. Baseou-se unicamente pela SÚMULA, ou seja, na “versão” da arbitragem? Consigno que a “acusação”, neste caso, deve ser entendida como “mero meio de prova” e não como “presunção de verdade”. Aquele abraço e parabéns, JULIANO! Além de tricolor, um grande operador jurídico.

  78. André. Nunca ouvi ou li, aqui, o termo ´torcedor comum` sob a forma pejorativa. Podes dar os nomes se quiser: a propósito, deverias dar … os nomes, nos nomes ….. Aliás eu costumo sempre dar os nomes, sempre, se não fica no ´ar` uma certa maldade. Não é o teu caso, ou pode até não ser, mas esta história ´de eu poderia dar os nomes` e não apontar, recai sobre todos um certo tom de desconfiança e acusação. Então penso que é bem melhor, sempre, dar ! Os nomes claro, irmão, claro ! Eu devo já ter me referido diversas vezes a ´torcedor comum`… nunca tive a menor intenção de atribuir a esta denominação qualquer ensejo depreciativo: meus filhos são torcedores comuns, a grande maioria do meus amigos são, não te esqueça, somos 7 milhões e conselheiros não chegam a 400 … Então a imensa maioria é dos tais torcedores comuns: e quem sustenta o clube são eles, não são os conselheiros, até porque já denunciuo Ruschel tem 26 inadimplentes …. Viva o torcedor comum, o anônimo, ele é a grande base deste imenso clube Porto Alegrense

  79. Lamentável atuação…
    Só o que se pode falar…

    Não vejo resultado no trabalho do treinador e os medalhões estão mamando na teta do Grêmio.

  80. Carlos Josias, nunca nesse espaço li nada de pejorativo contra os torcedores do Grêmio, muito pelo contrário, eu ouvi em programas de rádio esse tipo de comentário, alguns sem intenção de menosprezo, outros com a clara intenção de diminuir a importância do torcedor não-conselheiro, e antes não dei nomes porque poderia atingir algumas pessoas com enorme importância dentro do Grêmio, mas como estás pedindo, lá vai alguns que usaram tal termo de forma que me pareceu menosprezo:

    Nélson Olmedo: Na Guaíba, na época que estavam votando o novo estatuto do Grêmio, em fim de 2004.

    Oly Fachin: Mesma ocasião que Nélson Omedo.

    Flávio Jacoubs: Em debate comandado pelo Sérgio Couto sobre a Arena, na Band num sábado a tarde, inicio de 2009.

    Flavio Obino Filho: Debate comandado pelo Flávio Dal Pizzol num domingo a noite na Guaíba, logo após o fim da gestão do Obino pai.

    José Alberto Guerreiro: Em entrevista pro Pedro Ernesto Denardin,fim do ano passado.

    Esses foram os que me vieram a cabeça neste momento.

  81. Carlos Josias, como mesmo disseste, somos em torno de 7 milhões de pessoas, destes, apenas 400 são agraciados com a oportunidade de ser conselheiro de um clube do tamanho do Grêmio, te pergunto, como conselheiro ativo e experiente que és, porque alguns não dão o devido valor a esta condição? Isso pra mim, é uma vergonha, quem não quer ou não pode querer, que passe a vez, pelo bem do Grêmio, existem várias pessoas que se sentiriam realizadas com essa oportunidade.

  82. Lembro que perdemos quase todos os jogos fora ano passado, com o genial Autuori. Inclusive para o Avai.
    O fator arbitragem, longe do Olímpico, considero relevante. Heber conduziu o jogo com critérios diferentes para faltas, cartões, minando o Grêmio.
    Superação, no início do segundo tempo, garantiu classificação.
    Com Douglas, em jogos contra times de primeira divisão, precisamos de tres pegadores no meio campo. O time e ele renderiam mais.

  83. Choro de tristeza ou caio na gargalhada com as metralhadoras giratórias?

    Tem gente que sabe tudo de tudo, escreve sobre o que não sabe e não conhece, dá palpites sobre tudo. Ensina o que não aprendeu.

    Acusa pessoas irresponsavelmente.

    Confessa que não conhece, mas vai lascando. Doentiamente. Imprudentemente.

    E posa de intelectual.

    Pena que não sei fazer as carinhas do Diego. Essa merecia

  84. Sobre o tão atacado SuperJonasContraoBaixoAstral eu tenho umas dúvidas que os nobres colegas hão de responder.
    O SuperJonasContraoBaixoAstral faz muitos gols mas perde muitas chances? Ou Jonas converte as chances que tem? Esse time cria muitas chances, infinitas chances? Ou cria poucas chances e o ataque faz o que aparece?
    Então fica a dúvida: ou SuperJonasContraoBaixoAstral é melhor que jardel ou este time é melhor que o de 95?

  85. O Pior é ver que temos um time de médio para bom e ficamos aqui discutindo JONAS, acho o fim da picada discutirmos um jogador que até o presente momento não faz mais que sua obrigação.
    Perde gols absurdos e pelo menos faz os gols que deve fazer.
    O que mais me preocupa no estádio Olímpico são os famosos, ricos e vangloriados pela direção “MEDALHÕES”, esses estão comendo o Grêmio pelas beiradas, pois não apresentam o resultado esperado, são 4 meses de bola rolando e nada de resultado.
    O treinador não me passa convicção no trabalho e o time não engrena…

  86. Vitor. Nada a ver. Estás completamente fora dessa.
    Nunca te vi posando de intelectual.
    Aliás, foi um simples devaneio.
    Qualquer semelhança é mera coincidência.´
    Ninguém pode ter gostado do futebol de 4a. feira.
    Nem a velhinha de Taubaté. Ops.

  87. olha o drama:
    o cara ( que foi meu caso ) pagar 1300 por uma cadeira cativa ( até aí tudo bem, se bem que por uma consulta me pagam 30 a 50 reais )prá apoiar o clube….

    daí, lê no jornal que a direção de futebol pagou uma grana preta pro CARLOS SIMON palestrar pros jogadores na pré temporada… me deu vontade de relinchar como um asno….

    Cá prá nós.. que direção!!!

    cbimbi

  88. Carlos partilho da curiosidade do Vitor, quem é doentio e imprudente? NO blog e no post temos umas 20 pessoas frequientes, diz aí quem é?

  89. Agradeço muitíssimo ao Sergio Hessel pelas informações. Como havia dito anteriormente, saliento que eu levantei a lebre a respeito do equívoco da intransigência em relação a parentes e amigos. A bem da verdade, cada caso é um caso.

    E a importância dessa discussão na renovação do CD se dá muito mais pelo crescente interesse de pessoas que não fazem parte dessas redes sociais em colaborar com o Grêmio do que propriamente por sem-vergonhice.

    De qualquer forma, me parece necessário que TODOS os movimentos sejam mais minuciosos e mais plurais na equação que define o conceito necessário para parentes, amigos e colegas de quem quer que seja terem os seus nomes incluídos em alguma chapa. Seria uma questão de equiparação em relação à resistência inicial a algum desconhecido, por exemplo.

    É uma pena que apenas o Sergio Hessel e eu tenhamos trocado ideias sobre o tema.

    []’s,
    Hélio

  90. Sidnei,

    Voluntariamente ou não, quem está comendo o Grêmio pelas beiradas é quem traz, mantém e paga os medalhões em detrimento da gurizada que pede passagem e é fruto de anos de investimento.

    Sei que a posição do Duda é muito difícil. Primeiro, porque ele é filho de um verdadeiro gênio e carregará consigo sempre a obrigação imposta única e exclusivamente por ele mesmo de ser alguém que ele jamais poderá ser.

    Também é fundamental que ele demonstre tomar as decisões por si sem depender dos outros, pra que ninguém o acuse de ser uma marionete (o que, definitivamente, não é o caso).

    No entanto, seria ótimo que ele tivesse algum conselheiro (não exatamente integrante do CD, mas um grande gremista de visão e um verdadeiro amigo em quem ele possa confiar) e pudesse ouvi-lo.

    Hoje, acho difícil Duda ter esse tipo de colaboração positiva. Do contrário, o vice de futebol seria outro.

    []’s,
    Hélio

  91. SUGESTIVO O ASSUNTO!

    23/04/2010 | 14h37min

    Patrícia Amorim demite Andrade e faz limpa no Flamengo
    Vice de futebol Marcos Braz e diretor Eduardo Manhães também vão para a rua

    A promessa de que o Flamengo passaria por mudanças profundas a partir desta sexta se concretizou. Segundo o site Globoesporte.com, a presidente rubro-negra, Patrícia Amorim, já demitiu o técnico Andrade, o vice-presidente de futebol, Marcos Braz, e o diretor de futebol, Eduardo Manhães. Hélio Ferraz assume interinamente o cargo de Braz.

    Agora, o clube procura um dirigente remunerado para comandar a equipe rubro-negra. Um dos nomes cotados é Leonardo, ex-gerente e hoje técnico do Milan.

  92. O Cacalo, que não entende do assunto, faz referências elogiosas as Jonas em sua coluna do DG, de hoje.
    Naquele time do Paulista que caiu para terceira divisão do Brasileiro, pelo que eu sei jogavam o Vitor e o Réver.
    Tarciso quando jogava com os inimigos da bola não ganhava nem gauchão. Quando mudou a parceria…
    Jonas em 2008 fez dois gols contra o SP. Sou ruim de memória, mas parece que o time do Morumbi era o melhor do Brasileirão e foi apenas o campeão.

  93. Departamento Jurídico do Grêmio tão-somente o melhor do Brasil há muitos anos.
    Participei desse escrete de ouro em 97/98, na gestão Cacalo. Que honra. Era um timaço.

  94. Querido amigo Vitor, soube pelo
    Evandro que estivestes acompanhando o nosso tricolor na bela Florianópolis. Maravilha.
    Vitor, obrigado pelas palavras generosas. A vida é um eterno aprendizado. Em uma determinada fase de minha vida, década de 80, eu entendi que devia me dedicar tão-somente aos estudos sobre história, literatura ,Direito do Trabalho e cinema, além do principal, que é a minha família. Foi bom, mas percebi que faltava uma paixão de minha infância: o tricolor. Acho que a gente deve sempre buscar a felicidade, porém respeitando o semelhante .Torcer pelo nosso clube é um estado de felicidade. Isso independe de resultados.
    O intuíto não é de ensinar, e sim de trocar conhecimentos e tentar buscar restabelecer os fatos reais.
    Vitor, se tu quiseres aprender ,de vez em quando da uma lida no que o Saul escreve: conhecimento, talento e gremismo. Esse “guri’ é bom. Blog dos mosqueteiros.

  95. Duda Kroeff é filho de Fernando Kroeff.
    Estranho esse preconceito “racista” contra parentes.
    Ainda mais que é puro pretexto.
    O sujeito já parte ressalvando os amigos e aqueles a quem quer agradar. Por razões que não vem ao caso.

    Cacalo tem dois filhos no Conselho
    Há os irmãos Aiquel
    Os irmãos Karan
    Pai e Filho Ferrer
    Filho do ex-presidente Mário Antunes da Cunha, tinha, não sei se ainda tem, de Martim Aranha.
    Irani Santana Júnior é filho de Irani Santana. Parece que tem outro filho também. Não tenho certeza.
    Tem filho do Petry, do Paulo Odone, do Preiss. Tinha do Fábio Koff. Tem do César Dias Neto (meu parente longínquo). Tinha os irmãos Olmedo ambos também com relevantes serviços.
    Do….
    Do….

    É fácil. É só ler a lista do Conselho. Como é fácil conhecer o Estatuto. é só ler e ter a capacidade de compreender.

    E assim por diante. Tem filhos, pais, cunhados, tios, avôs, netos, ex-cunhados etc. etc.

    E daí ??? Geralmente porque dedicaram tempo ao Clube e, muitos, até dinheiro.

    Não vou elogiar nem depreciar ninguém. E não tenho nada contra que o sujeito seja parente do parente do parente.

    Só aceito que se analise por merecimentos.

    Fossem funções remuneradas evidentemente seria outra a otica.

    Insisto: ressalvar os parentes amigos, conhecidos, com que não quer ficar de mal, por qualquer motivo inclusive para não afrontar poderosos e criticar outros sem conhecer é um tipo de “racismo”. É puro preconceito.

    Assim como dizer que na Geral só tem baderneiro é puro preconceito sem amparo nos fatos. Também um tipo de “racismo”.

  96. (Sorry, moderação: digitei errado o e-mail nas postagens anteriores. Portanto, favor não publicar, que a válida é esta, com e-mail correto)

    Duda Kroeff é filho de Fernando Kroeff.
    Estranho esse preconceito “racista” contra parentes.
    Ainda mais que é puro pretexto.
    O sujeito já parte ressalvando os amigos e aqueles a quem quer agradar. Por razões que não vem ao caso.

    Cacalo tem dois filhos no Conselho
    Há os irmãos Aiquel
    Os irmãos Karan
    Pai e Filho Ferrer
    Filho do ex-presidente Mário Antunes da Cunha, tinha, não sei se ainda tem, de Martim Aranha.
    Irani Santana Júnior é filho de Irani Santana. Parece que tem outro filho também. Não tenho certeza.
    Tem filho do Petry, do Paulo Odone, do Preiss. Tinha do Fábio Koff. Tem do César Dias Neto (meu parente longínquo). Tinha os irmãos Olmedo ambos também com relevantes serviços.
    Do….
    Do….

    É fácil. É só ler a lista do Conselho. Como é fácil conhecer o Estatuto. é só ler e ter a capacidade de compreender.

    E assim por diante. Tem filhos, pais, cunhados, tios, avôs, netos, ex-cunhados etc. etc.

    E daí ??? Geralmente porque dedicaram tempo ao Clube e, muitos, até dinheiro.

    Não vou elogiar nem depreciar ninguém. E não tenho nada contra que o sujeito seja parente do parente do parente.

    Só aceito que se analise por merecimentos.

    Fossem funções remuneradas evidentemente seria outra a otica.

    Insisto: ressalvar os parentes amigos, conhecidos, com que não quer ficar de mal, por qualquer motivo inclusive para não afrontar poderosos e criticar outros sem conhecer é um tipo de “racismo”. É puro preconceito.

    Assim como dizer que na Geral só tem baderneiro é puro preconceito sem amparo nos fatos. Também um tipo de “racismo”.

  97. Por que “racismo” ?

    Andei lendo por aqui que a Suprema Corte Brasileira decidiu que ” racismo” = preconceito e que nada tem a ver com ‘raça”.
    Pelo menos, foi nesse sentido que usei.

  98. Nada melhor do que divulgar o blog dos Mosquiteiros , neste blog de gremistas ilustres que, de maneira respeitosa, discutem o nosso Gremio . O blog dos Mosquiteiros no meu espaço é de historiar o Gremio desde sua fundaçao ( la ja postei esta a ata da Fundaçao) , esta aberto principalmente para os torcedores escreverem suas historias vivenciadas . Muito obrigado ao amigo Artur Ferreira . Estou aguardando tua postagem , assim como a do Josias,Vitor Ruschel,Cbimbi , o jovem Paz , extensivo a todos que comentam neste blog do Gremio Sempre Imortal. Vamos usar este espaço democratico que ele pertece aos torcedores.

  99. Que honra a presença do querido amigo Saul.
    Esse homem construiu uma das páginas mais belas da história do nosso clube.
    Competente, decente, sincero , monumento cultural, porém de uma simplicidade extraordinária.
    Que Deus ti ilumine por mais algumas décadas, querido amigo Saul Berdchewski.

  100. Sobre o blog, amigo Saul, já falamos, quer dizer, trocamos emails, de perto sobre o tema. Acho que ali é hora do torcedor que tem menos chances e oportunidades para mostrar suas ideias, caras novas como o Marcos Almeida, o Helio, o Anderson, entre outros tantos, exporem suas idéias. Nós, os mais velhos e jurássicos, já estamos bem conhecidos e já todo mundo sabe o que pensamos. Quero ver a cara nova do Grêmio neste Grupo novo que surge, é deles que deve surgir o G do futuro. Vamos abrir passgem para eles,por isto vou declinar da postagem lá porque agora e lá eu quero ouvir e ler. Grande abraço

  101. Vejam só, que feliz surpresa, a presença ilustre (mas sempre humilde e verdadeira) do grande (no sentido de ser humano e gremista) DR. SAUL. Que cara simpático e cativante que és, caríssimo DR. SAUL. Gosto de verdade de ti, SAUL. Com certeza, tentarei postar algumas palavras no BLOG DOS MOSQUETEIROS. Parabéns pela instituição dessa democrática ferramenta, a qual oportunizará acesso de todos os torcedores – sócios ou não – ao nosso AMADO GRÊMIO! No início do ano, pensei em propor à OUVIDORIA que grupos, por área do clube, fossem montados, a fim de responder a todos os contatos da torcida. Esses grupos estariam vinculados a cada Diretor de área. Seria uma espécie de MUTIRÃO permanente. Mas acho que o BLOG MOSQUETEIROS resolverá o problema: o pessoal do interior reclamava muito sobre aquelas mensagens automáticas. Que ótimo que o BLOG foi criado. Aí está uma ação merecedora de aplausos por parte da Direção: DUDA, PACHECO, IRANY, HERMANN, …. Por falar no EVANDRO (que oratória tem a figura; que discurso, ehm! Acho que somente o do Paulo Luz rivaliza com nosso estrategista político. RISOS), lembro que ESTOU AGUARDANDO A RELAÇÃO DOS COORDENADORES DE GRUPOS COM OS TELEFONES, a fim de entregar os convites para lançamento do novo SITE DO GRÊMIO DEMOCRÁTICO (R$ 25,00). Aproveito para convidar a todos deste blog (o sr. tb, caro SAUL). O jantar será no dia 13 de maio.Aquele abraço, SAUL!

Deixe um comentário

Deixe uma resposta para Artur Ferreira Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.