Blog Dos Mosqueteiros

Em coquetel realizado no final da tarde de ontem no Memorial Hermínio Bittencourt, search foi lançado o BLOG DOS MOSQUETEIROS.

Trata-se de mais um canal de comunicação entre o Clube e seu associado, view sendo o primeiro blog de Ouvidoria de Clube de futebol no país.

Os moderadores do Blog GRÊMIO SEMPRE IMORTAL saudam o lançamento do Blog dos Mosqueteiros. Abaixo postamos o primeiro texto publicado, help assinado pelo Presidente Duda Kroeff.

PIONEIRISMO GREMISTA

Uma das coisas boas da internet é essa possibilidade de estreitar a comunicação entre as pessoas por mais distantes que elas estejam.

Esta instantaneidade na divulgação de informações e pensamentos acarreta uma repercussão imediata. A tecnologia evolui com tamanha rapidez que diariamente novos programas são criados para facilitar este processo.

O Grêmio sempre procurou acompanhar esta evolução trazendo para o Olímpico as vantagens dos recursos de comunicação criados. Tanto é assim que o Clube foi o primeiro do Brasil a ter uma página oficial na web. Falando em pioneirismo, o Grêmio também saiu na frente quando o assunto é Ouvidoria. Espaço criado em 2003 para escutar seu torcedor.

A verdade é que o gremista está cada vez mais próximo do seu Clube. Passou a fazer parte do processo de crescimento diário. Sabe tudo o que está acontecendo quase que em tempo real. Participa de ações, eventos, promoções, campanhas, etc. Tudo ao alcance de um clique.

Hoje estou aqui para participar de mais uma iniciativa que visa trazer o torcedor para mais perto de nós.

O Grêmio está lançando o Blog dos Mosqueteiros. O blog da Ouvidoria gremista. Diariamente, várias personalidades tricolores irão trazer suas ideias sobre os mais diversificados assuntos.

Hoje estou presidente e, por consequência, tenho a honra de possuir um espaço neste projeto onde posso escrever direto ao torcedor.

Aliás, escrever de torcedor para torcedor. Porque, acima de tudo, apesar de estar no comando desta instituição, não sou mais torcedor que nenhum outro.

Estamos juntos, cada um fazendo sua parte com objetivo maior de manter a tradição vencedora tornar o Grêmio um clube cada vez mais campeão.

Duda Kroeff

Participe da discussão

24 comentários

  1. Excelente iniciativa e projeto!
    Eu que tanto critico certos aspects da atual gestão, tenho de reconhecer, belo trabalho!
    Com transparência, seriedade e conversa direta com a torcida é que se democratiza e melhora o Grêmio!

  2. Baita iniciativa, e o nosso dever é divulgar.

    O Blog já vai entrar nos meus favoritos.

    Saudações.
    Cláudio Medeiros

  3. Novo site Grêmio Net, Grêmio TV, Grêmio Rádio, Site Arena Grêmio, Blog dos Mosqueteiros. A comunicação social do Grêmio Futebol e da Grêmio Empreendimentos estão dando um show de competência. Não podemos deixar de reconhecer o trabalho não menos importante do Marketing do Grêmio e da Grêmio.

  4. O Grêmio mais uma vez está de parabéns! Nós gremistas igualmente somos merecedores de congratulações! Grande idéia para aproximar a torcida da Instituição! DUDA, quando falas eou escreves, percebe-se a tua emoção e o quanto és verdadeiro quando o assunto é GRÊMIO. Aquele abraço, PRESIDENTE!!

  5. Acho a idéia e a iniciativa maravilhosa mas, me perdoem, penso que há um pecado original.
    Penso que era ora de oportunizar caras novas para darem sua opinião sobre o Grêmio.
    O blog, segundo me consta, permite uma coluna diária que será assinada por participantes fixos um em cada dia da semana, segundo noticia o hiltor funcionaria assim:
    segunda feira -institucional
    terça feira – saul berdichevski
    quarta feira – rosa foresti
    quinta feira – richard dukcer
    sexta feira – zelio hocsman
    sabado – evandro krebs ( pela arena ) e
    domingo, os blogueiros seriam responsaveis pela postagem.

    Bem,cara nova, efetivamente, somente o Ducker.

    Não que a palavra de um Zélio não se seja importante, ou de um Saul. Mas vejamos o seguinte.

    Meu querido e fraterno amigo Evandro é mais do que conhecido entre os Gremistas e não conheço ninguém que não saiba já, exaustivamente, o que ele pensa ou deixa de pensar, além disto prá falar sobre a Arena já há um site especialmente criado para isto aonde o Saul, por exemplo, que também faz parte da GE poderia se revezar, com os demais integrantes, escrevendo tópicos sobre o tricolor e o projeto !
    A própria instituição já tem o site oficial para se manifestar, sem contar que todos os dias se manifesta em todos os meios de comunicação.
    Em sendo da OUVIDORIA, me parece que o apropriado seria que a voz presente fosse a do torcedor, do mais ilustre de todos os Gremistas, O TORCEDOR, este anônimo ou quase isto que fala, fala, grita, e pouco ou nada é ouvido …. OUVIDORIA É PARA OUVIR então o BLOG DA OUVIDORIA tem de OUVIR o que o torcedor quer falar, NÃO O CONTRÁRIO, OU SEJA, O TORCEDOR OUVIR O QUE OS CONHECIDOS GREMISTAS A QUEM ELE, TORCEDOR, ESCUTA DIARIAMENTE, TEM A DIZER DE NOVO ….
    Todos nós sabemos o que o Evandro pensa, o que o Saul diz, o que o Zélio acha, o que etc … Mas e o torcedor, nós sabemos o que ele quer dizer ? Nós não sabemos o que ele quer dizer porque a OUVIDORIA leva o que ele diz para a direção e fica por lá.

    Com todo o respeito até acho que dentre os bem escolhidos ´fixos` poderia se estabelecer um calendário de uma vez por mês se manifestarem, tipo assim:

    1. primeira segunda de cada mês – ducker ( este o unico efetivo cara nova )
    2. segunda segunda feira – zélio
    3. terceira segunda feira – evandro
    4. quarta segunda feira – saul
    5. primeio sábado – os blogueiros
    6. primeiro domingo – repete os blogueiros pq são vários
    7. primeira terça feira – rosa
    8. podem ainda colocar um dia da semana para os Presidentes dos grupos politicos se comunciarem com o associado ….

    Vejam bem é só uma sugestão, outros dias ou outro critério pode ser usado, a fim de não desmerecer quem foi escolhido, nomes excelentes por sinal.

    E o restante ?

    Vamos ouvir o torcedor pô. Peçam ao torcedor que envie textos com um n. determinado de caracteres para a ouvidoria sob o titulo TEXTO PARA O BLOG, identificação eficaz… a ouvidoria seria a MODERADORA do blog ( este blog não sei quantos moderadores tem, mas deve dá um trabalho enorme fazer esta moderação, ora pq lá não pde ser feito ? ), seria feita uma seleção, e pasaria ser publicado os TEXTOS DAQUELES PARA QUEM A OUVIDORIA FOI CRIADA.

    Eu, ilustrativamente, gostaria muito de ler um Helio Paz, o Marcos Almeida, o C Bimbi, o Sr. Raul, entre tantos outros que aqui se manifestam, discorde deles ou não, desimporta, e gostaria de ler outros que postam em outros blogs. Gostaria e acho que isto falta ao Grêmio de OXIGENAÇÃO, deixar o TORCEDOR comum, anônimo também participar. Ora, repito, a ouvidoria foi feita prá ele: PARA ELE FALAR E SER OUVIDO, NÃO PARA ELE ESCUTAR !

    Acho que isto deve ser refletido e repensado do contrário o torcedor continuará SEM VOZ.

    É o que penso.

  6. Prezado Carlos Josias, lendo a tua postagem liguei para a ouvidoria do Grêmio e, depois, consegui falar com o Evandro Krebs. Recebi a seguinte informação: existe um mosqueteiro coordenador para cada dia, que são aqueles já nominados por ti, responsáveis pela postagem do tema, mas a idéia de todos é a de que o espaço seja compartilhado. O Krebs, por exemplo, me antecipou que já convidou o Alexandre Aguiar e que pretende convidar o Marcos Almeida, Hélio Paz, Cesar Bimbi e Marcelo Aiquel para ocuparem o espaço. Achei fantástico. Verdadeiramente será um espaço democrático de comunicação com o torcedor.

  7. Grande iniciativa da direção Duda. Evandro, Rosa e Saul, meus queridos amigos, com experiência , sabedoria e gremismo, vão postar matérias de agradável leitura.
    O Richard, meu companheiro do Imortal, vai surpreender.
    Parabéns à Ouvidoria pela bela iniciativa.

  8. Perfeito o comentário do Josias. Realmente cara nova é só o Ducker.

    Infelizmente não tive como comparecer no lançamento do Blog e ainda não entendi efetivamente qual o propósito do blog, mas me lembrou os primórdios da ouvidoria no clube, quando se brincava que o Saul era Ouvidor e “Falador”.

  9. Caríssimos amigos gremistas de coração,

    Tenho novidades que são as melhores possíveis. Realmente, o trabalho coordenado pelo Caco Keller está começando a aparecer não como uma promoção pessoal ou do departamento (como ele mesmo já fez questão de enfatizar – o que considero altamente positivo). E as várias iniciativas estão surgindo com o apoio da gestão Duda, como um meio de inovar, de estreitar laços, de estabelecer novos canais de comunicação e de tornar a imagem do clube mais transparente.

    Acho que faltava mesmo um executivo especializado no clube. E os projetos que estão saindo do papel estão muito próximos das inúmeras sugestões que muitos blogueiros parceiros do Exército Gremista que fazem parte da lista de discussão criada pela Bianca Ramos têm proposto desde novembro do ano passado.

    Aliás, sobre a Bianca: quem não a conhece, que passe no Departamento de Comunicação e Marketing. Ela é experiente, é muito competente, está sempre disposta a conhecer novidades e a interagir com o associado. Talvez seja uma das funcionárias do setor com menos tempo de clube, mas que não pode ser perdida de jeito nenhum!

    Agora, a Bianca foi efetivada pelo Caco como coordenadora do site do Grêmio. Ela tem muita iniciativa e, devido ao aumento da responsabilidade, seu tempo é muito ocupado. Ela tem uma alegria contagiante e transpira Grêmio por todos os lados.

    Aliás, tudo o que eu sempre me queixo em relação à direção e à distribuição política dos cargos que estão acima dos departamentos técnicos e práticos desta vez perde o sentido: hoje, acredito que o Pacheco realmente oferece abertura e que ele está repassando mais contatos ao Caco ao invés de assumir certas atribuições mais técnicas. Ele percebeu a necessidade de dar autonomia aos profissionais.

    O site oficial vai melhorar. A Bianca tem anotadas todas as sugestões que muita gente boa ofereceu e irá implantá-las à medida que o número de colaboradores aumentar e que o Irany disponibilizar mais verba pra isso.

    De minha parte, já disse a ela: estou à disposição para indicar alunos de qualidade do nosso curso de Comunicação Digital da Unisinos e também de demonstrar o método de gestão orientada a projeto, voltado para a divisão eficiente de muitas tarefas de curto prazo para equipes pequenas e multidisciplinares que estamos implantando na universidade a partir de uma parceria com o Yahoo.

    Uma nota especialíssima que demonstra que, finalmente, o rumo que o Grêmio está tomando nessa área é o da profissionalização e o da valorização estratégica do setor é o fato de o Minwer ter sido convidado a fazer parte da equipe de Planejamento Estratégico. Não sei se foi o Preis, o Evandro, o Marcos Hermann, o Deitos ou vários deles juntos, mas a escolha do Minwer foi sensacional.

    Aquela pesquisa do Minwer com centenas de comentadores do blog dele na Globo.com sobre por que não se associam ao Grêmio foi apresentada por ele ao Alexandre Mello e ao Alexandre Kaspary e repercutiu muito bem. Daí o convite.

    Felizmente, já soube a partir do meu coordenador que ele ofereceu uma parceria ao T.A. e, lá, felizmente, a questão política nesse setor tem sido determinante para certas negações burocráticas.

    Sim, senhores, podem acreditar: mesmo com as necessárias críticas e falhas que todos percebemos, é verdade que o nosso marketing está andando.

    Parabéns a todos, sem exceção. E, embora certas restrições persistam, quero deixar claro as minhas sinceras desculpas ao Pacheco (como também fiz com o presidente Duda por não ter engolido a demissão do Paulo Deitos).

    Nesse ponto, precisamos ser condescententes com um fato: se formos observar com atenção as iniciativas de São Paulo, Corinthians, Flamengo e Cruzeiro, estamos muito à frente em muitos setores. E o tão propalado marketing do T.A. realmente peca feio na questão digital.

    Certamente, durante muito tempo ainda, estaremos longe do ideal que alguém especializado exige. Todavia, é conversando que a gente se entende. Sempre sem uma postura de se deslumbrar com as realizações mas fundamentalmente jamais fazendo terra arrasada.

    Há duas coisas que eu odeio fazer: 1) ser injusto com as pessoas; e 2) deixar de reconhecer o seu mérito.

    No mais, sigamos fiscalizando e propondo. Isso é o melhor que podemos fazer pelo Grêmio.

    []’s,
    Hélio

  10. ELOGIAR É PRECISIO. CRITICAR TAMBÉM. PEDIR DESCULPAS PELO QUE ?

    1.Helio. Então a informação que passei aqui, há algum tmpo atrás, sobre um dirigente que me procurou e me revelou que internamente o trabalho estava aparecendo e comecçaria a render frutos – faltava era divulgação dele, trabalho, e dos frutos que começavam a ser colhidos – era ´quente`. O dirigente tinha razão ou tinha boas razões para dizer o que disse. O nome do dirigente que está no depto consular: Paulo Ferrer. Logo, não dei nenhum chute na lua.

    1.1. Fico satisfeitissimo com as tuas consatações. Não me faz feliz criticar este ou aquele depto do clube, ao contrário, isto me aborrece. E penso que é assim com todos. Mas quando é preciso ou me parece ser preciso, faço a critica, independente e a mim pouco importa se atinge que seja amigo ou adversário. Mas se tem que elogiar, ajo da mesma forma. Se o elogio é cabível, beleza, ótimo, vamos a ele e que tudo melhore.

    1,2, Agora, pedir desculpas pelo que ? Pelo nada feito até agora ou até bem pouco tempo ? Ah não, esta não, me perdoa. O Pacheco tá lá há 4 anos a ser feitos em dezembro. Nestes 4 anos SOMENTE agora, às vésperas do final do mandato ou de sua renovação é que o MKT começa a melhorar – eu disse começa, aliás, tu mesmo usas expressão semelhante – SOMENTE agora começa a dar sinais de vida útil. Então do que estás te desculpando ? Os frutos que somente agora, repito, às vésperas da renovação, começam a querer aparecer, sequer se sabe se efetivamente serão saborosos, motivariam desculpas por um passado inexitoso, inoperante, inerte ? Não. Absolutamente não. Vamos esperar, se os frutos merecerem nossos pratos, merecerem o prato do torcedor que o aguarda há tanto tempo, bem ai ótimo, maravilhoso, vamos comê-los e elogiar o plantador. Mas pelo passado, ah não, pelo passado SEM FRUTOS, a critica permanece a mesma.
    Grande abraço.

    2. Jardel. Ótimo, melhora muito, muitissimo, mas eu ainda gostaria de ler o que pensa o ilustre e anônimo torcedor. Para ele foi colocada no pátio uma escultura, inaugurada pelo Tulio, acho que em 2007. Ela está lá no pátio, estática, parada, linda, pero muda ! Gostaria mais do que ver o torcedor anônimo estático no pátio homenageado, a verdadeira homenagem que se pode prestar a ele é DAR-LHE VOZ. Então neste ponto continuo pensando do jeito que escrevi.

    Grande abraço.

  11. Ah, amio Helio. Ficou faltando uma informação. O Caco realmente se divide entre o Grêmio e uma empresa de Criciuma ? É fato que ele está aqui um dia noutro lá ? Isto é importante saber e que o torcedor saiba. Se não estes frutos vão demorar mais do que se espera e ou já deveria estar no nosso prato ! Ou não ?

  12. Josias,

    Concordo plenamente contigo. Julguei necessário me desculpar apenas por ter sido rude diretamente com o Pacheco. Se ele aprendeu ou se mudou, pode ser. O que importa é que houve a delegação de poderes.

    Se o Caco ainda se divide entre lá e cá? Não sei. Caso se divida, imagina se decidisse ficar 100% dedicado ao Grêmio o quanto mais tudo andaria.

    []’s,
    Hélio

  13. Acho que o Josias anda com escutas espalhadas pela cidade. Ontem à noite, enquanto eu e o Adalberto Preis jantávamos em um restaurante e discutíamos vários assuntos da Arena, entre os quais a administração do espaço no Blog dos Mosqueteiros, o amigo Josias escrevia um texto totalmente em sintonia com o tema da nossa conversa. Pois bem, então, algumas informações:
    1) O site da Arena (www.arena.gremio.net) será uma ferramenta para veicular informações oficiais e notícias atualizadas sobre o projeto, obra, apresentação de documentos e disponibilização de fotos e vídeos.
    2) A postagem no Blog dos Mosqueteiros (www.blogdosmosqueteiros.gremio.net) será compartilhada democraticamente com gremistas que estejam demonstrando interesse em contribuir, esclarecer e debater positivamente a Arena.
    3) Alguns gremistas já identificados e que serão oportunamente convidados a integrar os Mosqueteiros da Arena: Alexandre Aguiar (irá postar em 17/04), Marcos Almeida (em 01/05), Hélio Paz, Cesar Bimbi, Marcelo Aiquel, Eduardo Bernardon, Minwer e André Kruse só para início de conversa.

  14. Fecho com o Josias e o Andre K em relação ao blog, tanto que sugeri (meio tardiamente, mas foi só quando pude) que o espaço fosse criado para gerar conteúdo exclusivo do Grêmio.

    Sendo um blog da ouvidoria, esses blogueiros se tornam ouvidores também, correto?

    Então por que não colocar uma coluna do futebol profissional uma vez por semana, escrita por um atleta ou um integrante da comissão técnica? Nem que pra isso se use um ghostwriter. Que tal num outro dia colocar uma coluna dos treinadores da base? Ou um dia da semana termos um texto do tão falado marketing. Ou do QS?

    Acho que aí sim, o blog ganha (ainda mais) relevância.

  15. Muito bom Evandro.
    O sócio está postando foto e frase no site da Arena.
    O participante do exército gremista incluindo o nome.
    Como o que estão deixando de ser anônimos.

  16. Tá começando a ficar bom …. mais…mais…mais… ! É isso que se exige, ou se quer, de uma direção. Que aprenda, se tiver que aprender, que reflita e que se for o caso, que refaça ! Tá melhorando … pode ficar melhor, sempre !

  17. Pessoal, o Minwer está esquecendo do Projeto Torcedor Repórter: de quinze em quinze dias, alistados no Exército Gremista participam de uma entrevista on-line com expoentes do futebol gremista, enviando perguntas e assistindo em tempo real às respostas. Amanhã, 09/04, às 15:10hs, no Torcedor Repórter, você vai bater uma bola com o Jonas. No programa é você que faz as perguntas para Jonas. O programa anterior foi com o Paulo Paixão. É só acessar o site gremio.net.

  18. Senhores, lendo e relendo tudo o que já foi escrito sobre o tema e acompanhando o Blog dos Mosqueteiros fiquei com uma pequena e singela dúvida: qual a relação do Blog dos Mosqueteiros com a Ouvidoria???

    Antes que venham as pedras, digo que bato palmas com a proposta implementada. O Blog veio em muito boa hora. O Grêmio e o site oficial necessitavam desse instrumento dinâmico que é o Blog. Apenas não entendi onde entra a Ouvidoria nos posts que serão publicados e seus respectivos comentários.

    Igualmente sou um defensor ferrenho da Ouvidoria. Desde que ela não se limite a disparar emails automáticos informando que a “sua demanda foi encaminhada ao setor competente”.

  19. Não esqueci, Jardel. É que um não exclui o outro, são ‘programas’ complementares. Principalmente porque, pra participar do torcedor repórter, tu tens que estar conectado na hora do evento além de ter plugins e permissões de acesso na estação de trabalho, afinal nesse horário (15h10) a maioria está trabalhando. Já o blog pode ser acessado a qualquer hora, só a interatividade não é tão imediata.

  20. execelente idéia hermanos!!!!!!! o GRÊMIO sempre tem que ser assim pioneiro, guerreiro, raçudo e imortal!!!!!!! up the imortal´s!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! (obs. importante: vc´s tem que nos dar atenção, eu sei que na medida do possível, mas também não adianta só criar o blog, tem participar e aceitar as sugestões, reclamações e claro, os aplausos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.