O GRÊMIO está sendo acusado, for sale julgado, link sentenciado e será punido mesmo com a omissão da vítima, das testemunhas e sem a apresentação de provas? Que direito é esse? Apenas para meu esclarecimento, claro.

Tenho a ligeira impressão que se eu for ao beira-rio, ou qualquer outro lugar, e sair de lá dizendo que fui vítima de homofobia, racismo ou roubo e não apresentar nenhuma prova do fato o estádio e o clube não sofrerão nenhum tipo de punição. Mas só tenho esta impressão, pois acredito na lógica das coisas e na presunção de inocência do acusado, quando existe acusado.

justica

O caso do GRÊMIO é muito grave se houver punição ao clube. O Clube não está medindo esforços para descobrir a verdade e entregar o “culpado” pela infâmia (é assim que se diz?), mas parece que nada, absolutamente nada, que a direção faça ou fará será o suficiente.

Os que viram e sofreram o ato estão em casa completamente destituídos de qualquer responsabilidade sobre os fatos – não precisam testemunhar, identificar ou assinar o que dizem – e o GRÊMIO se desdobrando em 10 para reparar a possível injustiça e fazendo as vezes de Ministério Público, polícia e judiciário – uma vez que investiga e punirá o agressor caso seja descoberto – está sendo responsabilizado por tudo.

Não acho que o racismo ou qualquer crime possa ou deva passar impune, mas o que estão fazendo com a torcida do GRÊMIO é um abuso e uma irresponsabilidade sem precedentes. Espalham injúrias sobre toda uma torcida, sobre todas as pessoas sem que ninguém seja ao menos responsabilizado por isso. E o pior de tudo é que existem gremistas que colocaram o chapéu, aceitam ser chamados de racistas e vão para a Tv e rádios dizer que a torcida o é.

Acredito que quem é racista, pelo motivo que for, deve fazer uma reciclagem educacional fortíssima utilizando todas as verbas que o legado da copa vai deixar para as escolas do Brasil, pois não é possível que no país mais miscigenado do mundo alguém acredite em diferença racial. Mas quem o é que seja só em si mesmo, não coloque nos outros os seus crimes e as suas falhas.

Por fim, peço aos responsáveis pela punição que não se omitam em descobrir quem é o tal injuriador e o punam exemplarmente, se ele de fato fez o que dizem. Porque seria muita falta de responsabilidade deixar um indivíduo destes sem sentir a força coercitiva do estado punindo de forma genérica toda uma torcida.

Os operadores do direito não podem, ou ao menos não devem, julgar pela pressa de uma imprensa puramente midiática, que toda a vez que é chamada a provar o que diz se esconde.

Mas isso tudo eu acho, posso estar errado.

Participe da discussão

8 comentários

  1. Me antecipo dizendo:tudo mas tudo mesmo contra qualquer manifestação racista.
    Agora olhando o fator Clube, neste caso o GREMIO, fica FÁCIL eu jogador NEGRO,(NÃO ESTOU TIRANDO A RRAZÃO DO PAULÃO)
    mas que fosse outro ou outro dois jogadores combinados, irem para o juiz, ou auxiliar, irem a mesa, e dizerem que foram ofendidos de “macacos” ou seja qual a manifestação, e se pergunta quem foi??? “Há não sei, veio ali da geral, da social, …. veio de lá….. SIM MAS QUEM FOI A PESSOA, PROVEM QUE FORAM ESTES? OU AQUELES ALÍ???, QUEM , QUEM???
    Aí é facil uma púnição ao clube.Acordem Direção do Gremio, que as questoes racistas aqui no Estado estão focadas ao Gremio. Vejam a condenação do Esportivo de Bednto. Quando do julgamento, ONDE DEVEM ESTAR PRESENTES, ACUSADOS, ACUSADORES, AS PROVAS….AS PROVAS PRINCIPAIS, O OFENDIDO E O OFENSOR …eu pergunto, o que fazem estes advogados de m. eu digo sim de m….não convocaram o malfeitor do feito, colocação de bananas, ofensas… e NEM MESMO O SR. CHAGAS=ARBITRO, NO TRIBUNAL??? estava em BRASILIA TIRANDO FOTOS COM A PRESIDENTA E O TINGA…onde estava o Ofendido para botar o dedo no nariz do malfeitor, indicando-o ao juiz, aos advogados….eu nunca vi julgamento sem a presença do RÉU E DA VÍTIMA….os CLUBES ESTÃO SENDO DEFENDIDOS SEM A VOZ DA EXPERIENCIA , da malandragem no bom sentido….
    No próximo jogo na Arena, estou pensando em ir fantasiado de macaco com a camisa do Gremio, sou sócio, estou em dia, vão me barrar ???? ou vou apanhar, ou vou ser PRESO ???…eM RESUMO, ESTÁ FÁCIL DE FECHAR UM CLUBE, QUEBRAR UM CLUBE, TIRAR O LAZER DE UMA COMUNIDADE(EU ACHO QUE É ISTO QUE ESTÃO QUERENDO FAZER, ALIENAR TODOS PARA A FRENTE DAS TELEVISÕES) é só meia duzia de “estranhos” irem numa arquibancada , e gritarem “macacos” para os dois times, que está feita a cagad…
    Eu vejo coisas, ou melhor, eu ainda não vi tudo… tá virando palhaçada…..e a imprensinha de merda, quer isto, quer assunto, inda mais quando é uma imprensinha 69 rosada, que não fala nada , mas nada mesmo do ládo de lá, no aterro, remendão, circo,…E NEM MESMO QUE O GRANDE CLUBE QUE FARÁ A INAUGURAÇÃO DO ABOBRÃO, JÁ ESTÁ FORA DA LIBERTADORES NA 3ª RODADA, PENHAROL, arrumaram um saco de pancadas para não perderem… F O I….fui…

  2. muitas duvidas pairam no ar….
    pq o paulao, willians e a meia duzia de reporteres que “viram” o tais atos racistas vindo da torcida nao chamaram a autoridade policial e deduram o sujeito? Ai o sr. paulao disse que nao iria levar nada adiante. Facil jogar Merda no ar, fazer o rebu todo e nao querer ir adiante?
    A direcao nao se precaveu ou nao se precave nunca contra armacoes? Eu asso no dedo que se acharem esse camarada que “supostamente” fez isso e vasculharem a sua vida nao vao descobrir para qual time ele torce.
    Se a direcao sabe, deveria divulgar o nome dele a todos.
    Outra coisa, o Dr. Nestor em uma entrevista disse que acharam gente querendo entrar com bananna no jogo contra o Brasil PE. Com esse detalhe nao deveria ser reforcada a seguranca na arena? Admiro a ingenuidade dos nossos dirigentes.!!!!!
    Pois agora o objetivo dessa armacao ja foi consumada, pois o nome da instituicao GFPA esta de veras enxovalhado em nivel nacional!

    Quem deve estar felizes devem ser aquele tal de lucas von e lipe assuncao que foram se meter a falar em nome do GFPA e chamaram a instituicao para o assunto do racismo que nao dizia respeito ao gremio…Parabens!

  3. Vejo que o Blog deu uma murchada após o GREnal, nada mais normal.

    Mas está na hora de turbinar a adrenalina ai. Não tem nada acabado em nenhuma competição.

  4. importante é ver que o Cruzeiro tá cada vez mais fora da Libertadores. Sendo assim restarão dois grandes times, Galo e Newell’s, sendo os mineiros em má fase.
    Depois tem Velez e Botafogo num nível médio.
    Novamente a Libertadores se mostra acessível, como em 2013. Traiçoeira, mas sem times imbatíveis.

    É hora de ajustar o time e definir se vamos seguir jogando no limite dos 3 volantes e pela inspiração de Dudu e Luan ou se vamos equilibrar com outro meia e fixar Ramiro ou Riveros na marcação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.