“Analizamdu”

Existem tantos aspectos que poderíamos analisar sobre o atual momento do GRÊMIO que escolher apenas um seria injustiça.

Vale ressaltar que a imprensa fala hoje no preconceito contra o Renato como se ela não tivesse sido a maior fomentadora do mesmo. Falavam em “magia”, no rx “milagre” e “pensamento mágico”! Não me contaram, eu li.

O fato é que boa parte da torcida sentia que o Renato era O técnico para o GRÊMIO desde a demissão do Roth, em meio à Libertadores de 2009. Não fomos atendidos à época, preferiram o Autuori, um ano depois o Renato veio e fez a campanha de 2010, todos lembram. Em 2011, Renato estava no GRÊMIO, mas o presidente não o tinha como “seu” técnico, boa parte da torcida acreditou na conversa do presidente da época que falava em técnico de “verdade”.  Também falavam em: GREMISTAS de verdade na época, eu acho.

Bom, precisamos passar por uma série de técnicos e projetos para perceber que: o GRÊMIO e o Renato são como o GRÊMIO e o Fábio Koff. Alguém duvida?

Renato precisa de tempo para amadurecer e virar um técnico ainda melhor? Claro! Aquele que se considera pronto na vida pode morrer. Todos evoluímos dia a dia, todos aprendemos durante a caminhada. E, na minha modesta opinião, o Renato ainda comete erros, mas já acerta muito mais do que erra.

O desespero da imprensa tradicional procurando problemas e criando crises no GRÊMIO é patético. Não entendem como o GRÊMIO vence. Não entendem os esquemas táticos do Renato – eles não são ensinados na EPNGdF (Escola Politécnica Nando Gross de Futebol). Mas é aquilo: “nos causa medo tudo aquilo que nos tira de nossa rotina”.

Por hoje é isso, ou não.

Anderson Kegler

Participe da discussão

19 comentários

  1. Muito bom texto Kegler, concordo 100%. Mas a imprensa criar crise e contestar a qualidade do Renato, mesmo após os bons resultados, já era esperado. O que mais me deixa indignado é nossa torcida fazer isso. Já li ou ouvi coisas como: “Renato não entende nada de tática”, “Renato está transformando o Grêmio em um time pequeno”, “Renato só ganha na sorte”. Também não concordo com todas as escolhas dele, porém tem gente que vê TUDO errado e exagera. Mas enquanto esses amargos ficam de mimimi, o Grêmio vai somando mais 3 pontos na tabela.

  2. no último jogo da Arena, mudei de lugar, porque tinha um cara atrás de mim chamando o Renato de burro e enlouqueceu quando o Renato tirou o Ramiro e não o Vargas, que já tinha cartão. Aí ele gritou “burro” mais ainda, aí eu disse que a torcida do Atlético era mais adiante… aí melhor sair do lugar, né?
    erramos muito nos últimos anos, uma das maiores decepções foi o Paulo Autuori, cruzcredo, aqueles braços colados no corpo á beira do gramado e aquela apatia, era para a gente ficar doido… tomara que o Renato tenha a estrela que estamos precisando. Acho que ele tem!

  3. Quem colocou na cabeça de gremistas que o Renato não entende de tática foi a imprensa vermelha. Pior de tudo é que a maioria absorveu esta asneira. Eles estão doidos em virtude de seus ídolos foram torrados. O Renato tem muito a evoluir, mas é a cara do Grêmio. Em 2014 podem cobrar, pois levantaremos no mínimo 2 taças, e estamos beliscando uma neste ano.

  4. pois é, o discurso dos isentos continua o mesmo, de que jogamos feio e ganhamos na sorte.
    Me lembra muito o discurso que ouvia nos anos 90, de que o Grêmio ganhava porque era violento.

    Me serve, quando o Grêmio quebra paradigmas e deixa a imprensa nervosa é sinal que títulos estão a caminho.
    O Brasileiro se foi, mas a Copa do Brasil está aí.
    Mesmo que não seja em 2013, temos tudo pra começar o próximo ano muito bem.
    Há muito tempo uma mesma gestão não conseguia entrar dois anos seguidos na Libertadores. Isso significa que não
    teremos o problema da falta de convicção no técnico, como nas Libertadores de 2011 e 2013, quando a direção que
    assumiu não queria o técnico do ano anterior.
    Agora temos uma base praticamente pronta, faltando 3 ou 4 jogadores de exceção.
    Temos uma gurizada boa surgindo e um técnico com grande aceitação do grupo e da torcida.

  5. Grêmio está jogando o futebol perfeito pra campeonato mata-mata: não toma gol, é sólido na defesa e todo mundo aplicado em campo. Sorte do Renato? Impressionante como se tem sorte quando todo o time sabe o que fazer com ou sem a bola.

  6. Ando tão faceiro com o Grêmio que nem sei o que comentar. Gosto desse estilo jogo e acho que Renato evoluiu muito em relação a passagem anterior dentro de campo, fora de campo, suas entrevistas são soberbas, ele é mito.

    Acredito em título ainda esse ano, talvez não o brasileiro, mas copa do brasil é bem possível.

    Mudando de assunto, agora entendi o boato da volta do traíra, não tem nada garantido para o ano que vem.

    http://www.espn.com.br/noticia/360800_sem-contrato-para-2014-ronaldinho-nao-descarta-se-aposentar-no-psg

  7. Minha leitura sobre o Renato.

    1. Em 2010 foi espetacular.
    2. Em 2011 foi fraquíssimo, e colocar toda a culpa disto na direção da época não me parece pertinente.
    3. Agora, em seu retorno eu não estava muito confiante, mas achei que foi uma escolha razoável.
    4. Acho que demorou para tirar Zé e Elano do time e insistiu com o Adriano, para mim, seu maior erro.
    5. Foi para o 3-5-2 no desespero quando todo o meio de campo se machucou. Aquelas lesões o ajudaram e muito.
    6. Deu certo no 3-5-2 porque Ramiro e Ramirez são puro sangue.
    7. Soube aproveitar bem este momento, ganhou convicção e ganhou a confiança do elenco.
    8. O resultado final é este Grêmio aguerrido que enche nosso peito. Dá gosto de ver este time jogar. Voltei a ter sentimentos que tinha esquecido, tal como: “ainda vamos fazer um gol e ganhar este jogo”. Pensei assim no jogo contra o Botafogo.
    9. Não entendo sua insistência com Barcos. Às vezes passa a impressão de que Barcos e Kleber é que comandam o vestiário.
    10. Não tenho dúvidas que o melhor para o Grêmio em 2014 é a permanência do Renato. Se ele conseguir manter os boleiros motivados, as chances de títulos são enormes.

    É isso…

  8. Minha opinião é que o Renato deveria esquecer do Barcos (embora eu reconheça todo o empenho deste último), e apostar em Maxi. Continuamos sem meia armador e para fazer o papel tático que o Barcos faz, qualquer um dos três garotos novos pode ser escalado.

  9. Anderson, parabéns pelo texto.
    Mas não dá, mas não dá mesmo para tentar ouvir uma Rádio isenta em todos os sentidos.Ontem no final do jogo em Caxias, não dava para aguentar a babação de ovo em cima da Direção, do Clemer,…do Deimiãozinho, …quem não viu o jogo ou escutou, parecia que o time do remendão havia vencido a Seleção doi Mundo em plena Coréia do Norte….em meio a testes nucleares, tiroteios, bombas Napalm…. mas não falaram quer o time adversário veio com tão sòmente 5 ,eu disse CINCO TITULARES, o resto era uma baba so, e até o gol, numa falha CLAMOROSA DO ZAGUEIRO, o MAIOR CENTROAVANTRE do Mundo, na narração do PED/Gaúcha, num G O L A Ç O jamais visto, e antes disto, as vaias já estavam a mil, todo mundo tremendo as pernas e outras “coisas”, o Clemer já sem as peles das mãos,…. e aí apareceu o G O L, e a partir deste momento, começaram a falar até em TÍTULO. Eu vejo, ou melhor, não dá mais para aguentar este bando de pederastas que se escondem atráz destes microfones, e o
    pior, os GREMISTAS que tem acesso aos microfones destas rádios e TVs, ficam calados diante destes descalabros….e ainda CONCORDAM com estas coisas. E a malhação em cima do MAIOR ÍDOLO DO RIO GRANDE , futebol de covarde, o mais feio, retranca, e sei lá mais o que….porque estamos GANHANDO, eu quero é ganhar, bonito oui feio não me interessa.
    Unidade meus caros gremistas é o que peço no momento -UNIDADE

  10. o presidente dos mazembados acusou o golpe, que deselegância!!!

    Eles nunca vão esquecer o trauma do Grêmio ser Campeão do Mundo em 83.
    Deveria ter lembrado da derrota pro Celupa, ao citar um time de operários!!

  11. sobre o Renato, espero que ele não volte a apostar no Adriano, que está recuperado de lesão.
    Já retirou o espaço do Matheus Biteco, que foi rebaixado com o Guilherme pro sub-20.
    Contra o Criciúma vamos precisar de dois volantes pra manter o trio do meio campo, e aí como fica?

  12. 1. Foco total na Copa do Brasil, ao contrario do que eu defendia ha um mes atras. Vice do Dilmao sai na urina, titulo é delírio, o Cruzeiro nao vai entregar, nao da nenhum sinal de decadencia, muito pelo contrario. O time ta embalado, unido, e os adversario sao Atletico e depois Goias ou algum carioca. Ta na hora de lotar a Arena e entrar no espirito mata-mata, jogo contra o Curintia é perigosissimo.
    2. Renato está mostrando que tem arsenal tático e culhão pra deixar quem não corre no banco. Fundamental que a direcao se mexa pra reforcar o grupo com jogadores de perfil adequado para o que pretende nosso treinador.
    3. Vitoria dos vermelhos ontem é apenas mais um capitulo de sua patetica busca por esperanca este ano. Toda vez que ganham um jogo ja acham que vao pra Libertadores. Vao apanhar do Flamengo e tudo volta ao normal. Ta lindo de ver a gangorra de emocoes da IVI.

  13. COMO TRANSMITIR 1 AGENDA NEGATIVA em positiva , PELA midea itinerante 69 == ” BASTA DIZER 1 FRASE sobre o GRAMADO ” E AI TA TUDO resolvido / MARAVILHOSO / FENOMENAL ne ! HAAAAAAAAAAAAAAAA. ( COBERTURA CORRENDO RISCO de naugragar ) E A AG 69 = em DESESPERO .

  14. rbs em forte campanha contra o Roth e pela volta a todo custo do Zé Roberto à titularidade.

    São os isentos invencíveis

  15. INACREDITÁVEL…..ontem quando da vistoria do remendão do aterro, Gaiola das |Loucas,…depois do Fifeiro Walker, deram a palavra para os dois ENGENHEIROS Brasileiros. Bebeto – CREA nº 99999, e ao
    Eng. RONALDO NAZÁRIO – CREA nº 1.001,…disse: O gramado está bonito e esta grama ficará toda VERDE….VERDE E BONITA E COM ESTA EXTRUTURA TODA DE CONCRETO…EU DISSE:; DE CONCRETO VAI DAR TODA A SEGURANÇA……..Aonde estão os Diretores do nosso CREA para mandar calar a boca destes inconsequentes… a pouco tempo atraz, este” Engenheiro” foi pego saindo de um Motel no Rio, acompanhado de TRES “rapazes alegres”, e um deles a pouco tempo morreu(deve ter dado poblema no “cano de descarga”…)e hoje é nosso EMBAIXADOR DA SELEÇÃO, onde nós estamos, onde estão nossos críticos radialistas, jornalistas,….este povo tem que f….memória curta, continuamos 3º mundo…parei

  16. Bom texto Kegler, Renato é nossa imagem e semelhança e com ele nada nos faltará !!!!!!!!!!!
    Seguinte, quando a turba midiática grita aos 4 ventos:

    – O Renato tem que colocar um articulador e pior, sugerem o Zé Roberto, como sendo este !!!!!! Sei que eles não entenderam nada.

    Esclareço aqui, o Renato olhou o grupo do Grêmio e deixou de sonhar, enxergou simplesmente as deficiências do plantel tricolor.
    Viu que o Zé, não é articulador, nem aqui, nem na sua carreira tão vencedora, pois um carregador de bola, mesmo sendo muito qualificado como ele, que não faz jogada longa e que não pifa os atacantes, é um terceiro homem.
    Olhando a exigência da atual forma de jogar do Grêmio, com tanta entrega e com muita força de marcação, acima de tudo, é simples de entender porque Renato, não tem utilizado esse grande jogador. Futebol é um esporte coletivo, o time sempre é mais que as individualidades. Como os cronistas não se sentiram confortáveis com a negação de suas teses, se voltaram contra o esquema do Tricolor. Ainda não se deram por vencidos, estando nesse momento silentes, mas estão esperando a 1ª derrota do time para voltar a carga, não se iludam.
    Outra coisa, para responder aquela grita midiática sobre a necessidade de um articulador no time do Grêmio do Renato, pergunto respondendo:
    – Onde está e quem seria este articulador ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.