A Peça Intrínseca do Sistema de Luxa

Vanderlei Luxemburgo vem “pagando-se”. Esse extraordinário treinador de futebol recebe um valor altíssimo em termos salariais, stomach entretanto, check vem fazendo jus a cada centavo que lhe é pago. A prova disso é que, pill desde que fez a sua estreia ante o Caxias nas semifinais do Primeiro Turno do Campeonato Gaúcho, não perdeu um jogo sequer. Houve empate no primeiro jogo – sendo que havia treinado o grupo por apenas 6 dias. Na sequência, tendo mais tempo para impor sua filosofia de trabalho e tomar conhecimento mais aprofundado sobre o grupo de atletas, Luxemburgo engatou quatro vitórias consecutivas – sendo as duas últimas goleadas incontestáveis e com bom futebol.

Mas o sistema de jogo implementado pelo treinador gremista só vem dando certo, pois há uma peça intrínseca, um jogador fundamental, um elemento que se mostra conditio sine qua non para que a formatação tática com três volantes não se torne demasiadamente defensiva: Souza. Tchê, mas que estupendo jogador de futebol! Que contratação cirúrgica de Paulo Pelaipe!!

Souza não é um volante qualquer. Estamos diante de um jogador extremamente versátil, rápido, de passadas largas, técnico, com relevante habilidade, forte presença aérea e, acima de tudo, muito inteligente do ponto de vista da consciência tática. Souza compreende fielmente a filosofia de Luxemburgo. Ele aquele atleta que acertou o meio de campo tricolor. Com a presença dele no meio, Marco Antônio fica mais solto para poder criar, Leo Gago tem liberdade para avançar pela esquerda como elemento surpresa, o ataque é municiado não apenas pelo último homem do meio, além de a defesa ficar bem protegida e menos exposta ao “mano a mano”.

Por todo o exposto, Souza é o jogador mais importante do Grêmio (na humilde opinião deste blogueiro que vos fala). O meu grande receio é quando ele estiver suspenso, convocado para a Seleção Brasileira ou lesionado. Quem irá substituí-lo? No elenco gremista não há quem consiga substituir Souza à altura. Misael era o mais próximo dessa característica, porém Luxemburgo preferiu devolvê-lo aos juniores. Marquinhos já mostrou que não é da função. Bertoglio é um meia-atacante, o que desfaz o sistema de losango implementado por Luxemburgo, tornando o time mais ofensivo e mais exposto aos contra-ataques adversários. Oremos para que Souza esteja fora do time apenas em jogos fáceis ou não decisivos para o nosso Imortal Tricolor…

Tchüss, fusballteigers!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.