78% dos sócios gremistas abriram seus votos no sábado: NEM AÍ.

* Retirado do Grêmio Libertador.

Por que é que só 22% dos gremistas aptos votaram? Eram 37, drugs 5 mil aptos, healing e 8, view 5 mil votaram, seja presencialmente, seja por carta, em números aproximados. Muito mimimi em redes sociais, muitos gremistas fortemente envolvidos no pleito absolutamente magoados com a falta de “respeito” dos sócios que não cumpriram seu “dever cívico” de enviar uma carta ou ir até a Arena hoje. Alguns sócios se justificando, até com certa vergonha, de não ter participado desse momento de “mudança” possível pela participação democrática. Outros deixam isso de lado, afinal, os sócios não importam, o que importam são os números obtidos pela sua chapa e o número de cadeiras que lhes caberá.

Votar ou não votar?
Votar ou não votar?

Pois bem, eu também me preocupo com os números. E, antes que me perguntem, eu não votei. Nem estou em Porto Alegre nesse exato momento, nem enviei a carta. E eu não votei por causa, justamente, desses números. Se não, vejamos: 7 chapas, que representam 15 movimentos dentro do Grêmio. São 1260 pessoas diretamente envolvidas com o pleito. Ou seja, 15% dos votantes eram os próprios membros das chapas. Trocando mais ainda em miúdos, a cada 7 votantes, praticamente, 1 era candidato. E mais: se todas as chapas dividissem esses votos, ninguém se elegeria, em razão de outro número: a cláusula de barreira, que é de 20%. Ou seja, na melhor das hipóteses, apenas 5 grupos entrariam, dividindo em 30 cadeiras – ou seja, os primeiros 30 nomes. A tendência é que grupos que envolvem maior número de aliados coloquem mais pessoas. Assim, as chapas 2, 3, 5 e 7 tendem a ocupar o maior número de cadeiras. E os primeiros 30 dessas chapas me dão muito medo.

“Tá, mas se tu tivesse ido lá, as coisas podiam mudar”. Eu e mais umas centenas de pessoas. Eu, sozinho, não. E não fui porque, entre diversos outros motivos, esses números mostram que não há unidade de pensamento. Como bem salientou o Tiago, não interessa se o cara é socialista, capitalista, budista, taoísta. Só a administração do clube, os modelos de conseguir verba e o que priorizar podem variar. Assim, eu simplesmente não admito que existam 7 maneiras tão diferentes de se fazer isso, sem nenhuma condição de abrir mão de algo pela unidade. É completamente impossível. Portanto, o que leva a esse número absurdo de pessoas querendo vaga é uma grave disputa de egos. Não são quinze movimentos. São quinze caciques recrutando índios para as suas campanhas. Mesmo que exista um ou dois grupos que queiram acabar com isso, que não sejam caciques (eu, particularmente, só admitiria um desses 7), eles não entrariam pela cláusula. A não ser se tivessem tanto dinheiro quanto outros grupos derrubaram nas campanhas esse ano. Outro número que me assusta muito – por que alguém colocaria dinheiro em uma eleição clubística?

Em resumo, os números não dão alento. Não mostram seriamente uma possibilidade de mudança. Não são atraentes para realmente incluir pessoas, o que só se dá formalmente na composição das nominatas (que já vem praticamente fechadas nas 50 primeiras vagas, que são as que tem alguma chance de serem ocupadas sem lavada). A “política” do Grêmio é tão excludente que começa com os recursos que a pessoa precisa gastar para participar das reuniões (basta reparar nos lugares onde se reúnem e os valores dos menus desses locais). Que são em Porto Alegre, obviamente, mesmo que existam muitos gremistas no interior. Não há a menor vontade de que o Sócio participe.

Então, o número de votantes representa exatamente a preocupação que o Grêmio instituição tem com seu sócio – algo em torno de 20%.

Fagner dos Santos
@fagneragkfs

Participe da discussão

11 comentários

  1. Para muitos aqui que não gostavam ou não gostam das atitudes da Geral do Grêmio, pois agora ela estará em PESO dentro do CD. Seja o que Deus quiser. Em breve Alemão da Geral para Presidente.

  2. Jorge. Iniciou o processo de extinção do Odone e da volta do Guerreiro (chapa 7) e da Geral comandando o clube. Agora é tarde.

  3. Não tem jeito mesmo… quem não votou (a não ser por justa causa)
    tem que chiar…. foi dada a oportunidade para todos… a chapa que eu votei não alcançou a cláusula de barreira… tenho que aceitar quem foram os eleitos, e não vou ficar agora torcendo para que grupos como da Geral foram eleitos, e isto DEMOCRATICAMENTE…pois se agora quem não votou ou sua chapa não alcançou o percentual TEM
    QUE CHIAR ou abandonar o barco e torcer para o Celupa, Veronese,,Força e Luz,…ou para aqueles abostados da barranca, remendão….Gremistas, foi dada a oportunidade para todos, tiveram tempo bastante para analizarem as chapas, se sua chapa não elegeu ninguém, torçamos para que os eleitos façam um trabalho honroso da altura do GREMIO e não ficarem já neste momento acusando fulano, beltrano que são isto ou aquilo,…que vão fazer isto,…que vão bagunçar o GREMIO…convenhamos pessoal, a eleição foi feita com lisura, democrática, foi dada a oportunidade para todos….porque agora se manifestar, eu disse AGORA, PORQUE NÃO ABRIRAM A BOCA ANTES DA ELEIÇÃO, contra este ou aquele candidato, ou contra esta ou aquela Chapa, e fizessem suas alegações contrárias ou favoráveis… e vem a turma do AZEDUME, que só tem posição contrária contra tudo e contra todos, principalmente CONTRA O GREMIO!!!!!! Minha Chapa em que votei não alcançou a cla´sula,mas nem por isto estou aqui para tumultuar. PARABENS AOS ELEITOS em quem deposito minhas esperanças para um grandioso trabalho para um GREMIO SEMPRE MAIOR….

  4. Parece inegável que o Koff sai fortalecido e Grêmio Novo e arredores, incluindo o Deputado, saíram perdendo.

    Esse possível retorno do Guerreiro precisa ser melhor avaliado.

    O que vai acontecer no futuro? Só Ele, se existe, sabe.

  5. estou de acordo com o texto, 100%..: Gremio não é lugar prá cultivo de egos e vaidades, 80% da torcida não tá nem aí prá aprendiz de cartola.

    – em tempo:
    muita festança e bebericação nos restaurantes mais caros da cidade… e arredores da ARENA, Blue Cave com partipação massiça dos novos-eleitos, afinal grupo-politico em clube de futebol serve mesmo é prá afogar o Ganso

    esta semana vai estar inflacionada

  6. votei no GREMIO DO PRATA . e a 2 OPCAO seria === ” socios livres OK !!!!!!!!! cansei de CACIQUES / ABNEGADOS / PANELA / POLITICOS e OPORTUNISTAS DE SEMPRE ! pergunta que naoooooo quer calar == MUDARA ALGO ou a OMISSAO , VAIDADE / ” FOFOCAS pra MIDEA 69 AUMENTARAO ????????????????????? ” .

  7. Estava na dúvida quanto ao Renato.
    Hoje me decidi. Não sei o que vamos alcançar este ano.
    Não aguento mais ver o Barcos em campo.
    Mas….. O Renato conseguiu fazer o Grêmio voltar a ser o Grêmio.
    Só por isto tem minha aprovação. Com título ou sem. Com vaga para LA ou não.

  8. Concorri pelo GRÊMIO DO PRATA- CHAPA 01 ontem e ainda não conseguimos digerir tamanha frustração pela derrota nas urnas, não só por isso, mas pela falta de interesse do associado, pela incapacidade de indignação, pela indiferença. O retrato da eleição ontem dizia tudo: pessoas chegando para votar sem saber quem estava concorrendo, outras perguntando qual era a chapa do Danrlei ou qual era a chapa do Guerreiro. Outra coisa que chamou a atenção foi o momento que estendíamos nossa faixa e de repente estacionou um caminhão de som da CHAPA 02 ao nosso lado, isso antes de 9h e ficou passando vídeos do Cacalo dizendo para votar na CHAPA 02. Isso seria absolutamente normal , porém, se a eleição fosse levada a sério esta chapa teria que ser impugnada, já que todas as chapas sabiam das regras mas como se trata da chapa da situação, lógico que não acontecerá nada. Foi muito triste constatar que a maioria das pessoas são facilmente manipuladas, o poder e o dinheiro continuará sempre predominando e ficando acima da razão e da justiça.

  9. Parabéns ao nosso grande colaborador, Arthur Ferreira…. Que sendo o número 88 da chapa 2 – Faixa no Peito, foi eleito para o conselho do nosso amado Tricolor !!!!!
    O cara é pé quente, pois a chapa elegeu 88 conselheiros titulares, o único erro do pessoal, foi não ter colocado ele como o número 150, pois ao ver o resultado e a sorte do nosso camarada, teriam eleito 150 titulares …… hehehehe !!!!!
    Brincadeira, mas é legal ver um cara que sempre está preocupado e tem opinião sobre as coisas do Grêmio, estar ingressando no seleto grupo que decide as coisas importantes do Maior Clube do Sul do País !!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.